• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Ajuda, Caixa Direcção Cournil

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Boas,
Preciso de substituir o retentor do veio principal da caixa de direcção do meu Cournil, a mesma está a verter!
Já tentei retirar o pendural para não desmontar a caixa do chassi, mas sem sucesso. Já utilizei sacas de rótulas e de pernas, W40, entre outros!
Alguém me pode informar como retirar o pendural?
Ou, retirar o veio da coluna de direcção junto da caixa de direcção, para não desmontar o volante, quer dizer tudo, para levar a caixa de direcção à prensa e retirar o pendural!
Obrigado
Abraço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Eu já tentei e não consegui. Supostamente é desapertar a abraçadeira e ela sai, mas acabei por desistir, tirar o volante e tirar toda a coluna com a caixa. Ela não nasceu lá, mas deve gostar da cama...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Não querendo ensinar a missa ao padre, ou para outras pessoas que cá venham ler: cuidado quando tiram o volante. Nunca desapertar total a porca e puxar o volante pois ele costuma estar bem agarrado e quando de solta vem de repente, normalmente contra o nosso nariz. Deixar a porca no fim da rosca de modo a fazer de batente. Depois de descolar, tirar a porca e o volante sem precisar de sustos.

Eu aprendi da maneira mais difícil:clown:

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
É verdade Alexandre, ter atenção ao tirar o volante, costuma dar dores.
Mas... e a caixa? Já alguém desmontou o veio da coluna junto à caixa de direcção?
Obrigado

Paulo Pinhao
FJ-59-26

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
amigo paulo

PENSO:blush: que para tirares o veio da coluna da caixa de direção apenas é preciso tirar um parafuso que está no veio ao pé da caixa e depois tens que desencaixar o estriado ?!?!

quando desmontei a minha acho que foi apenas isso que fiz...

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
ha e com uma chave de fendas fazer tipo alavanca entre a caixa de direção e o veio... coidado com os dedos :) é sempre possivel umas esfoladelas nestas operações :D

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Obrigado Tiago, entretanto vou tratar deste assunto e depois já aqui deixo "feed back"!
A caixa não vertia pelo retentor do pendural, mas depois de levar molas espartadas começou a verter, penso que tenha sido de acamar com a típica inclinação devido às molas!
Obrigado

Abraço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by pinhas

Obrigado Tiago, entretanto vou tratar deste assunto e depois já aqui deixo "feed back"!
A caixa não vertia pelo retentor do pendural, mas depois de levar molas espartadas começou a verter, penso que tenha sido de acamar com a típica inclinação devido às molas!
Obrigado

Abraço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

Então vê lá bem, porque se não perdia e começou a perder depois de espartares as molas pode significar que a barra de direcção esteja muito inclinada e as rótulas estejam no limite da sua funcionalidade o que pode provocar pressão no pendural e no veio da caixa em si.

De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas

Registo
29 Abr 2012
Boa tarde Paulo, quando tinha o Cournil tambem suei só para tirar o veio da coluna, a manga solda com a ferrugem e depois é um sarilho.Quanto ao pendural não conheces aí nenhuma oficina de pesados que te empreste um saca de garras hidráulico?O pendural da caixa de origem do meu só saiu assim.Se estivesses mais perto eu trazia o que tenho na fábrica e tiravamos isso, ele já está habituado e tudo :) ou se passares aqui perto e trouxeres a caixa...

Alcobaça

[email protected]

Registo
18 Jul 2010
viva.
o retentor tens que o substituir certo?
da-lhe um pouco de calor digo um pouco de calor direto ao pendural
comigo resultou .
abraço moreira

mrbooo

UMMzito
Registo
20 Mar 2009
Nada como um martelo de 5kg! Mas isto é pra quem tem pontaria! normalmente o pendural tem estriado conico, depois de se fazerem uns carinhos lateralmente so precisa de uma pancada seca, claro que se houver um saca a ajudar é melhor, mas com o martelito e ponto assente...

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
O martelo de 5kg, tudo bem mas... o problema é o espaço que há para trabalhar.
Ainda não tratei deste assunto porque ando todos os dias com o UMM.
Assim que fizer o trabalho dou noticias no tópic.
Abraço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

Registo
30 Mar 2006
O meu pendural numa prensa de 6T começou a rir-se de mim, foi preciso ir a uma que se não me engano atinge umas 14 ou 15 toneladas.
É um Alter Turbo.

Valter Ferreira
Clube UMM

Socio nº 0058

Cria a tua DropBox em http://db.tt/MHrCvxnW

Registo
26 Out 2007
Ola
Olha conheço um rapaz de Alcanena que talvez te arranje isso e falares com ele se quiseres mando o contacto em PM

Contacto telemovel 966489745
Cordenadas GPS
N39.4851379 W8.6601943
Email:[email protected]

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Já tens alguns conselhos válidos para te ajudar a tirar o pendural da caixa de direção, mas ainda não chegam!
Não conheço o espaço livre para se trabalhar na caixa de direção de um cournil, mas no meu alter tive que arranjar um martelo e uma marreta para fazer de encontrador, depois tive que dar umas boas marteladas no olhal do pendural.
Atenção que as marteladas são dadas lateralmente na zona do estriado do pendural e sempre com a marreta a servir de encontrador no lado oposto ao sentido das marteladas!
Se tiveres espaço para dares umas boas marteladas Vais te aperceber que a dada altura o som das marteladas começa a ter um cantar diferente!
Quando isso acontecer significa que já ouve algum deslocamento do pendural, tenta tira-lo e se ainda assim estiver teimoso tens que arranjar um saca para fazer alguma pressão, normalmente com este trabalho tiras o pendural, se não sair já sabes, caixa para fora!
Boa sorte.

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Obrigado Mário, mas o martelo/encontrador foi a primeira opção. depois até com a ajuda do saca e nada, mas obrigado pelas dicas.
Entretanto estou a colaborar na organização do passeio aqui da terra e pouco tempo tenho para ter o carro parado. Mas a como já escrevi aqui, assim que fizer o trabalho vou documentá-lo.
Abraço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Há para aqui um topico que documenta muito bem como trocar o retentor.
Eu segui esse topico com o meu, e deparei-me com o mesmo problema que tu, o gajo não queria sair nem á lei da bala.
Depois, fui aqui a uma oficina perto de mim e expliquei o problema.
O Mecânico foi impecável e emprestou-me um saca de rotulas que permite fazer muito mais força, mas mesmo assim, o pendural não desencaixava.
Só saiu conjugando as duas coisas, metes o saca a fazer o maximo de força que conseguires, e depois vais dando pancadas secas na lateral do pendural onde está o estriado, com muito WD40 á mistura e aplicado, de preferencia varias vezes enquanto te vais matando debaixo dele. Se mesmo assim não sair, ainda podes experimentar ir dar uma voltinha ao mato com ele meio desapertado...

Comigo resultou, mas perdi uma tarde de volta disto, e depois de sacar o retentor ainda me vi grego para arranjar um que desse...

Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!

Top Inferior