• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Amortecedor de direcção

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Depois de algum tempo a estudar e ver montagens de amortecedores de direcção, deparei-me com os seguintes dilemas:
- um bom negócio via net na compra de um amortecedor direcção TT da XGS por 40€ NOVO em caixa(lol)
- montagem sem soldas ou algo sem ser definitivo

Comecei por procurar o que precisava para a barra de direcção e encontrei a solução numa união de ferro fundido que se usam na montagem dos andaimes da construcção civil.
Aparafusado por 4 parafusos e chapa de 4 mm soldada em L.
Quanto ao ponto de fixação que mais me pareceu adequado foi o lado esquerdo do semi-eixo frontal entre a mola e a roda.
Para fixar, aproveitei uma chapa das que segura as molas, dobrei 2 ferros roscados de 14 mm e soldei um L de chapa de 4 mm igual ao da barra de direcção.
Ainda não o montei mas depois tiro fotos.
Entreto ponho aqui as fotos do material e digam-me de v/ justiça se vêm algum problema associado a esta invenção.

A união na barra de direcção:

A chapa com os Us roscados:

O amortecedor pintado de preto (era amarelo) e fole que arranjei mais tarde na MGO:

A ideia da montagem :
~

UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM
UNFORGETTABLE MEAN MACHINE

Registo
11 Out 2007
Boas Pedro

No meu entender nao modificava rigorosamente nada, mas tens que ver se o amortecedor te dá curso suficiente...

UMM abraço

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Belo trabalho sim senhor... ja ta acabado?

Nota-se alguma diferença de maior?

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Tenho quase a certeza que dá mas ...!!! Vamos ver!
Ele tem cerca de 420 mm de abertura e vai ter de ser montado fechado com a direcção para a direita.
Se não der o investimento não foi grande.
O amortecedor é este :

Show_time, se estivesses atento tinhas visto que acima digo que ainda não está montado. Apenas recebi hoje os Us roscados que mandei fazer a um amigo que trabalho em moldes.
Os Us de origem têm pouca rosca e só o trabalho de endireitar os mesmos para poder roscar mais uns centimetros mais vale fazer uns em ferros já roscados!

UMM abraço

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
420 mm total com o espigão mas em veio móvel aí uns 350/380 mm !
Tenho a impressão que os n/ UMMs andam à volta dos 300 mm de movimento e não sei se chega.
Amanhã já sei se dá!

UMM abraço

Registo
11 Out 2007
Boas
Então dá na perfeiçao. Penso que 240mm seja suficiente, pelo menos é essa medida que tenho em mente qd apliquei o meu.
Gostei da "limpeza" da aplicaçao, muito bem estudada e perfeita.

Abraço

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Pedro Reis...
se eu nao estivesse de oculos de visao ate me passava despercebido este topico....

ARRE! uma lufada de ar fresco...possas ve-se por ai cada "invencao" mais mal feitinha e sem gosto estetico...para nao falar na "impraticabilidade" da coisa aliada a inseguranca da mesma.

Mas isto neste topico!!!? excelente...desculpa, talvez ter pecas mais pequenas no geral...mas que coisa mais "limpinha".
Eh pah parabens e muito obrigado pela partilha mas acima de tudo com a paciencia em andares a "matutar" com determinadas coisa...ja somos dois. (e mais outros tantos tenho a certeza)

Vai postando mais fotos

Carlos Pires

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Obrigado, malta!
Vamos ver ! Depois posto fotos da montagem e comento a sensação de conduzir com isto.
Espero não me espetar contra uma parede que depois tenho que a pôr acima !lol
Com isto, espero anular os constantes acertos de volante que se dá com os desfazamentos do piso e reduzindo o esforço na caixa .
Não estou preocupado porque 40€ do amortecedor mais 3€ de porcas e anilhas e 6€ do fole não é dinheiro chorado. Os ferros foram à borla
e as soldas também. Atenção : solda MIG e não electrodo!
Ando a matutar tb numa solução na cx de direcção e também com um ferro roscado: furo na longarina contrária à caixa, veio roscado com porca e anilha no lado no furo com encosto do outro lado na caixa por debaixo com um suporte tipo V com parafuso de aperto.
A força de encosto dá-se apertando a porca do lado do furo contra a longarina. Aí a caixa nem se mexe !!! Vou pensar nisso!!!
Façamos figas!!!

UMM abraço
Pedro R

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Boa solução Pedro! Também tenho andado a matutar sobre isso e deste-me uma boa ajuda!

UMM abraçUMM

j.aldeia

Registo
26 Out 2007
ola
Ja agora o maortecedor e a gaz ou oleo gaz ?
Se calhar ja disseste alguma coisa sobre isso

Pedro Marques
Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
quote:Originally posted by PEDROALCANENA

ola
Ja agora o maortecedor e a gaz ou oleo gaz ?
Se calhar ja disseste alguma coisa sobre isso

Pedro Marques

Pedro, coforme foto acima podes ver na caixa que é a gaz.

UMM abraço

Registo
26 Out 2007
ok
Obrigada pelo esclarecimento nao reparei

Pedro Marques

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Esta cena do amortecedor faz me pensar varias vezes na mesma pergunta.

A direcção nao vai ficar mais pesada? Isso tanto amortece como também dificulta a viragem certo?

cUMMs

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
No meu caso a direcção é muito macia por isso se ficar um pouco mais forte não me importo.
O que interessa aqui é minimizar as pancadas violentas na direcção que fazem com que o pendular
entre em esforço e por si com a caixa.
Em estrada a diferença vai ser mais sentida porque os pequenos esforços que o guiador dá devido aos desníveis do asfalto e mesmo em lombas onde se entra um pouco de lado o guiador pende para
o lado com a roda em esforço vai ser mais notória no comportamento do volante.
Este próximo Sábado já o monto e depois posto aqui os resultados.

UMM abraço

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
quote:Originally posted by show_time

Boas!

A direcção nao vai ficar mais pesada? Isso tanto amortece como também dificulta a viragem certo?

O amortecedor de direcção é uma grande mais-valia, sobretudo para UMM's sem direcção assistida. Não notas a direcção mais dura, mas sim mais certa e segura.

UMM abraçUMM

j.aldeia

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Depois de meter a direcçao assistida que tenho aqui vou pensar nesse assunto. hehehe
Deve poupar bem os braços, de vez em quando leva-se com cada esticao haaha

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Preenche:

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Companheiros

Pedro Reis, bom projecto sim senhor.
Trabalho limpo e com consistência.. gostei! ;)

O amortecedor sendo indicado para direcção, não a torna mais dura durante a condução normal em estrada, ficando esta muito mais estável e segura.
Na condução fora de estrada, o amortecedor de direcção é muito mais importante ainda.

Eu vou instalar um no meu Alter e agradeço muito as excelentes ideias.
Confesso que ainda não o tinha feito, justamente porque não gostava da forma "manhosa" como já vi alguns montados e por não ter visto nada de melhor, como vi neste tópico.

Obrigado Pedro Reis pela fantástica ideia.
Gostei! ;)

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

Top Inferior