• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

[Ajuda]Luzes Diurnas

whitexoc

UMM
Registo
10 Dez 2006
Como o tópico indica, tenho um amigo que instalou umas luzes diurnas no seu Opel Vectra V6 3.0 CDTI e ele queria que essas mesmas luzes ligassem temporariamente quando abri-se a viatura pelo comando da chave.

Alguem tem alguma ideia de como se poderá realizar essa operação?

cUMMprimenTTos

Sérgio Silva-AlterII 90
Serralhariaajoao4x4team

Mail:[email protected]

lution

UMM
Registo
27 Jan 2010
quando ele abre o carro a luz de cortesia não acende?
se sim pode sempre colocar um relé e ir buscar a corrente lá.

Abraço
Pedro Costa

whitexoc

UMM
Registo
10 Dez 2006
quote:Originally posted by lution

quando ele abre o carro a luz de cortesia não acende?
se sim pode sempre colocar um relé e ir buscar a corrente lá.

Abraço
Pedro Costa

Sim acende,mas depois de fechar a porta a luz de cortesia deixa de ter corrente para as luzes diurnas permanecerem ligadas.

cUMMprimenTTos

Sérgio Silva-AlterII 90
Serralhariaajoao4x4team

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Tem de arranjar e ligar um relé ao sistema de fecho central com saída às luzes.
É fácil fazer-se mas para isto nada melhor que um electricista a montar para ficar bem feito.
Existem modulos mas são caros.
Uma coisa é certa : com o comando ou as liga e desliga sempre.
Mas para que raio ele quer esse xuning ???

Abraço

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
A solução mais fácil é fazer como disse o Lution e ir buscar corrente á luz de cortesia para um relé.
Para que a luz se mantenha acesa durante algum tempo (curto) depois de fechar a porta, ele que vá á Norauto ou algo parecido e que compre um temporizador. é facil de montar.

Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!

Registo
30 Mar 2006
Sim, mas convem que seja com um circuito temporizador "real" e de preferencia ajustavel.
Esses que se vendem na Norauto e em alguns hipers mais não são que um condensador e que quanto mais potencia lhe é exijida (como no caso dos farois) mais rapido desligam.
O primeiro esquema que eu meti não deve custar mais que dois ou tres euros a montar e alterando o valor de uma resistencia ou trocando por um potenciometro pode ajustar para o tempo que quiseres.

Valter Ferreira
Clube UMM

Socio nº 0058

[Cria a tua DropBox em http://db.tt/MHrCvxnW

whitexoc

UMM
Registo
10 Dez 2006
Dando noticias, ainda não consegui-o fazer que se liguem quando abre o carro...mas o contrario já consegui-o...isto é que fiquem ligadas por uns momentos depois de fechar a viatura.

cUMMprimenTTos

Sérgio Silva-AlterII 90
Serralhariaajoao4x4team

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Boas,
Valter, esse circuito que metes também está dependente de corrente armazenada, certo? Se assim é, também depende de condensadores.
Caso não seja, e a polarização do integrado e consequente activação do relé for feita com corrente permanente do veiculo, prefiro não o meter em nenhum carro meu, por razões obvias...
Não abri a caixa do meu temporizador, mas estou certo de que se o fizer, também tem um regulador lá dentro alem dos condensadores de que falas...

Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!

Registo
30 Mar 2006
Explica-te lá melhor.

Pelo menos os temporizadores que eu já vi à venda na Norauto são os que eles chamam de temporizadores das luzes de cortesia e mais não é que uma caixa com um condensador e um diodo montado lá dentro.

Depois tens algumas soluções bastante mais caras e essas sim são temporizadores utilizadas para a ignição de carros com motor turbo pelo pessoal do tuning mas o mais provavel é terem lá dentro um 555 tal e qual este esquema que eu meti.

Valter Ferreira
Clube UMM

Socio nº 0058

[Cria a tua DropBox em http://db.tt/MHrCvxnW

Top Inferior