• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

ATASQUEI NA VCI. FIQUEI COM 3 RODAS!!!

Registo
23 Jul 2010
É isso mesmo!!!

Amigos, azar do caraças!

Ao chegar ao trabalho ontem senti um barulhito...mas no meio de tantos e sem sentir nenhuma mudança no comportamento do UMM estacionei.

No final do dia pego nele e o braulhito lá estava..1ª curva tudo bem, 2ª tudo bem...até que duas ou três curvas à frente o jipe parece descontrolar-se aos "esses" e eu encosto na berma em plena VCI, 4 piscas e penso:

Vá são 2 km em linha recta e estás em casa, vais devagarinho e em casa vês o que se passa:

Sigo devagar e na única curva que tenho que fazer até casa PIMBA:

FICO EM 3 RODAS...BRUUUUUUUUTTTTALLLL!!!!

Das duas uma...como não se partiu nenhum perno foram as fêmeas que se desapertaram:

A que é isto se pode dever???

Vejam as fotos.

Ia quase parado, por isso o jipe praticamente pousou por cima da roda, passou-lhe por cima e assapou.

E a minha casa ali ao fundo...foi quase

Como podem ver, o disco roçou no chão apenas uns 20 cm, prova de que ia ia a uns alucinantes 7 km/h ehehe

Então e agora o que é que eu faço? Assistência em viagem? Espera deixa-me pensar...já sei: Levanto com o macaco, roubo uma fêmea a cada roda meto a roda ao sítio e vou para casa e amanhã é outro dia...e eu foi o que fiz!!!

Mas as câmaras da VCI detectaram-me a apareceu a assistência da Brisa...já foi com o macaco deles...mais rápido

ele veio a trás de mim para ver a roda se comportava normalmente e até casa testei curvar, travar, etc, etc...e nada, estava tudo ok!!!!

Tudo tudo não...o painel traseiro ficou assim:

Mas, avaliando a "sorte" que tive em perceber e ir devagar e não me ter despistado ou aleijado...fica apenas a história para arranjar, um chek up aos disco e diferencial e umas fêmeas para comprar...e claro, arranjar o painel.

Podia ter sido pior...

é apenas mais uma história para contar...como diz o nosso amigo Eduardo Filipe e bem: Posso não voltar, mas vou! e é este o espírito que tenho sempre que entro no meu UMM.

Bem haja...

Sempre que forem para o monte...apertem as fêmeas!!!

Alter II Atmosférico 12-1987

jjtd

UMM
Registo
15 Fev 2009
Já vi um caso destes num carro, o problema (no carro) era a porca ser de ferro e a jante de liga leve, parece que não gostam do contacto um com o outro, no teu caso pode ser igual, ainda bem que pouco aconteceu pois se não dás por ela e entras ali um bocado mais depressa ia ser muito mais complicado!!!
Abraço!!

"Se as vacas passam nós também passamos"!

snipers

UMM
Registo
5 Jan 2007
Ainda dizem que os UMMs são inseguros... repara no pormenor que ele avisou-te antes de isso acontecer, para poderes ir mais devagar ;)

Ainda bem que correu bem, podias ter dado um belo de um trambolhão.

Boa sorte na reparação.

cUMMprimentos,
Ricardo Gomes
www.umm-aventura.com
espírito aventura

Registo
1 Out 2008
Olá Ricardo.Certifica-te com mais de umm conhecedor de jantes e respetivas porcas se essas que tens são
Compativeis com as furaçoês nas jantes, é so Umm conselho. Cummprimentos.

jsilva

Registo
23 Jul 2010
Já pensei em tudo:

Isso do ferro com alumínio pode ser verdade, mas as outras 3 rodas estavam muito apertadas, ao ponto de eu querer tirar uma em cada para por na que saiu e ver-me a ter que puxar pelo cabedal.

Já pensei que me podiam estar a querer roubar e lá pode ter aparecido alguém e desistirem deixando as fêmeas desapertadas...jantes OZ pneus novos...pode ser apetecível.

Mas não vale a pena fazer filmes...obrigado pelos conselhos...

Já tenho 20 fêmeas outra vez...está aqui um mecânico ao lado de casa a fazer chek up ao disco, diferencial, amortecedores, etc...e a por o painel ao sítio...

AbraçUMM

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Ricardo,

isso é excesso de alternativas, está visto!

olha se isso me acontecesse a mim que ando sempre com o pé na tábua... o jipe ficava na VCI a roda ia parar a Gaia!

UMM Alter turbo
Alfa 156 1.9 JTD
Kawasaki ZZR 600
Yamaha XT 350
Yamaha Big Bear 4x4
Honda Dominator 650
Mobilete Peugeot 103
Renault 5 GT Turbo (a soro)

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
quote:Originally posted by Passarinho

Ricardo,

isso é excesso de alternativas, está visto!
olha se isso me acontecesse a mim que ando sempre com o pé na tábua... o jipe ficava na VCI a roda ia parar a Gaia!

Mister Passarinho,
Se eu nao gostasse de UMM's diria para comigo:

UMM's mantem-te LONGE deles na estrada pois estao a "desmanchar-se" - a sorte e' que nem todos os proprietarios UMM andam sempre de "gas a tabua" - os meus UMM's nao sao feitos de madeira!:cool:...

O recente caso do Kingstar que nao sei se acompanharam mais la para cima nas seccoes do forum UMM foi mais um "aviso".
Se a velocidade no momento era outra o resultado era outro pela certa - involvendo o UMM e outros utentes da via publica.

Pelo Ricardo e seja por quem for doi-me imaginar que o pior podia ter acontecido - eu prefiro dramatizar e afirmar que ESTA PARA BREVE vermos nas noticias um desfecho UMM bem pior que este - o pessoal gosta de facilitar e pensa que e' so' "meter gasoleo".

1 - Muita gente nao acompanha os veiculos como deve de ser.
2 - Muita gente prefere gastar euros em cerveja ou outros que a reparar dignamente os seus veiculos.
3 - Muita gente nao se apoia em quem tem a sensibilidade e conhecimento tecnico geral para julgar que alterando este "elemento" dever-se-a alterar outros em consequencia.
4 - Muita gente nao tem nocao que estao a conduzir veiculos que tem para cima de 20 anos e o seu percurso de conservacao nao foi feito pelo mesmo proprietario - alem do desgaste natural de componentes mecanicos / transmissoes.
5 - Muita gente pensa que sabe tudo ou nao tem nocao do acima referido.

Misturando estes ingredientes ...da uma rica de uma bebida!

Fico contente pelo Ricardo perder tempo e vir ca partilhar pois e' sinal de alerta ou deveria.

O pessoal esquece-se que para cair basta perder equilibio...certo!
o pessoal esquece-se e diz a si mesmo que um carro tem 4 rodas e NUNCA "perde o equilibrio" ...diz a maezinha responsavel ao filho que MOTAS NAO mas um carrinho sim esta "beinhe" - e' mais seguro!

SERA?!
nada e' seguro se nao tomamos as devidas precaucoes e manutencoes da maquina seja ela qual for.

A minha ideia e' a seguinte:

A - Arranjem porcas de seguranca de qualidade
A1 - Certifica-te que tens porcas de acordo com a furacao / desenho do APERTO da jante, pois muitas jantes sao "flat" = lisas e para as porcas UMM convem ser furacao CONICA a 60graus...la por terem 5 "buraquitos" e entrarem no pernos UMM isso nao chega.
B - Certifiquem-se que o aperto da jante esta de acordo com o fabricante e verificar tabela dinamometrica tanto para os pernos como para a jante em si - as coisas variam.
C - Certifiquem-se por pessoas com credencias que tem aperto suficiente para a jante.
D - NEM SEMPRE la por termos "furacao" UMM as jantes sao adequadas para os nossos UMM's.
E - Termos Jante "incorrecta" com medidas de pneus "menos correcta"...da direito a "bonus" surpresa.

Gente nao facilitem em NENHUM componente do UMM.
Nao avandalhem os UMM's
Nao poupem em reparacoes.

Nao podem agora, esperem.
Ou entao nao se metam a "mexer" em UMM's.

Todo e qualquer restauro / reparacao em qualquer veiculo custa.

Nao tentem fazer "a TUGA" <<< que palavra mais rasca e que bem define o "desenrascanco" tipico que nestas situacoes NAO PODE SER POSTO EM PRATICA.

Tiveste sorte e estou ler aqui um FAX vindo de DEUS a dizer que Ele esteve do teu lado Ricardo, naqueles momentos...
Ele comenta tambem que pessoalmente esta a ser muito requisitado e para a PROXIMA a situacao vai ficar a merce dos intervenientes e nao tera o seu apoio infelizmente...

Abraco
Carlos Pires

Registo
15 Fev 2009
é caso para pensar nisto...

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Participa no Manual de referencia http://pt.wikibooks.org/wiki/A_Biblia_UMM
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Ricardo acho que o problema reside no " aperto das fêmeas" !!!!!
Elas gostam e têm de ser apertadas, antes durante e depois de irem para o monte e tantas mais vezes que for necessário durante estes intervalos.
Amigo Ricardo, moral da história, falta de Assistência ao Material.
Ainda bem que tudo acabou em Bem.
E de futuro não deves descurar e trazer sempre o material bem apertado e lubrificado.

Um pouco de humor faz bem e alivia o stress!

Registo
23 Jul 2010
Eu tenho muitas dúvidas de falta de assistência...alguém que tivesse consciência da sua própria negligência não a viria expor aqui.

O jipe esteve no mecânico até ao dia do Raid (8 de Maio), fez o Raid e estacionou uma semana lá em cima...depois fui buscá-lo e trouxe-o para o Porto.

Andei 3 dias com ele aqui no Porto a fazer 15 km por dia e dá-se isto.

Estranho...

Pergunto a todos: Quando foi a última vez que apertaram as vossas rodas...provavelmente... há bem mais do que 15 dias!!!

"Falta de assistência ao material" não me parece...

Espero que sirva de alerta a todos...

Abraços

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mister
olha que nao te estava a dar na cabeca
antes pelo contrario ate te acho muito sensato.

So estava a altertar o pessoal que facilita.
O grande problema e' que TODOS pensam que - ah eu estou bem eu ate "soldei" isto e aquilo...

Cuidado gente...tenham cuidado.
E boa sorte

(no teu caso estariam a tentar levar-te as jantes???)
Todas as razoes mais as tuas e mais as que nao foram mencionadas sao para ter em consideracao...

Oh pah prefiro passar por maluquinho aqui do que ser mais um a ler uma noticia "fulaninho" capotou UMM sem razao aparente...

Carlos Pires

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Desapertaram-te as 5 porcas???

Esquesito... muito esquesito, que porcas usas, abertas ou fechadas?

Registo
23 Jul 2010
São porcas abertas...
Já tinha até falado contigo para ver se me arranjavas umas novas fechadas...
Mas já agora qual é melhor?

E colocar uma porca de segurança em cada roda pode ajudar?

Abraços

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by ricardobomtempo

São porcas abertas...
Já tinha até falado contigo para ver se me arranjavas umas novas fechadas...
Mas já agora qual é melhor?

E colocar uma porca de segurança em cada roda pode ajudar?

Abraços

Humm, cheira-me a mão humana. Quando foi a última vez que mexeste nessa roda? Apertaste-a bem? Se sim, só vejo por aí um mafioso a desapertar a roda porque as porcas não saem quando lhes apetece.

Free2UMM

Registo
23 Jul 2010
Não fiz mal a ninguém...no sítio onde o carro esteve estacionado não seria a 7ª nem a última vez que aparecem carros em cima de tijolos, os últimos que lá vi assim foi uma Avensis, um Smart e um Mondeo...
Quero acreditar mais em alguém querer roubá-las do que em alguém a querer sabotar...só faltava essa agora!!!!

canhoto

UMM
Registo
6 Set 2010
Pois.. eu com o meu também estou sempre em sobressalto, nunca estou descansado quando este fica na rua. Por isso, quando ando com ele evito ao máximo as paragens longas para que não fique estacionado na rua.

Acredito que terá sido mesmo alguém cuja tentativa de roubar as jantes saiu frustrada.. já não seria a primeira vez que via "gente" à volta do meu UMM, claro está nunca se sabe se para o bem, se para o mal.. fica o beneficio da dúvida, mas vale mais prevenir do que remediar. Quando entro no UMM dou sempre uma voltinha geral à volta do carro a ver se falta alguma coisa, com o rasteirinho faço o mesmo, mas para ver se tem riscos novos!

Em todo o caso o importante é que estás bem e nada de grave te aconteceu!

Encara a vida como o UMM encara a terra.. Verás que para além de seres especial, terás sucesso!Consumo do meu UMM:
Consumo do meu UMM:
Não sou materialista, sou UMMista!

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008

Não fiz mal a ninguém...no sítio onde o carro esteve estacionado não seria a 7ª nem a última vez que aparecem carros em cima de tijolos, os últimos que lá vi assim foi uma Avensis, um Smart e um Mondeo...
Quero acreditar mais em alguém querer roubá-las do que em alguém a querer sabotar...só faltava essa agora!!!!

RICARDO:

DUAS de cada por cada RODA!

E nao perdias nadinha em mudar as porcas todas

SE e' que foi o "tres vezes nove vinte e sete" que andou por perto a razao do teu incidente!

Abraco
CP

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006

Talvez isso, alguém no gamanso que foi surpreendido no momento certo e desistiu.

Não serão porcas de segurança que te irão safar as jantes de serem roubadas por isso o melhor é tomares mais cuidado.

Free2UMM

Top Inferior