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Ajuda, Caixa Direcção Cournil

pinhas

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16 Set 2010
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Boas,
Preciso de substituir o retentor do veio principal da caixa de direcção do meu Cournil, a mesma está a verter!
Já tentei retirar o pendural para não desmontar a caixa do chassi, mas sem sucesso. Já utilizei sacas de rótulas e de pernas, W40, entre outros!
Alguém me pode informar como retirar o pendural?
Ou, retirar o veio da coluna de direcção junto da caixa de direcção, para não desmontar o volante, quer dizer tudo, para levar a caixa de direcção à prensa e retirar o pendural!
Obrigado
Abraço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

 

alex

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7 Dez 2006
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Eu já tentei e não consegui. Supostamente é desapertar a abraçadeira e ela sai, mas acabei por desistir, tirar o volante e tirar toda a coluna com a caixa. Ela não nasceu lá, mas deve gostar da cama...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

alex

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7 Dez 2006
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Não querendo ensinar a missa ao padre, ou para outras pessoas que cá venham ler: cuidado quando tiram o volante. Nunca desapertar total a porca e puxar o volante pois ele costuma estar bem agarrado e quando de solta vem de repente, normalmente contra o nosso nariz. Deixar a porca no fim da rosca de modo a fazer de batente. Depois de descolar, tirar a porca e o volante sem precisar de sustos.

Eu aprendi da maneira mais difícil:clown:

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

pinhas

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16 Set 2010
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É verdade Alexandre, ter atenção ao tirar o volante, costuma dar dores.
Mas... e a caixa? Já alguém desmontou o veio da coluna junto à caixa de direcção?
Obrigado



Paulo Pinhao
FJ-59-26

 

volino

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13 Jul 2009
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amigo paulo

PENSO:blush: que para tirares o veio da coluna da caixa de direção apenas é preciso tirar um parafuso que está no veio ao pé da caixa e depois tens que desencaixar o estriado ?!?!

quando desmontei a minha acho que foi apenas isso que fiz...

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

 

volino

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13 Jul 2009
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ha e com uma chave de fendas fazer tipo alavanca entre a caixa de direção e o veio... coidado com os dedos :) é sempre possivel umas esfoladelas nestas operações :D

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

 

pinhas

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16 Set 2010
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Obrigado Tiago, entretanto vou tratar deste assunto e depois já aqui deixo "feed back"!
A caixa não vertia pelo retentor do pendural, mas depois de levar molas espartadas começou a verter, penso que tenha sido de acamar com a típica inclinação devido às molas!
Obrigado

Abraço


Paulo Pinhao
FJ-59-26

 

PedroUMM

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31 Mar 2006
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quote:Originally posted by pinhas

Obrigado Tiago, entretanto vou tratar deste assunto e depois já aqui deixo "feed back"!
A caixa não vertia pelo retentor do pendural, mas depois de levar molas espartadas começou a verter, penso que tenha sido de acamar com a típica inclinação devido às molas!
Obrigado

Abraço


Paulo Pinhao
FJ-59-26




Então vê lá bem, porque se não perdia e começou a perder depois de espartares as molas pode significar que a barra de direcção esteja muito inclinada e as rótulas estejam no limite da sua funcionalidade o que pode provocar pressão no pendural e no veio da caixa em si.








De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas
 
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29 Abr 2012
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Boa tarde Paulo, quando tinha o Cournil tambem suei só para tirar o veio da coluna, a manga solda com a ferrugem e depois é um sarilho.Quanto ao pendural não conheces aí nenhuma oficina de pesados que te empreste um saca de garras hidráulico?O pendural da caixa de origem do meu só saiu assim.Se estivesses mais perto eu trazia o que tenho na fábrica e tiravamos isso, ele já está habituado e tudo :) ou se passares aqui perto e trouxeres a caixa...

Alcobaça

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18 Jul 2010
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viva.
o retentor tens que o substituir certo?
da-lhe um pouco de calor digo um pouco de calor direto ao pendural
comigo resultou .
abraço moreira
 

mrbooo

UMMzito
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20 Mar 2009
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Nada como um martelo de 5kg! Mas isto é pra quem tem pontaria! normalmente o pendural tem estriado conico, depois de se fazerem uns carinhos lateralmente so precisa de uma pancada seca, claro que se houver um saca a ajudar é melhor, mas com o martelito e ponto assente...
 

pinhas

UMM
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16 Set 2010
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O martelo de 5kg, tudo bem mas... o problema é o espaço que há para trabalhar.
Ainda não tratei deste assunto porque ando todos os dias com o UMM.
Assim que fizer o trabalho dou noticias no tópic.
Abraço


Paulo Pinhao
FJ-59-26

 
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30 Mar 2006
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Tuvalu
O meu pendural numa prensa de 6T começou a rir-se de mim, foi preciso ir a uma que se não me engano atinge umas 14 ou 15 toneladas.
É um Alter Turbo.


Valter Ferreira
Clube UMM

Socio nº 0058


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26 Out 2007
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Ola
Olha conheço um rapaz de Alcanena que talvez te arranje isso e falares com ele se quiseres mando o contacto em PM

Contacto telemovel 966489745
Cordenadas GPS
N39.4851379 W8.6601943
Email:[email protected]
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Já tens alguns conselhos válidos para te ajudar a tirar o pendural da caixa de direção, mas ainda não chegam!
Não conheço o espaço livre para se trabalhar na caixa de direção de um cournil, mas no meu alter tive que arranjar um martelo e uma marreta para fazer de encontrador, depois tive que dar umas boas marteladas no olhal do pendural.
Atenção que as marteladas são dadas lateralmente na zona do estriado do pendural e sempre com a marreta a servir de encontrador no lado oposto ao sentido das marteladas!
Se tiveres espaço para dares umas boas marteladas Vais te aperceber que a dada altura o som das marteladas começa a ter um cantar diferente!
Quando isso acontecer significa que já ouve algum deslocamento do pendural, tenta tira-lo e se ainda assim estiver teimoso tens que arranjar um saca para fazer alguma pressão, normalmente com este trabalho tiras o pendural, se não sair já sabes, caixa para fora!
Boa sorte.
 

pinhas

UMM
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16 Set 2010
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Obrigado Mário, mas o martelo/encontrador foi a primeira opção. depois até com a ajuda do saca e nada, mas obrigado pelas dicas.
Entretanto estou a colaborar na organização do passeio aqui da terra e pouco tempo tenho para ter o carro parado. Mas a como já escrevi aqui, assim que fizer o trabalho vou documentá-lo.
Abraço


Paulo Pinhao
FJ-59-26

 

taranto

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22 Fev 2009
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Há para aqui um topico que documenta muito bem como trocar o retentor.
Eu segui esse topico com o meu, e deparei-me com o mesmo problema que tu, o gajo não queria sair nem á lei da bala.
Depois, fui aqui a uma oficina perto de mim e expliquei o problema.
O Mecânico foi impecável e emprestou-me um saca de rotulas que permite fazer muito mais força, mas mesmo assim, o pendural não desencaixava.
Só saiu conjugando as duas coisas, metes o saca a fazer o maximo de força que conseguires, e depois vais dando pancadas secas na lateral do pendural onde está o estriado, com muito WD40 á mistura e aplicado, de preferencia varias vezes enquanto te vais matando debaixo dele. Se mesmo assim não sair, ainda podes experimentar ir dar uma voltinha ao mato com ele meio desapertado...

Comigo resultou, mas perdi uma tarde de volta disto, e depois de sacar o retentor ainda me vi grego para arranjar um que desse...


Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!
 
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