Amigo Tebi, sem qualquer tipo de picardias, com muito agrado leio o teu comentário
e aproveito para dar o meu testemunho pessoal de habilidoso/curioso:
Nos meus carros, sempre fiz o que pude, dentro das limitações que naturalmente tem alguém que não cresceu numa oficina nem tão pouco dispõe de um arsenal de ferramenta de boa qualidade. Inclusivamente estendi esse serviço a alguns amigos em situações pontuais.
Não obstante tenho plena consciencia que nem a mecanico curioso chego, sou apenas um amador
(o que me trouxe aqui a este forum)
E posso mandar vir de inglaterra ou mesmo construir artesanalmente um pequeno interface OBD para depois usar aqueles programinhas que alguns entusiastas generosamente colocaram à disposição de todos para fazer esse mesmo diagnostico. Claro que há uma distinção clara e inequivoca entre ter dados e ter informação, ou seja, recolher os indicadores da centralina de um automovel versus tirar conclusões sobre esses mesmos indicadores.
Nunca vou esquecer as duas visitas que fiz à Renault Trucks em Mindelo/Vila do Conde em que um engenheiro mecanico passou a tarde inteira a mostrar-me como detectavam as avarias duma forma generalizada apenas contrapondo os dados recolhidos num camião em testes(em forma grafica) contra as especificações (a baseline - comportamento esperado de um camião irrepreensivel).
No outro extremo do ringue tenho o meu actual mecânico, que é o habilidoso dos habilidosos, um tipo formidável que apesar de não ter qualquer tipo de formação seguiu o duro caminho dos teimosos autodidatas e posso mesmo dizer-te que já o vi fazer coisas impossíveis. A titulo de exemplo certa vez ele afinou à minha frente um sensor, é verdade, um simples sensor controlando o aperto do mesmo(e portanto a resistência de contacto), algo que para mim ou até outra pessoa com um contexto mais formal seria impensável, o sensor seria substituido e ponto final.