• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Aros de protecção e reforço de jantes

toyo

UMM
Registo
1 Out 2009
Boas pessoal,
alguem tem ou já teve este tipo de aros de protecção para as jantes?

Sabem onde se arranja?
É eficaz?
O que têm a dizer sobre isto?

Uma imagem para exemplificar:

mais uma imagem:

Hugo Castro

Em:
https://for-umm.pt/oldthreads/9410

Registo
19 Jan 2012
Boas tens o Paulo Pinto que é membro de outro forum e tem varios moldes dá-lhe o toque.

Preço de 4 unidades 80€

PP
936615106

cUMMps

toyo

UMM
Registo
1 Out 2009
quote:Originally posted by portugues1111

Boas tens o Paulo Pinto que é membro de outro forum e tem varios moldes dá-lhe o toque.

Preço de 4 unidades 80€

PP
936615106

cUMMps

Agora são 100€... Já falei com ele..

Agora o que eu queria saber é se vale mesmo a pena por isto..
Estava a pensar por isto porque as minhas jantes já estão um pouco fracas à volta por causa da ferrugem.
Será que vale a pena decapa-las, metaliza-las, por este aro e depois pintar? Ou arranjar umas em boas condições???

Hugo Castro

Em:

titorodrigues

Iniciado
Registo
16 Mai 2012
Não me leves a mal, mas não estou a ver qual a utilidade dessa protecção, mas este é o meu ponto de vista. Para alem de ser um bom local para acumular lamas.
Imagina só a dificuldade de tirares terra de dentro da jante.

Entre o bonito e o prático neste caso prefiro o pratico.

O meu conselho é arranjar umas jantes, se as tuas estiverem assim tão más.

Haja Pó, Lama, Sol, e Chuva UMM sempre a mãumm

Registo
29 Abr 2012
Partilho da opinião do Tito isso é mais um acessorio Tunning para se encher de lama e para os paus prenderem .se não confias nas jantes , troca pois ainda são das peças mais baratas.

Alcobaça

[email protected]

mafagaios

UMM
Registo
17 Jun 2011
as beadlock, serve para trancar o pneu e poder andar com baixa presao sem descolar o mesmo e com esta alteraçao ainda ganhas largura de jante

Ricardo Guimarães

Registo
19 Jan 2012
Isso é um reforço para as jantes não empenarem em utilização Xtreme ou mesmo nos saltos em algumas bajas... E quanto á lama não acumula assim tanta pois a Aba exterior é com escoamentos de lamas(perfurada).

Mas respondendo á tua pergunta é assim: Eu acho que se as tuas jantes estão fracas e enferrujadas, mais dia menos dia terás que as mudar pois a ferrugem vence tudo no sitio que estamos a falar... Mas por 100 euros dá sempre para fazer uma gracinha a nivel de fiabilidade às tuas jantes e dar uma aspecto mais racing. Eu nas minhas vou aplicar tambem os aros mas mais por crapicho meu, que pela utilização que lhes vou dar.

cUMMps

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Tópico interessante e gostaria de dar a minha opinião.

Não conhecia este tipo de reforço, apenas conhecia o sistema beadlock, que se usa para prender o pneu á jante no caso de andar com pressões demasiado baixas em pneus tubeless.

Aqui vai a minha opinião própriamente dita.

Reforços: Não, passo a explicar, como estão feitos estes reforços, apenas na aba exterior muito pouco aumenta a resistência, para o efeito ser grande, os reforços teriam que ter escoras a uns pontos (ou nos 360º) situados entre o centro e a extremidade da jante.
ponto negativo directo: aumento de PESO
ponto negativo indirecto: aumento de consumos, aumento de desgaste dos componentes do eixo, (rolamentos, etc)
ponto positivo: em vez da jante partir na 2a cacetada, parte na 3a (diferença mínima)

Beadlock: Para quem lhe der uso sim.
ponto negativo directo: aumento de PESO, (não impede/pode provocar rasgos/cortes no pneu)
ponto negativo indirecto: aumento de consumos, aumento de desgaste dos componentes do eixo, (rolamentos, etc)
ponto positivo: o pneu não descola da jante, nem que acabe todo cortado!

Camara de ar
ponto negativo directo: pode trilhar com baixas pressões

Tubeless:
ponto negativo directo: pode descolar com baixas pressões

Camara de ar vs beadlock: Na minha opinião têm propósitos diferentes.

Beadlock é para andar com baixas pressões convém ser com tubless, exemplo dos rockcrawlers, onde o pneu deforma completamente, se tivesse camara tilhava logo.

Baixas pressões, com camara de ar ou tubeless, ambos têm um limite, em que apartir daí se dá uma rotura, seja por trilhar ou descolar. Para mim o limite não é claro, com camara de ar, depende, quanto mais baixa a pressão mais fraca pode ser a cacetada para trilhar, tubeless, arranques a queimar pneu (burnout) e especialmente em curva é fava pela certa. Quando falo em baixas pressões neste caso estou a falar de 0.7 0.5 bar para baixo.. O tubeless e as pressões limites estão dependentes de cada pneu, há uns que descolam mais facilmente e outros mais dificilmente.

-> para mim camara de ar, só nos pneus que o necessitem mesmo, de resto tubeless, pois já tive o "prazer" de trilhar 2as de uma vez, na areia, com pressões de 0.5-0.7 bar. Atendendo a que se um pneu descolar, há casos em que apenas dando ar ele "milagrosamente" volta a colar. Já tendo camara.... a mistura de tubeless com camara, e umas válvulas a mão para meter e desenrascar é uma solução????

Finalmente e para quem criou o tópico, só a título de exemplo, eu comprei 5 jantes usadas de ferro fechadas por 50€. E em cima referi ao de leve, mas voltando a frizar, se as tuas jantes estiverem fracas em algum ponto que não seja nos 5mm do rebordo da jante, esse sistema não ajuda em nada, a não ser que tivesse as tais escoras ;)

As jantes de ferro ainda são resistentes e apesar de terem ferrugem esta pode ser apenas superficial e não comprometer a jante, em todo o caso se realmente é para uso em tt regular a minha opinião é andar até se notar que a jante já começa a apresentar deformação e aí trocar, para quem anda com roda suplente não é problema. Para quem só faz estrada, aí ponderava trocar á partida por estar de consciência descansada, não vá a jante ceder quando se está atrasado para aquela reunião importantíssima.

O post refere apenas a minha opinião e não quero com ela ferir susceptibilidades tanto de quem faz, como de quem usa.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.

toyo

UMM
Registo
1 Out 2009
quote:Originally posted by titorodrigues

Não me leves a mal, mas não estou a ver qual a utilidade dessa protecção, mas este é o meu ponto de vista. Para alem de ser um bom local para acumular lamas.
Imagina só a dificuldade de tirares terra de dentro da jante.

Entre o bonito e o prático neste caso prefiro o pratico.

O meu conselho é arranjar umas jantes, se as tuas estiverem assim tão más.

Então, a utilidade é reforçar a jante... E nem tem a ver com bonito nem com prático... Visto que a jante tem o rebordo muito fino, é normal aquilo entortar e o ar começar a sair. Não é uma operação de cosmética e muito menos de um acessorio Tunning... A jante está boa, só tem mesmo esse defeito.
Em relação à lama não me parece que seja problema, visto que o aro além de ter pontos de escoamento tem só cerca de 5cm de altura. Tiramos lama dos UMM bem mais complicada de sair, e sai...

Agora, para recuperar as minhas tenho de as decapar e metalizar que são pelo menos 30€ por jante, mais o reforço que são 25€ mais a pintura feita em casa..
Em relção às novas talvez poupasse uns 20€ por jante no máximo...
É só esta a questão...
Eu uso o UMM só para passeios e brincadeiras, se ficar melhor com as jantes reforçadas é preferivel do que comprar umas novas e daqui a uns tempos ja estarem também estarem tortas...

Hugo Castro

Em:

toyo

UMM
Registo
1 Out 2009
quote:Originally posted by Dr_Lion

Reforços: Não, passo a explicar, como estão feitos estes reforços, apenas na aba exterior muito pouco aumenta a resistência, para o efeito ser grande, os reforços teriam que ter escoras a uns pontos (ou nos 360º) situados entre o centro e a extremidade da jante.
ponto negativo directo: aumento de PESO
ponto positivo: em vez da jante partir na 2a cacetada, parte na 3a (diferença mínima)

Dr_Lion obrigado pela sua participação. Penso que só há aqui um ponto em que não concordo por completo. Em relação ao peso. As protecções
não pesam muito e não terá um aumento de peso significativo. Conseguimos reduzir esse peso mais facilmente na escolha de pneus ou jantes do que na aplicação ou não desse reforço..

Hugo Castro

Em:

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Sim, entendo o ponto de vista, e há sempre a questão dos pneus, e até mesmo das jantes (de alumínio) para reduzir o peso, isso é um facto.

http://www.sheldonbrown.com/images/bead-seat-diameter.jpg

Trata-se de um exemplo do aro de uma biciclete, mas para os carros só varia essencialmente nas medidas. O pneu encaixa por dentro da jante, até as linhas que limitam o bead set diameter, pelo que se o empeno for apenas na pontinha superior do " P " não há problema de perca de ar, pois para baixo ainda tem uns milimetros em que está selado, se for ao longo dessa parede toda (em altura), aí sim é mau e pode levar á perca de ar.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

O valor da decapagem e pintura por vezes fica ao mesmo de comprar umas novos, o aloevera deixou o contacto de uma casa de jantes que acho que por pouco mais vendiam te umas novas

Registo
19 Jan 2012
Toyo decapar e metalizar não é assim tão caro como dizem... pelo menos as minhas saíram bem em conta.. Tem que se ter cuidado é com a temperatura de metalização pois corre-se o risco de as jantes empenarem..

E como dizes tens razão a malta fala no peso(500g) q isso pode causar e o desgaste de material mas, esquecem-se que andam com pneus de 27kg que são o caso dos fedima e afins enquanto os bf mud pesam 16... isso sim é peso nas rodas ter pneus baratos(que vão saír caros)

cUMMps

titorodrigues

Iniciado
Registo
16 Mai 2012
Acho que fui um bocado mal entendido, o que eu queria dizer é que, ao meter esses aros de protecção não estas a reparar mas sim a remediar.

Meter uns aros desse tipo numas jantes de alumínio ainda é naquela, jantes mais caras e etc. agora para umas jantes em ferro que ainda são bem grossinhas acho que não compensa porque mais tarde vais precisar de as trocar seja como for, se estiverem assim fracas como dizes.
Mas torno a repetir isto é a minha opinião e como diz o ditado, gostos não se discutem.
E claro podes meter esses aros agora e mais tarde quando trocares de jantes podes aplicar nas novas.
És tu que defines as tuas prioridades.

Top Inferior