Tópico interessante e gostaria de dar a minha opinião.
Não conhecia este tipo de reforço, apenas conhecia o sistema beadlock, que se usa para prender o pneu á jante no caso de andar com pressões demasiado baixas em pneus tubeless.
Aqui vai a minha opinião própriamente dita.
Reforços: Não, passo a explicar, como estão feitos estes reforços, apenas na aba exterior muito pouco aumenta a resistência, para o efeito ser grande, os reforços teriam que ter escoras a uns pontos (ou nos 360º) situados entre o centro e a extremidade da jante.
ponto negativo directo: aumento de PESO
ponto negativo indirecto: aumento de consumos, aumento de desgaste dos componentes do eixo, (rolamentos, etc)
ponto positivo: em vez da jante partir na 2a cacetada, parte na 3a (diferença mínima)
Beadlock: Para quem lhe der uso sim.
ponto negativo directo: aumento de PESO, (não impede/pode provocar rasgos/cortes no pneu)
ponto negativo indirecto: aumento de consumos, aumento de desgaste dos componentes do eixo, (rolamentos, etc)
ponto positivo: o pneu não descola da jante, nem que acabe todo cortado!
Camara de ar
ponto negativo directo: pode trilhar com baixas pressões
Tubeless:
ponto negativo directo: pode descolar com baixas pressões
Camara de ar vs beadlock: Na minha opinião têm propósitos diferentes.
Beadlock é para andar com baixas pressões convém ser com tubless, exemplo dos rockcrawlers, onde o pneu deforma completamente, se tivesse camara tilhava logo.
Baixas pressões, com camara de ar ou tubeless, ambos têm um limite, em que apartir daí se dá uma rotura, seja por trilhar ou descolar. Para mim o limite não é claro, com camara de ar, depende, quanto mais baixa a pressão mais fraca pode ser a cacetada para trilhar, tubeless, arranques a queimar pneu (burnout) e especialmente em curva é fava pela certa. Quando falo em baixas pressões neste caso estou a falar de 0.7 0.5 bar para baixo.. O tubeless e as pressões limites estão dependentes de cada pneu, há uns que descolam mais facilmente e outros mais dificilmente.
-> para mim camara de ar, só nos pneus que o necessitem mesmo, de resto tubeless, pois já tive o "prazer" de trilhar 2as de uma vez, na areia, com pressões de 0.5-0.7 bar. Atendendo a que se um pneu descolar, há casos em que apenas dando ar ele "milagrosamente" volta a colar. Já tendo camara.... a mistura de tubeless com camara, e umas válvulas a mão para meter e desenrascar é uma solução????
Finalmente e para quem criou o tópico, só a título de exemplo, eu comprei 5 jantes usadas de ferro fechadas por 50. E em cima referi ao de leve, mas voltando a frizar, se as tuas jantes estiverem fracas em algum ponto que não seja nos 5mm do rebordo da jante, esse sistema não ajuda em nada, a não ser que tivesse as tais escoras
As jantes de ferro ainda são resistentes e apesar de terem ferrugem esta pode ser apenas superficial e não comprometer a jante, em todo o caso se realmente é para uso em tt regular a minha opinião é andar até se notar que a jante já começa a apresentar deformação e aí trocar, para quem anda com roda suplente não é problema. Para quem só faz estrada, aí ponderava trocar á partida por estar de consciência descansada, não vá a jante ceder quando se está atrasado para aquela reunião importantíssima.
O post refere apenas a minha opinião e não quero com ela ferir susceptibilidades tanto de quem faz, como de quem usa.
Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.