Quando eu vejo moscas ...
Vejo logo que há mer-da por perto.
Tonelambo, passa estas palavras aos teus papas:
Mãe, Pai,
Um senhor que não conheço disse que após eu ter dito que vocês se calhar estão a pensar que não terá grande lógica investir no motor do "meu" UMM, ele após ler isso mandou dizer mais valia me terem comprado um triciclo, sim porque há muitos e são baratinhos, e nunca dão problemas.
Mandou dizer também ou perguntar qual foi a lógica ou motivo que vos levou a gastar do vosso dinheiro e comprar um veículo com mais de 20 anos e umas quantas mãos de livrete, e sem qualquer conhecimento acerca da marca e claro sem qualquer mecanico amigo que foi comigo ver o veículo com olhos de ver e também com OUVIDOS de ver para dar um possível parecer e possíveis gastos a curto prazo.
Mandou também dizer que qualquer veículo com mais de 20 anos seja de que marca for dependendo dos tratos que teve e kilometros que lá tem espetados ter: folga nos cilindros e vai ter de levar camisas novas segmentos novos retentores de cambota é uma reparação perfeitamente normal, são peças de desgaste como quase todas as peças num veículo e requerem atenção ou substituição.
Como um ser humano de muita idade tem problemas nas articulações ou de coração esse também requer cuidado, pena que não se podem reparar ou trocar como nos carros...
Disse também para vocês me dizerem: que andas a fazer na escola ou faculdade? A passear os livros? Já fazias a barba e tentavas arranjar um trabalhinho para sustentar o carro que escolheste pois de momento é no motor que requer atenção ... E se tiveres problemas de caixa de velocidades ou transferencias um dia? Ou diferenciais?! Ou radiador furou... Ou bomba injectora e tantos outros componentes que tem os dias contados.
Quem te contou a história que o veículo XIS é que é ...duro como o aço e aguenta tudo, contou-te uma grande mentira.
Um pedido especial para mim, das duas uma ou demonstras lá em casa que já sabes limpar o traseiro como deve de ser e NÃO demonstres o que o pessoal desta geração demonstra ...andar cheio de ranho no nariz e remela nos olhos, faz o seguinte lava a cara arrepia caminho e faz o que deve ser feito.
Não te desejo boa sorte pois era desejar-te um insulto.
"Nos carros" não há sortes nem se deixam as coisas ao calha ou esperar que a "sorte" nos resolva os problemas.
Se a peça está a berrar há que reparar... melhorar ainda é andar de olho em cima das peças e saber o que se está a passar debaixo do capot e outros, isso é que é.
E nunca fui adepto do "Paitrocinio", é uma falsa ajuda pois quando precisas de andar pelo teu próprio pé ...piu piu... Lá vais ter que recorrer às "muletas" ou "canadianas" ou lá como se chamam.
Ao fim disto tudo se sentires muito pisado passa lá em casa que eu tenho muito NÍVEA...
Abraço
Carlos Pires