Aí, ai....
Cuidado Pedro. Acredita que não é fácil o Turbo dos nossos meninos, o Turbo não é daqueles que se afinam facilmente, e um pouco de pressão a mais, implica mais gasóleo, não basta por só ar, e se se põe ar a mais não anda mais, se pões gasóleo a mais deixas de ver o Sol. Tudo tem uma dose certa, para alem de que se pões mas ar e mais gasóleo tens que avançar um pouco a bomba e deixas de ter força em baixa, passas a ter um motor muito "bicudo" só anda bem em alta e lá vem os consumos, em vês de 14-15 litros, passa para 18-19 litros facilmente.
Outra coisa é quanto mais ar e mais gasóleo se põe, maior é o grau térmico dentro do motor, e tens que ter melhor óleo e melhor sistema de arrefecimento.
Agora uma dica para a malta..
Os Subaru Impresa e os Mitsubishi Lancer Evo usam uma coisa interessante que pode ser transportada para os UMMs. Uns pulverizadores de agua no radiador do intercooler, para arrefecer o radiador, (tipo mija do limpavidros aplicado na tampa do intercooler) e com a ajuda de uma ventoinha por debaixo do mesmo a forçar a entrada de ar, fica 5 estrelas. A Solução da ventoinha é a que é utilizada no Patrol GR põe Exem., entre outros a ventoinha que cabe bem lá é as das moto 4 Polaris por exemplo. É à prova de agua e tem um óptimo puder de sucção.
Vale a pena exprimentar.
Se te pões a mexer na alimentação tens de mexer também no escape, mas não faças a asneira de tirar todas as panelas, os motores Turbo precisão de uma contra pressão para terem rendimento, podes tirar o silencioso, a ultima panela, mas a do meio tem que lá ficar, podes é trabalha-la para ser mais directa mas não caias na asneira de a tirar, embora pareça que anda mais é um engano, só faz barulho e daí parecer que anda mais.
Mas tenho uma ideia que isto já foi falado num outro tópico
.será?
Se foi peço desculpa.
Mas anda, um pouco mais,
cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt