• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

aperto porca o pinhão

Registo
26 Mar 2012
alguem sabe o valor do aperto da porca do veio estriado do pinhao que entra no diferencial traseiro. tive a mudar uma cruzeta e ao verificar o aperto da dita porca e parece me desapertada. obrigado

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Eu normalmente aperto essa porca até cheirar a alho, sei que há apertos específicos, mas um aperto dado com alma segura a porca no sítio sem problemas.;)

Registo
26 Mar 2012
tive a pesquisar no forum e falam num aperto de 30.0 mkg
o problema e que eu não sei a conversão para newtons ou kg! agora mkg!? sinceramente não sei.

incufan

UMM
Registo
3 Mai 2009
Não sei a formula, sei que as informaçoes que tenho sao essas...!

Miguel Guerreiro

UMM addicted...
UMM Alter Atm 89
UMM Alter Turbo92

kanguru

UMM
Registo
13 Abr 2009
coloca na rosca fixador ou cola de roscas depois aperta.

UMM... mais do que duas longarinas e chapa quinada é a mistura de liberdade e prazer.
Bruno Jesus - [email protected] - 933893482

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by MarioMachado

Eu normalmente aperto essa porca até cheirar a alho, sei que há apertos específicos, mas um aperto dado com alma segura a porca no sítio sem problemas.;)

Ó Sor Mario, até cheirar a alho? Não te esqueças que o aperto dessa porca influencia a vida útil de 2 rolamentos.;)

De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
quote:Originally posted by PedroUMM

quote:Originally posted by MarioMachado

Ó Sor Mario, até cheirar a alho? Não te esqueças que o aperto dessa porca influencia a vida útil de 2 rolamentos.;)

De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas

Até cheirar a alho concerteza que não é o aperto dado pelo fabricante...
Mas Pedro agora essa de influenciar a vida util dos rolamentos tambem não estou a ver a lógica...
A afinação da folga dos rolamentos do pinhão é feita por anilhas e nunca pelo aperto da porca da falange!

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
BOM dia
16 kg e cola de roscas azul!!
Nada mais simples

André Santos
HF Integrale Evo2
Bowler Wildcat 200
Altura - Algarve

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
visto que já se sabe qual o aperto certo a dar à porca da falange vou tentar explicar no que consiste apertar uma coisa até cheirar a alho.
(Tecnicamente) o aperto até a cheirar a alho é aquele que possivelmente fica um pouco a cima do recomendado e um pouco antes do exagerado...
Obs. Não confundir com apertar até um pouco antes de partir ok...
só mais uma coisa, em circunstâncias normais, o aperto da porca da falange jamais influencia a vida útil dos rolamentos, a menos que ande despertada, aí sim os rolamentos podem sofrer danos!

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

Concordo contigo Mário.
E sou mais adepto disso do que de cola de roscas, que na altura de sair às vezes tras problemas.... tudo tem o seu peso e medida.

Uma chave dinamométrica é sempre a melhor aliada.

Por falar nisso e "desculpem" a publicidade o ALDI este fim se semana tem um conjunto de chave dinamométrica a 19.90€ o conjunto.

A minha comprada no LIDL já fez bastante serviço e ainda está nova.

Abraço
Vitor Rato

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Então pergunto se ficar com mais aperto que o ideal o que é acontece?
Não estou a ver se a porca chega ao fim da rosca do pinhão...

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
O aperto em demasia cria maior tensão nos materiais. Em caso extremo pode mesmo partir......

abraço
Vitor Rato

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006

Então pergunto se ficar com mais aperto que o ideal o que é acontece?
Não estou a ver se a porca chega ao fim da rosca do pinhão...

A porca nao chega ao fim da rosca...so se nao montares a falange...
A falange é que tem de encostar ao pinhao,e é aí que se dá o torque,se o rolamento tiver folga metes anilhas na pista,se tiver os rolamentos muito apertados tira-se anilhas é claro que têm de ser anilhas de afinação com varias medidas.De outra maneira nao estou a ver como é que garantes a folga certa dos rolamentos do pinhão...

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by filipeumm

Ent�o pergunto se ficar com mais aperto que o ideal o que � acontece?
N�o estou a ver se a porca chega ao fim da rosca do pinh�o...

De todas as sementes confiadas � terra, � o sangue derramado pelos m�rtires que faz levantar as mais copiosas searas

A porca nao chega ao fim da rosca...so se nao montares a falange...
A falange � que tem de encostar ao pinhao,e � a� que se d� o torque,se o rolamento tiver folga metes anilhas na pista,se tiver os rolamentos muito apertados tira-se anilhas � claro que t�m de ser anilhas de afina��o com varias medidas.De outra maneira nao estou a ver como � que garantes a folga certa dos rolamentos do pinh�o...

Tinha outra ideia amigo. Pensava que apertando a porca em exagero os rolamentos pudessem ficar mais apertados do que aquilo que é conveniente.

Top Inferior