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Mestre
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26 Mar 2006
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Tenho um umm alter de 89 tal como veio ao mundo:cool:
Ando a dar umas voltas(monte, monte e muito monte) e tenho visto q a máquina precisa d algo mais (altura entre outras coisas)
Gostava de ouvir sabios conselhos de quem já passou por isto...
O q fazer:thinking:? por onde começar:clown:? e já agora quanto irá custar(n)?(os € não são muitos)
O jipe é quase só pra monte pois tenho outro meio pro dia a dia...
Saudações ummianas...
(já li os tópicos e s fizerem tocolante tb quero):D
 

Inactive

Mestre
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26 Mar 2006
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é verdade... Percebo muito pouco de mecânica por isso algumas coisas são dificeis de perceber...

Huugo Santos
 

Jagoz

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28 Mar 2006
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Boas

podes começar por tirar a barra estabilazadoura, ja ganhas uns cms a frente e vai cruzar muito melhor!

Altura a dar ao carro, é com pneus, podes fazer um spoa podes ler aqui (https://for-umm.pt/oldthreads/484)

podes sempre por uns 7.50/16 que o carro ja cresce um pouco, mas antes mandas dar espartar as molas!


UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 

APires

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16 Abr 2006
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Boas, eu no teu caso começava pelos pneus 750R16 ou 235 85 R16, para já, dps vê as molas se precisam de ser espartadas e dai para a frente é o k tu kiseres barra establisadora SPOA e outros k tais. Mas para começar pneus e molas dps vês se precisas de mais para o k fazes.


AbraçUMM, André Pires
 

nunumm

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30 Mar 2006
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lembra-te que para subir o diferencial só mesmo com pneus maiores... tudo o resto só levanta o chassis.

Cumps UMMistas
Nuno
 

rjf

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12 Jul 2006
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Pergunta de rookie...

Tenho o meu Bobby com 235/75 r15, para passar para 245/85 r16 é mesmo necessário mexer nas molas? Ou acham que entra?
E estamos a falar em quantos centimetros?



AbraçUMM
RJF

 
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30 Mar 2006
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Passar dos que tens para os tais 245/85 R16 vais levantar os diferenciais mais 4,45 cm do chão, a diferença entre os que tens e estes que falas é de 8,94 cm, no diâmetro, cerca de 12% o que quer dizer que se fores à IPO sem os teres no livre, tás chumbado

Se calhar a andares normalmente o pneu não bate na cava, mas num cruzamento de eixos se calhar... podes mexer nas molas de duas maneiras, ou mandas espartar e passado algum tempo elas pasmam outra vez, ou então metes uns brincos maiores, como eu tenho, e depois a primeira coisa a bater nos obstáculos são eles, mas como é aço bruto, vai tudo à frente LOL :)

Outra coisa que tens de ter em atenção, quanto mais largo for o pneu mais borracha vais ter no chão, logo mais atrito, logo mais esforços no restante material, cruzetas eixos e afins.

UMM abraço

Nuno André

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Obrigado va todos... Já estou com umas ideias...
Pergunta de rookie: o que é spoa?
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Boas!

SpOA quer dizer springs over axle, ou seja molas por cima dos eixos. Se procurares aqui no forUMM há bastantes coisas escritas sobre o assunto...

RJF, eu tirei a barra estabilizadora, mandei espertar as molas de forma a ficar com os brincos direitos (conselho do Dr Silvino) o que levantou o chassis cerca de 6 cm em relação ao que tinha inicialmente (estavam bastante pasmadas), e agora meti pneus 750/16 o que me levantou os diferenciais 2,6 cm em relação aos pneus 205/16 que tinha. Os 750/16 não batem em lado nenhum a não ser em grandes cruzamentos de eixos.
Os 235/85/16 são ligeiramente mais altos e mais largos e deverão bater em algum lado, mas podes meter umas bolachas (p.ex. uns discos velhos a que cortes a parte onde actuam as pastilhas) o que impede que os pneus roçem nas molas. Com esta ultima solução deverás ter que alargar ligeiramente as cavas das rodas traseiras o que podes fazer facilmente com o macaco do jipe. Resta saber se tens as molas suficientemente arqueadas!
Quanto à parte estética, eu prefiro ver os UMM's com pneus altos e finos do que com grandes boias!

E já me fartei de escrever... Boas modificações!

PF

Orgulhosamente UMMista
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Vai haver alguma dificuldade em arranjar 245/85 16, mas encontran-se apesar da medida mais normal ser 245/75 16, mas para esses pneus vai ser preciso utilizar alargador de vias.

Um conselho que um tipo de uma oficina de molas me deu foi que ao espartar as molas deve-se colocar mais uma folha para aguentar a elipse mais fechada durante mais tempo. O pasmar é sempre inevitavel.


Abraço


Pedro
 

rjf

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12 Jul 2006
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quote:Originally posted by PedroF.

Boas!

RJF, eu tirei a barra estabilizadora, mandei espertar as molas de forma a ficar com os brincos direitos (conselho do Dr Silvino) o que levantou o chassis cerca de 6 cm em relação ao que tinha inicialmente (estavam bastante pasmadas), e agora meti pneus 750/16 o que me levantou os diferenciais 2,6 cm em relação aos pneus 205/16 que tinha. Os 750/16 não batem em lado nenhum a não ser em grandes cruzamentos de eixos.
Os 235/85/16 são ligeiramente mais altos e mais largos e deverão bater em algum lado, mas podes meter umas bolachas (p.ex. uns discos velhos a que cortes a parte onde actuam as pastilhas) o que impede que os pneus roçem nas molas. Com esta ultima solução deverás ter que alargar ligeiramente as cavas das rodas traseiras o que podes fazer facilmente com o macaco do jipe. Resta saber se tens as molas suficientemente arqueadas!
Quanto à parte estética, eu prefiro ver os UMM's com pneus altos e finos do que com grandes boias!

E já me fartei de escrever... Boas modificações!

PF

Orgulhosamente UMMista

Pedro,

Obrigado pela explicação.

Do decorrer do proximo ano, provavelmente vou mudar de amortecedores. Nessa altura se calhar peço para espertar as molas e mudo-lhe os sapatos

AbraçUMM
RJF

 

rjf

UMM
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12 Jul 2006
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quote:Originally posted by PedroUMM

Vai haver alguma dificuldade em arranjar 245/85 16, mas encontran-se apesar da medida mais normal ser 245/75 16, mas para esses pneus vai ser preciso utilizar alargador de vias.

Um conselho que um tipo de uma oficina de molas me deu foi que ao espartar as molas deve-se colocar mais uma folha para aguentar a elipse mais fechada durante mais tempo. O pasmar é sempre inevitavel.


Abraço


Pedro
 
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