• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Alter II Atmosférico de 87 Amarelinho

Paulo Serrao

UMMzito
Registo
15 Set 2023
Olá meus caros UMMistas

Aqui vou eu no segundo UMM a passar pelas minhas mãos e este finalmente vai levar o chamado tratamento que merece.
(Apesar de ter os autocolantes turbo, tem o motor Atmosférico original pelo que se alguem souber o porquê de os ter, ate gostava de saber)

Entrou agora para restauro parcial. A unica coisa basicamente que não vou fazer é abrir o motor.

A nivel de mecânica mais séria, está mesmo a levar tudo o que pode.
- Coloquei a Caixa de 5 pois a de 4 sempre achei que gritava muito.
- Os Diferenciais estavam comidos então arranjei uns de um turbo e troquei tbm.
- Estou a trocar os periféricos todos, (bombas, tubagens, borrachas, etc)
- Levou amortecedores da Monroe (medidas ja n me recordo)
- Ja mandei estofar e arranjar os bancos todos
- Fecho central
- Snorkel (que n sei ate que ponto n me arrependo por ter de o legalizar mas enfim)

- Decidi optar por um radiador em Alumínio visto o meu ter umas fugas nos ninhos e o preço do latão quase estar equiparado a solução em Alumínio.

As grandes dúvidas para mim neste momento tem sido como aplicar um desejado A/C
(Tenho visto os kits do aliexpress e ate estou a pensar optar pela solução de mandar vir apenas o evaporador e tratar da conversão do resto do sistema de outro carro)

E a Aplicação da insonorização no menino. Tenho visto muito material, mas saber o que é bom e onde aplicar cada tipo tem sido alvo de muita dúvida.

Tenho grandes planos de viagens para o meu menino Amarelo (cor que vou manter mas sem as listas turbo, estou a pensar colocar as listas pretas do mercado francês com o amarelo Sotinco 333)
Neste momento está a ser despido para levar a pintura nova.

Vou tentar partilhar convosco os vários passos do restauro que pela frente se avizinha.

IMG-20241021-WA0007.jpg20240903_181326.jpg

tutu

João Serra
Registo
23 Mai 2011
Bem vindo! Boa máquina! Essas fornadas são as melhores! Mas eu sou suspeito, pois em puto tivemos cá em casa um PD e agora tenho um PE 😁 Boa continuação!

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas

Bem vindo!
Mete lá mais uma fotos dessa máquina.
Esse carro tinha caixa 4 alumínio?
Não sabia que os PD ainda vinham com essas características.

Abracumm

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Bem vindo Paulo. Confere a relação dos diferenciais antes de colocar a caixa de 5. Se tens 4.88 vai ficar aflito nas subidas. Se for a 5.38 então é tranquilo.

Com as caixas também tens que trocar as transmissões. Outra alternativa é levar a caixa de 5 velocidades e a caixa de transferência que tens para fazer o acoplamento, pois apesar de serem semelhantes, não dá para montar. Se eventualmente tiveres uma caixa de transferências acoplada à caixa de 5, podes guardar as tuas, tanto quanto sei, internamente são idênticas e podes aproveitar quase todas as peças de uma para a outra.

Paulo Serrao

UMMzito
Registo
15 Set 2023
Ola aldeia, falando da caixa... tive boa gente que me aconselhou e ajudou a fazer de um carro dador que tinha para este. Ja tenho tudo isso orientado felizmente e agradeço te todas as dicas.
Acabei por vender a um conhecido a caixa de 4 e ainda tenho mais uma de 5 só para peças além da que ja esta montada (2 caixas de Transferências tbm)
Os eixos ainda não os montei mas já la tenho os do dador para trocar.

Deixo aqui mais umas fotos para vossa apreciação como pedido.
(Fotos das tampas dos faróis, troca caixa de 4 em Alumínio e do motor de arranque grande para pequeno, Revestimento do Depósito em Inox com antigravilha, etc...)

Anexos

• Screenshot_20241107_013033_Gallery.jpg
    Screenshot_20241107_013033_Gallery.jpg
    26,3 KB · Visualizações: 44
  • IMG-20241012-WA0009.jpeg
    IMG-20241012-WA0009.jpeg
    45,2 KB · Visualizações: 45
  • 20241012_193746.jpg
    20241012_193746.jpg
    76,9 KB · Visualizações: 38
  • 20241012_184630.jpg
    20241012_184630.jpg
    56 KB · Visualizações: 46
  • 20240910_172516.jpg
    20240910_172516.jpg
    80,2 KB · Visualizações: 45
  • IMG-20240809-WA0008.jpg
    IMG-20240809-WA0008.jpg
    57,1 KB · Visualizações: 39
  • IMG-20240818-WA0005.jpeg
    IMG-20240818-WA0005.jpeg
    72,4 KB · Visualizações: 35
  • IMG-20240818-WA0003.jpeg
    IMG-20240818-WA0003.jpeg
    68 KB · Visualizações: 43

pcosta

UMM
Registo
4 Jun 2014
Força nesse restauro e com o objetivo de o pôr na estrada o mais rápido possível.
Isso não tem que durar anos.
Bota lá fotos a medida que fores desenvolvendo os trabalhos
Boa sorte

Paulo Serrao

UMMzito
Registo
15 Set 2023
Os Diferenciais que tenho para ficar em melhor estado são 4.88.
Os antigos so devo conseguir confirmar daqui a uns dias mas penso que são 4.88 tbm.

Paulo Serrao

UMMzito
Registo
15 Set 2023
Boas pessoal.

Esta na altura de fazer um pequeno update no que se tem passado.

Ao comecar a empreitada de desmontar as inúmeras peças e de ajeitar outras tantas para a preparação de restauro, surgiu a ideia e a hipotese de trocar o motor.

Na altura ainda pensei em dar um upgrade para o nosso turbo peugeut ou um m57 mas não tinha nada ainda definido.

20241114_163250.jpg

Foi entao que surgiu atraves de conversa aqui e conversa ali, um contacto de um amigo de amigo que dava hipotese de avançar para um 525tds (e34) semelhante ao que tinha já sido alvo de protótipo pela própria UMM.

IMG-20241205-WA0005.jpg

Meio abandonado e abadandalho esteticamente, o motor aparentar cantar que nem uma maravilha e com isto espero puder desmonta-lo nos próximos dias para começar as adaptações necessárias.

1000078396.jpg

Com esta decisão de adaptar este motor, surge a grande questao do que fazer com a caixa de Velocidades e a caixa de Transferências. Durante esta fase acabei por andar bastante indeciso entre que opção avançar sendo que podia:

Optar pela nossa caixa de 5 + Transferências e fazer uma Cloche de adaptação.

Comprar a caixa IX do 525IX e adaptar a nossa caixa de Transferências a esta como a UMM penso ter feito aquando da montagem deste motor.

Quero ainda agrader ao Show_Time, FilipeUmm e Aldeia por terem dado dicas bastante pertinentes de que melhores opções e decisões deveria tomar.

Acabei por Arranjar uma caixa IX e entretanto ja meti mãos à obra.
1000079202.jpg

É nesta fase que me agora encontro, ja desmontei a caixa de Transferências original do 325IX e estou a pensar adaptar o veio interno da mesma à semelhança de que vi de outro membro do ForUMM fazer.

Sendo que esta seria a ideia:

Retirei o veio interior da caixa de transferencias bmw:
1000079205.jpg
Recortar e soldar o eixo da nossa caixa umm no sitio assinalado

1000079206.jpg1000079285.jpg
Depois de soldado e tudo direitinho, teria de fazer tbm a adaptação exterior de maneira a proteger o veio.

Por aqui deixo os updates.
Tem sido mais trabalho de pesquisa que trabalho realmente de sujar mãos, porém tenho andado super entusiasmado com todo este processo e o ForUMM tem sido uma verdadeira Bíblia de conhecimento que n dou a conta ler e achar tudo o que preciso com tanta coisa que há.

Deixo ainda mais algumas fotos do radiador que encomendei. Tinha sido encomendado antes de decidir trocar o motor mas quero tentar adaptar a este motor tbm.

1733482475379.jpg
1733482475408.jpg
1733482475365.jpg
Grande Abraço a todos e boa continuação.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Grande aventura!
O radiador em termos de capacidade de arrefecimento dá e sobra para garantir o bom funcionamento desse motor, mas talvez não o possas usar porque esse motor vai ficar mais adiantado o que te vai obrigar a usar um radiador na parte da frente da caixa de direção assistida.
Em relação a cortar e soldar o veio da caixa de transferências podias tentar fazer outra coisa.
Se o veio tiver um diâmetro maior do que o da caixa UMM podias mandar fazer estriado igual ao da caixa UMM e assim fazias o acupolamento exatamente da mesma forma que as caixas originais da UMM.
Dá um pouco mais de trabalho fazer essa adaptação mas talvez não seja pior, evitas sujeitar o veio a soldas o que pode comprometer a qualidade do aço.
Agora é seguir em frente e não desanimar, vais encontrar alguns obstáculos pela frente mas como já há várias pessoas com esse motor no UMM talvez tenhas a vida mais facilitada no caso de surgirem algumas dúvidas
Boa continuação.

Registo
17 Mar 2017
eu acho que perdia o amor ao veio de saida da caixa de velocidades UMM e mandava maquinar num torneiro a peça de acoplamento de 3 furos, aplicada a esse veio. ficava tipo flutuante, com o estreado original dentro da caixa de transferências dum lado e a bolacha de borracha original BMW do outro. era simples, fácil e fiável. ;)

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
É por isto que o ForUMM é imbatível, é impossível criar uma "discussão" assim no Facebook, organizada e com um seguimento cronológico.

Força nessa aplicação, estamos aqui para ver!

eu acho que perdia o amor ao veio de saida da caixa de velocidades UMM e mandava maquinar num torneiro a peça de acoplamento de 3 furos, aplicada a esse veio. ficava tipo flutuante, com o estreado original dentro da caixa de transferências dum lado e a bolacha de borracha original BMW do outro. era simples, fácil e fiável. ;)
Sem duvida, era o que eu faria também.

Top Inferior