• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

A Zebra

gass

Luis Matos
Registo
7 Ago 2007
Boas,

Ora então, para além do maduro na altura, encontrei outro UMM à venda +/- pelo mesmo valor (um cadito mais, vá).
Gostei do maduro pelo amarelo, pelo sitio onde estava e pelo trabalho necessário (parvo).
No entanto, ficar tanto tempo para andar de UMM, dei a mão aos desejos e nem analisei muito bem, veio a Zebra (alter II atmosférico 88) para casa.

forumm1.png
Em termos de chapa está razoavel, com alguma ferrugem superficial e já veio borrado de tinta branca e outros extras.
O carro veio com o motor de arranque fanado, pelo que nunca o testei... foi mais a vontade de o trazer.
Depois de uns meses desisti de retirar eu o motor de arranque (raios parta o sitio daquilo e a minha barriga) e foi ao Sr. Doutor.
Lá se começa a ver o que se adquiriu.
Motor de arranque reparado e, imaginem lá o que estava fanado ao fim de 7 anos??? A bomba injetora.
Foi a reparar a bomba lucas e os injetores.
Mas entretanto, lá deu para ver uns doidois
20220719_173236.jpg
Foi a reparar a bomba e os injetores.
Lá foi à inspeção buscar o papel vermelho ... era a 6ª inspeção em anos diferentes com o mesmo numero de kms!
Com o papel vermelho já pôde circular, facilmente nos 80 - 90, sempre de cabelos ao vento (rollbar feito em casa)
O jipe está sem capota, portas cortadas (se alguém quiser comprar as portas) e estilizado de zebra (depois dos miúdos verem ... levo coça se tirar).
O quadrante tinha uma peça comida, pelo que adquiri uma nova (quando se sabe a quem pedir, tudo é fácil).
20221001_162043.jpg
20221001_164559.jpg
Lá veio a carta verde e andamento.
Neste momento, depois de ir passear à areia
IMG-20221014-WA0015.jpeg
Este dia foi a altura em que andei mais tempo seguido com o carro e, para além da pressão no circuito de água que umas pancadas na tampa por vezes ajudava a libertar, notei que quando exigia mais do jipe, perdia força.
Como não conheço bem o UMM nem teho nenhum para comparação (o outro ainda n anda) não sei se é defeito ou feitio, mas em 2ª ou 3ª baixa devia ficar com as rodas a patinar e não a morrer. Talvez seja demasiado brando com o acelerador. Os pneus estavam ainda a 1,5 bar.
Sinto muita falta de um conta rotações.
Algumas coisas a resolver:
- Circuito de agua com pressão (trocar a tampa porque de certeza não está a funcionar bem e depois ver se é só isso).
- Comprar tampa do deposito (já não trazia)
- Colocar capota e portas completas para a chuva, mas faltam-me as chapas para o chassis, que deverão chegar entretanto.
- Colocar 2 lampadas de presença do quadrante ou enviar o quadrante para revisão.
- Verificar a boia de combustível, que parece ter colado ao fundo. Quando enchi a primeira vez ainda deu um ar da sua graça.
- Colocar banco transversal
- Limpeza com jato de água e avaliar a ferrugem.
- Preço do gásoleo que não pára de subir.

Entretanto, o problema de muitos: a disponibilidade, quer de tempo, quer de euros.
Para este carro ainda não tenho a certeza se me vou desfazer dele ou não a curto prazo, uma vez que tenho outro.
Tendo em conta os preços praticados, o custo de aquisição, reparação e material extra, não me parece que tenha comprador.

Entretanto vou dando noticias.

MIRANDA

UMM
Registo
19 Abr 2010
Luis, boas,

Num fds destes vamos até ilhavo e trocamos de carro para teres termo de comparação, mas na areia, nao metas mais de 1 bar.

Abraço

gass

Luis Matos
Registo
7 Ago 2007
Temos que combinar!
Pois ... depois quem ia comigo (landinho) também baixou para 1 bar ou 0.9, mas já era a meio do percurso, nem estive para estar a acertar para menos.
Uma coisa, que me parece comum nos UMM é os joelhos das manetes saltarem fora.
Meter altas foi um filme (por falar nisso tenho que ver o oleo das caixas).
IMG-20221014-WA0025.jpg

MIRANDA

UMM
Registo
19 Abr 2010
Boas, eu digo-te um dia destes e vamos andar na areia!
Sobre os tirantes e afins, apesar de neste momento ter varios UMM, vou dar o MEU ponto de vista, de quem tem um branquinho turbo de 1993 em minha posse ha 13 anos e que nunca me deixou ficar mal, e ja teve alguns tratamentos agressivos, Quinta do Conde, Gasoduto, Fronteira, ETC...
Assim que o comprei, fiz uma revisão geral no Martins, daí para ca, faço uma revisão anual no Andre Santana para inspeção e coisas normais!
Mas tenho uma regra basica, sempre que ha algo que nao parece bem, paro, mando ver e meter novo se for precisso, nunca assucatei nada, desta forma acabo por ter sempre o carro a ficar melhor de dia para dia...
Tenho um carro novo, que nao dá problemas nenhuns e depois tenho um com 30 anos que leva umas porradas, mas que continuo a achar que se forem bem mantidos, a fiabilidade está lá!
Abraço

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Vende, o mais depressa possível, esta gente não aprende, só compra "cancaros", devem ser masoquistas...,só pode..., ainda te faço um favor e fico com as portas para te aliviar de mais uma dor de cabeça e ainda te posso pagar umas mínis só por descargo de consciência...!!! :whistle: :alien:

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Até que enfim que estás a aproveitar para andar de UMM!
As bombas injetoras devem fazer parte dos teus pesadelos mais sombrios!
Que pouca sorte Luís...
Obrigado pela partilha.
Abraço

gass

Luis Matos
Registo
7 Ago 2007
Vende, o mais depressa possível, esta gente não aprende, só compra "cancaros", devem ser masoquistas...,só pode..., ainda te faço um favor e fico com as portas para te aliviar de mais uma dor de cabeça e ainda te posso pagar umas mínis só por descargo de consciência...!!! :whistle: :alien:
Este ao menos anda! e tem uma zebra!
Juntaste à minha mulher, que mal o carro começou a andar, começou a pressionar pa vender.
Um dia trazes as minis, dás uma voltinha, para ver como é bom ter um tablier besuntado de tinta!
Mas obrigado pelo apoio!

Até que enfim que estás a aproveitar para andar de UMM!
As bombas injetoras devem fazer parte dos teus pesadelos mais sombrios!
Que pouca sorte Luís...
Obrigado pela partilha.
Abraço
Por acaso, que elemento mais sensivelzinho.
Quando o pessoal diz que n anda à n sei quandos anos e vai dar à chave, lembro-me logo: só nos umms é que a BI vai logo à vida.

Em termos de partilha, agora é que começam as questões e os pedidos de ajuda, que é o que o @Eduardo Filipe manda!
Um abraço a ambos!

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
O mais difícil está feito!! Agora é rolar e ir fazendo a manutenção

gass

Luis Matos
Registo
7 Ago 2007
Ainda fazia o sacrifício de dar 2.500 aéreos por esse " monte " de problemas...!!! :whistle: :alien:
Não quero que se sacrifique dessa forma, que não vale a pena.
Estive a ver anuncio de UMM de à 3 ou 4 anos atrás e compravam-se umm turbo por 1000 paus. Que cena.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Não quero que se sacrifique dessa forma, que não vale a pena.
Estive a ver anuncio de UMM de à 3 ou 4 anos atrás e compravam-se umm turbo por 1000 paus. Que cena.
Pensa bem..., devias seguir o Conselho da esposa, elas têm quase sempre razão...!!! :cool: :alien:

gass

Luis Matos
Registo
7 Ago 2007
Alguém me consegue dizer a pressão de funcionamento do circuito de água, 1.3, 1 ou 0.9 bar? (ou outra eventualmente)
A única informação que consegui é que o dos turbos é de 0.9 bar. Mas nos atmosféricos não consegui informação.

Além disso, alguém sabe a referência atualizada do termostato?
O termostato foi retirado do meu, o motor anda sempre frio.
Acho que já encontrei: peugeot 133825 para 81ºC.

Última edição:

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Alguém me consegue dizer a pressão de funcionamento do circuito de água, 1.3, 1 ou 0.9 bar? (ou outra eventualmente)
A única informação que consegui é que o dos turbos é de 0.9 bar. Mas nos atmosféricos não consegui informação.

Além disso, alguém sabe a referência atualizada do termostato?
O termostato foi retirado do meu, o motor anda sempre frio.
Acho que já encontrei: peugeot 133825 para 81ºC.
Nunca se está bem com o que se tem..., mais vale frio do que muito quente...!!! :whistle: :alien:

Top Inferior