• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Ajuda em Pintura/Chapa URGENTE!!

joaovilaca

Iniciado
Registo
29 Mai 2011
Mensagens
4
Localização
Portugal
Boas, pessoal venho pedir ajuda aos pintores/chapeiros uma ajuda, gostaria que me esclarecessem umas coisas:

1º Forma de Betumar?

Lixar Ferrugem-> Primário ->Betumar -> Lixar -> Primário-> Pintar

Lixar Ferrugem->Betumar -> Lixar -> Primário-> Pintar

Qual está certa?

2º Que tipo de betume usar em chapa?

3º Existe algum material de enchimento para amolgadelas?Algo que vá antes do betume...?


Cumpts
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Pouco sei, mas é tratar, encher, acabar. Logo será lixar ferrugem, betume, lixar, primário, lixar, pintar.

Deixa vir o pessoal que percebe da poda explicar mais e melhor

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

pedrolopes58

UMMzito
Registo
3 Jan 2010
Mensagens
129
Localização
-
Aqui vai a minha ajuda..afinal sou pintor á 16 anos...deve valer de alguma coisa :) .
Lixas...o mais que puderes..tira a ferrugem toda..se houver zonas que não consigas vai a uma loja de tintas e compras " removedor de ferrugem "..aplicas..deixas secar 3 horas.
Se a pancada não for muito profunda dás betume polyester ( também chamado betume de ferro )...com 2 espatulas dás o betume (não te esqueças de meter endurecedor no betume, senão não seca..é aquela bisnaga que vem junto com a embalagem)..dá uma boa camada de betume numa só direcção, esperas um pouco que fique rija e dás outra camada em sentido diferente...deixas secar muito bem..ao sol de preferência.
Lixas o betume com a ajuda de um bloco liso onde apoias a lixa ( para ficar o mais direitinha possivel ), com lixa de grão 80...depois grão 120 e finalmente grão 240 ( é a chamada lixa fina).
Passas a mãozinha no betume, vês se está tudo direitinho, se não sentes relevos ou covas na palma da mão ( se sentires ou lixas mais ou dás mais uma mão de betume..conforme o que sentires)...
Dás o primário..ou primário celuloso (mais barato), ou primário de alto enchimento, também chamado primário poliuretano (mais caro)...deixas secar 10 minutos entre demãos ( preferência 2 a 3 demãos )...
Lixas o primário com lixa de água fina ( grão 320 ou 360 ), até sentires na mão que o primário está sedoso e liso....
Pintas.

P.S - caso as batidas sejam demasiado profundas aconselho-te a procurar um chapeiro 1º para as eliminar o mais que puder, isto porque quanto maior for a quantidade de betume aplicado, maior é o risco de um dia mais tarde ele vir a estalar com as vibrações e oscilações próprias da carroçaria.
Existe sempre a possibilidade de antes de dares o betume de ferro, usares o betume de fibra de vidro para encher a amolgadela, porque o betume de fibra depois de seco fica autenticamente pedra...( mas isto só se faz em desenrasques entre sucateiros ehehehe).

Fixáste ? lol !
espero ter ajudado
Cumprimentos

"team chupetas"..poupados e forretas
 

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Mensagens
696
Localização
Portugal
Grande lição, no meu ver mereçe passar para a secção de "arquivo de informações essenciais"
Abraço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.094
Localização
Portugal
Concordo perfeitamente,eu tive ue pagar para aprender (tentaiva-erro, tentativa-erro ..)





Carripana on the way ...
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Obrigado pela lição amigUMM Pedro! Espero voltar a encontra-lo num passeio por aí!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

pedrolopes58

UMMzito
Registo
3 Jan 2010
Mensagens
129
Localização
-
amigo Alex, de si não me esqueço mais, até porque foi de si que vi e assisti ao meu 1º concerto ao ar livre de saxofone no saudoso passeio em prol das vitimas do sismo no Haiti.
Espero sinceramente voltar a reunir-me com o meu Vitara aos majestosos UMM's o mais breve possivel e assim que haja um outro passeio pela região.
Quanto á ajuda em causa, já aqui o disse que quem precisar de ajuda em matérias como pintura automovel, aplicação de vinil seja publicitário ou até para revestir o proprio carro, fibras de vidro, reconstruções em fibra de peças como para choques etc, reparações em plástico e tudo o que tenha a ver com a chaparia...estou sempre disponivel.
UMM grande abraço de amizade

"team chupetas"..poupados e forretas
 

joaovilaca

Iniciado
Registo
29 Mai 2011
Mensagens
4
Localização
Portugal
Boas Sr. Pedro a ideia é lavar a cara ao jipe e mais tarde tratar dele a fundo...

Se calhar vou encher com a fibra de vidro a amolgadela...Depois de encher com a fibra de vidro dou por cima com betume de poliester ou não é preciso...?

Obrigado pela preciosa ajuda...



Cumprimentos
 

pedrolopes58

UMMzito
Registo
3 Jan 2010
Mensagens
129
Localização
-
Depois de dares o betume de fibra de vidro, tens de dar sempre uma passagem com betume de ferro, caso contrário o que acontece é que sendo o betume de fibra demasiado poroso, ou seja, tem muitos e minusculos buraquinhos, a água vai infiltrar-se por aí e apodrecer tudo. Dar uma " catadela " de betume para além de ajudar o acabamento final, ajuda a estancar a porosidade natural da fibra de vidro.
Antes de dares o betume de fibra, desbasta o mais que puderes á volta da zona onde a vais aplicar de maneira a forme uma cama onde a fibra acaba e depois não se note na pintura final onde deste o material.
Aconselho-te também e uma vez que vais optar por esse tratamento, a dares primário de alto enchimento.
Cumprimentos

"team chupetas"..poupados e forretas
 

joaovilaca

Iniciado
Registo
29 Mai 2011
Mensagens
4
Localização
Portugal
Já que estou a falar com a pessoa certa, aqui vai mais uma:

- Depois vou dar uma pintadela só para não parecer mal e vi uma pistola de pintura eléctrica de 450w para isto....que achas?
- Já agora que tipo de tinta aconselhas?Vai ser preto fosco..
- Quantas camadas de primário/tinta aconselhas?
- O preto fosco também se deve polir?

Cumpts e Obrigado

 

pedrolopes58

UMMzito
Registo
3 Jan 2010
Mensagens
129
Localização
-
1ª pergunta
- se possivel usa uma pistola de ar comprimido, com um compressor no minimo de 50 lts de capacidade e mesmo com esta capacidade vais ter de pintar peça e peça com calma, porque o compressor vai perder potência de injecçaõ de ar comprimido, logo o jacto de tinta vai diminuindo e pode-te escorrer a tinta.
2ª pergunta
- em preto fosco aconselho vivamente o uso de acrilico preto mate..não seca de imediato, permite-te fazer correções na pintura sem correres o risco de ficar manchada. ATENÇÂO que pintar a tinta fosca não é para qualquer unha !! é bem mais dificil do que pintar com tintas de brilho directo.
3ª pergunta
- 2 boas camadas de primário com intervalo de 10 minutos entre elas.
na tinta dás a 1ª demão a " fumar "...a formar uma especie de cola, apertas mais na 2ª demão e dás uma 3ª se vires imperfeições. IMPORTANTE: na tinta fosca o leque de tinta tem de estar aberto ao máximo, ou seja, não é um jacto fininho mas sim o mais largo possivel.
4ª pergunta
-normalmente não é necessário um polimento uma vez que o polimento serve no fundo para tirar riscos, proteger e dar BRILHO.
no entanto ao fim de uns dias de secagem deves proteger a tinta com uma boa base de polish ( tipo cera) que protege a tinta dos elementos do tempo.

"team chupetas"..poupados e forretas
 

joaovilaca

Iniciado
Registo
29 Mai 2011
Mensagens
4
Localização
Portugal
Ok, obrigado, acho que já estou esclarecido..

Vou pensar bem, já que em fosco é mais complicado se calhar vou ter de ir para o brilho directo, mas entretanto tambem decido..

Cumpts
 
Top Inferior