• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Agora sem amortecedores!!!!

cournel

UMM
Registo
13 Jun 2007
Quero-vos fazer uma pergunta, haverá grande problema em andar sem amortecedores no mato (no relax) claro nada de abuzos, irá fazer melhor cruzamento de eixos? Certo?

É uma ideia de um maluco!!!

UMM abraço...

Diogo Ferreira

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Terás um UMM muito saltitão, o que poderá ser perigoso com alguma velocidade num caminho com alguns buracos... pode começar a saltar e acabar virado por perderes o controlo da viatura... muito cuidado com isso.
Em relação ao cruzamento penso que n alterará muito pois os amortecedores tem um curso grande, e se queres verificar se tem mais sem o amortecedor experimenta com um "hi-lift" levantar o chassis até a roda sair do chão, e depois experimenta sem o amortecedor, mas penso que n haverá variação.

Registo
8 Jun 2006
Amigo Diogo

"É uma ideia de maluco:p", nãããoooo que disparate:angry:(n). Com molas bem óleadas;), o meu, sem amortecedores, estava pronto pró Dácá que começa agora em Lisboa:cool:. Depois da ponte e apanhando a primeira vala, começava os saltos, parava a primeira vez no Algarve a segunda já em Marrocos, ou lá o que é aquilo e em mais dois saltitos estava em Dacar na praia com a tal brasileira, todo barrado de óleo para o sol a beber "margaritas" e a tirar macacos do nariz:astonished: à espera dos outros palhaços.

Não querem lá ver !!! tirar amortecedores !!! isto há cada UMM

UMM abraço e UMM BOM ANO

João

cournel

UMM
Registo
13 Jun 2007
Obrigado pessoal,:blush: se eu soubesse tinha participado no dakar!!:blush:

Obrigado mesmo... desculpem lá a parvoice!!:blush:

UMM abraço...

Diogo Ferreira

Registo
8 Jun 2006
Amigo Diogo

Há muitos anos (1976) tive o meu primeiro 2cv (AE 19-64):rolleyes::astonished::p. Aquele modelo vinha ainda equipado com amortecedores de fricção:dizzy_face:. Basicamente uns discos de "ferrodo" com 30cms de diam. e que têm que trabalhar perfeitamente secos para terem atrito e amortecerem a viatura. Bem, como o carro tinha uns barulhos:angry:(n):dizzy_face::disappointed_relieved:, resolvi investigar a causa e lá descobri umas peças muito bem escondidas (os tais amortecedores), sem saber a sua verdadeira função:blush: e como vi aquilo muito seco:blush::blush:, não vai de modas, uns pinguinhos de óleo e tudo voltaria ao normal:cool:.
O mal estava :devilish:feito:devilish::devilish:! Começou a balançar em todas as direcções como se tivesse uma possessão demoníaca(n) e quando eu parava à porta de casa ainda ficava a balançar durante uma semana:astonished:;). Portanto...:clown:

UMM abraço E UMM BOM ANO

João

semilha

UMMzito
Registo
31 Jul 2006
Caro COURNEL .... e se te tirassem a mola? HUMM !!! gostavas ??

Umm abraço

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
bem criticas nao ajudam o homem quer que sejam concretos e nao individuos de bocas ...bem cournel, ja vi jipes UMM no trial sem amortecedores, epa eles la andavam e se desenrascavam, mas pra ser cincero os amortecedores existem pra controlar as suspençoes pq senao irias ter disabores....agora eu tb pensei em tirar os meus...se capotar caputou viro novamente e siga viagem, mesmo com amortecedores ja virou em cruxamentos tb nao e por os nao ter que tenha medo...e um caso a experimentares, mas na minha opiniao uns brincos articulados uns amortecedores com bom curso, e tiras melhor rendimento..ah vou por o sistema de suspençao heliucoidal no meu cournil, e ai ja tou a ver ter de meter nao 1 mas 2 amortecedores por roda..logo se vera..
se o jipe for pra brincar nao pagas mais pra experimentar, se for mais de estima e preferivel investir..abraçoe bom ano novo

Registo
8 Jun 2006
Amigo Diogo

Encerrando concretamente.

P-"Quero-vos fazer uma pergunta, haverá grande problema em andar sem amortecedores no mato (no relax) claro nada de abusos, irá fazer melhor cruzamento de eixos? Certo?"

R-Errado, se os amortecedores forem os indicados para a viatura (com o curso adequado) em nada adianta, e mesmo que hipoteticamente vá ganhar 2 ou 3cms, não compensa, pois deixa de ter controle sobre toda a carroçaria, ela vai abanar e em situações de equilíbrio instável pode-se voltar. O que poderá fazer é trocar os amortecedores que tem, por outros de maior curso.

Errado também, porque inevitavelmente irá acelerar:D e em alguma altura terá que travar:angry:. Aí as rodas começarão a saltitar, perderá aderência, e aquela enorme caixa de ferro com 1,5ton escolherá o caminho/s que as leis do movimento dos corpos e a geometria lhe ditam, nunca a sua vontade. Geralmente com resultados desagradáveis:dizzy_face:.

Apesar de ter desejo/curiosidade em utilizar a "sua" viatura, sem amortecedores, em situações "no relax", a não ser que seja rico:p, ou que o dinheiro lhe caia de uma árvore:p:p:cool:, tenha em conta que potencialmente poderá não só estragar a viatura de que tento gostamos, como fazer mossas na sua própria pessoa ou em quem, inocentemente, o acompanhar! Não é uma questão de aventura, ou de livre arbítrio, é uma questão de bom senso.

Os riscos que corremos, deverão ser muito bem calculados e geralmente deverá haver uma boa compensação por esse facto, parece-me que não será o caso...

Esta merd:astonished: de ano está no fim, vamos lá à garrafa de vinho com borbulhas e aos tachos para lixar a cabeça ao meu vizinho de baixo.

UMM BUMM ANUMM

João

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas!
Não é só uma questão de saltar e capotar!
O pior mal é o desempenho. Quando tiver que atacar uma subida em que precise de aplicar uma 2ª velocidade, o saltitar das rodas vai fazer com que não estejam no chão e perde tracção. Outra coisa é, na mesma situação, o jipe começa a balançar para os lados e perde tracção. Acaba por só tirar partido nas valas e perde nos picadeiros.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com

Deus é bom, mas o vinho...

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
bem como eu referi caso o jipe nao fosse vocacionado so pra actividades como o meu , e preferivel investir na susepnçao pra retirar rendimento
agora se for um jipe pra brincar, opa pra mim tudo vale, eu estou desejoso de meter o maçarico em cima do meu....nao sou rico, o jipe veio de irmao ate irmao e pago 69 euros por ano de seguro
pois so assim o posso ter como carro de lazer e fazer o que quero..agora ja fiquei aqui chateado, com um comentario que fixeram , por eu optar por fazer uma coisa que perguntei, que penso que ninguem deve falar de maneira abusada, pelo facto de eu querer fazer algo que me compremete a minha carteira, e me falar de uma maneira que nao gostei..quem me conhece sou um rapaz novo e bem disposto, e com este comentario nao venho tar a criticar quem escreveu neste post mas sim so dizer que se o pessoal quer experimentar opa so o ceu e o limite, agora e assim, o meu trial de eleiçao e buracos e mais buracos, ai o maior risco e tombar de lado, que tb faz parte, coisas como falam aqui de picadas e tal, nao faz mt o meu genero e desaconcelho experimentar algo nessas atitudes..bem um abraço pra todos principalmente po verdes radios pelo apoio que me tem dado...mais uma vex abraçoa todos e so o ceu e o limite..e a carteira tb loll

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Olá Markilhas... muita calma, compadre!!!
Só expliquei os maleficios de um jipe sem amortecedores e os pouco beneficios. Agora se quer meter rancho ou procomp ou até mesmo nenhum... vai da carteira, gosto e cabeça de cada um, claro.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com

Deus é bom, mas o vinho...

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
hum toze parece que nao me conheces, sabes bem que e tudo na boa e animaçao com fartura...eu reforçei a tua opiniao dos buracos, so vim dizer que cada um e livre de testar o que quiser...nao sou apologista de descusoes mas so falando e que se conversa...entao e agora que makinao te espera abraço grande

Pedro

UMM
Registo
25 Set 2006
Pois é eu ja me ri e muito.
nao ha duvida que esta familia tem muita piada.
Abracos a todos e um bom ano.

Pedro
Clube UMM 149

cournel

UMM
Registo
13 Jun 2007
PRONTO!!! Amigos, já tirei a ideia da cabeça, não á nada como quem não sabe, perguntar.

Obrigado a todos pelas voças opiniões e criticas..

UMM abraço...

Diogo Ferreira

Top Inferior