• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Biodisel

Zeumm

UMM
Registo
19 Out 2007
Não sei se este assunto já foi, aqui, tratado, mas à uns dias estava a fazer "zapping" na TV e deparei-me com um "Pimp my ride" na MTV, onde falavam do biodisel e de motores a biodisel. Não o biodisel 20% de biodisel e 80% de diesel, mas o 100% biodisel.

A minha questão é, os motores dos nossos UMM's poderão levar biodiesel 100% puro? Ou será preciso fazer algum tipo de transformação?

Abraço

VMarques

UMM
Registo
21 Set 2008

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Se vocês convivessem com biodiesel como eu nos últimos 8 anos tiravam logo isso da ideia. Pior foi o facto de eu saber o que é biodiesel e de o ter experimentado, o resultado foi a reconstrução da b.i. e a substituição da junta de cabeça...:D:D:D Até dá vontade de rir...:D:D:D

"A TUA LUTA FOI DÁDIVA TOTAL"

lution

UMM
Registo
27 Jan 2010
Pedrumm n queres desenvolver mais essa info que tens, para que alguns possam tomar uma decisão mais coerentemente e assertada?????

VMarques

UMM
Registo
21 Set 2008
Eu pessoalmente não estou intressado em biodiesel mas sim Oleo vegetal puro.

Penso que a alteração para Oleo vegetal apenas requer um mecanismo de pré-aquecimento do Oleo e mais umas pequenas alterações.

http://www.biodieselbr.com/noticias...oleo-vegetal-puro-motores-diesel-08-08-06.htm

Quanto ao caso do PedrUMM , existe B.I´s que não são compativeis com BioDiesel, no meu caso tenho uma fiat Palio que tem uma B.I. que não pode receber Biodiesel,logo se eu mete-se B.D na Fiat iria aconteçer exactamente o que aconteçeu ao PedrUMM.penso eu de que...

[email protected]
[email protected]
www.partidopelosanimais.com

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas
para que o veiculo funcione com oleo vegetal 100%,necessita como já foi referido a aplicação de dois kits de pré-aquecimento, um eléctrico para o primeiro arranque a frio, enquanto que o segundo entra em funcionamento quando o motor está quente, aqui pode ser aplicado de forma a ser aquecido pela água do motor ou pelos gases de escape, tudo isto para que aqueça o oleo vegetal de forma a entrar na bomba injectora a cerca de 90º, após a bomba pode continuar o pré-aquecimento de forma a aumentar a temperatura por forma a entrar na camara de combustão a cerca de 110º, tudo isto porque o poder de inflamação do oleo vegetal é a 110º/115º. Existem bombas injetoras que não se dão bem com este óleo, não tenho a certeza mas julgo que já li em que as bombas rotodiesel não se dão bem com o óleo vegetal.
Outro factor importante, esta transformação tem de ser averbada no livrete da viatura (biodiesel), caso contrário nos centros da IPO é uma dor de cabeça, lembrem-se estamos no País da borucracias.
Outro factor, pode vir a ter que pagar o ISP (imposto petrolifero)....
Consulta os sites mencionados neste tópico e poderás tirar melhor as dúvidas.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Lution: Faz uma pesquisa pelo forum que este tema já foi debatido vezes sem conta. O que te posso dizer é que o biodiesel estoirou-me a B.I. e toda a tubagem, isto com B50, puro então nem quero imaginar.

Dias: Devo informar-te que muito mal estariamos se o oleo vegetal refinado ou mesmo em BO(oleo bruto-totalmente desadequado seja para o que for excepto para refinação ou transesterificação) tivesse um ponto de inflamação de 110 ou 115º, isso significaria que sempre que se fritasse as batatas haveria um incêndio. No processo de Extracção Química, que é o mais utilizado, o oleo sai da destilação com um ponto de inflamação na ordem dos 140º a 160º, o resultado é oleo bruto(BO). A neutralização(processo que antecede a refinação ou a transesterificação) não altera o ponto de inflamação. Na refinação e aí sim o ponto de inflamação é elevado para mais de 200º e na transesterificação reduz-se o ponto de inflamação para perto dos valores do gasoleo. Como o que interessa aqui é o refinado e como p.i. é elevado vão ficar muitos residuos do mesmo no motor após a sua fraca combustão...

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
P.S. Agora cada um sabe de si. Biodiesel(dependo dele no meu emprego) nunca mais, além daquele que é adicionado pelas petroliferas. Oleo vegetal nunca porque serve para fritos e temperos, é um alimento e não um combustivel.

Se querem biocombustiveis para poupar o ambiente estão correctos mas o melhor é utilizarem mais os transportes públicos ou a bicicleta. Se querem biocombustiveis para poupar a carteira então estão muito errados e o melhor é darem descanso ao UMM...:D

espanhol5

UMM
Registo
14 Set 2009
pessoal... um à parte...

na quinta do meu pai fazem-se varios work shops... incluindo o de Biodisel...

se ouve-se elementos suficientes podia-se fazer um especialmente para o pessoal do Forumm e para os nosso bichUMMs...

penso que o valor por pessoa é um preço simbolico para pagar ao formador, e materiais... e tem a duração de um Fim de semana...

para os de mais longe, da-se um jeito na dormida...

para os mais curiosos fica aqui o site da nossa quinta...

http://www.quintadostrevos.comwww.quintadostrevos.com

se ouver intersados avisem...:p:D

Abraço

clasico
HJ-03-13
1984-09-10

Agora sou Feliz...
Tenho um Cournil..

Pedro Santos
961268217

VMarques

UMM
Registo
21 Set 2008
Para além de uma poupança significativa de dinheiro, a utilização de óleo vegetal como combustível resulta numa maior longevidade do motor pois este encontra-se muito mais lubrificado (o óleo vegetal é um lubrificante natural)

Se optarmos por um sistema de dois tanques e escolhermos um tanque maior para o óleo isso permite-nos efectuar uma maior distancia com um deposito de combustível (óleo)

Utilizando o óleo vegetal estamos também a contribuir para um aumento da produção de oleaginosas o que por si só significa um aumento de produção de oxigénio.

Ao contrario daquilo que o amigo PedrUMM afirma o Oleo Vegetal alem de ser um Alimento é tambem um excelente combustivel.Que pode ser tão eficaz como o Diesel comun, tendo logicamente do seu lado os consumos baixos, poluição 0 e uma manutenção Façil para alem de serem excelentes para os nossos motores reduzindo ate os ruidos.Contra temos a fonte de combustivel vegetal(restaurantes,casa particular, etc)e como não era de esperar a borucracia para legalizar outro factor, pode vir a ter que pagar o ISP (imposto petrolifero).

Penso que seja um bom Upgrade especialmente para os ATM´s, pode-se sempre meter gasolio para ir á inspeção;)
Quanto á legalização e custos da alteração irei informar-me melhor e mais tarde postarei.

Podem ter uma informação mais alargada neste site;

http://www.tutorzone.com.br/index.php?ind=reviews&op=entry_view&iden=754

[email protected]
[email protected]

VMarques

UMM
Registo
21 Set 2008
Viva Bruno, exelente reportagem ;) e ainda por cima com os Xarutos dos Ingleses...vamos lá ver se sai daqui o 1ºUMM Green.

Quanto á filtragem de Oleos usados pode-se usar aquelas meias de "vidro" das nossas Marias, são excelentes filtros para casos de Oleos usados.

Não sei se Viram num dos episodios do "SHOP CHOP" programa de reconstrução\alteração de carros em Inglaterra.?!
Eles fizeram esta alteração creio eu num mitsubishi pagero e resultou a 100%...

[email protected]
[email protected]

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas

Pedrumm quanto ao poder de inflamação está correcto o que diz, agradeço essa correcção/explicação, o que queria tentar dizer era que o óleo deveria entrar na camâra á temperatura de 110º/115º, a partir daí o motor faria o resto.
á cerca de dois anos atrás andava com ideias de experimentar o bio, após uma exaustiva leitura em forums, sites, etc... acabei por desistir porque havia quem estava contente com a aplicação e havia os que estavam a ter problemas com as motorizações, por isso desisti porque fiquei com a duvida quanto á fiabilidade.
Actualmente no nosso gasóleo já existe uma percentagem de bio, existe também quem funcione a 100% oleo vegetal sem kit de pré-aquecimento, meste caso misturam uma certa percentagem de gasolina no óleo vegetal.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

Registo
26 Out 2007
Ola
Nos meus carro tambem nao quero nenhum poupa-se na compra e depois gasta-se nas reparaçoes tambem ja fui escaldado na minha berlingo de 2004 encheu o deposito de lixo depois o que se poupou foi para o conserto e nao chegou

Pedro Marques
Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943

VMarques

UMM
Registo
21 Set 2008
Penso que temos informação que chegue em termos de Oleo Vegetal Puro e não BioDiesel...

Acho que era o Aldeia que misturava Oleo Vegetal com diesel, pelo menos lembro-me dele ter arranjado uns garrafões de oleo fula e ter postado aqui no forumm para quem estivesse intressado na mistura.

Eu vou tentar obter o máx. de informação ver tambem se consigo entrar em contacto com alguem que tenha esta alteração para tirar duvidas e afins.

visitem este forum:
http://novaenergia.net/forum/

[email protected]
[email protected]

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Meu caro Marques, quer queiras que não queiras o oleo vegetal é um alimento, é extremamente rico em proteinas e gorduras vegetais e faz parte da alimentação de muitos milhões de seres Humanos. Se começarmos a utilizar oleo alimentar como combustivel estamos a promover a fome a muitos milhões de Africanos e Asiáticos. Oleo alimentar não é um combustivel.

Ao contrário do que afirmas não são as plantas que produzem o oxigénio em quantidades suficientes para os seres vivos, é sim a floresta tropical que hoje está a ser arrancada com o fim à criação de solo aravel para a produção de oleaginosas, em maior parte a palma. Essas terras quando sujeitas à monocultura de palma tornam-se inferteis ao fim de 10 a 15 anos.

A industria de produção de oleo vegetal, desde o seu cultivo e até à sua transformação, é uma industria extremamente poluente e depende em tudo do petroleo e seus derivados, além de consumir enormes quantidades de energia. O custo de produção de um litro de oleo é muito superior ao custo de produção de um litro de gasoleo, logo não é uma opção mais económica.

Sou da opinião que deve ser pago ISP sobre combustiveis de origem alimentar, excepto de oleo usado, e sou cada vez mais da opinião que as coimas pela utilização de oleos alimentares como combustiveis ou biocombustiveis deveriam ser engrossadas indo mesmo até à apreensão das viaturas, só assim se acabavam com os abusos.

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Já anteriormente disse e volto a dizer que oleo vegetal e gasoleo não se misturam por terem densidades diferentes. O oleo acaba sempre por decantar. Façam a experiência e visualizem...

VMarques

UMM
Registo
21 Set 2008
Viva Pedro;

Quanto ao Oleo vegetal ser um Alimento estamos de acordo e que faz parte da alimentação de Milhões, tambem, agora a questão de que estamos a tirar "o pão da mesa" de alguem, ai não concordo, pelo menos na minha ideia de uso de Oleos Vegetáis como combustivel.

Pois o metodo mais utilizado e ao qual eu tenho a intenção de praticar é a reciclagem dos mesmos.
Como tenho alguma facilidade em adquirir O.V de um restaurante de uma amigo,logo surge a oportunidade.
Sendo a reciclagem dos O.V usados um processo bastante Simples.

Aqui ninguem tem em mente ir ao super-mercado comprar uns garafões de 5 litros de Oleo Fula.

Quanto ás densidades, tambem estamos de acordo.

Penso que esta alteração pode ter aspectos bastante positivos podendo sempre escolher entre O.V Reciclado ou Diesel comum.
Não tendo mecanicamente grandes aparatos de manutenção sendo mesmo benefico para a mesma.

Contudo irei tentar encontrar alguem com este tipo de alteração para melhor conheçer os pós e contras.

[email protected]
[email protected]

Top Inferior