• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Bombeiro - Alter II

DBaptista

Iniciado
Registo
30 Dez 2021
Boa tarde a todos

Venho então apresentar o meu primeiro UMM, na verdade o meu primeiro 4x4.
Como tinha dito na apresentação, andava à procura de um.

Os meus critérios principais eram:
- Caixa de 5
- Travões de disco
- Direcção assistida
- Preferência por 8 lugares
- Nao tinha que estar perfeito, mas tinha que estar "pronto a andar".

Na verdade não foi preciso procurar muito. Tinha visto este à venda no forum. e depois de o ver ao vivo rendi-me quase imediatamente.
O Vermelho não era a minha cor preferida, mas assim que percebi que tinha sido dos bombeiros, fiquei rendido

Trata-se de um Alter II de 1988 atmosférico. Viveu a vida ao serviço dos bombeiros voluntários de Figueira de Castelo Rodrigo.
Depois de se ter reformado o ano passado, foi "adoptado" pelo Miranda que lhe começou a dar um tratamento de SPA e rejuvenescimento.
E em Janeiro deste ano passei eu a ser o feliz novo cuidador.

Ainda ainda ao serviço do comandante dos Bombeiros:
IMG_5311.JPG

Como se encontra depois do primeiro SPA pós-reforma:
1643893138892.jpeg

Acabei por fazer já mais de 1000km com ele, Sul a Norte do país com algumas incursões fora de estrada, nada desafiantes para o carro, mas já um pouco atrevidas para mim que sou novo nestas andanças.

Nestes muitos km feitos em pouco tempo, as fotos que tirei foram poucas. Mas o gozo foi imenso!

IMG_5610.JPG
IMG_5581.JPG
IMG_5366.JPG

A minha ideia para este carro não é nem restaura-lo a fundo, nem modifica-lo significativamente.
É sim mantê-lo em bom estado (penso que está aqui uma óptima base), e desfrutar dele ao máximo.

Eu e o carro já nos vamos conhecendo e já lhe apanhei algumas manhas:

- De chapa está muito bom sem ferrugens nem podres óbvios apesar das mazelas dos tempos dos bombeiros. Levou até um banho de tinta antes de vir cá para casa para estar todo bonito.
- O motor também parece estar saudável, sem cheiros ou fumos esquisitos. O antigo dono até lhe fez uma revisão à bomba injectora 😉 por isso está bastante certinho.
- A direcção assistida apesar de aparentar ter uma pequena fuga trabalha lindamente. tem muito pouca folga e o carro é um mimo de conduzir.
- A 3a e a 4a não gostam muito de pressas, se o condutor for muito apressado tendem a arranhar. Os sincronizadores já parecem acusar algum desgaste. Será algo a rever mais tarde. para já, a ritmo de passeio como se quer, ainda vão engrenando sem espinhas.
- O diferencial da frente é teimoso para desengrenar, mas com jeitinho desengrena sempre. As baixas funcionam 5 estrelas.
- A nível de folgas e barulhos da suspensão, não sendo um carro novo, não tem nada de preocupante. Está bastante solido e pronto a papar km que era o que eu procurava.
- A Sofagem funciona lindamente! que deu muito jeito para andar tanto com ele em Janeiro. mas a torneira não está a 100% por isso tenho de tratar disso antes do Verão.

De resto (e ajudem-me aqui que ainda não percebo muito disto). É um alter II que segundo o que li tem alguns elementos ainda do alter I (mas posso estar enganado):
- Servo-freio pequeno e bomba central com os depósitos directamente por cima da bomba
- Tablier com isqueiro do lado do pendura (na verdade é o tablier que acho mais piada)
- Abertura de capot à moda antiga, etc.

Visto que resido no estrangeiro, vai estar agora uns tempos com o meu Sogro na zona do Porto. A continuar o que o Miranda já tinha começado, que é dar um jeito nos interiores que é o único ponto que ainda precisa de atenção. O plano para já é:

- Forrar o tecto de novo
- Encaixes de cintos novos
- Dar um jeito às forras de portas/tablier.
- tratar de um ou outro bug eléctrico que ele tem (o nível de combustível não mede bem)
- tudo o resto de grosso modo já tinha sido tratado pelo antigo dono que no curto período que o teve tratou bem dele 😉

Está feita a apresentação da Máquina!
Tem sido UMMa experiência TOP até agora e acredito que temos muito Portugal para desbravar juntos!
Estou muito contente com a escolha!

Última edição:

MIRANDA

UMM
Registo
19 Abr 2010
Ora aqui está...

A base é top, digo o mesmo hoje, que disse quando estava á venda, um motor 5 estrelas e uma condução fantástica, de longe o melhor UMM que rolei até hoje, só tem uma limitação, pneus pequenos (embora tenha adorado os BF A/T), e atmosférico, na Auto Estrada tem limitações, em contrapartida, nas secundarias, TOP, é so utilizar as 3 ultimas mudanças da caixa, porque aquela 3ª quase parada recupera bem!

Obrigado Diogo, obrigado André Santana!

Se nao tivesse 6 em casa, esse nao ia embora!

CURTE ESSE BOMBEIRO!!!

DBaptista

Iniciado
Registo
30 Dez 2021
Ora aqui está...

A base é top, digo o mesmo hoje, que disse quando estava á venda, um motor 5 estrelas e uma condução fantástica, de longe o melhor UMM que rolei até hoje, só tem uma limitação, pneus pequenos (embora tenha adorado os BF A/T), e atmosférico, na Auto Estrada tem limitações, em contrapartida, nas secundarias, TOP, é so utilizar as 3 ultimas mudanças da caixa, porque aquela 3ª quase parada recupera bem!

Obrigado Diogo, obrigado André Santana!

Se nao tivesse 6 em casa, esse nao ia embora!

CURTE ESSE BOMBEIRO!!!

Nem Mais! Eu posso ser novato no que toca a UMMs mas da minha (vasta🤣 ) experiência com "carros velhos" diria que sim, conduz-se muito bem. A direcção surpreendeu-me muito, as "abrandadeiras" também, e é um carro super estável e até confortável, apesar de barulhento 😁. Rapidamente qualquer pessoa se habitua a ele. E está pronto a dar à chave e andar, que era o que procurava.

Não é nenhum sprinter, mas é maratonista e já fez Lisboa-Monsaraz-Porto sem espinhas.

Já agora aproveito para te agradecer pela simpatia e dicas.
Quando estiver por Portugal novamente temos de fazer um passeio para matares saudades!

Última edição:

Ferreira89

UMMzito
Registo
20 Jan 2022
Então muitos parabens pela maquina!
(Ainda) Não tive a opurtunidade de o ver ao vivo, mas pelo que parece está uma base mais sólida e com menos patina que o meu.
Felizmente há quem goste de desafios de "mei-orinha" ;)
Com certeza serão companheiros de pouca lama e de muitos petiscos.

PS: preciso de mão de obra para trocar fluidos este sábado :p

DBaptista

Iniciado
Registo
30 Dez 2021
Então muitos parabens pela maquina!
(Ainda) Não tive a opurtunidade de o ver ao vivo, mas pelo que parece está uma base mais sólida e com menos patina que o meu.
Felizmente há quem goste de desafios de "mei-orinha" ;)
Com certeza serão companheiros de pouca lama e de muitos petiscos.

PS: preciso de mão de obra para trocar fluidos este sábado :p

Obrigado amigo Pedro!

Essas lendárias meias horinhas!
Já o deixei no Porto de propósito para não haver tentações de começar a desmontar nada🤦‍♂️ Já basta os outros charutos lá parados.

Ia de bom grado ter contigo no sábado para conhecer o teu também. Levava uma bucha e umas minis e tudo. mas já estou em Hannover.
Tens de arranjar os outros voluntários do costume.

Quando estiver por aí outra vez tratamos dos petiscos.

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Parabéns, excelente carro. Essa lista de fazeres parece mais de manutenção do que de reparação por isso nada de preocupante. Havemos de nos encontrar num hotspot no Porto.

DBaptista

Iniciado
Registo
30 Dez 2021
Parabéns, excelente carro. Essa lista de fazeres parece mais de manutenção do que de reparação por isso nada de preocupante. Havemos de nos encontrar num hotspot no Porto.

Obrigado Pedro.

É isso mesmo, está 100% funcional! É só manter e melhorar aqui e ali nos poucos pormenores que faltam.

Eu só estou no Porto muito esporadicamente, mas quando voltar com certeza que nos havemos de encontrar.
O carro vai passar agora aí uma temporada com o meu sogro. É capaz de ser visto a passear por aí nos próximos meses.

DBaptista

Iniciado
Registo
30 Dez 2021
Obrigado a todos! Vai ser certamente um companheiro de muitas aventuras!

@StreetGT Obrigado!
Já tinha todas com excepção da primeira. Mais uma para o arquivo histórico. Se alguém tiver mais são bem vindas.

Ele nessas ultimas andava um bocado mal da tripa. mas entretanto já lhe passou.

MIRANDA

UMM
Registo
19 Abr 2010
Obrigado a todos! Vai ser certamente um companheiro de muitas aventuras!

@StreetGT Obrigado!
Já tinha todas com excepção da primeira. Mais uma para o arquivo histórico. Se alguém tiver mais são bem vindas.

Ele nessas ultimas andava um bocado mal da tripa. mas entretanto já lhe passou.

Pois, por isso a BI teve reparação profunda...

DBaptista

Iniciado
Registo
30 Dez 2021
A vida dá muitas voltas e este ano fui parar ainda mais longe de Portugal.

com isso ficou a máquina parada praticamente o ano todo, assim como os planos de arranjar o interior que ainda estão em águas de bacalhau.

o tempo foi pouco mas o gozo foi muito!
A nível de progresso pouco ou nada foi feito desde o ano passado:

- farois novos
- cintos novos
- sensor de luz de travão
- a cablagem estava um bocado descabelada com um ou outro curto circuito teimoso. Ainda tem de levar uma volta com mais tempo mas já está 100% funcional.
- fechaduras das 3 portas novas
- trincos das janelas novos (já não fechavam bem)

apesar de ter estado parado o ano todo, fez a IPO sem espinhas e teve logo candidatos comprá-lo 😅 (ninguém fica indiferente a estas máquinas!)

depois da IPO feita foi esticar as pernas desde o Porto até ao Alentejo por onde andei uns dias.
859DC5C9-5183-4AC5-95EA-8809BAA4935C.jpeg691C3499-8018-442D-A8F8-E23E18DD3A5A.jpeg
7C0EC7A1-E855-4B3A-9474-5E7458D1D19D.jpegF7245EAD-4616-43B5-80B6-93B6401225CF.jpeg
Portou-se 5 estrelas a todos os níveis e deixou-me com um sorriso na cara a cada km.

tinha planos de uns passeios no pó ou lama mas fiquei doente por isso tive só um gostinho curto. Passeios mais ambiciosos vão ter que esperar.

Andei com ele à chuva pela primeira vez este ano e percebi que esta a meter água pelo tejadilho (onde os bombeiros furaram para instalar um corrimão no tecto por dentro) é algo a corrigir antes de estofar o tecto de novo.
agora já está de volta ao Porto ao cuidado do meu sogro que lhe vai dando uns mimos enquanto eu não volto.

Em Agosto há mais!

sou terrível com fotos por isso não documentei nada do que foi feito. Ficam estas na noite alentejana!

Última edição:

Ferreira89

UMMzito
Registo
20 Jan 2022
Queremos sempre mais novidades do que aquelas que os sábados nos permite, e existem sempre projectos que avançam mais que os nossos..mas este está a avançar muito mais que outros que conhecemos 😊.
Parabéns pela vontade e Siga em frente que agosto já está quase aí!

Top Inferior