• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Bloquear diferencias

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Ja vi varios UMM com os diferenciais bloqueados, gostava de saber a vossa opinião sobre isso.

Abraço a todos

shakkal

UMMzito
Registo
30 Mar 2006
Para o TT é do melhor... até trepa paredes...
Para o dia a dia misto é agreste para a mecânica...
A melhor solução será um diferencial com o botãozinho "on" e "off" depende é da tua bolsa... :)

cUMMprimentos

Paulo Laranjeiro aka Shakkal

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Eu sou exactamente da mesma opinião, um bloqueio de diferencial é muito util para utilização em TT ,mas depende qual o bloqueio pois se for um bloqueio como eu sei que há quem faça "soldam o diferencial traseiro" isso no meu entender é melhor esqueceres pois se andas diariamente com o carro em estrada das cabo dele num instante, e mesmo que andes a maior parte do tempo no monte eu na minha modesta opinião não sou apologista desse tipo de modificações, mas tb há quem tenha e que esteja satisfeito, o ideal é um bloqueio que se possa ligar e desligar quando fôr necessário

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Sem dúvida... tem mesmo q se ligar e desligar, ou então estamos sempre com o UMM a fugir nas curvas... e então no inverno a chover fica proibitivo conduzir o jipe...
O diferencial tem que trabalhar solto, pois nas curvas a roda de fora anda mais que a roda de dentro... é aí que o trabalho do diferencial entra... se ele está soldado, uma das rodas está sempre a derrapar quando curvamos.

Cumprimentos

Nuno

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Lamento mas só estou em parte de acordo.
O jipe do meu irmão tem solda no diferencial à mais de 2 anos. Nunca tive qualquer problema à conta dele, tenho a certeza que se não tivesse solda já tinha partido várias vezes o diferencial, porque os obstaculos tornam-se muito mais facil com bloqueio e não exige que tenhas que ir com balanço.
Quanto ao que estraga, derrete muito pneu e a roda coroa e pinhao desgastam-se mais depressa.
Mas digo-vos, se o UMM fosse meu e não do meu irmão, já tinha tirado aquilo. A condução torna-se muito esquisita o ser perigoso ou não vai da cabeça do condutor. Eu sei que conduzo um jipe com diferencial soldado e tomo os cuidados, e nunca tive problemas relacionados com isso.
Quanto ao gastar mais pneus, um bloqueio desligavel custa no minimo 1000 euros e 1000 euros compra muito pneu e muito electrodos...

Seja como for, aconcelho vivamente um bloqueio desligável.

Cumprimentos, Tozé.

Deus é bom, mas o vinho...

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
O azulinho não se tem queixado. Não anda muito a alta velocidade, deu 170 uma vez, de resto não tenho habito de passar os 100. Até agora... Só a Fedima e Insa Turbo é que aplaude. No monte, melhora 500% a prestação do jipe.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com

Deus é bom, mas o vinho...

Registo
27 Out 2006
O azulinho como lhe chamas tem o dif. soldado???
Gostava de ter mais umas opiniões pois tou a pensar arranjar um dif para fazer isso.

Cuumprimentos ao forumm

Miguel Vieira

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas

Meus Amigos eu tenho o blokeio trazeiro..soldado a cerca de 5 anos...e o ke gastei..pneus (1 jogo) e muita valvolina(da mais barata por ja nao presisa lubrificar as anilhas) e só a perto de uns 3 meses é ke estraguei os rolamentos junto ás rodas
Atençao ke fiz e faço Milhares de kilometros em alcatrao!!!

o ke estragava kuando n tinha soldado

coroas e pinhas (2)..conkilhas (2)..rolamentos (perdi a conta) cx de transferencia (1)..veios (1) rolamentos..cruzetas e afins perdi a conta tb

ora bem..isto foi a experiencia ke me disse ..nao é teoria
a experiencia tb me disse outras coisas..ke com blokeio soldado é menos provavel aconteçer um acidente..do ke ter um blokeio automatico (tipo detroit a 100%)..esses sim sao perigossos pork podem activar ..sem avisar!!!
e kem falou e chuva ke é perigosso..esta enganado..com chuva existe menos atrito..logo nao agarra tanto
mas claro..este blokeio nao é pra o dia a dia..nem pra kualker condutor
e mais importante de tudo...tem ke se afinar bem a pinha e coroa..ou seja..nao pode ficar a 100% totalmente..tem de ficar com uma pekena margem (ke faz toda a diferença)
e o outro aspecto importantissimo sao as medidas de pneus e pressao
o pneu nao deve ser largo e baixo...nao se deve andar com pressoes baixos em alcatrao..kuanto menos a pressao ..maior a superficie de "rasto" e kuanto menos for esse Rasto..menos o atrito que faz

por isso é ke eu digo ke este blokeio nao é pra todos!!..tem uma fase de habituaçao e seguir estas regras mencionadas atráz

nao está nos meus Horizontes mudar akele Blokeio...mas se mudasse era só pra um ARB

UMM abraço
madeira
PS: eu terei todo o gosto em explicar por é ke antes de ter este blokeio..partia muito

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
quote:Originally posted by madeira

Boas

...
UMM abraço
madeira
PS: eu terei todo o gosto em explicar por é ke antes de ter este blokeio..partia muito
Era por utilizares tecnicamente a tactica da 2ª a fundo:D:D:D

Filipe Pinheiro

joaquim santana

UMMzão
Registo
4 Jan 2007
boas caro madeira
se não for chato não podias dizer quem faz isso e quanto pudera custar??
o meu velhote até é soldador,mas eu não sei explicarlhe o que é!!
abraços.
joaquim santana

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas

ò Patricio:D....eu nunca gostei muito de falar sobre assunto..pra nao induzir em erro e acredita ke "alguns" pensaram e fizeram ..soldar simplesmente e num caso ate com a conquilha no sitio:D..claro ..partiu logo
a solda é especial....e tem de arrefeçer normalmente(ao fim de kuase 24h ainda está quente)
e tem ainda um travamento especial..a meio da soldadura..haa esta é feita por fases

e normalmente usa-se uma conquilha já estraga..pork é um Crime..soldar uma em bom estado (mas tem de ter tudo...mesmo ke partidos..satelites..planetarios,,anilhas..cavilhao)
por falar em cavilhao..este tb tem de ser "travado" se nao corresse o risco dele sair do sitio!!!
existe uma forma simples de bolkear o diferencial..ke é travar os planetarios e satelites..mas eu nao dou nada por esse sistema e kem usa assim ja partiu algumas vezes!!

Por isso Patricio..nao te ponhas a inventar!!!..e já ke somos "vizinhos"..podemos um dia falar in live sobre isto

UMM abraço
madeira

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas

eskeci de um explicar pork os eletrodos tem de ser especiais..pork estamos a soldar aço..com ferro fundido

UMM abraço
madeira

joaquim santana

UMMzão
Registo
4 Jan 2007
certo compadre sr.que sabe!eu por acaso ate sou um bocado inventor,mas quando não percebo do assunto não mexo porque sai "bosta"!então mais tarde falamos sobre o assunto certo??
abraços
joaquim santana

Nunomge

Iniciado
Registo
30 Mar 2006
Boas!
Alguém me sabe dizer onde soldar o diferencial?
Apenas oficinas ou pessoas q saibem o q fazem.

AbraçoUMM

andre_18

UMMzito
Registo
14 Abr 2006
Nuno, se fores da zona do porto, posso indicar-te um sitio onde soldei o meu e onde já foram soldados vários diferenciais dos ummistas.

Cumprimentos

Registo
8 Jun 2006
Ó meus amigoszzzeezzzsseezz zeezzeee seze:D

Soldar diferenciais:angry::dizzy_face:(n):astonished:?! E porque não soldar as cruzetas? Ou a cambota às bielas? Nunca mais dariam problemas:).

Se até um comboio, com as suas curvas largas, tem um engenhoso sistema de diferencial nas 2 rodas "solidárias" com um mesmo eixo (sabem como???). E querem soldar um diferencial!?!

Se os diferenciais dão problemas, é porque são mal montados:dizzy_face: ao não respeitar as folgas, ao não utilizar ferramenta própria de medida e colocação, em fim, ao serem mexidos por quem não sabe, nem faz a mínima ideia do que está a fazer (desculpem a franqueza:blush:).

Quando um diferencial tem que ser substituído (coroa/pinhão a conquilha, rolamentos etc.), a afinação das peças novas leva cerca de um dia ou mais, obrigando a contas e a um numero de ensaios que, se não se tiver ferramenta própria, torna toda a operação muito difícil senão impossível de ficar convenientemente feita, levando, desde logo, a se estar a danificar potencialmente as peças novas. Apenas como exemplo, dou a colocação da pinha/conquilha no seu lugar (entre as meia-luas que seguram os rolamentos cónicos). Esta colocação é de tal maneira justa/apertada que obriga ao uso de um expansor da caixa exterior do diferencial (razão pela qual existem dois furos, um de cada lado da tampa destinados exclusivamente ao encaixe dessa ferramenta).

Poder-nos-ão dizer que à pessoas que o fazem com a ajuda de um martelo de bola (dos grandes:astonished:)! Com certeza que há, a experiência assim lhes dita a “sorte”:cool: do trabalho efectuado. Poucos são aqueles que "reparados" não ficam com "zoada" ou duram 100.000km.

Os nossos diferenciais são de grande qualidade e resistência:D para o fim em vista. Se tiverem "BEM" montados/reparados duram vidas e aguentam quase todo o tipo de abusos executando, muito bem, todas as funções que têm que fazer (ex. blocagem). Solda, qualquer que seja o perito a efectuá-la, NEM PENSAR:dizzy_face::angry::astonished::devilish:.

UMM abraço (bem afinado e sem soldadura):D

João

PS. Os nossos carros, assim como todos os outros jipes, têm limitações, havendo coisas que não podem fazer seja de que maneira for, nem soldando os diferenciais todos e pondo unhas ou ventosas nos pneus. Outra realidade é a que se refere às habilidades que uns (jipes)têm em relação a outros, para lidar com determinadas dificuldades. Nenhum pode subir ao topo do Marquês de Pombal, dar uma volta na juba do leão e descer.

Registo
2 Mai 2007
Boas... Tenho um Curnil 2.5turbo com bloqueio traseiro artesanal.... e gostava de saber o que axam de fazer um para a frente do mesmo genero...
Algem ja tentou??? Ou algem usa???
Tenho aqui umas sobras e estou a pensar inventar...

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Depende do artesanal que é... mas se nunca bloquear a 100%, pode ser viável montares à frente.
Eu no meu tb montei um srtesanal e tem funcionado.
De resto estou 200% de acordo com o João...

Top Inferior