paulo santos
UMMzito
TURBOS
Avarias e como diagnosticá-las
Sintoma: FALTA DE POTÊNCIA NO MOTOR
Causa Solução
Filtro de ar Obstruído Trocar o filtro de ar
Obstrução na tubabem de saída de ar para admissão Remover obstrução e trocar peças danificadas, se necessario
Obstrução no colector de admissão Remover obstrução. Consultar manual do motor
Fuga de ar entre o compressor e a admissão do motor Corrigir a fuga, trocando juntas ou repertando as braçadeiras
Fuga de ar na tampa de valvulas do motor Trocar juntas e reapertar parafusos. Consultar manual do motor
Obstrução do escape antes ou após o turbo Remover obstrução. Consultar manual do motor
Obstrução no silenciador ou turbo de escape Remover obstrução e trocar componentes danificados
Fuga de gases entre o bloco do motor e o colector Trocar juntas e reapertar parafusos. Consultar manual do motor
Fuga de gases entre o colector e o turbo Trocar juntas e reapertar parafusos
Sistema de alimentação de combustivel desregulado Revisão e regulação do sistema, conforme especificações do motor
Motor desregulado Consultar manual do motor para regulação e reparação
Anéis de pistão do motor desgastados Reparar o motor, conforme especificações do motor
Problemas internos no motor (válvulas, pistões, etc.) Reparar o motor, conforme especificações do motor
Acumulação de sujidade no rotor do compressor Encontrar e corrigir a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado) Trocar óleo lubrificante, filtro de ar e óleo.Verificar turbo compressor
Turboalimentador danificado Analisar o motivo da falha do turbocompressor. Corrigir a causa da falha do turbo. Substituir o turbocompressor por uma unidade verificada
Mal funcionamento da válvula de alÍvio Verificar operação do sistema. Trocar peças danificadas
Sintoma: FUMO PRETO NO ESCAPE
Causa Solução
Filtro de ar Obstruído Trocar o filtro de ar
Obstrução na tubabem de entrada de ar para o turbo Remover obstrução e trocar peças danificadas, se necessario
Obstrução na tubabem de saída de ar para admissão Remover obstrução e trocar peças danificadas, se necessario
Obstrução no colector de admissão Remover obstrução. Consultar manual do motor
Fuga de ar entre o compressor e a admissão do motor Corrigir a fuga, trocando juntas ou repertando as braçadeiras
Fuga de ar na tampa de valvulas do motor Trocar juntas e reapertar parafusos. Consultar manual do motor
Obstrução do escape antes ou após o turbo Remover obstrução. Consultar manual do motor
Obstrução no silenciador ou turbo de escape Remover obstrução e trocar componentes danificados
Fuga de gases entre o bloco do motor e o colector Trocar juntas e reapertar parafusos. Consultar manual do motor
Fuga de gases entre o colector e o turbo Trocar juntas e reapertar parafusos
Sistema de alimentação de combustivel desregulado Revisão e regulação do sistema, conforme especificações do motor
Motor desregulado Consultar manual do motor para regulação e reparação
Anéis de pistão do motor desgastados Reparar o motor, conforme especificações do motor
Problemas internos no motor (válvulas, pistões, etc.) Reparar o motor, conforme especificações do motor
Acumulação de sujidade no rotor do compressor Encontrar e corrigir a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado) Trocar óleo lubrificante, filtro de ar e óleo.Verificar turbo compressor
Turboalimentador danificado Analisar o motivo da falha do turbocompressor. Corrigir a causa da falha do turbo. Substituir o turbocompressor por uma unidade verificada
Sintoma: CONSUMO EXCESSIVO DO ÓLEO DO MOTOR
Causa Solução
Filtro de ar Obstruído Trocar o filtro de ar
Obstrução na tubabem de entrada de ar para o turbo Remover obstrução e trocar peças danificadas, se necessario
Fuga de ar entre o compressor e a admissão do motor Corrigir a fuga, trocando juntas ou repertando as braçadeiras
Fuga de ar na tampa de valvulas do motor Trocar juntas e reapertar parafusos. Consultar manual do motor
Obstrução do escape antes ou após o turbo Remover obstrução. Consultar manual do motor
Obstrução no tubo de drenagem de oléo do turbo Remover obstrução e limpar o tubo, trocar componentes avariados
Obstrução no respiro do carter do motor Remover obstrução. Consultar manual do motor
Bloco central com oléo carbonizado ou muito grosso Trocar óleo e filtro do óleo. Remover o turbo para reparação
Anéis de pistão do motor desgastados Reparar o motor, conforme especificações do motor
Problemas internos no motor (válvulas, pistões, etc.) Reparar o motor, conforme especificações do motor
Acumulação de sujidade no rotor do compressor Encontrar e corrigir a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado) Trocar óleo lubrificante, filtro de ar e óleo.Verificar turbo compressor
Turboalimentador danificado Analisar o motivo da falha do turbocompressor. Corrigir a causa da falha do turbo. Substituir o turbocompressor por uma unidade verificada
Sintoma: FUMO BRANCO NO ESCAPE
Causa Solução
Filtro de ar Obstruído Trocar o filtro de ar
Obstrução na tubabem de entrada de ar para o turbo Remover obstrução e trocar peças danificadas, se necessario
Fuga de ar entre o compressor e a admissão do motor Corrigir a fuga, trocando juntas ou repertando as braçadeiras
Fuga de ar na tampa de valvulas do motor Trocar juntas e reapertar parafusos. Consultar manual do motor
Obstrução do escape antes ou após o turbo Remover obstrução. Consultar manual do motor
Obstrução no tubo de drenagem de oléo do turbo Remover obstrução e limpar o tubo, trocar componentes avariados
Obstrução no respiro do carter do motor Remover obstrução. Consultar manual do motor
Bloco central com oléo carbonizado ou muito grosso Trocar óleo e filtro do óleo. Remover o turbo para reparação
Anéis de pistão do motor desgastados Reparar o motor, conforme especificações do motor
Problemas internos no motor (válvulas, pistões, etc.) Reparar o motor, conforme especificações do motor
Acumulação de sujidade no rotor do compressor Encontrar e corrigir a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado) Trocar óleo lubrificante, filtro de ar e óleo.Verificar turbo compressor
Turboalimentador danificado Analisar o motivo da falha do turbocompressor. Corrigir a causa da falha do turbo. Substituir o turbocompressor por uma unidade verificada
Sintoma: TURBO COM RUÍDO ESTRANHO
Causa Solução
Obstrução na tubabem de entrada de ar para o turbo Remover obstrução e trocar peças danificadas, se necessario
Obstrução na tubabem de saída de ar para admissão Remover obstrução e trocar peças danificadas, se necessario
Obstrução no colector de admissão Remover obstrução. Consultar manual do motor
Fuga de ar entre o filtro de ar e o turbocompressor Corrigir a fuga, trocando juntas ou repertando as braçadeiras
Fuga de ar entre o compressor e a admissão do motor Corrigir a fuga, trocando juntas ou repertando as braçadeiras
Fuga de ar na tampa de valvulas do motor Trocar juntas e reapertar parafusos. Consultar manual do motor
Obstrução do escape antes ou após o turbo Remover obstrução. Consultar manual do motor
Fuga de gases entre o bloco do motor e o colector Trocar juntas e reapertar parafusos. Consultar manual do motor
Fuga de gases entre o colector e o turbo Trocar juntas e reapertar parafusos
Fuga de gases entre o turbo e a saida de gases Trocar juntas e reapertar parafusos
Acumulação de sujidade no rotor do compressor Encontrar e corrigir a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado) Trocar óleo lubrificante, filtro de ar e óleo.Verificar turbo compressor
Turboalimentador danificado Analisar o motivo da falha do turbocompressor. Corrigir a causa da falha do turbo. Substituir o turbocompressor por uma unidade verificada
Sintoma: TURBO COM RUÍDO CÍCLICO EM TRABALHO
Causa Solução
Obstrução na tubabem de entrada de ar para o turbo Remover obstrução e trocar peças danificadas, se necessario
Obstrução no tubo de drenagem de oléo do turbo Remover obstrução e limpar o tubo, trocar componentes avariados
Obstrução no respiro do carter do motor Remover obstrução. Consultar manual do motor
Bloco central com oléo carbonizado ou muito grosso Trocar óleo e filtro do óleo. Remover o turbo para reparação
Acumulação de sujidade no rotor do compressor Encontrar e corrigir a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado) Trocar óleo lubrificante, filtro de ar e óleo.Verificar turbo compressor
Turboalimentador danificado Analisar o motivo da falha do turbocompressor. Corrigir a causa da falha do turbo. Substituir o turbocompressor por uma unidade verificada
Sintoma: FUGA DE OLÉO PELO COMPRESSOR
Causa Solução
Filtro de ar Obstruído Trocar o filtro de ar
Obstrução do escape antes ou após o turbo Remover obstrução. Consultar manual do motor
Obstrução no silenciador ou turbo de escape Remover obstrução e trocar componentes danificados
Fuga de gases entre o bloco do motor e o colector Trocar juntas e reapertar parafusos. Consultar manual do motor
Fuga de gases entre o colector e o turbo Trocar juntas e reapertar parafusos
Obstrução no tubo de drenagem de oléo do turbo Remover obstrução e limpar o tubo, trocar componentes avariados
Obstrução no respiro do carter do motor Remover obstrução. Consultar manual do motor
Bloco central com oléo carbonizado ou muito grosso Trocar óleo e filtro do óleo. Remover o turbo para reparação
Anéis de pistão do motor desgastados Reparar o motor, conforme especificações do motor
Problemas internos no motor (válvulas, pistões, etc.) Reparar o motor, conforme especificações do motor
Acumulação de sujidade no rotor do compressor Encontrar e corrigir a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado) Trocar óleo lubrificante, filtro de ar e óleo.Verificar turbo compressor
Turboalimentador danificado Analisar o motivo da falha do turbocompressor. Corrigir a causa da falha do turbo. Substituir o turbocompressor por uma unidade verificada
Sintoma: FUGA DE ÓLEO PELA TURBINA
Causa Solução
Anéis de pistão do motor desgastados Reparar o motor, conforme especificações do motor
Problemas internos no motor (válvulas, pistões, etc.) Reparar o motor, conforme especificações do motor
Acumulação de sujidade no rotor do compressor Encontrar e corrigir a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado) Trocar óleo lubrificante, filtro de ar e óleo.Verificar turbo compressor
Avarias e como diagnosticá-las
Sintoma: FALTA DE POTÊNCIA NO MOTOR
Causa Solução
Filtro de ar Obstruído Trocar o filtro de ar
Obstrução na tubabem de saída de ar para admissão Remover obstrução e trocar peças danificadas, se necessario
Obstrução no colector de admissão Remover obstrução. Consultar manual do motor
Fuga de ar entre o compressor e a admissão do motor Corrigir a fuga, trocando juntas ou repertando as braçadeiras
Fuga de ar na tampa de valvulas do motor Trocar juntas e reapertar parafusos. Consultar manual do motor
Obstrução do escape antes ou após o turbo Remover obstrução. Consultar manual do motor
Obstrução no silenciador ou turbo de escape Remover obstrução e trocar componentes danificados
Fuga de gases entre o bloco do motor e o colector Trocar juntas e reapertar parafusos. Consultar manual do motor
Fuga de gases entre o colector e o turbo Trocar juntas e reapertar parafusos
Sistema de alimentação de combustivel desregulado Revisão e regulação do sistema, conforme especificações do motor
Motor desregulado Consultar manual do motor para regulação e reparação
Anéis de pistão do motor desgastados Reparar o motor, conforme especificações do motor
Problemas internos no motor (válvulas, pistões, etc.) Reparar o motor, conforme especificações do motor
Acumulação de sujidade no rotor do compressor Encontrar e corrigir a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado) Trocar óleo lubrificante, filtro de ar e óleo.Verificar turbo compressor
Turboalimentador danificado Analisar o motivo da falha do turbocompressor. Corrigir a causa da falha do turbo. Substituir o turbocompressor por uma unidade verificada
Mal funcionamento da válvula de alÍvio Verificar operação do sistema. Trocar peças danificadas
Sintoma: FUMO PRETO NO ESCAPE
Causa Solução
Filtro de ar Obstruído Trocar o filtro de ar
Obstrução na tubabem de entrada de ar para o turbo Remover obstrução e trocar peças danificadas, se necessario
Obstrução na tubabem de saída de ar para admissão Remover obstrução e trocar peças danificadas, se necessario
Obstrução no colector de admissão Remover obstrução. Consultar manual do motor
Fuga de ar entre o compressor e a admissão do motor Corrigir a fuga, trocando juntas ou repertando as braçadeiras
Fuga de ar na tampa de valvulas do motor Trocar juntas e reapertar parafusos. Consultar manual do motor
Obstrução do escape antes ou após o turbo Remover obstrução. Consultar manual do motor
Obstrução no silenciador ou turbo de escape Remover obstrução e trocar componentes danificados
Fuga de gases entre o bloco do motor e o colector Trocar juntas e reapertar parafusos. Consultar manual do motor
Fuga de gases entre o colector e o turbo Trocar juntas e reapertar parafusos
Sistema de alimentação de combustivel desregulado Revisão e regulação do sistema, conforme especificações do motor
Motor desregulado Consultar manual do motor para regulação e reparação
Anéis de pistão do motor desgastados Reparar o motor, conforme especificações do motor
Problemas internos no motor (válvulas, pistões, etc.) Reparar o motor, conforme especificações do motor
Acumulação de sujidade no rotor do compressor Encontrar e corrigir a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado) Trocar óleo lubrificante, filtro de ar e óleo.Verificar turbo compressor
Turboalimentador danificado Analisar o motivo da falha do turbocompressor. Corrigir a causa da falha do turbo. Substituir o turbocompressor por uma unidade verificada
Sintoma: CONSUMO EXCESSIVO DO ÓLEO DO MOTOR
Causa Solução
Filtro de ar Obstruído Trocar o filtro de ar
Obstrução na tubabem de entrada de ar para o turbo Remover obstrução e trocar peças danificadas, se necessario
Fuga de ar entre o compressor e a admissão do motor Corrigir a fuga, trocando juntas ou repertando as braçadeiras
Fuga de ar na tampa de valvulas do motor Trocar juntas e reapertar parafusos. Consultar manual do motor
Obstrução do escape antes ou após o turbo Remover obstrução. Consultar manual do motor
Obstrução no tubo de drenagem de oléo do turbo Remover obstrução e limpar o tubo, trocar componentes avariados
Obstrução no respiro do carter do motor Remover obstrução. Consultar manual do motor
Bloco central com oléo carbonizado ou muito grosso Trocar óleo e filtro do óleo. Remover o turbo para reparação
Anéis de pistão do motor desgastados Reparar o motor, conforme especificações do motor
Problemas internos no motor (válvulas, pistões, etc.) Reparar o motor, conforme especificações do motor
Acumulação de sujidade no rotor do compressor Encontrar e corrigir a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado) Trocar óleo lubrificante, filtro de ar e óleo.Verificar turbo compressor
Turboalimentador danificado Analisar o motivo da falha do turbocompressor. Corrigir a causa da falha do turbo. Substituir o turbocompressor por uma unidade verificada
Sintoma: FUMO BRANCO NO ESCAPE
Causa Solução
Filtro de ar Obstruído Trocar o filtro de ar
Obstrução na tubabem de entrada de ar para o turbo Remover obstrução e trocar peças danificadas, se necessario
Fuga de ar entre o compressor e a admissão do motor Corrigir a fuga, trocando juntas ou repertando as braçadeiras
Fuga de ar na tampa de valvulas do motor Trocar juntas e reapertar parafusos. Consultar manual do motor
Obstrução do escape antes ou após o turbo Remover obstrução. Consultar manual do motor
Obstrução no tubo de drenagem de oléo do turbo Remover obstrução e limpar o tubo, trocar componentes avariados
Obstrução no respiro do carter do motor Remover obstrução. Consultar manual do motor
Bloco central com oléo carbonizado ou muito grosso Trocar óleo e filtro do óleo. Remover o turbo para reparação
Anéis de pistão do motor desgastados Reparar o motor, conforme especificações do motor
Problemas internos no motor (válvulas, pistões, etc.) Reparar o motor, conforme especificações do motor
Acumulação de sujidade no rotor do compressor Encontrar e corrigir a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado) Trocar óleo lubrificante, filtro de ar e óleo.Verificar turbo compressor
Turboalimentador danificado Analisar o motivo da falha do turbocompressor. Corrigir a causa da falha do turbo. Substituir o turbocompressor por uma unidade verificada
Sintoma: TURBO COM RUÍDO ESTRANHO
Causa Solução
Obstrução na tubabem de entrada de ar para o turbo Remover obstrução e trocar peças danificadas, se necessario
Obstrução na tubabem de saída de ar para admissão Remover obstrução e trocar peças danificadas, se necessario
Obstrução no colector de admissão Remover obstrução. Consultar manual do motor
Fuga de ar entre o filtro de ar e o turbocompressor Corrigir a fuga, trocando juntas ou repertando as braçadeiras
Fuga de ar entre o compressor e a admissão do motor Corrigir a fuga, trocando juntas ou repertando as braçadeiras
Fuga de ar na tampa de valvulas do motor Trocar juntas e reapertar parafusos. Consultar manual do motor
Obstrução do escape antes ou após o turbo Remover obstrução. Consultar manual do motor
Fuga de gases entre o bloco do motor e o colector Trocar juntas e reapertar parafusos. Consultar manual do motor
Fuga de gases entre o colector e o turbo Trocar juntas e reapertar parafusos
Fuga de gases entre o turbo e a saida de gases Trocar juntas e reapertar parafusos
Acumulação de sujidade no rotor do compressor Encontrar e corrigir a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado) Trocar óleo lubrificante, filtro de ar e óleo.Verificar turbo compressor
Turboalimentador danificado Analisar o motivo da falha do turbocompressor. Corrigir a causa da falha do turbo. Substituir o turbocompressor por uma unidade verificada
Sintoma: TURBO COM RUÍDO CÍCLICO EM TRABALHO
Causa Solução
Obstrução na tubabem de entrada de ar para o turbo Remover obstrução e trocar peças danificadas, se necessario
Obstrução no tubo de drenagem de oléo do turbo Remover obstrução e limpar o tubo, trocar componentes avariados
Obstrução no respiro do carter do motor Remover obstrução. Consultar manual do motor
Bloco central com oléo carbonizado ou muito grosso Trocar óleo e filtro do óleo. Remover o turbo para reparação
Acumulação de sujidade no rotor do compressor Encontrar e corrigir a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado) Trocar óleo lubrificante, filtro de ar e óleo.Verificar turbo compressor
Turboalimentador danificado Analisar o motivo da falha do turbocompressor. Corrigir a causa da falha do turbo. Substituir o turbocompressor por uma unidade verificada
Sintoma: FUGA DE OLÉO PELO COMPRESSOR
Causa Solução
Filtro de ar Obstruído Trocar o filtro de ar
Obstrução do escape antes ou após o turbo Remover obstrução. Consultar manual do motor
Obstrução no silenciador ou turbo de escape Remover obstrução e trocar componentes danificados
Fuga de gases entre o bloco do motor e o colector Trocar juntas e reapertar parafusos. Consultar manual do motor
Fuga de gases entre o colector e o turbo Trocar juntas e reapertar parafusos
Obstrução no tubo de drenagem de oléo do turbo Remover obstrução e limpar o tubo, trocar componentes avariados
Obstrução no respiro do carter do motor Remover obstrução. Consultar manual do motor
Bloco central com oléo carbonizado ou muito grosso Trocar óleo e filtro do óleo. Remover o turbo para reparação
Anéis de pistão do motor desgastados Reparar o motor, conforme especificações do motor
Problemas internos no motor (válvulas, pistões, etc.) Reparar o motor, conforme especificações do motor
Acumulação de sujidade no rotor do compressor Encontrar e corrigir a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado) Trocar óleo lubrificante, filtro de ar e óleo.Verificar turbo compressor
Turboalimentador danificado Analisar o motivo da falha do turbocompressor. Corrigir a causa da falha do turbo. Substituir o turbocompressor por uma unidade verificada
Sintoma: FUGA DE ÓLEO PELA TURBINA
Causa Solução
Anéis de pistão do motor desgastados Reparar o motor, conforme especificações do motor
Problemas internos no motor (válvulas, pistões, etc.) Reparar o motor, conforme especificações do motor
Acumulação de sujidade no rotor do compressor Encontrar e corrigir a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado) Trocar óleo lubrificante, filtro de ar e óleo.Verificar turbo compressor