• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Base do volante

fernandomcm

Fernando Marques
Registo
23 Mai 2012
Boa noite
Alguem me pode dar uma dica da forma de sacar esta peça? ate ja tentei com um saca, e ela nem mexe.

Obrigado pelas possiveis ajudas

Anexos

• volante.jpg
    volante.jpg
    49,5 KB · Visualizações: 72
  • volante2.jpg
    volante2.jpg
    34,4 KB · Visualizações: 78

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
No fim de tirar a porca , dar lhe uns valentes murros de lado, se não sair DW40 e deixar de um dia para o outro e voltar a fazer o mesmo...!!! :cool: :alien:

• Like
Reações: bjc

fernandomcm

Fernando Marques
Registo
23 Mai 2012
Alguem tem uma foto de um que esteja fora?, para eu ver mais ou menos o mecanismo da coisa

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Se tivesse ai o volante preso era mais fácil de puxar, lembrando que isso é cónico deve-se puxar tipo a fazer força com a mão esquerda e depois direita (sequencialmente) e não com as duas ao mesmo tempo.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mais pormenores vais ao meu UMM Alter II Atmosférico 1992 e está lá como se tira o cubo do volante...penso eu...!!!
thumbnail_20200806_160531.jpgthumbnail_20200806_160549 (1).jpg
thumbnail_20200806_160219.jpg

Última edição:
Registo
11 Dez 2010
Eu colocaria o volante no sítio e como disseram e bem, mandava umas pancadas de amor, ora com a direita, ora com a esquerda, no sentido do volante para nós. Ou seja na base do mesmo...

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Coloca WD-40 no veio de aperto, depois é só seguir as dicas já dadas.
De preferência com o volante no sítio com umas pancadinhas de amor para não estragar isso deve sair...

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Não querendo "roubar" o tópico...

Como é que se pode endireitar o volante, para que a direcção a direito esteja com o volante também a direito?

Nos carros que já alinhei, era através do parafuso... Mas este esquema é diferente.

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Pedro,
Existe uma teoria, que eu acho que é galhofa 😊 O volante não dá para endireitar bem, por causa da leitura dos manómetros…..
O meu anda assim, e teem-me dito, para deixar estar!

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Não querendo "roubar" o tópico...

Como é que se pode endireitar o volante, para que a direcção a direito esteja com o volante também a direito?

Nos carros que já alinhei, era através do parafuso... Mas este esquema é diferente.
Fácil, primeiro andas com o carro até o teres com as rodas direitas, depois desapertas a porca do eixo no centro do volante tiras para fora e voltas a colocar já na posição que pretendes...😉
É mais ou menos isto embora hajam sempre algumas variáveis que por vezes tocam as voltas ao pessoal 😂😂😂

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Um conselho, sempre que tentares puxar o volante, o cubo, ou outra coisa qualquer que lá esteja colocada, coloca a porta e aperta 2 ou 3 estrias. aquilo quando soltar vai dar um esticão, se não estiver lá a porca para servir de batente a probabilidade do nariz servir de batente é muito grande...

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Um conselho, sempre que tentares puxar o volante, o cubo, ou outra coisa qualquer que lá esteja colocada, coloca a porta e aperta 2 ou 3 estrias. aquilo quando soltar vai dar um esticão, se não estiver lá a porca para servir de batente a probabilidade do nariz servir de batente é muito grande...
Isso só acontece aos "nabos" e principiantes...!!! :whistle: :alien:

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Há aqui algo que eu não estou a perceber...

Eu já tirei o volante todo para fora (estava em mt mau estado, mandei forrar a pele).

Para retirar, só foi preciso soltar uns parafusos na chapinha galvanizada que segura, quer o volante, quer o centro do mesmo.

Eu despertei o parafuso grande lá no fundo... Mas não mexeu nada.

No entanto, os parafusos pequenos que prendem essa tal chapa galvanizada não permitem que aperte o volante a direito (a furação não permite grandes ajustes).

Presumo que algo terá de soltar com esse outro parafuso grande, certo?

(estou com a sensação que deve ser algo simples mas que me está a escapar)

Top Inferior