DBaptista
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- 30 Dez 2021
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Boa tarde a todos
Venho então apresentar o meu primeiro UMM, na verdade o meu primeiro 4x4.
Como tinha dito na apresentação, andava à procura de um.
Os meus critérios principais eram:
- Caixa de 5
- Travões de disco
- Direcção assistida
- Preferência por 8 lugares
- Nao tinha que estar perfeito, mas tinha que estar "pronto a andar".
Na verdade não foi preciso procurar muito. Tinha visto este à venda no forum. e depois de o ver ao vivo rendi-me quase imediatamente.
O Vermelho não era a minha cor preferida, mas assim que percebi que tinha sido dos bombeiros, fiquei rendido
Trata-se de um Alter II de 1988 atmosférico. Viveu a vida ao serviço dos bombeiros voluntários de Figueira de Castelo Rodrigo.
Depois de se ter reformado o ano passado, foi "adoptado" pelo Miranda que lhe começou a dar um tratamento de SPA e rejuvenescimento.
E em Janeiro deste ano passei eu a ser o feliz novo cuidador.
Ainda ainda ao serviço do comandante dos Bombeiros:

Como se encontra depois do primeiro SPA pós-reforma:

Acabei por fazer já mais de 1000km com ele, Sul a Norte do país com algumas incursões fora de estrada, nada desafiantes para o carro, mas já um pouco atrevidas para mim que sou novo nestas andanças.
Nestes muitos km feitos em pouco tempo, as fotos que tirei foram poucas. Mas o gozo foi imenso!



A minha ideia para este carro não é nem restaura-lo a fundo, nem modifica-lo significativamente.
É sim mantê-lo em bom estado (penso que está aqui uma óptima base), e desfrutar dele ao máximo.
Eu e o carro já nos vamos conhecendo e já lhe apanhei algumas manhas:
- De chapa está muito bom sem ferrugens nem podres óbvios apesar das mazelas dos tempos dos bombeiros. Levou até um banho de tinta antes de vir cá para casa para estar todo bonito.
- O motor também parece estar saudável, sem cheiros ou fumos esquisitos. O antigo dono até lhe fez uma revisão à bomba injectora
por isso está bastante certinho.
- A direcção assistida apesar de aparentar ter uma pequena fuga trabalha lindamente. tem muito pouca folga e o carro é um mimo de conduzir.
- A 3a e a 4a não gostam muito de pressas, se o condutor for muito apressado tendem a arranhar. Os sincronizadores já parecem acusar algum desgaste. Será algo a rever mais tarde. para já, a ritmo de passeio como se quer, ainda vão engrenando sem espinhas.
- O diferencial da frente é teimoso para desengrenar, mas com jeitinho desengrena sempre. As baixas funcionam 5 estrelas.
- A nível de folgas e barulhos da suspensão, não sendo um carro novo, não tem nada de preocupante. Está bastante solido e pronto a papar km que era o que eu procurava.
- A Sofagem funciona lindamente! que deu muito jeito para andar tanto com ele em Janeiro. mas a torneira não está a 100% por isso tenho de tratar disso antes do Verão.
De resto (e ajudem-me aqui que ainda não percebo muito disto). É um alter II que segundo o que li tem alguns elementos ainda do alter I (mas posso estar enganado):
- Servo-freio pequeno e bomba central com os depósitos directamente por cima da bomba
- Tablier com isqueiro do lado do pendura (na verdade é o tablier que acho mais piada)
- Abertura de capot à moda antiga, etc.
Visto que resido no estrangeiro, vai estar agora uns tempos com o meu Sogro na zona do Porto. A continuar o que o Miranda já tinha começado, que é dar um jeito nos interiores que é o único ponto que ainda precisa de atenção. O plano para já é:
- Forrar o tecto de novo
- Encaixes de cintos novos
- Dar um jeito às forras de portas/tablier.
- tratar de um ou outro bug eléctrico que ele tem (o nível de combustível não mede bem)
- tudo o resto de grosso modo já tinha sido tratado pelo antigo dono que no curto período que o teve tratou bem dele
Está feita a apresentação da Máquina!
Tem sido UMMa experiência TOP até agora e acredito que temos muito Portugal para desbravar juntos!
Estou muito contente com a escolha!
Venho então apresentar o meu primeiro UMM, na verdade o meu primeiro 4x4.
Como tinha dito na apresentação, andava à procura de um.
Os meus critérios principais eram:
- Caixa de 5
- Travões de disco
- Direcção assistida
- Preferência por 8 lugares
- Nao tinha que estar perfeito, mas tinha que estar "pronto a andar".
Na verdade não foi preciso procurar muito. Tinha visto este à venda no forum. e depois de o ver ao vivo rendi-me quase imediatamente.
O Vermelho não era a minha cor preferida, mas assim que percebi que tinha sido dos bombeiros, fiquei rendido
Trata-se de um Alter II de 1988 atmosférico. Viveu a vida ao serviço dos bombeiros voluntários de Figueira de Castelo Rodrigo.
Depois de se ter reformado o ano passado, foi "adoptado" pelo Miranda que lhe começou a dar um tratamento de SPA e rejuvenescimento.
E em Janeiro deste ano passei eu a ser o feliz novo cuidador.
Ainda ainda ao serviço do comandante dos Bombeiros:

Como se encontra depois do primeiro SPA pós-reforma:

Acabei por fazer já mais de 1000km com ele, Sul a Norte do país com algumas incursões fora de estrada, nada desafiantes para o carro, mas já um pouco atrevidas para mim que sou novo nestas andanças.
Nestes muitos km feitos em pouco tempo, as fotos que tirei foram poucas. Mas o gozo foi imenso!



A minha ideia para este carro não é nem restaura-lo a fundo, nem modifica-lo significativamente.
É sim mantê-lo em bom estado (penso que está aqui uma óptima base), e desfrutar dele ao máximo.
Eu e o carro já nos vamos conhecendo e já lhe apanhei algumas manhas:
- De chapa está muito bom sem ferrugens nem podres óbvios apesar das mazelas dos tempos dos bombeiros. Levou até um banho de tinta antes de vir cá para casa para estar todo bonito.
- O motor também parece estar saudável, sem cheiros ou fumos esquisitos. O antigo dono até lhe fez uma revisão à bomba injectora

- A direcção assistida apesar de aparentar ter uma pequena fuga trabalha lindamente. tem muito pouca folga e o carro é um mimo de conduzir.
- A 3a e a 4a não gostam muito de pressas, se o condutor for muito apressado tendem a arranhar. Os sincronizadores já parecem acusar algum desgaste. Será algo a rever mais tarde. para já, a ritmo de passeio como se quer, ainda vão engrenando sem espinhas.
- O diferencial da frente é teimoso para desengrenar, mas com jeitinho desengrena sempre. As baixas funcionam 5 estrelas.
- A nível de folgas e barulhos da suspensão, não sendo um carro novo, não tem nada de preocupante. Está bastante solido e pronto a papar km que era o que eu procurava.
- A Sofagem funciona lindamente! que deu muito jeito para andar tanto com ele em Janeiro. mas a torneira não está a 100% por isso tenho de tratar disso antes do Verão.
De resto (e ajudem-me aqui que ainda não percebo muito disto). É um alter II que segundo o que li tem alguns elementos ainda do alter I (mas posso estar enganado):
- Servo-freio pequeno e bomba central com os depósitos directamente por cima da bomba
- Tablier com isqueiro do lado do pendura (na verdade é o tablier que acho mais piada)
- Abertura de capot à moda antiga, etc.
Visto que resido no estrangeiro, vai estar agora uns tempos com o meu Sogro na zona do Porto. A continuar o que o Miranda já tinha começado, que é dar um jeito nos interiores que é o único ponto que ainda precisa de atenção. O plano para já é:
- Forrar o tecto de novo
- Encaixes de cintos novos
- Dar um jeito às forras de portas/tablier.
- tratar de um ou outro bug eléctrico que ele tem (o nível de combustível não mede bem)
- tudo o resto de grosso modo já tinha sido tratado pelo antigo dono que no curto período que o teve tratou bem dele

Está feita a apresentação da Máquina!
Tem sido UMMa experiência TOP até agora e acredito que temos muito Portugal para desbravar juntos!
Estou muito contente com a escolha!
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