• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Autoblocante caseiro?

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.232
Localização
Portugal
Tive uma ideia que não sei se pode funcionar: :thinking:se em vez de termos uma alavanca de travão de mão, tivermos duas (uma para cada roda posterior), conseguimos arranjar um sistema equivalente ao autoblocante, ou seja se uma das rodas derrapar, basta trava-la um pouco para que a força da transmisão se transfira para a outra roda. penso que não é uma ideia disparatada, mas os senhores que entendem de mecânica que se pronunciem p.f.:D

UMM abraçUMM

j.aldeia
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
eu já vi essa ideia em funcionamento no cournil do nunumm e achei super impecavel
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.232
Localização
Portugal
Bolas pá:devilish:, e eu a pensar que ia fazer fortuna com a patente da ideia....:D

Que chatice, vou cancelar a encomenda do Aston Martin....:disappointed_relieved:

UMM abraçUMM

j.aldeia
 

ANTUMMES

UMMzito
Registo
1 Abr 2006
Mensagens
61
Localização
Portugal
Boas a todos

Aldeia vê no nossumm antigo forum
departamento tecnico pagina 10
bloqueio com travões (engenhoca)

 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Ois...
de facto pensei nisso e instalei esse sistema no meu cournil, e posso dizer que já me safou várias vezes... claro que é preciso força para travar uma roda com tambores, mas accionando o travão de mão primeiro, e travando com o pé as alavancas ficam soltas. Depois é só fixar a que se quer travar, e destravar o travão de mão e o de pé, e garanto que a roda fica mesmo travada a sério.
Truques que tive que aprender com o tempo e experiencia com os bloqueios e tambores.
Claro que um bloqueio automático é muito superior pois trabalha em andamento cortando e deixando ir potência à roda sempre que esta precisa, enquanto que esta invenção funciona só com o carro parado.

de qq forma o travão de mão normal tem que estar lá para a funcionar ou n passa nas inspecções.

Aqui vão fotos. Custo do material todo 40€... mão de obra caseira...

Alavancas


Base das alavancas / charneira


A parte inferior das alavancas:


A ligação aos cabos de origem:


Mais dúvidas e esclarecimentos, é só perguntar

Cumps
Nuno
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.232
Localização
Portugal
E se se usar um sistema de roldanas, não se consegue desmultiplicar a força ou um percurso mais longo. Talvez fosse possivel se houver espaço. Acham a ideia viável?

UMM abraçUMM

j.aldeia
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Sim, é viável... mas a roldana apenas desmultiplica se aplicada no ponto móvel, não se esqueçam...
ou seja neste caso teria que se fixar a roldana no cabo do travão de mão, e depois o cabo vem dos manipulos, passa na roldana e fixa algures no chassis... cheguei a pensar nisso, mas acabei por deixar assim e não compliquei mais.

Cumps
Nuno
 
Top Inferior