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Ajuda .... só pega de empurrão!

heldergoncalves

UMMzito
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Bom dia a todos.
Mudei recentemente no meu Alter II (atmosférico):
1. bomba manual combustível
2. filtro de combustível
3. Válvula de corte de combustível.
Depois de tudo montado e sangrado pegou à primeira com a ajuda de uma bateria de outro carro . Andei uns km para a bateria repor a carga e depois de ter parado para testar...não pegou. A bateria roda bem o motor e tem as medições correctas quer o motor parado , quer a trabalhar. De empurrão pega bem, o UMM puxa bem, não vislumbro nenhuma perda de compressão nem potência. A bomba manual q montei ganha pressão, mas qd abro a purga noto umas bolsinhas de ar, que não devia acontecer! Só que depois de o jipe andar uns km devia ter ferrado bem a bomba por ele próprio … digo eu! Mesmo assim ele de vez em quando pega à chave e bem...mas só de vez em quando. Ontem, já farto de várias tentativas e de sangramentos, resolvi ir com a máquina a um mecânico e não é que sempre q ele deu à chave (umas cinco ou seis vezes) pegou sempre! Saí da oficina feliz e contente, cheguei a casa experimentei e o bicho não voltou a pegar à chave outra vez!!
Verifiquei velas e o aquecimento das mesmas...td normal e pegou de novo de empurrão na boa sempre a puxar bem… os tubos tb me parecem bem, mas não os substituí.
Desculpem o post ser tão longo….mas o q acham disto? Não vi nada parecido nos tópicos do fórum e já fiz quase de tudo o que aqui se tem dito sobre a matéria.
UMM abraço a todos,
Hélder Gonçalves
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Umas fotos do serviço que foi efectuado ajudava um bocado para se analisar bem a situação, assim é andar nas suposições tipo, o defeito será do cu será das calças. ..!!!
 

herrdoctor

Pedro Faria
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4 Out 2016
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Eu aposto no motor de arranque ou na bateria. Se ele pega bem de empurrão, então não tem nada a ver com purgas, velas, bombas... Se fosse isso também não pegava de empurrão.

Experimente por a trabalhar com outra bateria, ou com cabos ligados a outra bateria. Caso resolva o problema, mude de bateria. Muitas vezes a bateria pode aparentar boa, mas não aguenta o pico necessário para o motor de arranque.

Outra situação pode ter a ver com o canhão, pode não estar a deixar passar a corrente necessária para o motor de arranque. Coloque um relé. Existem vários post a explicar como isso se faz.

Caso não resolva, faça o DIY que está na devida secção, sobre revisão do motor de arranque.

Atenção, não sou mecânico, apenas curioso, pelo que as minhas observações podem conter erros.

Post longo, resposta longa...
 
Última edição:

NMoutinho

UMM
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23 Ago 2016
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Ele só pega mal, mas a quente, e a frio pega bem?
O motor de arranque roda com a vontade toda, ou simplesmente rodas a chave e o motor de arranque nem pia?
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Experimenta outra bateria!
Essa bateria pode ter a voltagem certa mas estar com pouca amperagem...
...e responde à questão colocada pelo Moutinho para ajudar a perceber o que pode estar a acontecer com o teu UMM.
Mas por mim aponto para a bateria com pouca saúde!
 

heldergoncalves

UMMzito
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Ele só pega mal, mas a quente, e a frio pega bem?
O motor de arranque roda com a vontade toda, ou simplesmente rodas a chave e o motor de arranque nem pia?
Pega mal a quente e a frio. Hj de manhã dei à chave , virou bem o motor e não pegou...dali a uma hora fiz o mesmo e pegou. Dei umas voltas e voltou a não pegar...de esticão pega bem. Obg e umm abraço
Experimenta outra bateria!
Essa bateria pode ter a voltagem certa mas estar com pouca amperagem...
...e responde à questão colocada pelo Moutinho para ajudar a perceber o que pode estar a acontecer com o teu UMM.
Mas por mim aponto para a bateria com pouca saúde!
Acredito q possa ser da bateria....q embora vire bem o motor e seja de 95 amp, n me parece ter o "power" indicado (62) .... mas ela está há 3 anos no bicho e nunca tive problemas. Obgd e umm abraço.
 

NMoutinho

UMM
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Eu fazia o diagnostico da seguinte maneira:

Apesar da válvula de corte ser nova, temos que lembrar que a instalação eléctrica que a faz abrir continua a ser a mesma, ou seja:

Diagnostico da bomba injetora e entrada de gasóleo:
- Alimentar a válvula de corte de gasóleo directo à bateria, assim fica sempre aberta, e testar dar a chave;
- Pode haver a possibilidade de a válvula não estar abrir apesar de nova, por isso tirar a válvula fora, retirar a borracha que veda, voltar a montar a válvula e testar novamente;
- - - Assim extinguimos a possibilidade de algum mau contacto da válvula de corte de gasóleo, se continuar a não pegar, aproveitar enquanto uma pessoa dá a chave, a outra com uma chave 17 ou 19, desaperta os bicos de injetores e ver se mija gasóleo, assim temos a garantia que o produto está a chegar ao motor, ou não!

Diagnóstico motor de arranque:
- Agarrar numa ponta de fio de pelo menos 2,5mm2, e ligar directo da bateria (+) à bobine de arranque;
- Verificar se o motor de arranque roda com a mesma força de vontade do que só com a chave normalmente;
- Ligar a ignição ou de preferência fazer ligação directa no canhão (para eliminar problemas no canhão, muito comuns), e ligar a bobine de chamada directa;

Diagnóstico bateria/alternador:
- Trocar de bateria com outro carro de preferência com uns 95Ah
- Convinha também ter um voltímetro para saber se o alternador está a fazer os 14VDC, pois basta o fio que verifica se o alternador está a fazer carga (fio que acende a luz de bateria) estar a ter mau contacto para a bateria por vários momentos não estar a fazer carga, e enfraquece a bateria, ela roda, mas não com a mesma alma.
 

heldergoncalves

UMMzito
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Vim agora do mecânico...a válvula está a abrir e chega gasóleo lá, mas nos injectores só humedece e muito muito pouco! Diagnóstico dele...bomba injectora nas couves. O que acham?
Umm abraço
 

heldergoncalves

UMMzito
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É lucas sim...
Bateria já foi testado com mais duas diferentes, com resultados iguais...
 

Eduardo Filipe

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Epá , há uma coisa que não está a bater certo, antes da "dita" intervenção o carro pegava sempre bem...!!!
 

MarioMachado

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É lucas sim...
Bateria já foi testado com mais duas diferentes, com resultados iguais...

Foi por algo parecido com isso que tirei a BI do meu jipe.
Primeiro não queria pegar até que depois de alguma arte e engenho lá pegou, mas depois de desligar era sempre uma roleta russa sem saber se voltava a pegar à primeira ou depois de várias tentativas.
No meu caso aponto para a bomba por causa de uma paragem de cerca de 10 anos!
 

heldergoncalves

UMMzito
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Obrigado Eduardo.
A intervenção foi feita, porque um dia antes não pegou e achou-se (aconselhado por um mecânico) que a membrana da bomba manual de combustível poderia não estar a vedar bem. A válvula de corte de combustível foi substituída por acréscimo e pq, na minha mão há mais ou menos 17 anos nunca tinha sido substituída. E sim antes pegava bem. Ultimamente nem sempre à primeira, mas quase sempre à primeira. Como tinha dado por adquirido q o problema seria da membrana, era suposto q depois do trabalho tudo voltaria ao normal. Umm Abraço.
 

Eduardo Filipe

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Obrigado Eduardo.
A intervenção foi feita, porque um dia antes não pegou e achou-se (aconselhado por um mecânico) que a membrana da bomba manual de combustível poderia não estar a vedar bem. A válvula de corte de combustível foi substituída por acréscimo e pq, na minha mão há mais ou menos 17 anos nunca tinha sido substituída. E sim antes pegava bem. Ultimamente nem sempre à primeira, mas quase sempre à primeira. Como tinha dado por adquirido q o problema seria da membrana, era suposto q depois do trabalho tudo voltaria ao normal. Umm Abraço.
Agora depois desta explicação está tudo dito, o melhor é mandar reparar a BI.
 

heldergoncalves

UMMzito
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24 Nov 2006
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É o que penso fazer. O UMM está numa zona difícil para estes trabalhos (bem no interior de Trás os Montes), por isso vai demorar uns dias. Contudo quando resolvido vou postar aqui. Muito obrigado a todos, Umm abraço.
 
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