Meu caro Marques, quer queiras que não queiras o oleo vegetal é um alimento, é extremamente rico em proteinas e gorduras vegetais e faz parte da alimentação de muitos milhões de seres Humanos. Se começarmos a utilizar oleo alimentar como combustivel estamos a promover a fome a muitos milhões de Africanos e Asiáticos. Oleo alimentar não é um combustivel.
Ao contrário do que afirmas não são as plantas que produzem o oxigénio em quantidades suficientes para os seres vivos, é sim a floresta tropical que hoje está a ser arrancada com o fim à criação de solo aravel para a produção de oleaginosas, em maior parte a palma. Essas terras quando sujeitas à monocultura de palma tornam-se inferteis ao fim de 10 a 15 anos.
A industria de produção de oleo vegetal, desde o seu cultivo e até à sua transformação, é uma industria extremamente poluente e depende em tudo do petroleo e seus derivados, além de consumir enormes quantidades de energia. O custo de produção de um litro de oleo é muito superior ao custo de produção de um litro de gasoleo, logo não é uma opção mais económica.
Sou da opinião que deve ser pago ISP sobre combustiveis de origem alimentar, excepto de oleo usado, e sou cada vez mais da opinião que as coimas pela utilização de oleos alimentares como combustiveis ou biocombustiveis deveriam ser engrossadas indo mesmo até à apreensão das viaturas, só assim se acabavam com os abusos.
"A TUA LUTA FOI DÁDIVA TOTAL"