bjc
UMM
Crio este tópico para abordar algumas aplicações usadas para navegação fora de estrada. Vou partilhar o que sei, e se alguém souber de outras ou tiver mais detalhes esteja a vontade para ca meter.
Andei a procura de aplicações para poder planificar et utilisar como gps para uns passeios fora de estrada.
Instalei varias mas rapidamente reduzi a lista a 3:
Overland bound One
Wikiloc
OsmAnd

Após algumas trocas de ideias e comentários integrei mais 2 aplicações à lista:
Guru Maps

All-in-one offline maps

A ideia é ir actualizando esta primeira mensagem, a medida que vou experimentando ou que tenho feedbacks, de forma a concentrar aqui a informação sobre as mesmas.
Overland:
Não me atardei muito com esta.
A aplicação parece porreira, no entanto nao me pareceu muito adaptada ao local onde me encontro. Basta olhar para o mapa e ver a diferença nos trilhos enregistados em França e em Inglaterra

Wikiloc
Uma aplicação simpática e bastante versátil.
A utilização é bastante intuitiva;
O nível de actividades que cobre é vasto, não se limita ao 4×4 (btt, mota, a pé...);
A principal funcionalidade sera a de encontrar trilhos/trajectos que foram gravados por outros utilizadores;

Outra funcionalide muito porreira é a de gravar o percurso enquanto o percorremos;

Exemplo percurso que gravei:

O negativo (pelo que pude perceber):
Não é possivel de planificar trajectos nem fazer modificações nos existentes;
A utilização das cartas em offline está limitada à versão paga.
A navegação (tipo GPS) também só é possivel em versão paga;
Descarregar os trajectos para usar noutras aplicações é possivel, directo no telemóvel so com a versão paga, mas através do PC é possível com a gratuita.
A versão paga tem um custo de 10 euros para o primeiro ano e 20 para o renovamentos anuais seguintes (pelo que pude entender no Google play);
OsmAnd
Pelo que percebi esta aplicação já está bem rodada e seria uma referência.
A versão gratuita permite descarregar logo 7 cartas (logo 7 regiões) e utilizar em modo offline sem problemas.
É possivel planificar percursos

E segui-los em modo navegação.
É possível utilizar a navegação em modo offline.
Écran em modo navegação:

É possivel carregar percursos. Tipo encontrar um percurso no Wikiloc, descarregar o ficheiro e utilizar nesta aplicação.
Percurso do wikiloc:

No OsmAnd:

É possível modificar o percurso carregado, retirar e acrescentar etapas ( no entanto é preciso apanhar a mão pois não me pareceu muito intuitivo)
No caso de um passeio sem trajeto ou destino específico também é possível de utilizar como um mapa/carta e fazer a navegação através da mesma:

Para quem quiser a versão paga com as cartas ilimitadas e mais umas opções, sempre fica mais em conta. Segundo Google play, 5euros o primeiro ano e 10 euros para as renovações dos anos que seguem.
Nos pontos negativos,
A aplicação é menos intuitiva, precisei de dedicar algum tempo para compreender algumas funcionalidades,
Pelo que vi não é possível gravar o percurso enquanto o percorremos,
Não tem mapa com a vista satélite simpática, como no wikiloc,
Próxima etapa será de testar o GuruMaps.
Se alguém tiver algo a acrescentar sobre estas ou outras que esteja à vontade
Andei a procura de aplicações para poder planificar et utilisar como gps para uns passeios fora de estrada.
Instalei varias mas rapidamente reduzi a lista a 3:
Overland bound One
Wikiloc
OsmAnd

Após algumas trocas de ideias e comentários integrei mais 2 aplicações à lista:
Guru Maps

All-in-one offline maps

A ideia é ir actualizando esta primeira mensagem, a medida que vou experimentando ou que tenho feedbacks, de forma a concentrar aqui a informação sobre as mesmas.
Overland:
Não me atardei muito com esta.
A aplicação parece porreira, no entanto nao me pareceu muito adaptada ao local onde me encontro. Basta olhar para o mapa e ver a diferença nos trilhos enregistados em França e em Inglaterra

Wikiloc
Uma aplicação simpática e bastante versátil.
A utilização é bastante intuitiva;
O nível de actividades que cobre é vasto, não se limita ao 4×4 (btt, mota, a pé...);
A principal funcionalidade sera a de encontrar trilhos/trajectos que foram gravados por outros utilizadores;

Outra funcionalide muito porreira é a de gravar o percurso enquanto o percorremos;

Exemplo percurso que gravei:

O negativo (pelo que pude perceber):
Não é possivel de planificar trajectos nem fazer modificações nos existentes;
A utilização das cartas em offline está limitada à versão paga.
A navegação (tipo GPS) também só é possivel em versão paga;
Descarregar os trajectos para usar noutras aplicações é possivel, directo no telemóvel so com a versão paga, mas através do PC é possível com a gratuita.
A versão paga tem um custo de 10 euros para o primeiro ano e 20 para o renovamentos anuais seguintes (pelo que pude entender no Google play);
OsmAnd
Pelo que percebi esta aplicação já está bem rodada e seria uma referência.
A versão gratuita permite descarregar logo 7 cartas (logo 7 regiões) e utilizar em modo offline sem problemas.
É possivel planificar percursos

E segui-los em modo navegação.
É possível utilizar a navegação em modo offline.
Écran em modo navegação:

É possivel carregar percursos. Tipo encontrar um percurso no Wikiloc, descarregar o ficheiro e utilizar nesta aplicação.
Percurso do wikiloc:

No OsmAnd:

É possível modificar o percurso carregado, retirar e acrescentar etapas ( no entanto é preciso apanhar a mão pois não me pareceu muito intuitivo)
No caso de um passeio sem trajeto ou destino específico também é possível de utilizar como um mapa/carta e fazer a navegação através da mesma:

Para quem quiser a versão paga com as cartas ilimitadas e mais umas opções, sempre fica mais em conta. Segundo Google play, 5euros o primeiro ano e 10 euros para as renovações dos anos que seguem.
Nos pontos negativos,
A aplicação é menos intuitiva, precisei de dedicar algum tempo para compreender algumas funcionalidades,
Pelo que vi não é possível gravar o percurso enquanto o percorremos,
Não tem mapa com a vista satélite simpática, como no wikiloc,
Próxima etapa será de testar o GuruMaps.
Se alguém tiver algo a acrescentar sobre estas ou outras que esteja à vontade

Última edição: