• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Aviso à navegação...

migneiva

UMM
Registo
12 Abr 2006
Amigos,

Pelos vistos há um individuo que se dedica a percorrer os fóruns TT e a denunciar todos os passeios que encontra, geralmente através de denúncia anónima.

Infelizmente, a denúncia, mesmo que anónima, obriga as autoridades a actuar e a averiguar o que se passou.

Todas as organizações com quem falei até agora tiveram chatices, umas mais que outras.

Portanto, o que vos posso dizer é: façam as coisas dentro da legalidade!

Um abraço,

Miguel Neiva
QD-87-84
www.naTTuga.com

brunomx

UMMzão
Registo
6 Out 2008
obrigado pelo aviso miguel ;)
ha mesmo malta que nao tem o que fazer alem de lixar os outros :devilish:
abraçumm...
BRUNO XAVIER

Registo
30 Mar 2006
Boas, é verdade mas isso não é só de agora, já a mais tempo que acontece, já tive 2 situações, mas como tinha tudo legal ninguem pode pegar em nada, mas deu chatisse e dor de cabeça. O que esses tipos querem é dinheiro em troca de 'tratarem' das coisas que qualquer pessoa comum pode tratar.
Os passeios TT não são competição/prova desportiva nenhuma, para isso existe a FPAK. Essa sim é a federação do DESPORTO Automóvel.
Paulo Gomes

Camponês

UMM
Registo
18 Mar 2010
O que não está facil, so a autorização do ICN está numa pipa de massa! Hoje em dia até para passear no campo, inclusive a pé, paga-se.

Assim por alto:
-200€ para o parecer do ICN que pode ser negativo
-se os funcionarios do ICN tiverem de ver o percurso, a instituição tem de suportar os custos das deslocações, alimentações e até se for o caso alojamento
- seguros
- licensas
-pareceres das outras instituições
-etc.

so para papelada não chega um mês

O meu grupo anda a investigaras possibilidades de não pagar, visto sermos um associação com fins não lucrativos. Assim como a portaria que refere os passeios organizados, pelo que consigo perceber, so fala em zonas protegidas, fora delas julgo não haver crise!

E ainda ha outra lacuna, há passeios organizados que não envolve qualquer organização, isto é, imaginem o no forum organiza-se um passeio, tipo grupo de amigos é certo que foi organizado aqui, é certo que é só UMM's, mas também é certo que não há qualquer organização/instituição que envolve o passeio, nem o clube em si.

Actualmente so os concursos gastronomicos é que não pagam qualquer tipo de valor ao ICN e mais um ou 2 eventos que não me recordo.
E esta hein!!!
~
O velho "o campo nasceu para todos, mas nem todos nasceram para o campo" começa a ficar desactualizado

Camponês

UMM
Registo
18 Mar 2010
quote:Originally posted by Paulo Gomes

Boas, é verdade mas isso não é só de agora, já a mais tempo que acontece, já tive 2 situações, mas como tinha tudo legal ninguem pode pegar em nada, mas deu chatisse e dor de cabeça. O que esses tipos querem é dinheiro em troca de 'tratarem' das coisas que qualquer pessoa comum pode tratar.
Os passeios TT não são competição/prova desportiva nenhuma, para isso existe a FPAK. Essa sim é a federação do DESPORTO Automóvel.
Paulo Gomes

Nós por uma denuncia e porque julgavamos ter tudo em dia devido à falta de competencia de alguem externo ao grupo, tinha-mos de pagar 3500€ de multa.

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Gente...

vou lembrar mais uma vez...
o "bonito" para alguns de ver jipes a "nadar" dentro de regatos ou cursos de agua ou a atravessar os mesmos poe muita gente "verde" a pensar como "parar" tal actividade...

Quem fala de cursos de agua fala de outras coisas.
Dentro da legalidade e' sempre o melhor, mesmo ate passando a idea que "alguns" grupos sao tao amigos do ambiente que ate limpam caminhos agricolas...agora claro esta se o condutor do jipe mais os amigos limparam o caminho agricola mas mais a frente puxa de cigarro e deita a ponta de cigarro fora....ora deixa la a "contribuicao" ambiental.

Mais e mais o pessoal tem que tem consciencia que a "liberdade" de "navegar"/conduzir fora de estrada esta e estara cada vez mais limitada...se os grupos actuais (digo Clube UMM no nosso caso, e muitas outras entidades) passarem a imagem que somos "de verdade" amigos do ambiente "talvez" a convivencia entre os "ambientalistas" seja possivel...se nao acreditem ganhamos "inimigos" com o pessoal "verde"...

E eles ganham a batalha pois em mares de "inventar" impostos...eles na boa desenham uma taxa ou multas a aplicar etc etc...

E' complicado justificar que uns bons 50% pelos menos de entusiastas e proprietarios de jipes estao de uma forma ou outra relacioandos com o "ambiente"...e que ate o respeitam, pois quando na maior parte o pessoal ate posta fotos de rios a serem atravessados a todo o gas, e destruicao do "ecuuu" sistema etc..etc...que ate no fundo os "verdes" ate tem alguma razao.

Portanto passa por todos nos termos essa consciencia....pois mais e mais os foruns sao "presa facil" para os ambientalistas...basta eles proprios virem buscar fotos postadas...

Nao se trata o caso de andarmos a esconder fotos...
Mas trata-se o caso de selecionarmos por onde andamos com o nosso jipe.

Boas Curvas
Carlos Pires

Camponês

UMM
Registo
18 Mar 2010
Aloevera tens toda a razão. Passa por aí. E a famosa beata e a latinha da transpirante de 33cl erradamente já é da praxe por esses trilhos fora. É verdade que a nós próprios nos temos que impor normas mas chegar a pontos de até passeios pedestres organizados, pagam. É curioso porque não foi à muito tempo que o grupo de ecologia de Campo Maior organizou um e pagou lol. Com isto bem podem ver a organização a pedir dinheiro às pessoas para passear no campo. Lol.

Mas agora fico a pergunta, é mesmo pela natureza, ou para arranjar mais dinheiro? Na vizinha Espanha. Não é autorizado qualquer tipo de passeios organizados, nem mesmo mais de 3 4x4 juntos a passear a título particular.

brunomx

UMMzão
Registo
6 Out 2008
é uma perfeita estupidez na minha opineao, ta bem que tamos a poluir e a pisar terreno que nao "é nosso" mas nao é situação para cobrar dinheiro, e se for uma prova disportiva ainda vá, mas passeios nao faz sentido nenhum, e por vezes tem de ser a pagantes passeios a pé tambem , o que nao faz absolutamente nenhum ... mas é o pais que temos

abraçumm...
BRUNO XAVIER

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Carlos lamento mas estás enganado. Se houvessem verdadeiros interesses ambientalistas, eu até compreenderia, mas isto é apenas e só a chulisse da FPTT a trabalhar.

Para que faças uma ideia dentro do valor que pagas numa inscrição, 12.5€ seriam para eles. Se isto não é chular, então digam-me o qué.

Dantes parece que o testa de ferro era um tal Lima (conhecido no meio por furacão Lima pois destruía tudo em que tocava), mas agora parece que deixaram de dar a cara.

A sério, com essa gente só me dá vontade de chegar a "vias de facto"!!!

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Joao Carlos,

Bem sabes que nao estou a pregar a "minha doutrina" nem quero seguidores da minha religiao...
So falo pelo que vejo, aqui mesmo em Inglaterra raro e' o "campo de cultivo" ou mata que nao esta vedada ...e se houverem entradas ou caminhos esses mesmo tem um grande portao ....que porras por quase toda a inglaterra e' sempre o mesmo portao.

"Todo o terreno" so em determinadas areas designadas ou entao o dono do "estate" podera dar permissao.
Em certas areas o pessoal do motocross chegou mesmo a ser vitima de "cabos" de aco atravessados em caminhos ...sim cabos de aco a meia altura...suficiente para "cortar" a cintura do motard....isto foi em casos extremos e meteu a justica e tudo...

mas em regra aqui nao temos os mesmo "luxos" que o pessoal ainda vai tendo em Portugal...
Enquanto nao ha "lobbies" ambientalistas era bom tempo para "nos todos" cada um na sua "paroquia" ir cultivando a idea "amigo do ambiente"....pois mais tarde ou mais cedo seja pela FPTT seja por ICN's ...a coisa "fecha para obras"...

O interessante era mesmo "vender" a idea que "nos todos" podemos sempre alertar "fogos"...ou limpar corta fogos..etc..etc..

E nao vou mais longe os "nuestros hermanos"...e tu bem sabes vem dar um saltinho a Portugal sempre que podem, e porque?
pois por la as coisas tb ja "apertam".

E mais nao digo...pois nao vou buscar fotos a passeios UMM ate bem recentes para demonstrar o que digo...pois tb nao quero dar o "ouro aos bandidos"...

P.S. eu nao sou o tal gajo que anda para ai a ligar e "denunciar" passeios! lol...tenho mais que fazer claro! ...pois esse fulano ou fulano nao tem mais nadinha que fazer na vida.

Te/vos digo uma coisa eu sou o maior critico de mim mesmo, e nao tenho problema algum admitir onde possa errar ou ter errado.
Portanto convinha ao pessoal da comunidade UMM pensar por vezes se vale a pena passar um regato, ou andar numa linha de agua "para tras e para a frente".

P.S. agora se ha falta de presenca por parte da FPTT ou ate "interesses" por parte da mesma...eu so digo que talvez "eles" estejam a dar um tiro no proprio pe...quando ate podia disparar noutras direccoes mais interessantes....

Carlos Pires

Camponês

UMM
Registo
18 Mar 2010
Aloevera, inteiramente de apoiado. Como moro numa vila raiana, assim que fazemos um passeio os espanhois batem-se cá todos e chegam a vir de longe.

O meu pessoal ja faz alguma coisa, ja fumentamos varias vezes a limpeza das baragens e sei que não somos os unicos, por conhecimento de causa em Ponte de Sôr também o fazem. E quando foi o "limpar portugal" diponibilizaram as viaturas para carregar montes de sacos de lixo das zonas de mais dificil acesso! So falta uma coisa, publicidade... Sim hoje em dia que não é visto não é lembrado.

I AM UMM

UMM
Registo
27 Jan 2009
Uma vez que a conversa vai em várias direcções...reforço o aviso do Miguel Neiva no sentido de os organizadores dos passeios cumprirem com os diversos requisitos legais, principalmente quando o nº de veículos é elevado e se prevê a circulação em áreas protegidas.

Quanto à questão de se querer parecer o que na realidade não se é bem, parece-me uma incongruência brutal...ou contrariando isso passamos todos a fazer TT em veículos não poluentes, de bicicleta ou até mesmo de barco a remos podendo atravessar cursos de rios, ribeiras e riachos...mas ainda assim sendo necessário pagar as respectivas licenças.

Não ponho em causa a consciência ecológica de cada membro deste forUMM, todos temos noção do quão poluentes são os nossos veículos e talvez por essa mesma razão somos mais sensíveis às questões ambientais e até nos auto e hetero-regulamos (como é do conhecimento dos membros mais atentos aos forUMM neste últimos meses).

Para terminar, é pena que a intervenção da FPTT se centre ao nível daquilo que é do conhecimento generalizado...mas a ausência de objectivos e de pessoas capazes nas organizações tem destas coisas...em que em vez de procurarem o desenvolvimento dos seus processos e estarem efectivamente ao lado dos clubes, procuram um protagonismo que lhes é negativo.

Votos de bons passeiUMM's :)

cUMMprimentos,

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Leonor Maria Ivone Passos Dias Aguiar Mota,

Caso nao saibas na foto o UMM e' o do Miguel Neiva, foto tiradinha por "moi" aquando do pic nicUMM em 2008 creio.
O mister Aldeia teve um imprevisto com o diferencial traseiro dele e que susto que foi...sorte que foi em estrada aberta e em terra batida..

Quanto a direccoes varias da conversinha sabes que as coisas culminam sempre no mesmo ou estao de certa forma relacionadas...
Sabes que cada vez mais os fabricantes estao preocupados com o "ambiente"...a propria renault ja tem veiculos produzidos em serie veiculos como a nova kangoo e um outro modelo que me falha a memoria...portanto chegar aos jipes nao demorara assim muito.

Quanto a fazermos "TT" de bicicleta ou barco...ate sugiro isso, pois "na minha estupida" opiniao o calendario de "passeios" por ano e' em demasia.

Para mim bastaria um por ano. (o do aniversario do clube UMM por exemplo).

Nao quero desafiar nada nem ninguem...mas que este topico seja lido daqui por 5 anos e vao ver como estava tao pertinho da realidade.
Mais imposicoes vao aparecer, mais limitacoes tambem etc etc se nao tivermos uma postura ainda mais refinada e de consideracao para com o ambiente.

E Leonor bem sabes que podes montar um catalisador no teu escape...eu por acaso farei isso no de Londres...
Passa um pouco por cada um de nos ...mas como muitos estao a ler este post e dizer...ah nao e' nada comigo ...e la esta o "aloevera" lol...bla bla bla....a unica coisa que digo e' que tenho pena e gostava que o pessoal acreditasse so isso.

Quanto a FPTT ....e protagonismo = gente pequena sera?
Em Portugal no que gostamos muitos de "tachos" gostamos...ou seja "director do clube la da terra" etc..etc...
e' esperar que o sangue seja renovado...e so ai podemos ter a esperanca que as pessoas e os modos mudem.

Associacoes (algumas) de "TT" por terras de sua majestade ate sao reconhecidas por grupos ambientalistas pois tem um impacto minimo no ambiente e nao andam todos os fins de semana a "desbravar terra" sedentos em provar que as maquinas sao potentes e tem rodas redondas!

Para isso vao para "pay and play sites" e andam la em seguranca e com espacos desenhados mesmo para isso.
Eu pessoalmente claro que gosto da liberdade que vamos tendo em portugal...mas convinha "nos a geracao dos dia de hoje" nao "gastar" as coisas todas pois as geracoes vindouras sao quem vao pagar a factura como diz o "JorgeUMM" na assinatura dele.

P.S. nao sou eu que ligo para os fulanos a fazer queixinhas lol...
Selecionem o numero de "passeios" e encontros e claro sempre dentro "da lei".

Carlos Pires

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Ora boas!

A discussão já vai longa e é daqueles temas que dá para os dois lados, cada um puxa a brasa à sua sardinha!

Pagar para passear no campo a pé?! Porquê? Também se está a poluir (alguns a ver pelos gases que deitam, se calhar até poluem! :D )?!...

Quanto aos passeios TT...não faço ideia o que diz a lei ou os requisitos para passeios, mas se o passeio for feito por caminhos publicos, é necessário pagar?!...Porquê?...

E o que diz a lei sobre 'ajuntamentos'? (isto já parece a PIDE...) e se 'acidentalmente' a malta se encontrar no campo e por acaso até vão aos mesmos locais? :p É um passeio TT?

Há por esta conversa abaixo muita coisa mal explicada...e estamos a falar do ambiente, mais propriamente da destruição de ecosistemas de rios e ribeiras, que muitas vezes são atravessadas em locais de passagem (que têm agua no inverno, mas secas no verão, logo ecosistema é mentira...) e tanta preocupação com tal facto, quando depois temos N empresas a escoar residuos para essas mesmas ribeiras! (ah e tal, isso é ilegal e já não existe...ou então sim!)

Estamos tão preocupados com o ambiente e a poluição, mas nada se faz para reduzir eficientemente o trafego de veiculos privados nos grandes centros urbanos...ainda ontem excepcionalmente tive de vir para Lisboa de carro e estive uma meia hora parado em 500m de estrada para entrar no parque das Nações...não me chateia porque não tenho horário, mas reparava, numa frescaamnhã, aquela nuvem de calor que dá para perceber num aglomerado de carros...e quem diz calor, diz emissões de CO2...asim por alto, era capaz de dizer que a poluição causada por todos os passeios TT num ano devem equivaler a um dia de poluição do transito nos centros urbanos! Nisso já não há preocupações...o comboio, metro, barco e autocarro são para pobres!!! Tuga que é tuga, tem a sua 'voiture'!

Ainda hoje mais uma vez no transito para ir para a estação de comboio, pensava...se as portagens fossem à borla para motociclos, não se reduzia logo à partida algum trafego e poluição?...

Enfim...desculpem o off-topic, mas acho algumas vezes absurdo embirrarem-se com determinadas situações quando o resto do mundo está a fazer igual ou pior! A isto, chama-se manobra de diversão! :p

cUMMprimentos
Benjamim

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
e' bem verdade o que dizes Benjamim...

Mas uma coisa e' certa olhamos sempre os "outros" e para o que os outros estao a fazer ou nao querem saber...nos tambem seguimos a manada. e nada fazemos e dizemos a nos mesmos isso mesmo, se os outros nao fazem nos seguimos o exemplo.

Mas olha que nao estou para aqui a pregar somente por a pensar o pessoal e se calhar re-pensar algumas coisas.
Isto vai da consciencia de cada um.

Mas na boa... o topico e' mesmo so para chamar a atencao a "navegacao"...

aaahhh e antes que o pessoal pense que os animos estao a flor da pele...nada disso estou ou penso que estamos somente a fazer conversa...pois o pessoal por vezes le coisas que nao sao bem o que se quer transmitir, pois uma conversa e' so isso mesmo, uma conversa, embora em pessoa seria bem melhor e ate mais "civilizado" e nao possivel de induzir pessoas em erro

:p
Abraco
Carlos Pires

brunomx

UMMzão
Registo
6 Out 2008
boas mario tenho uma duvida a FPTT é que controla as actividades e que "multa" quem realiza estas actividades etc e que tenta nos "chupar" o dinheiro???

no artigo 2º(objectivos), a primeira frase seguiente reparem se que se for esta entidade a controlar isso e a fazer o que refiro antes... reparem na contradição desta primeira frase ... e restantes...

abraçumm...
BRUNO XAVIER

brunomx

UMMzão
Registo
6 Out 2008
bem soube hoje que por causa desses bufos uma organização de um passeio para ajudar os bombeiros que infelizmente precisao de dinheiro para os seus meios e para poderem ajudar os outros foi denunciado o evento e teve de ser pago 2500€ de multa

abraçumm...
BRUNO XAVIER

Top Inferior