• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Aplicações / Programas para navegação fora de estrada.

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Crio este tópico para abordar algumas aplicações usadas para navegação fora de estrada. Vou partilhar o que sei, e se alguém souber de outras ou tiver mais detalhes esteja a vontade para ca meter.

Andei a procura de aplicações para poder planificar et utilisar como gps para uns passeios fora de estrada.
Instalei varias mas rapidamente reduzi a lista a 3:

Overland bound One

Wikiloc

OsmAnd

Screen_Recording_20230521_165306_One UI Home_exported_0.jpg

Após algumas trocas de ideias e comentários integrei mais 2 aplicações à lista:

Guru Maps

Screenshot_2023-06-19-03-03-37-155~2.jpeg

All-in-one offline maps

Screenshot_2023-06-19-03-06-23-105~2.jpeg

A ideia é ir actualizando esta primeira mensagem, a medida que vou experimentando ou que tenho feedbacks, de forma a concentrar aqui a informação sobre as mesmas.

Overland:

Não me atardei muito com esta.
A aplicação parece porreira, no entanto nao me pareceu muito adaptada ao local onde me encontro. Basta olhar para o mapa e ver a diferença nos trilhos enregistados em França e em Inglaterra

Screen_Recording_20230521_165730_Overland Bound One_exported_0.jpg

Wikiloc

Uma aplicação simpática e bastante versátil.
A utilização é bastante intuitiva;
O nível de actividades que cobre é vasto, não se limita ao 4×4 (btt, mota, a pé...);
A principal funcionalidade sera a de encontrar trilhos/trajectos que foram gravados por outros utilizadores;

Screen_Recording_20230521_165353_Wikiloc_exported_0.jpg

Screen_Recording_20230521_165500_Wikiloc_exported_0.jpg
Outra funcionalide muito porreira é a de gravar o percurso enquanto o percorremos;

Screen_Recording_20230521_165519_Wikiloc_exported_0.jpg

Exemplo percurso que gravei:

Screen_Recording_20230528_235839_Wikiloc_exported_0.jpg

O negativo (pelo que pude perceber):

Não é possivel de planificar trajectos nem fazer modificações nos existentes;
A utilização das cartas em offline está limitada à versão paga.
A navegação (tipo GPS) também só é possivel em versão paga;
Descarregar os trajectos para usar noutras aplicações é possivel, directo no telemóvel so com a versão paga, mas através do PC é possível com a gratuita.
A versão paga tem um custo de 10 euros para o primeiro ano e 20 para o renovamentos anuais seguintes (pelo que pude entender no Google play);

OsmAnd

Pelo que percebi esta aplicação já está bem rodada e seria uma referência.
A versão gratuita permite descarregar logo 7 cartas (logo 7 regiões) e utilizar em modo offline sem problemas.
É possivel planificar percursos

Screen_Recording_20230521_171052_OsmAnd_exported_0.jpg

E segui-los em modo navegação.
É possível utilizar a navegação em modo offline.

Écran em modo navegação:

Screen_Recording_20230528_124737_OsmAnd_exported_0.jpg

É possivel carregar percursos. Tipo encontrar um percurso no Wikiloc, descarregar o ficheiro e utilizar nesta aplicação.

Percurso do wikiloc:

No OsmAnd:

Screen_Recording_20230603_024236_OsmAnd_exported_0.jpg

É possível modificar o percurso carregado, retirar e acrescentar etapas ( no entanto é preciso apanhar a mão pois não me pareceu muito intuitivo)

No caso de um passeio sem trajeto ou destino específico também é possível de utilizar como um mapa/carta e fazer a navegação através da mesma:

Screen_Recording_20230528_140120_OsmAnd_exported_0.jpg

Para quem quiser a versão paga com as cartas ilimitadas e mais umas opções, sempre fica mais em conta. Segundo Google play, 5euros o primeiro ano e 10 euros para as renovações dos anos que seguem.

Nos pontos negativos,

A aplicação é menos intuitiva, precisei de dedicar algum tempo para compreender algumas funcionalidades,
Pelo que vi não é possível gravar o percurso enquanto o percorremos,
Não tem mapa com a vista satélite simpática, como no wikiloc,

Próxima etapa será de testar o GuruMaps.

Se alguém tiver algo a acrescentar sobre estas ou outras que esteja à vontade 😉

Última edição:

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Eu também não !

A questão surgiu por querer dar uns passeios, fora de estrada, com a família e não saber para onde ir.

Até agora ou fazia o caminho que já conheço ou ia "explorar", o que é interessante, mas por vezes aborrecido, tipo depois de entrar em meia dúzia de sítios sem saída, ou pouco interessante (tipo um atalho de 100m).

Queria tirar este domingo para ir passear mas não me apetecia passar o tempo as voltas ou a fazer marcha a trás... Foi então que me lembrei de ver se haveriam aplicações para isso.

Depois o entusiasmo veio quando meti a primeira aplicação e fui dar com traçados cá na zona, nomeadamente um com 180km nos picos montanhosos cá ao pé 😁

Screen_Recording_20230525_114809_Wikiloc_exported_0.jpg

Agora é testar 😉

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Agora que fui a França testei algumas aplicações... tenho um tablet configurado apenas para isso, um Oukitel RT3 (a volta de 150€) e um suporte RAM (a volta de 100€).

Para ler trilhas, há quem recomende o Locus Map, sinceramente não gostei... prefiro o Guru Maps, o Locus Map tem um falta uma funcionalidade que eu gosto de ver é a velocidade que vou... quando o UMM conta a volta de 20-30 km'h a mais de quadrante dá jeito.

Wiki Loc é porreiro para descarregar umas trilhas e colocar a ler no Guru Maps por exemplo, ainda a dias descarreguei uma trilha na zona dos passadiços do paiva e fiz.

Para navegação tipo Waze mas offline tens o Here WeGo (não sei pq não funcionou grande coisa quando testei a ir para França)
2FF2BB57-F0FC-4587-A3DD-F4968C46E6C1.jpeg

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
O que costumo fazer é ir ao wikiloc, descarregar o gpx e ler no OsmAnd. Até agora tem resultado bem

• Like
Reações: bjc

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
O que costumo fazer é ir ao wikiloc, descarregar o gpx e ler no OsmAnd. Até agora tem resultado bem

Por acaso estive a descarregar trilhos em gpx para experimentar no OsmAnd e funcionou, mas ainda não testei.
Respondeste a uma das minhas questões que era de saber se o wikiloc também rola em Portugal.
Já agora outra questão, qual é razão de utilizares o OsmAnd para o percurso e não diretamente o Wikiloc? Pela utilização offline?
E mais uma para acabar bem 😁, sabes se a utilização da função de gravação do wikiloc funciona em offline ou nem por isso?

Tens de experimentar o Guru Maps.

Ja me deste pano para mangas com a tua primeira resposta. Agora estou a testar estas duas, mas depois logo vou ver essas.

Em termos de utilização offline, conheces o OsmAnd? O que te faz preferir o Guru maps?

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Por acaso estive a descarregar trilhos em gpx para experimentar no OsmAnd e funcionou, mas ainda não testei.
Respondeste a uma das minhas questões que era de saber se o wikiloc também rola em Portugal.
Já agora outra questão, qual é razão de utilizares o OsmAnd para o percurso e não diretamente o Wikiloc? Pela utilização offline?
E mais uma para acabar bem 😁, sabes se a utilização da função de gravação do wikiloc funciona em offline ou nem por isso?

Ja me deste pano para mangas com a tua primeira resposta. Agora estou a testar estas duas, mas depois logo vou ver essas.

Em termos de utilização offline, conheces o OsmAnd? O que te faz preferir o Guru maps?

Também tenho o OsmAnd, experimenta o Guru Maps e diz-me alguma coisa... o nosso guia em Marrocos era o que usava...

• Like

Roberto

UMMzito
Registo
25 Jan 2023
Eu uso o aplicativo para celulares oruxmaps. Permite carregar rotas baixadas do wikiloc, criar suas próprias rotas, marcar pontos de passagem, etc. É muito fácil de manusear. Uma coisa boa é que você pode baixar em casa (com uma conexão com a internet) a parte do mapa por onde vai circular, para que no terreno você não precise ter conexão com a internet.

Roberto

UMMzito
Registo
25 Jan 2023
Eu esqueci. Outra coisa boa dele é que você pode criar uma rota no seu computador de casa com o google earth (marcando os pontos com o mouse) e passar para o oruxmaps. Os oruxmaps irão guiá-lo no terreno ao longo do percurso desenhado em casa. Há alguns dias fiz isso e fiz o percurso perfeitamente.

• Like

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018

Já usei o wikiloc e tive algumas falhas, por isso descarrego o gpx e uso. A versão free também tem algumas limitacões. O OsmAnd, é simple e funciona bem

Na gravação em offroad nunca usei offline.

Tens de experimentar o Guru Maps.
Já instalei. A nível de interface é bastante melhor que o OsmAnd.

Vou experimentar este f.d.s

• Like

ChrisUmm

Iniciado
Registo
22 Nov 2019
Topico interessante. Eu utilizo o Wikiloc e até agora impecável. É muito prático e podemos inclusive gravar os nossos percursos e ver percursos dos outros utilizadores.

• Like

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Outra dica, é sempre que tiver disponivel o KML em vez do GPX é usar KML, o KML apenas tem a rota.

• Like

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Outra dica, é sempre que tiver disponivel o KML em vez do GPX é usar KML, o KML apenas tem a rota.

Pelo que escreveste o gpx é mais completo que o kml, certo? Nesse caso porquê descarregar o kml na vez do gpx?
Já instalei. A nível de interface é bastante melhor que o OsmAnd.

Vou experimentar este f.d.s

Pronto, ainda não testei os outros dois que já me está a dar a vontade de experimentar este 😂

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Bem no domingo passado tive então a oportunidade de dar um passeio com a família e testar um pouco as aplicações.

Decidi pesquisar um trilho no wikiloc, e optei por este que tem 180km.

Screen_Recording_20230525_114809_Wikiloc_exported_0.jpg

Sabia que não o ia seguir todo nem perto disso, mas como no início do traçado é perto de casa optei por arrancar com este trilho e depois logo se via.

Resolvi não utilizar o wikiloc para a navegação, isto porque quero me habituar a uma aplicação que esteja sempre disponível, independentemente da conexão.

Então descarreguei o trilho (ficheiro gps) do wikiloc e carreguei no OsmAnd

Screen_Recording_20230603_024236_OsmAnd_exported_0.jpg

Quando comecei o passeio ainda perdi uns bons minutos para perceber o funcionamento, na prática, do OsmAnd.

É possível fazer modificação ao trilho, como acrescentar ou retirar etapas, mas no meio das opções foi difícil de perceber como fazer coisas simples como começar a navegação do trilho ou levar-me até ao ponto de início.

Umas vez que percebi a coisa lancei a navegação e foi sempre a andar.

Gostei do funcionamento da navegação que é bastante perceptível e não houve falhas.

Ecrã em modo navegação
Screen_Recording_20230528_124737_OsmAnd_exported_0.jpg

A uma dada altura decidi abandonar o trilho que estava a seguir para explorar outros caminhos e começar a descer para um regresso a casa.
Então utilizei a aplicação sem a navegação guiada, simplesmente com a localização na carta.

A imagem que aparece da carta permite-me ver, aumentando ou diminuindo o zoom, se os caminhos que ia encontrando ou cruzando tinham saída e para onde iam. E fiz assim a segunda metade do passeio.
Ex:

Screen_Recording_20230528_140120_OsmAnd_exported_0.jpg

Sinceramente, fiquei bastante satisfeito com a utilização do OsmAnd.

Apesar de não querer utilizar o wikiloc para a navegação, como sabia que não ia respeitar o traço que tinha descarregado, decidi meter a aplicação no telemóvel da minha mulher(para não ter as duas aplicações a funcionar no mesmo telemóvel e ao mesmo tempo) e lancei a gravação do percurso. Que uma vez lançada pode ficar a funcionar em segundo plano.

No final obtive o trajecto feito

Que para além da bonita imagem de recordação que fica, agora também está disponível em ficheiro gpx e posso utilizar para navegação.

Agora a etapa seguinte será instalar e testar o GuruMaps.

Quando puder vou modificar e atualizar a primeira mensagem para a informação ficar lá concentrada.
😉

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Sim, agora a seguir testa o GuruMaps e diz-me alguma coisa 😊

O Wikiloc para mim só serve mesmo para descarregar a trilha, de resto é ler no GuruMaps.

Última edição:
  • Like

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
É o que vou fazer agora descarregar e testar o Gurumaps.

Sinceramente adorei a possibilidade do wikiloc de poder gravar o trajeto.

@StreetGT continuo sem perceber o porquê do ficheiro kml.

Roberto

UMMzito
Registo
25 Jan 2023
"Resolvi não utilizar o wikiloc para a navegação, isto porque quero me habituar a uma aplicação que esteja sempre disponível, independentemente da conexão."

Você deve ter em mente que sem conexão não há mapa na tela. Como eu disse antes, existem aplicativos que permitem a navegação independentemente da conexão. Para fazer isso, você deve baixar em casa a parte do mapa do mundo que inclui a rota. Se fizermos isso, podemos fazer navegação sem conexão
Eu faço assim para não depender de ter cobertura móvel, que na montanha é bastante escassa ou inexistente.

• Like
Top Inferior