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Amortecedor de direcção

kingstar

UMM
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18 Jun 2008
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Boas!
Depois de algum tempo a estudar e ver montagens de amortecedores de direcção, deparei-me com os seguintes dilemas:
- um bom negócio via net na compra de um amortecedor direcção TT da XGS por 40€ NOVO em caixa(lol)
- montagem sem soldas ou algo sem ser definitivo

Comecei por procurar o que precisava para a barra de direcção e encontrei a solução numa união de ferro fundido que se usam na montagem dos andaimes da construcção civil.
Aparafusado por 4 parafusos e chapa de 4 mm soldada em L.
Quanto ao ponto de fixação que mais me pareceu adequado foi o lado esquerdo do semi-eixo frontal entre a mola e a roda.
Para fixar, aproveitei uma chapa das que segura as molas, dobrei 2 ferros roscados de 14 mm e soldei um L de chapa de 4 mm igual ao da barra de direcção.
Ainda não o montei mas depois tiro fotos.
Entreto ponho aqui as fotos do material e digam-me de v/ justiça se vêm algum problema associado a esta invenção.

A união na barra de direcção:

A chapa com os Us roscados:

O amortecedor pintado de preto (era amarelo) e fole que arranjei mais tarde na MGO:

A ideia da montagem :
~



UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM
UNFORGETTABLE MEAN MACHINE
 
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11 Out 2007
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Boas Pedro

No meu entender nao modificava rigorosamente nada, mas tens que ver se o amortecedor te dá curso suficiente...

UMM abraço

 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!

Belo trabalho sim senhor... ja ta acabado?

Nota-se alguma diferença de maior?

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
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kingstar

UMM
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18 Jun 2008
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Boas!
Tenho quase a certeza que dá mas ...!!! Vamos ver!
Ele tem cerca de 420 mm de abertura e vai ter de ser montado fechado com a direcção para a direita.
Se não der o investimento não foi grande.
O amortecedor é este :

Show_time, se estivesses atento tinhas visto que acima digo que ainda não está montado. Apenas recebi hoje os Us roscados que mandei fazer a um amigo que trabalho em moldes.
Os Us de origem têm pouca rosca e só o trabalho de endireitar os mesmos para poder roscar mais uns centimetros mais vale fazer uns em ferros já roscados!

UMM abraço
 

kingstar

UMM
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18 Jun 2008
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420 mm total com o espigão mas em veio móvel aí uns 350/380 mm !
Tenho a impressão que os n/ UMMs andam à volta dos 300 mm de movimento e não sei se chega.
Amanhã já sei se dá!

UMM abraço
 
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11 Out 2007
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Boas
Então dá na perfeiçao. Penso que 240mm seja suficiente, pelo menos é essa medida que tenho em mente qd apliquei o meu.
Gostei da "limpeza" da aplicaçao, muito bem estudada e perfeita.

Abraço

 

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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Pedro Reis...
se eu nao estivesse de oculos de visao ate me passava despercebido este topico....

ARRE! uma lufada de ar fresco...possas ve-se por ai cada "invencao" mais mal feitinha e sem gosto estetico...para nao falar na "impraticabilidade" da coisa aliada a inseguranca da mesma.

Mas isto neste topico!!!? excelente...desculpa, talvez ter pecas mais pequenas no geral...mas que coisa mais "limpinha".
Eh pah parabens e muito obrigado pela partilha mas acima de tudo com a paciencia em andares a "matutar" com determinadas coisa...ja somos dois. (e mais outros tantos tenho a certeza)

Vai postando mais fotos

Carlos Pires


 

kingstar

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18 Jun 2008
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Obrigado, malta!
Vamos ver ! Depois posto fotos da montagem e comento a sensação de conduzir com isto.
Espero não me espetar contra uma parede que depois tenho que a pôr acima !lol
Com isto, espero anular os constantes acertos de volante que se dá com os desfazamentos do piso e reduzindo o esforço na caixa .
Não estou preocupado porque 40€ do amortecedor mais 3€ de porcas e anilhas e 6€ do fole não é dinheiro chorado. Os ferros foram à borla
e as soldas também. Atenção : solda MIG e não electrodo!
Ando a matutar tb numa solução na cx de direcção e também com um ferro roscado: furo na longarina contrária à caixa, veio roscado com porca e anilha no lado no furo com encosto do outro lado na caixa por debaixo com um suporte tipo V com parafuso de aperto.
A força de encosto dá-se apertando a porca do lado do furo contra a longarina. Aí a caixa nem se mexe !!! Vou pensar nisso!!!
Façamos figas!!!

UMM abraço
Pedro R
 

Aldeia

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Boa solução Pedro! Também tenho andado a matutar sobre isso e deste-me uma boa ajuda!

UMM abraçUMM

j.aldeia


 
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26 Out 2007
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ola
Ja agora o maortecedor e a gaz ou oleo gaz ?
Se calhar ja disseste alguma coisa sobre isso

Pedro Marques
Contacto: 966489745

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kingstar

UMM
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quote:Originally posted by PEDROALCANENA

ola
Ja agora o maortecedor e a gaz ou oleo gaz ?
Se calhar ja disseste alguma coisa sobre isso

Pedro Marques
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Pedro, coforme foto acima podes ver na caixa que é a gaz.

UMM abraço
 
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ok
Obrigada pelo esclarecimento nao reparei

Pedro Marques
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show_time

UMMzão
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Boas!

Esta cena do amortecedor faz me pensar varias vezes na mesma pergunta.

A direcção nao vai ficar mais pesada? Isso tanto amortece como também dificulta a viragem certo?

cUMMs

UMM Cournil Entreperneur
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kingstar

UMM
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18 Jun 2008
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Boas!
No meu caso a direcção é muito macia por isso se ficar um pouco mais forte não me importo.
O que interessa aqui é minimizar as pancadas violentas na direcção que fazem com que o pendular
entre em esforço e por si com a caixa.
Em estrada a diferença vai ser mais sentida porque os pequenos esforços que o guiador dá devido aos desníveis do asfalto e mesmo em lombas onde se entra um pouco de lado o guiador pende para
o lado com a roda em esforço vai ser mais notória no comportamento do volante.
Este próximo Sábado já o monto e depois posto aqui os resultados.

UMM abraço
 

Aldeia

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quote:Originally posted by show_time

Boas!

A direcção nao vai ficar mais pesada? Isso tanto amortece como também dificulta a viragem certo?


O amortecedor de direcção é uma grande mais-valia, sobretudo para UMM's sem direcção assistida. Não notas a direcção mais dura, mas sim mais certa e segura.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

show_time

UMMzão
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Boas!

Depois de meter a direcçao assistida que tenho aqui vou pensar nesse assunto. hehehe
Deve poupar bem os braços, de vez em quando leva-se com cada esticao haaha

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
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mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
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7 Set 2007
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Portugal - Figueira da Foz
Boas Companheiros

Pedro Reis, bom projecto sim senhor.
Trabalho limpo e com consistência.. gostei! ;)

O amortecedor sendo indicado para direcção, não a torna mais dura durante a condução normal em estrada, ficando esta muito mais estável e segura.
Na condução fora de estrada, o amortecedor de direcção é muito mais importante ainda.

Eu vou instalar um no meu Alter e agradeço muito as excelentes ideias.
Confesso que ainda não o tinha feito, justamente porque não gostava da forma "manhosa" como já vi alguns montados e por não ter visto nada de melhor, como vi neste tópico.

Obrigado Pedro Reis pela fantástica ideia.
Gostei! ;)

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 
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