• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Alternador/Teste

whitexoc

UMM
Registo
10 Dez 2006
Bons dias
A duvida é a seguinte:
Como é que se faz o teste a um Alternador (se ele está a funcionar correctamente) com um multimetro?

cUMMprimenTTos

Sérgio Silva-AlterII 90

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Com o multimetro não sei...

Só o teste basico... se tirares o borne da bateria e o carro ir-se a baixo, é porque o alternador não esta a funcionar correctamente!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
simples rapido e à portuga

hehehehehe

Cumprimentos

TelmoUMM

Alter I
JN-44-88

JSousa

UMM
Registo
12 Mai 2008
Foi-me dito pelo electricista que reparou o meu que não se deve fazer o teste de tirar o borne porque está sujeito a queimar a placa do alternador.
AbraçUMMs

JSousa

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Com um multimetro medes a bateria com o motor parado e de seguida com o motor a trabalhar, esta última medição terá de dar entre 1,5V a 2V a mais que da primeira medida.

Pedro Filipe
Este governo não cairá porque não é um edificio. Sairá com benzina porque é uma nódoa. Eça de Queirós

whitexoc

UMM
Registo
10 Dez 2006
Em serie,poque como disse o pedro sei fazer.
Diagonisticar o alternador só em si.

cUMMprimenTTos

Sérgio Silva-AlterII 90

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Sérgio

Faz como diz o Pedro e o Mário que tiras logo as duvidas.
Se ligares o voltimetro à bateria (paralelo: fio vermelho do aparelho no borne (+) e fio preto no borne (-) sem desligar os terminais) fazes a medição com o motor parado e depois a trabalhar.
Tens que ter as diferenças de tensão que diz o Pedro, caso contrário o alternador não está a funcionar correctamente.

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

whitexoc

UMM
Registo
10 Dez 2006
Solucionado o problema.
Sujidade a mais...

cUMMprimenTTos

Sérgio Silva-AlterII 90

Registo
23 Jan 2009
Boas,
O meu alternador tambem estava com uns problemas e tirei fora para por ficha W, resultado, rolamentos fora, parece-me que se nao fosse agora aguentava-se mais um verao e ia.

cUMMps
Mogo

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
O alternador do meu UMM também foi sujeito a uma intervenção, levou dois rolamentos e um módulo de escovas.
Depois desta intervenção experimentei soltar um terminal da bateria com o motor a trabalhar e o motor não parou, ou seja ficou novo!!!

Registo
23 Jan 2009
Boas,
em relacção a alternadores, hoje de manha fui falar com o electricista que mo reparou, disse-me que aquilo estava uma desgraça, ja pouco ou nada carregava e saiu de la com peso a menos (lama).

cUMMps
mogo

rUiMM

UMM
Registo
3 Jul 2007
Boas
Esse teste de desligar um terminal de bateria e se o motor não parar então o alternador está bom...francamente...isso não é teste nenhum!!!
Por alto um alternador para começar a gerar corrente tem de ter uma corrente de pré excitação fornecida pela bateria. Depois de começar a gerar corrente o próprio alternador aproveita-a para se auto excitar e assim prosseguir este ciclo.
Quando se desliga um borne de bateria com o motor a funcionar o alternador continua a alimentar os sistema eléctricos da viatura menos o sistema de carga. Há no entanto um risco enorme de se queimar a placa de diodos.
O motor só pára se a corrente produzida pelo alternador não for suficiente para excitar a bobine da válvula de corte de combustível, que necessita de uma tensão mínima de cerca de 12V, mas um alternador para carregar uma bateria como deve ser deve "debitar" sempre entre +- 13,5V e +-14V.
Daí que se se desligar um borne de bateria e o motor não parar só existe a certeza que o alternador está a "debitar pelo menos 12V e penso que nada mais.
Desculpem mas enervaram-me.

cUMMps,

Rui A A Martins

Registo
8 Jun 2006
Ao tópico

Como uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa:D, aqui vai mais lenha para a fogueira, e repetir/complementar o que o Rui, acertadamente, disse.

Um alternador gera uma tensão alternada, daí ter a tal "placa de diodos" que vai rectificar essa tensão alternada, passando-a a tensão contínua e um dínamo gera logo uma tensão contínua (não precisando de placa rectificadora (os tais diodos). Para quem nada pesca da poda (eu disse "poda"!:blush:), uma tensão alterna é idêntica à que temos nas tomadas de casa e uma tensão contínua é a de uma bateria. Fiquemos por aqui;). Uma das vantagens dos alt. Sobre os din. É a sua maior rapidez de carga, outras existem.

Bem, mas vamos ao que interessa. Se a um diesel (com descompressor na bomba injectora) lhe desligarmos a bateria, vamos de Lisboa ao Xangai sem problemas (se for de dia(y) e não pararmos para chichi/cocó/café:disappointed_relieved:, ou pôr gasóleo). Mesmo que tenha uma válvula de corte eléctrica e o alternador estiver a debitar pouca (mas alguma) tensão (=voltagem), essa tensão será talvez capaz de fazer a válvula abrir e o carro, assim, puder andar. Talvez não tão longe:blush:.

O que é que queremos dizer com isto, é que uma das formas seguras de determinar se o tal alternador (ou de um dínamo) está a funcionar, é medir (com o motor a trabalhar com alguma aceleração, bornes da bat. limpos e apertados e as luzes acesas) a tensão (=voltagem) nos bornes da bateria, com um multímetro ou com um voltímetro de automóvel. Como já foi explicado, ao ligar a ponta encarnada ao positivo (+) e a ponta preta ao negativo (-) esses aparelhos deverão dar uma leitura de cerca de 14,5 volts. Se (em aceleração) apenas lermos cerca de 12v, apenas estamos a ler a tensão da bateria, indicando que ela não está a ser carregada.

Ainda sobre a pergunta inicial, o multímetro seja ele de "ponteiro" (analógico) ou com "números" (digital), não necessita ser dos caros e complexos, um "do chinês" chega. Deve-se escolher, no selector rotativo, as tensões contínuas (VCC ou DVC depende muito dos fabricantes) e nas diversas hipóteses dentro desse campo, a que nos lê até 20v. Se escolhermos uma outra com maior espectro de voltagem (ex. 50, 100, ou 200v) a leitura também se faz, mas com menor precisão.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Resumindo! desligar a bateria com o motor a trabalhar, além de servir para provar muito pouco ainda pode provocar uma avaria!!!:disappointed_relieved: Queimar o módulo de iodos!! essa já não volto a fazer!!:)
Rui Martins obrigado pela informação, ( ainda bem que te enervamos) rs rs rs rs...:D
Cumprimentos

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Vou aproveitar este tópico para pedir a vossa ajuda. À pouco tempo o UMM só pegava à segunda. Depois vim a descobrir que era a bateria que estava a perder carga, e por fim que o alternador não estava a carregar (penso eu). Fiz o teste acima com o voltimetro e a voltagem é a mesma com o motor parado como a trabalhar. Inclusive depois de o motor estar a trabalhar, desliguei o fio B+ do alternador para ver os Voltes e dava 2V???? será que o problema está aqui? este teste faz sentido?
De 1 a 10, qual a dificuldade em reparar um alternador?

Carripana on the way ...

Registo
29 Abr 2012
Tudo aponta para avaria no alterandor.A dificuldade é relativa.Para mim pode ser 1 e para ti ser 10 mas de um modo geral pode dizer-se que não é dificil a reparação.Por vezes sai é mais barato comprar um recondicionado e entregar o velho do que perder tempo e comprar as peças.No meu motor 2.1 fui à sucata e comprei um alternador de 95A como novo, o meu de 70A tinha o regulador lixado .Atenção que no teu caso pode ser o circuito de excitação interrompido por exemplo .Verifica se chegam os 12V ao terminal de excitação_Outro problema comum é acumulação de porcaria que isola as escovas não permitindo o contacto com os colectores ou as mesmas estarem gastas.Não perdes nada em desmontar, na pior das hipoteses tens de comprar outro mas ficaste a saber como isso funcionapor dentro:D.
A sério, grande parte das avarias no alternador resumem-se a fios partidos e porcaria.Se for só isso aproveita e troca os rolamentos que são baratos.Cuidado na demontagem, alguns alternadores têm uma tampa preta de pl´stico que serve de caixa ao rolamento e parte com facilidade,nada de porrada no rotor,isso tem de sair e entrar sem violência.Não te esqueças de tirar as escovas primeiro antes de sacar o rotor.

Alcobaça

[email protected]

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Antes mesmo de meter mãos à obra e retirar o alternador do UMM, tenho um alternador antigo que decidi testar. O estranho é que curiosamente também apresenta 1,8-2,00 Voltes à saída. Curiosamente este alternador tem apenas 3 ligações, terra na carcaça, B+ e V. Testei com uma bateria e não consegui apagar a luz piloto pois a leitura máxima que consegui foi de 2V.

Liguei o - da bateria à carcaça do alternador;
liguei o + da bateria a uma luz que por sua vez liguei ao V do alternador. (penso que esta luz deve apagar quando o alternador estiver a enviar corrente);
Liguei o + do voltímetro ao B+ do alternador e o - do voltímetro à carcaça do alternador.
Com um berbequim rodei a poli do alternador, a luz não apagou e o multímetro só marcava 1,8V

Onde errei no teste?

Carripana on the way ...

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Bem,como para mim deu jeito, pode dar tambem para alguém com problemas com o alternador. Encontrei no youtube estes videos que para alem de explicarem as partes componentes do alternador tambem explicam como estalos. Aproveitem!!

http://www.youtube.com/watch?v=CC2LVJQASzg

http://www.youtube.com/watch?v=feI8GjAqAVg

Em principio o problema do alternador são as escovas que estão nas ultimas. Pelo que percebi, as escovas fazem parte do regulador pois vem chumbadas (peça única). Alguém sabe o valor desta peça?
BOSCH 1197311026?

Carripana on the way ...

Registo
29 Abr 2012
Boas , para o meu alternador custava(regulador e escovas) entre 25 e 35€ dependendo do sitio mas não era Bosch.O mais barato que encontrei foi no e-bay Inglês mas decidi não reparar .

Alcobaça

[email protected]

Top Inferior