• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Boas novas.... Inspecção vs Mata-vacas

amota

UMM
Registo
1 Abr 2006
Boas!

As boas novas são de que vamos ficar com os veiculos mais leves/económicos!

Ontem fui fazer a inspecção do meu UMM e vim de lá com uma orgulhosa folha vermelha. Para alem de uma lampada da matricula fundida, tinha tb um acessório montado q à vista da legislação é ilegal, isto é, o mata-vacas (anomalia do tipo 2)! Lá aleguei q seria um equipamento q vinha montado no carro de origem, mas não deu em nada. Vim para casa piurso e fui pesquisar pela tal legislação q teria saído em 2007. Procurei e achei. Decreto-lei 32/2007 - aprova o Regulamento relativo à utilização de sistemas de protecção frontal em automóveis. Passei-lhe os olhos por cima, e vi q ele se baseia na directiva 2005/66/CE e também nos decretos-lei 72/2000, 72-b/2003 e 178/2005 (estes ultimos relativos ao regulamento da homologação CE de modelos de automoveis e reboques, seus sistemas, componentes e unidades técnicas) Isto hj é só nomes bonitos :D.
Adiante... Segundo esta legislação, todos os sistemas deverão ser homologados e sujeitos a diversos testes... mas fala sempre em relação a artigos novos, e veículos novos!
Uma maneira de "descalçar a bota" seria através de um documento de homologação passado pela UMM, mas essa hipotese não é viavel, pela resposta q me deram lá.
Outra maneira, seria através da retirada do mata-vacas (solução mais facil).
Uma outra maneira, era fazer o q o engº da DGV me sugeriu (pois.... pq eu liguei para lá!!!) q é através de uma reclamação, por me sentir lesado, q é o q eu vou fazer!

Mais alguem teve este problemazito?

Cumps

André Mota - Clube Trilhos do Dão
Santa Comba Dão

www.trilhosdodao.com

Registo
6 Out 2007
nao bem pelo contrario
eu ontem fui fazer o ipo ao jipe do meu velho,que e um galloper
o jipe tem um mata vacas enorme(mais parece um mata alefantes)
e nao me disseram nada,tambem tem estribos e nada

mas depende dos centros porque no mesmo onde nao me dizem nada do mata vacas
o ano passado reclamaram com o meu cournil porque nao luz de MA e farois de nevoeiro

UMM abraço

Uma Maquina Monstruosa

Chamaeleo

UMM
Registo
14 Ago 2007
essa é nova, as marcações/homologação CE só se aplicam aos equipamentos colocados no mercado depois do diploma. Trabalho com essa legislação e temos gruas que nem sequer tem marcação CE, uma vez que na altura não existia marcações CE, é como os cintos de segurança....

Martins

UMM
Registo
12 Fev 2007
Boas

Muitos dos inspectores quando apanham viaturas tt penssam
logo na nota de 50,è so problemas, chumbaram-me um Golf II por
uma chapa de protecção torta e com uma mancha de ferrugem
(corrosão no chassis)

amota

UMM
Registo
1 Abr 2006
Boas!

Tens razão em parte Chamaleo! Eu hj à tarde já liguei para lá, e depois de ter estudado toda a legislação tive um bate-papo com o inspector. Fiz-me valer exactamente do facto de a legislação não ter efeitos retroactivos! Em principio amanha volto lá para verificarem os restantes problemas... mas a grelha vai montada! Em relação aos equipamentos antigos eles realmente podem operar sem a marcação CE, mas precisas na mesma de ter um documento de homologação, em como o equipamento está em conformidade com a legislação vigente relativa à HSST (dl 50/2005).

Cumps

Santa Comba Dão

www.trilhosdodao.com

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas André

Quando lá voltares, se não puderes levar o mata-vacas, leva mesmo a vaca viva e pede para a matarem eles.
Esses Srs. devem andar a "ler" e interpretar mal, o veículo para ser produzido e comercializado teve uma ficha de homologação com todas as características do mesmo logo não pode agora ser formato para ser enquadrado em legislação posterior à homologação.
Isto num país a sério, em Portugal há algumas aberrações.
De qualquer modo não podemos ser conviventes com situações perfeitamente caricatas como esta, por mim, e o meu UMM vai a esse centro de inspecções em Março, vai levar todos os acessórios com quer os progenitores o dotaram, próprio para matar vacas, ou outro tipo animais, que o queiram impedir de circular com todos os direitos que a respeitável idade lhe dá.
Onde vai parar a o conceito de automóvel antigo original?
Há também um maravilhoso livro amarelo onde podes escrever até te fartares.

UMM abraço

Luís Figueiredo
Carregal do Sal

raminiUMM

UMM
Registo
15 Dez 2007
Boas
Malta das inspecções..lol..Essa malta a quem deram a designação de "engenheiros" com um curso tirado a martelo mas que de mecânica percebem tanto como eu de costura!!Ah ah ah! O mais grave disto tudo é que se fosse alguma oficina que eles conheçam a levar o carro eles aprovam tudo!
Enfim só neste país!!Não percas muito tempo com isso..Já a minha avó dizia: "enquanto deres palha ao burro ele não sai da tua porta!!"
Abraços fortes
RaminiUMM

whitexoc

UMM
Registo
10 Dez 2006
Boas
Bem como diz um colega meu: "SÓ NESTE PAÍS",onde quem se lixa é sempre o mexilhão.
Já agora quem e que faz as Inspecções as viaturas dos ditos ENG.Serâo eles proprios ou algum outro amigo Eng.

cUMMprimenTTos

Sérgio Silva-AlterII 90

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
aqueles tipos das inspções são o que??
é que quando se fala de eng..mecânicos..aí tenho de defender,claro!!!:D:D
peço desculpa,mas aqueles senhores não são engenheiros mecânicos..é impossível.. por duas razões, conheço um inspector, e ele não é eng. pelo menos que eu saiba.. e depois porque, não digo todos, mas à alguns que são como esteios..como se diz aqui na minha terra:D:D!!
digo mesmo mais..noutro dia quando fui levar lá o meu tractor:D o inspector tinha no máximo 19, 20 anos..pelo menos não aparentava mais..e andava a aprender..

Martins

UMM
Registo
12 Fev 2007
Boas

O curso deles é tirado nos mesmos centros que os instrutores de condução;
e deve ser alguns quatro meses! têm que ter o 12º ano e pouco mais... á e
pagar o curso. Eles são inspectores e não eng.

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
ah..ainda bem!!! apanhei um grande susto!!!:D:D

aqueles tipos deixam-se impressionar muito facilmente para eng!!:D
quando levei o meu jipe à inspecção foi mesmo à tolo! logo a entrar no centro foi a assusta-los!:cool: sempre de pasta por lá fora..entro no portão deles, o qual tem uma ligeira subida, que quase saquei cavalo!! rotundo o pavilhão..e aponto-o logo a um deles, pronto a começar a inspecção!! vou fazer a ficha.. e aí está o homem a fumar!!:devilish:
-luzes: marcha atrás..avariou pelo caminho!!deito-me por baixo,engato a ficha..e já está a dar!! disse logo.. aqueles filhos da ........ daqueles canos desengataram isto..
- gases..acelere( diz ele), ora aí o está o que o bicho gosta..uma gasada!!e zás... um ronco poderoso que ele até se tolheu..
..... prosegue o resto da inspecção....
-fosso: até com ele fui lá para baixo..sempre de olho no que escrevia..com ar de poucos amigos!!! que tubo é aquele alí a deitar fumo?.... é claro que é o respiro do óleo do motor, ó amigo... Ai..precisa aqui duma ponteira de direcção... e eu logo: eu bem sei..já está encomendada,mas não chegou a tempo da inspecção!!!!

vamos lá ao gabinete..sem nunca tirar os olhos do tipo.. pega na folha verde.. e ouve logo... acho bem, e pró ano é outra igual..mas entretanto vou passando com os outros carros e vou lembrando!!! ele ficou a olhar, e eu sigo embora!!!;)

tem de ser assim..acho que há muito abuso por parte deles..e qualquer tuninho com 20 euros passa uma nave espacial:angry:..era bom era..dureza...:D:D

amota

UMM
Registo
1 Abr 2006
Boas!

O desfecho final da história. Ontem voltei ao centro de inspecções com a grelha montada.... foi lá o chefe do centro, e qd eu lhe disse q a norma q eles estavam a referir não se podia aplicar uma vez q o decreto só se aplicava a carros novos, ele começou a dizer q afinal não era essa norma q se aplicava ao meu caso... no meu caso eu teria arestas agressivas na minha grelha! eu fiquei estupido a olhar para o homem...e perguntei-lhe por onde é q ele se estava a orientar?!... qual era a lei q suportava essa teoria! ele voltou a repetir q o carro tinha arestas agressivas.... resumindo... não me disse qual era a lei. Eu perguntei-lhe... se eu entrar aí para fazer a inspecção... o jipe passa? e ele .. com isso montado, não passa! e eu virei-lhe as costas e fui-me embora! hj voltei lá, com a grelha e os roletes do guincho desmontados.... fiz a inspecção e passei sem anotações...
depois de ter o papelinho verde na mão perguntei à inspectora... onde é q posso reclamar, e ela ficou a olhar para mim.... e lá me disse. Resultado... ficaram lá duas folhinhas preenchidas no livro amarelo (Q afinal é vermelho! :D) (referi inclusivamente q o chefe do centro já me teria inspeccionado o carro 2 vezes e nunca me fez nenhuma anotação relativa às arestas agressivas... arestas essas q vinham montadas no carro desde novo! e q para alem disso ele não me informou sobre qual a norma segundo a qual as minhas arestas era agressivas!)

Agora fico a aguardar pelas respostas!...

Para a semana vou mandar uma cartinha para a DGV a solicitar esclarecimentos! :clown:

Cumps

Santa Comba Dão

www.trilhosdodao.com

whitexoc

UMM
Registo
10 Dez 2006
Boas Tardes
Amota quando tiveres novidades em relação ao descrito anteriormente diz alguma coisa aqui para a malta saber.

cUMMprimenTTos

Sérgio Silva-AlterII 90

NicolaUMM

UMM
Registo
4 Mar 2007
tens de apresentar as facturas das inspecções nessas reclamaçoes, espero que ainda as tenhas

abraço

Registo
26 Out 2007
Ola

Fui tambem no sabado com o meu Alter1 e passou na boa depois de ter o selo verde perguntei por o mata vacas eles disseram que estava um pouco confuso ainda
Um Abraço
Pedro marques

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas CompanheirUMM's :)
Grande André, isso é que foi uma IPO dificil!!! :p
Eu fiz a Inspecção no meu Cournil e não tive qualquer problema com as protecções que fiz para a frente do bixo.
Eu já reparei que as IPO são feitas um pouco de acordo com os olhos do freguês.. ;)
Eu tenho outro Jipe 4x4 (SUV) de Dez 1999 que está impecável sem qualquer problema e na ultima IPO saí do centro com a folhinha vermelha e a bufar :disappointed_relieved: porque os números 1 e 9 das matrículas não tinham as "perninhas" desenhadas como manda a alteração à legislação.
Bem lá tive que mandar fazer 2 matrículas novas e ficou o assunto resolvido e a carteira mais leve. :p
Neste país, de que muito me orgulho, existem algumas coisas que não se compreendem muito bem.
Eu até hoje gostaria que alguém me explicasse porque razão os afamados "papa reformas" ou "mata velhos" estão dispensados de Licença de Condução Categoria B.
Será que quem homologou este tipo de veículos isentos de Licença de Condução Categoria B foi totalmente isento??? Duvido!!!
Relativamente aos conhecimentos técnicos dos nossos admiráveis Inspectores, efectivamente existem alguns Engenheiros Mecânicos (eu conheço pelo menos um) mas uma esmagadora maioria entende tanto de mecânica como eu de lagares de azeite.. :D
Boas IPO's :)
cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
UMM Cournil 84
Aveiro/Viseu

Registo
9 Jul 2015
Ontem apareceu pelo FB alguém a queixar-se que na inspeção o chatearam por ter mata vacas no carro, que de acordo com uma directiva qualquer o mata vacas tem que estar homologado e segundo parece na homologação do veiculo não tem nada a especificar o mata-vacas.
Pelo que vi a UMM não quer dar resposta a isso e diz que só tem poder de homologar pneus e peso rebocável.
Mais alguém teve problemas recentemente ou ainda é tudo a mesma história?

msUMM

UMM
Registo
14 Jul 2007
O meu UMM Alter II com mata vacas colocado fez inspecção em Fevereiro e teve direito a folha verde limpinha.
No ultimo mês têm havido muitas queixas da malta que andou a alterar as viaturas.
Têm-se assistido a um aumento substancial de viaturas tt alteradas à venda.
Por outro lado têm surgido empresas que prometem resolver o problema a troco de umas notas grandes...
UMM abraço
MS

Top Inferior