• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Aplicação de 2ª ventoinha

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Mensagens
1.777
Localização
Portugal - Figueira da Foz
Boas!
Na minha opinião, se o sistema de refrigeração original dos nossos UMM's estiver em perfeito estado de funcionamento, não vejo necessidade de aplicar ventoinha suplementar, excepto no caso de preparações TT/Trial mais exigentes em que o motor fica exposto a grandes esforços por longos períodos de tempo.
Contudo, se quiseres instalar uma segunda ventoinha (eléctrica), esta terá que ser aplicada na parte frontal do radiador, onde o posicionamento/rotação das pás terá que sugar o ar do exterior e forçar a sua passagem pelo radiador em direcção ao habitáculo do motor.
A ventoinha pode ser accionada manualmente por intermédio de botão on-off, isto é, quando verificas que a temperatura está a subir, ligas a ventoinha eléctrica e assim vais controlando a temperatura, ou então, terás que aplicar um termostato com saída eléctrica para comando de ventoinha, que a fará ligar e desligar automaticamente sempre que necessário.
Eu nos meus 2 UMM's nunca tive problemas de aquecimento, mesmo nas situações mais exigentes, leia-se que não faço TT radical nem tão pouco Trial, mas tenho o cuidado de verificar e limpar com frequência todo o circuito de refrigeração.
Vozes mais experientes poderão opinar e esclarecer melhor a tua questão.
cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 
Registo
26 Out 2007
Mensagens
2.344
Localização
-
Ola

Olha se e para andar de vez enquando na areia sim e porreiro mas se e para andar em mato mas nao radical nao mereçe a pena se estiver tudo em bom estado,mas eu tenho no meu 1 vez partiu-se o rolamento do esticados da correia e pode suceder a qualquer 1 tirei a ventoinha de plastico para a correia rodar por causa da bomba de agua e cheguei a casa na boa sem aquecer graças a ventoinha eletrica mas atençao isso aconteçe uma vez quando o REI faz anos em fevereiro dia 29 ehehehehee

Pedro Marques
 
Top Inferior