• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Aquecimento no meu AlterII

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Oi Pessoal, o meu alter II andava a aquecer um pouco e com este calor então é normal.

Mas esta semana que passou fui para uma oficina de um primo meu e pus-me a inventar um bocado.

resumindo...

.Mudei as correias todas
. Tirei o Termoestato
. pus uma ventoinha electrica com interrupdor para ligar quando eu visse que tava a aquecer.

Resumindo, remedio santo, o ponteiro da temperatura já não sobe para alem do meio.

A minha duvida era o termoestato, mas acho que resultou bem.
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Não aconselho ninguém a tirar o termóstato... mas cada um...
O motor não tem que aquecer fora do normal... se isso acontece é porque algo está errado... radiador sujo... roto... entupido... tubo roto... etc...
Ao tirar o termóstato, abres completamente os canais de refrigeração, e ele aquece menos, e assim aparentemente vai ao que parece ser a temperatura normal, mas o problema continua lá... mas se for necessário um acréscimo de água na cabeça, num dia mais quente ou de maior esforço, ela não vai para lá, pois o termóstato não fecha os canais inferiores... e vai aquecer sem parar, até ser tarde demais... Muito cuidado com o motor assim...
Essa é uma das recomendações que vem nas intruções de origem, em letras GRANDES para NUNCA se fazer.

Cumps.
Nuno
 

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
1.159
Localização
Djibouti
Basicamente agora tens o UMM para aquecer agua, e depois arrefece-la!!!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
205
Localização
-
" Ao tirar o termóstato, abres completamente os canais de refrigeração, e ele aquece menos,"

" mas se for necessário um acréscimo de água na cabeça, num dia mais quente ou de maior esforço, ela não vai para lá, pois o termóstato não fecha os canais inferiores"

Expliquem-me isto por favor...
Obrigado
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
O trabalho do termóstato é regular e orientar o liquido de refrigeração para onde ele é mais necessário, e faz também manter a temperatura a um nível de trabalho do motor, em cerca dos 85 graus, para os nossos motores.
Por isso se o motor não aquecer, de certeza que é o termóstato avariado, e ao contrário do que se pensa, o motor a trabalhar sem aquecer é muito pior do que trabalhar acima da temperatura normal (sem passar o sobreaquecimento, claro)... dá muito mais desgaste ao motor...

Ora, se o motor tem um problema e aquece, quando se tira o termóstato, parece que se resolveu o problema, (mas o problema continua lá) pois passa demasiado liquido para o motor, e ele baixa a temperatura... mas há uma área do motor, que com o termóstato a funcionar, ele fecha alguns canais inferiores e abre canais superiores, que canalizam liquido para o topo do motor, e quando ele refrigera o topo, volta a abrir para baixo e fecha em cima, o que vai sempre mantendo a temperatura a um nível adequado e constante... por isso se vê a temperatura a subir e descer ligeiramente no ponteiro... é o termóstato a funcionar.

Sem essa peça, o liquido não consegue ir de forma tão eficaz para todos os locais do motor, e assim a parte de cima recebe sempre liquido mais quente depois de passar já por zonas inferiores quentes do motor, quando o ideal seria receber liquido mais frio, directamente do radiador... ora aí está o trabalho do termóstato... reorientar liquido fresco onde é necessário...

Sem termóstato, se ele um dia começar a aquecer por um qualquer motivo, cuidado porque não vai baixar a temperatura a não ser que se pare, e normalmente o termóstato a funcionar faz essa regulação automaticamente....

Penso n ter dito nada muito errado... se sim corrijam-me.

Cumps.
Nuno
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Fique aqui registado que ao apenas tirei o termoestato, deixei ficar a anilha com as respectivas entradas,logo a quantidade de entrada de agua será a mesma
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
claro... mas o termóstato é o que faz fechar uma entrada e abrir outra... nunca ficam as duas abertas iguais como sem ele, certo? e assim entra sempre líquido no máximo, por isso baixa a temperatura... mas mais uma vez refiro... o problema que fazia ele aquecer, mantém-se... ficou apenas disfarçado... não ficou resolvido...
Mas como já referi, cada um faz como entende... dei apenas a minha opinião e explicação como ma deram a mim, qdo me disseram os porquês de não fazer isso.

Cumps.
Nuno
 

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
205
Localização
-
Não sendo entendido na matéria, aqui vai a minha opinião, sendo que discordo do que o Nunumm disse e se coloquei a questão que coloquei foi no sentido de perceber o que tinha sido dito.
O termostato serve para que o motor atinja uma temperatura de funcionamento ideal de forma mais célere, fechando todos os circuitos de refrigeração do motor, começando a abrir a partir de uma temperatura definida, ficando totalmente aberto a uma outra temperatura superior à de abertura. O mesmo não permite uma abertura diferenciada pois se assim fosse, significaria que uma área estaria a receber líquido no início do funcionamento e outra não. Mesmo que assim fosse, estaria a refrigerar o circuito completo pois a refrigeração da cabeça e do bloco são comuns.
Ao retirar o termostato o que acontece é que se vai dificultar o aumento da temperatura para uma temperatura ideal de funcionamento, mas assim que o motor chegar a essa temperatura, não precisa do termostato para nada.
A questão relativa ao aquecimento, um motor em perfeitas condições também aquece, seja por condições atmosféricas seja por esforço. Ora todos sabemos que os nossos motores não foram pensados para as características do nosso veículo, pelo que qualquer esforço maior leva a um pequeno aquecimento. Se esse aquecimento for acentuado, é então verdade que algo se passa no motor ou em algum acessório periférico. Mas o retirar do termostato, como disse anteriormente, é essencialmente prejudicial no arranque pois em andamento normal, ainda que mais baixa, a temperatura mantém-se dentro dos parâmetros normais de funcionamento do motor facilitando a circulação da água em situação de esforço, pois não vai estrangular a passagem da água no interior da bomba. Aliás, há até bombas eléctricas que substituem as normais bombas de água para que consoante a temperatura aumentem a circulação da água aumentando desta forma o caudal e consequentemente a capacidade de refrigeração.
Há cerca de dois anos que tenho o motor sem termostato e tendo o cuidado de durante o inverno de manter o motor a trabalhar um tempito antes de arrancar, durante o verão basta arrancar devagar (como deve acontecer com ou sem termostato).
Em plena arrábida, fazendo a marcação para um percurso pedestre, aproveitei para fazer uns quilómetros em 2ª e 3ª a "abrir" e quase tudo a subir e a temperatura subiu ligeiramente. Façam isso com termostato e depois falamos...

Atentamente,

Fernando Júnior
Setúbal
Alter Turbo 89
 

S0n0l3nt0

UMM
Registo
13 Mai 2006
Mensagens
348
Localização
Portugal
Não querendo ferir susceptibilidades
se o termostato não fosse preciso não vinha no carro
cada cabeça a sua sentença mas na minha modesta opinião
o termostato é uma peça extremamente importante assim como o radiador
e o tunel do mesmo senão vejamos de inverno para o motor atingir a temp ideal mesmo com termostato é preciso mais de uns minutos
o oleo por nao estar mt fluido tem dificuldade em chegar a cabeça
e isso do andar devagar é relativo há sempre um maior desgaste dos componentes moveis qd estes não estao a uma temperatura "ideal"
pessoalmente não aconselho ninguem a tirar o termostato nem a substituir a ventoinha de origem por uma electrica mas isto sou eu...
a ventoinha de origem tem um caudal de ar suficiente para o motor em causa instalar uma eletrica no radiador do oleo sim ajuda mt mais
podem aproveitar os das trafic
UMM abraço e desculpem o testamento
Nuno
 

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
205
Localização
-
Eu não referi que não era necessário, como tal até mencionei os cuidados que tinha a frio. Referi sim que as caracteristicas do motor não se adequavam ao veículo. Vejamos este motor num país nórdico, onde necessita de muito mais tempo para aquecer com termostato do que no nosso sem o mesmo! Não é por aí que o gato vai às fiçhozes!!! A questão do óleo é ultrapassado com qualquer óleo actual. Não se esqueçam que os óleos antigamente não tinham as mesmas características de agora, nem os mesmos valores de viscosidade e protecção. Se no seu motor o óleo tem dificuldade em chegar à cabeça do motor, aconselho-o a verificar a sua bomba de óleo.
A questão de andar devagar no início da marcha do veículo é a que é aconselhável pelos principais fabricantes de automóveis.
Quanto à ventoinha, a mesma tem um caudal suficiente para o motor em causa, não para o motor instalado num UMM. Volto a referir que aquele motor foi pensado para automóveis e não para jipes. A história automóvel está repleta de demonstrações do género em que um motor bom num veículo, colocado noutro não obtinha tão bons resultados. Em situações de esforço, qualquer UMM (principalmente os Turbo) vai aquecer e desculpem-me o que vou dizer mas se alguém o negar eu não vou acreditar...
A questão de mudar para ventoinha eléctrica, se fosse assim tão mau, porque será que practicamente todos os construtores deixaram de usar as mecânicas?
Quanto ao não usar o termostato, enfim... é uma opção como outra qualquer. Eu prefiro que ele demore mais tempo a aquecer mas que não sofra qualquer aquecimento do que aqueça depressa e demais. Ao contrário do que se possa pensar, o calor é mais prejudicial do que o frio, até porque as partes móveis estão sempre a uma boa temperatura de funcionamento. Não se esqueçam que a leitura de temperatura é feita na água e de modo a proteger a cabeça do motor e sua junta. Quem perceber de mecânica facilmente perceberá que as zonas onde o óleo circula e a uma temperatura mais elevada são precisamente as zonas de maior fricção e onde maior protecção é necessária. Se o liquido na zona da minha cabeça do motor estiver a baixa temperatura... fico muito satisfeito. Até porque a culpa não é do termostato, bem que gostaria de ter um de modo a que o motor aquecesse de forma mais célere, mas não com as dimensões do actual. A culpa é mesmo de quem pensou naquele motor para o UMM não ter pensado numa bomba de maior débito. De que valem tubos de 50mm quando o termostato vai estrangular de tal modo que é o mesmo que termos tubos de 25mm. Mudem os vossos termostatos e analisem bem o que acabei de dizer.
Peço desculpa por estes testamentos mas não gosto de falar por mini frases, esperando desta forma que a minha mensagem seja perfeitamente explícita.

Atentamente
Fernando Júnior
Setúbal

P.S. - Já agora, quantos de vós efectuam uma revisãosita ao termostato? E de quanto em quanto tempo?
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
A minha opinião é que o termostato só é tirado para não termos o problema de ele alguma vez não abrir e não dar-mos por isso,e aí é que pode ir o motor á vida.
Eu no meu não tenho,mas não aconselho a tirar,eu sei que o meu não tem e tenho alguns cuidados com isso,e só o tirei para ter a certeza que a agua esta sempre a circular:D.
Nunumm,nos nossos motores o termostato devido a sua posição onde esta montado só deixa a agua passar para o radiador quando abre,enquanto está fechado a agua não vai ao radiador e anda só dentro do bloco(cabeça incluida) até o motor chegar a uma temperatura ideal de funcionamento e será aí que o termostato abre e deixa a agua ir ao radiador para arrefecela.Normalmente os nossos termostatos andam sempre abertos(so estão fechados quando o motor está mesmo frio).
Existem outros carros que o termostato tem duas valvulas ligadas entre si(o mesmo veio) e ao abrir para um lado fecha para o outro que garante um controlo mais exacto da temperatura e nestes se não tiver lá o termostato é que é grave.
Nos umm`s a agua circula sempre no bloco do motor e quando abre o termostato vai ao radiador e fica a circular nos dois ao mesmo tempo,ou seja,com o termostato aberto ou fechado a agua estásempre a circular no bloco.
Desculpem se baralhei mais um pouco:D:D
E volto a dizer como todos disseram e bem se ele láestá é por alguma coisa:D


Filipe Pinheiro
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Filipe... O termóstato que me mostraram como sendo do UMM atmosférico era precisamente um desses que abre para um lado e fecha para o outro... daí a minha explicação.
Se não é esse, então tens razão Filipe, e os restantes também.
De resto, e como disse, nos manuais do UMM vem em letras garrafais NUNCA RETIRAR O TERMÓSTATO... por alguma razão...

E Fernando... permite-me discordar de uma coisita... "o calor é mais prejudicial do que o frio"... no caso dos motores não é assim...
Dá muito mais desgaste ao motor trabalhar a frio do que mais quente que o normal, desde que não entre em sobreaquecimento, claro...

Cumps
Nuno
 

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Mensagens
532
Localização
Portugal
Há como testar o termostato? e já agora qual a localização exacta dele?

AbraçUMM,André Pires
 

S0n0l3nt0

UMM
Registo
13 Mai 2006
Mensagens
348
Localização
Portugal
o termostato esta numa falage perto da bomba de agua
se estiveres de frente ele esta do lado direito mesmo ca em cima.
É com agrado q vejo tanta gente a colaborar neste tópico o q só por si revela o carinho e interesse q temos pelos nossos UMM
eu disse q a ventoinha q o carro tem é suficiente pq o meu mesmo em esforço nunca subiu mt a temperatura, não é um turbo, o meu radiador é em cobre e tem cerca de 10 cm de espessura os vossos não sei tenho a chapita a frente q orienta o fluxo de ar para o radiador tenho o termostato e tenho a sofagem imaginem :) mas como o outro Nuno disse ha um maior desgaste num motor frio do q num motor ligeiramente mais quente, a ventoinha de origem ta sempre a rodar a electrica não as correias partem é verdade ja me aconteceu mas as ventoinhas queimam ou as valvulas q as comandampara tudo há pros e contras e eu não vou dizer q a minha maneira é melhor q a dos outros como já disse cada um faz o q quer desde q seja para preservar os nossos UMM vale tudo
UMM Abraço
Nuno
 

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
981
Localização
Portugal
Ola
Para testar o termoestato nada melhor que um tacho com agua no fogão arramjas um termometro de agua colocas o termoestato em agua fria poes ao lume e verificas a que temperatura ele abre depois deixas arrefecer e ves a que temperatura fecha se não abrir deitas fora que esta avariado penso que nos nossos carros o termoestacto abre apartir dos 80º. O meu estava colocado no tubo que sai da bomba de agua para o radiador na parte de cima. Mas a minha bomba e um pouco diferente das vssas por isso não sei se será no mesmio sitio.

UMM abraço
Samuel Sousa
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Já agora uma dica... se um dia notarem o motor a aquecer em demasia, e não há maneira de baixar, uma forma de baixar a temperatura, é ligar a soufagem no máximo do calor... Isso abre a circulação de água em determinados locais da cabeça do motor, o que provoca um certo arrefecimento.
É chato é se for verão... mas antes uma sauna que um motor queimado...eh,eh,eh,eh...

Cumps.
Nuno.
 

S0n0l3nt0

UMM
Registo
13 Mai 2006
Mensagens
348
Localização
Portugal
tens tb de a ligar no maximo da ventilaçao assim o ar q passa tb ajuda a arrefecer
UMM abraço
Nuno
 

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Mensagens
532
Localização
Portugal
Boas segundo um professor meu de tecnologia dos materiais 2 (no ISEP) não é bom o ideal é por o carro a trabalhar e arrancar logo com moderação nos primeiros kilometros de forma a que a cambota esteja a flutuar em oleo nas chumaceiras o k só é possivel com uma rotaçao superior ao rolanti, mas isto vai mt da teoria e eu já não me recordo da conversa toda mas na altura parecei-me logica e com razão.

AbraçUMM, André Pires
 
Top Inferior