Ao tópico
Como uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa

, aqui vai mais lenha para a fogueira, e repetir/complementar o que o Rui, acertadamente, disse.
Um alternador gera uma tensão alternada, daí ter a tal "placa de diodos" que vai rectificar essa tensão alternada, passando-a a tensão contínua e um dínamo gera logo uma tensão contínua (não precisando de placa rectificadora (os tais diodos). Para quem nada pesca da poda (eu disse "poda"!:blush

, uma tensão alterna é idêntica à que temos nas tomadas de casa e uma tensão contínua é a de uma bateria. Fiquemos por aqui

. Uma das vantagens dos alt. Sobre os din. É a sua maior rapidez de carga, outras existem.
Bem, mas vamos ao que interessa. Se a um diesel (com descompressor na bomba injectora) lhe desligarmos a bateria, vamos de Lisboa ao Xangai sem problemas (se for de dia

e não pararmos para chichi/cocó/café:disappointed_relieved:, ou pôr gasóleo). Mesmo que tenha uma válvula de corte eléctrica e o alternador estiver a debitar pouca (mas alguma) tensão (=voltagem), essa tensão será talvez capaz de fazer a válvula abrir e o carro, assim, puder andar. Talvez não tão longe:blush:.
O que é que queremos dizer com isto, é que uma das formas seguras de determinar se o tal alternador (ou de um dínamo) está a funcionar, é medir (com o motor a trabalhar com alguma aceleração, bornes da bat. limpos e apertados e as luzes acesas) a tensão (=voltagem) nos bornes da bateria, com um multímetro ou com um voltímetro de automóvel. Como já foi explicado, ao ligar a ponta encarnada ao positivo (+) e a ponta preta ao negativo (-) esses aparelhos deverão dar uma leitura de cerca de 14,5 volts. Se (em aceleração) apenas lermos cerca de 12v, apenas estamos a ler a tensão da bateria, indicando que ela não está a ser carregada.
Ainda sobre a pergunta inicial, o multímetro seja ele de "ponteiro" (analógico) ou com "números" (digital), não necessita ser dos caros e complexos, um "do chinês" chega. Deve-se escolher, no selector rotativo, as tensões contínuas (VCC ou DVC depende muito dos fabricantes) e nas diversas hipóteses dentro desse campo, a que nos lê até 20v. Se escolhermos uma outra com maior espectro de voltagem (ex. 50, 100, ou 200v) a leitura também se faz, mas com menor precisão.
UMM abraço
João
"Conduza UMM pedaço da nossa história"