• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Afinar travão de mão com pinças VAG

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Pinças VAG instaladas após várias peripécias. No entanto deparei-me com duas situações. Primeira: A jantes 15 que tinha batiam na pinça e lá tive que mudar para as jantes 16 do grand vitara. Segunda: Em descidas onde anteriormente travava bem com o travão de mão com os tambores agora nem parece que tem travão de mão, isto só acontece em descidas muito inclinadas. Alguém com alguma ideia? solução, será por ainda as pastilhas não se terem feito aos discos?

Carripana on the way ...

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Se as pastilhas estiverem novas é normal... Passa numa possa de água ou de lama e trava duas ou 3 vezes que isso fica a travar que é um mimo.

Quanto as pinças a roçar.... é uma questão de "lixa"..

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Por acaso não vi se era muito ou não mas ao lixar a maxila não a vai enfraquecer?

Carripana on the way ...

Registo
29 Abr 2012
No meu tenho pinças do GolfIV com jantes 15 Mangels originais e tenho outro conjunto de alumínio do VITARA e não roçam alem de travarem muito bem, isso não será dos suportes mal dimensionados ?Digo isto porque já vi uma invenção num UMM onde só meia pastilha é que mordia o disco...

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Passados alguns dias de utilização foi necessário baixar o compensador de travagem pois os discos traseiros estavam a aquecer muito. Quanto ao travão de mão, ainda estou em afinações ....
Quanto à jante de 15´´ reparei com mais detalhe que é o rebordo que roça nas maxilas, ou seja, as maxilas toca em cima na jante.

Carripana on the way ...

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Para montar as jantes de 15 polegadasm tens que instalar umas bolachas. Normalmente as bolachas podes fazê-las com os tambores velhos, se bem me lembro são de 8mm de espessura e é suficiente.

Com a montagem das VAG, é aconselhável eliminar o compensador de travagem traseiro. No meu caso com o compensador montado, não conseguia obter os valores mínimos de travagem aquando a inspecção. Quando montei directo já obtinha os valores mínimos, até ultrapassava um pouco.

O travão de mão continua a ser fraco. Desde que tenho discos nunca tive um travão de parque decente. Talvez um dia me debruce a inventar um na transmissão usando um travão de disco de uma moto de grande cilindrada.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Pois, o meu receio é esse, o travão de mão na inspecção. Estou mesmo a ver que vão chatear por causa disso. Estive a ver kits de Dana 44 nos States mas os calços são muito maiores assim como as maxilas e obviamente também o preco !

Carripana on the way ...

Registo
14 Dez 2011
Tenho esse sistema montado e na inspeção nunca houve problema foi sempre a primeira!
Tenta apertar mais os cabos junto a alavanca.

UMM ALTER "FENIX"
Os anos passam o UMM fica!!!!!!

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Tenho que rever todo o sistema do travão de mão. Relativamente ao compensador, pela lógica quanto mais alto a alavanca mais óleo passa correcto? A ideia do compensador de travagem é quanto mais pesado a traseira mais poder de travagem ou estou errado? É que ao principio as pinças não aliviavão e tive que baixar mais a alavanca. Chegava ao ponto de destravado não deslizar em pequenas inclinações.

Carripana on the way ...

Registo
14 Dez 2011
Que cabos de travão de mão tens?
Eu uso os do BX mas os do xantia também servem.

UMM ALTER "FENIX"

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Ora bem, indo por partes:

As bombas roçam por dentro da jante onde faz um rebordo, e não na jante toda normalmente. A utilização do meu UMM é 90% mato e 10% estrada, é claro que lixar a maxila a vai enfraquecer, depende de quanto se lixa, se se abusar até pode partir, se for uma coisa ligeira não considero grave, e tendo em conta que no mato há tanta coisa que pode ceder... Essa é só mais uma.

Quanto ao travão de mão, usei as espia/espiral dos travões de tambores do umm, cortei a ponta da espia e meti terminais novos ao comprimento certo.
Depois das pastilhas perderem a goma, o travão de mão trava o jipe em plano ao 3/4º click, e em descida ao 5º. Como já disseram, afina os parafusos por baixo do jipe junto ao travão de mão, para mal puxes um click começar a travar, se tiveres muita folga no comprimento da espia puxas 2 ou 3clicks e a espia ainda tem folga e não atua o travão.

Verifica se a pinças recuperam bem do travão de mão, e se têm força para puxar a espia!! Esta fica presa muita vez, quando isto acontece tiro fora e penduro-as uma semana,e e todos os dias vou lá soprar com o compressor e meter líquido para lubrificar correntes (tipo wd40, mas não o wd40 porque não é para esse fim).

Quanto ao compensador o meu UMM Alter de 87 não tem, e por causa disso até acho que trava mais no eixo de trás do que no da frente!
Na inspeção passa à primeira. Noto é alguma falta de força na travagem no eixo dianteiro, mas isso vou ter que substituir o servofreio ou a bomba de travões, cheira-me que não tem força suficiente para disco ás 4, visto que os travões da frente cada bomba tem 2 pistons..

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Atenção á afinação do travão de mão,com a alavanca em baixo as patilhas onde encaixam os cabos na bomba têm de estar todas recolhidas até ao batente!Se com a alavanca em baixo e as patilhas estiverem a meio a pinça não faz auto-afinação com o desgastar das pastilhas.Pela minha experiencia não se consegue ter o travao de mão a travar ao 4 ou 5º click ,para isso acontecer as patilhas na bomba não ficam recolhidas e quanto mais gastas as pastilhas mais a alavanca do travao fica a travar em cima.No meu tinha a travar um pouco em cima,por vezes na inspecção chamavam a atenção...se fosse necessario afinava para os primeiros trincos mas logo depois voltava a desafinar.

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Ao pessoal que tem instalado as pinças VAG atrás, conseguem rodar a roda com a mão? No meu caso está constantemente presa. As pastilhas das pinças estão recolhidas e carro estava em ponto morto. Alguém pode confirmar esta situação? Penso que o óleo de travão não está a recuar. obrigado.

Carripana on the way ...

Registo
29 Abr 2012
Levantaste as 2 rodas traseiras ? Devido ao diferencial de escorregamento limitado (vulgo autoblocante) , se levantares apenas uma roda não a consegues fazer girar à mão mas consegues sentir uma pequena folga , que te indica que a roda esta bloqueada pelo diferencial. Se não conseguires rodar à mão até tirar essa pequena folga então podes ter o travão de mão demasiado afinado e após uma pequena viagem , a jante estará bastante quente .

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
quote:Originally posted by rubenfaustino

Levantaste as 2 rodas traseiras ? Devido ao diferencial de escorregamento limitado (vulgo autoblocante) , se levantares apenas uma roda não a consegues fazer girar à mão mas consegues sentir uma pequena folga , que te indica que a roda esta bloqueada pelo diferencial. Se não conseguires rodar à mão até tirar essa pequena folga então podes ter o travão de mão demasiado afinado e após uma pequena viagem , a jante estará bastante quente .

hoje já testei, tinhas razão. Afinal já consigo rodar com a mão. Não consigo é fazer com que o travão funcione a 100% nas inclinações, onde com os tambores fazia na boa. Alguma ideia?

Carripana on the way ...

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
quote:Originally posted by corsair_860

Que cabos de travão de mão tens?
Eu uso os do BX mas os do xantia também servem.

UMM ALTER "FENIX"

Tenho os cabos originais UMM.

Carripana on the way ...

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Continuo com o mesmo problema. Tenho varias hipoteses:
1 - Substituir cabos travão
2 - Substituir pinças de travão VAG
3 - mudar para outra sistema mais "compativel" com o peso do UMM, tipo sistema da mercedes VITO, ou outra viatura mais pesada.

Quem tem VAG funciona como deve ser? nas inclinações trava bem?

Opinioes precisam-se. Não consigo obter valores minimos de travão de mão na inspeção.

Obrigado.

Carripana on the way ...

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Tenho VAG, travões de disco a trás é realmente melhor, mas não é nada que eu tenha ficado satisfeito conforme deve de ser. O investimento não é grande, mas não é nada de especial. O travão de mão??? Em subidas, eu pensei que era só para quando o carro estivesse nivelado. Passei um martírio com os travões o ano passado, quando vi a travar decentemente até esqueci o travão de mão de tão saturado que estava.
O meu próximo passa quando estiver para ai virado é avaliar bem o estado dos cabos e estudar melhor a alavanca do travão de mão, talvez algo mais comprido com efeito de alavanca mais para conseguir ter mais curso e esganar mais o sistema.
Cheguei a ter golf’s no elevador com o mesmo sistema que com 2 estalos do travão a roda bloqueava, o meu UMM a puxar fortemente o travão, um homem com o carro no ar e alguma força consegue rodar as rodas traseiras.

Top Inferior