• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

A infinita questão, 2 depositos.

pcosta

UMM
Registo
4 Jun 2014
(...)
Outra alteração que fiz, foi a preparação para a aplicação de um segundo depósito de combustível do outro lado. Ainda não sei se avanço já, tenho que me debruçar sobre esse tema, mas os trabalhos preparatórios ficam feitos.
“ Outra alteração que fiz, foi a preparação para a aplicação de um segundo depósito de combustível do outro lado. Ainda não sei se avanço já, tenho que me debruçar sobre esse tema, mas os trabalhos preparatórios ficam feitos.”
Sendo um assunto que também h fj oitava de avançar, como estás a pensar fazer a transfega de um depósito para o outro com uma bomba, ou utilizar o sistema que usam os camiões com um tubo de um depósito de entrada e outro de saída. Essa segunda solução teria que passar/ atravessar certamente pelas longarina.
Alguém com uma solução mais prática?

Última edição por um moderador:

Zeca

UMMzito
Registo
30 Dez 2019

Uma válvula pollak resolve esse assunto da melhor forma. Tem duas entradas, duas saídas e dois retornos, podendo assim trabalhar com dois tanques totalmente independentes.

Última edição:

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
“ Outra alteração que fiz, foi a preparação para a aplicação de um segundo depósito de combustível do outro lado. Ainda não sei se avanço já, tenho que me debruçar sobre esse tema, mas os trabalhos preparatórios ficam feitos.”
Sendo um assunto que também h fj oitava de avançar, como estás a pensar fazer a transfega de um depósito para o outro com uma bomba, ou utilizar o sistema que usam os camiões com um tubo de um depósito de entrada e outro de saída. Essa segunda solução teria que passar/ atravessar certamente pelas longarina.
A solução dos troféus acho simples e extremamente fácil. O tubo que passa de um lado para o outro passa por cima das longarinas. Não precisa de cortar nada. A única desvantagem é que só obriga a ter sempr gasóleo do lado esquerdo, do deposito pode ter ou não.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Relativamente à solução dos dois depósitos, gostaria que fosse dependentes, apenas com um bocal de abastecimento. O habitual serviria para abastecer e medir a quantidade de combustível e o secundário serviria apenas como extensão do principal. Tenho pensado no sistema de 3 tubos a ligar os depósitos. Um na parte mais baixa, que distribui o combustível nos 2 depósitos, com um sistema de válvula anti-retorno. Outro na parte alta, que fará o abastecimento entre ambos os depósitos e um terceiro, por cima, para respiro. Mas ainda não me debrucei com olhos de ver. Também cheguei a pensar em usar um sistema de válvula da Tesla, mas não funciona para este sistema.

Moutinho, se me conseguires um esquema dos depósitos do trofeu agradeço. Ouras ideias também serão bem vindas, nunca ouvi falar dessa válvula pollak, vou investigar.

pcosta

UMM
Registo
4 Jun 2014
A solução dos troféus acho simples e extremamente fácil. O tubo que passa de um lado para o outro passa por cima das longarinas. Não precisa de cortar nada. A única desvantagem é que só obriga a ter sempr gasóleo do lado esquerdo, do deposito pode ter ou não.
A solução dos troféus era simples mas obrigava a abastecer 2 depósitos e passar sempre o gasóleo para o principal o que por vezes deixava a malta entalada quando a bomba deixava de funcionar.
Por isso é que gostava de ouvir outras soluções sem, como é claro descartar a solução dos troféus.

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Posso estar enganado, mas as ditas bombas de trasfega, são adaptações.
O trofeu tem apenas um tubo no bocal do deposito da esquerda, que liga no tubo de pesca do deposito da direita. Nada mais que isso.

O deposito da esquerda tem que obrigatoriamente ter uma tampa estanque, de forma a garantir que vai buscar gasóleo através de sucção ao deposito direito.

Teoricamente a descida de combustível seria igual nos dois depósitos, mas na verdade, existe um consumo maior no lado direito, e quando este acaba, o efeito de sucção desferra e não consegue ir buscar gasóleo ao deposito da direita.

Daí o pessoal adaptar uma bomba de trasfega.

Efectivamente não é um sistema perfeito, mas este é super simples, e com poucas avarias.
.
O ideal seria realmente ter apenas um bocal, um nível mas dois depósitos. É uma questão de "engenheirar". A parte que vejo mais chata é em algumas situações obrigar a um tubo de ligação entre os dois depósitos, que fica bastante baixo, e sendo um 4x4 é uma péssima armadilha para se cortar e derramar o gasóleo dos dois depósitos!

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Moutinho, nesse desenho algo não está a bater bem...., a transfega de gasóleo do lado direito para o esquerdo é feita assim numa posição tão alta, as leis da física não funcionam assim...!!! :cool: :alien:

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Moutinho, nesse desenho algo não está a bater bem...., a transfega de gasóleo do lado direito para o esquerdo é feita assim numa posição tão alta, as leis da física não funcionam assim...!!! :cool: :alien:
Estás enganado a lei da sucção funciona com a mangueira na altura que quiseres ;)
Tens que garantir que tampa do deposito esquerdo veda bem, e que a válvula de respiro está a funcionar correctamente do lado direito. ;)

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Estás enganado a lei da sucção funciona com a mangueira na altura que quiseres ;)
Tens que garantir que tampa do deposito esquerdo veda bem, e que a válvula de respiro está a funcionar correctamente do lado direito. ;)
Pois...., no meio do deserto perdes a tampa e ...!!! :cool: :alien:

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Pois Moutinho, isso funciona sempre bem na teoria...,eu tive uma boa escola de raiz na minha vida...sempre a jogar pelo seguro e pela certeza, "em tempo de guerra não se limpam armas" são limpas antes...!!!
Sistemas assim tipo esse para mim não servem e sistemas mais simples que esse e não falíveis existem e vou descansado para qualquer lugar no mundo...!!! :cool: :alien:

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Pois Moutinho, isso funciona sempre bem na teoria...,eu tive uma boa escola de raiz na minha vida...sempre a jogar pelo seguro e pela certeza, "em tempo de guerra não se limpam armas" são limpas antes...!!!
Sistemas assim tipo esse para mim não servem e sistemas mais simples que esse e não falíveis existem e vou descansado para qualquer lugar no mundo...!!! :cool: :alien:
Eu não inventei o sistema, o sistema foi criado pela ciência e aplicado pela UMM apenas para carros de competição. Os carros de guerra e civis saíram apenas com um deposito.

Para simplificar o sistema, vou começar a escrever menos aqui no ForUMM.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Eu não inventei o sistema, o sistema foi criado pela ciência e aplicado pela UMM apenas para carros de competição. Os carros de guerra e civis saíram apenas com um deposito.

Para simplificar o sistema, vou começar a escrever menos aqui no ForUMM.
Moutinho, não és capaz, está no teu íntimo e vais morrer com esse grande defeito, escreve lá rapaz, assim pelo menos tenho alguém aqui com quem conversar e "charingar" a mona...senão isto torna se um tédio...!!! 🤓 :alien:

pcosta

UMM
Registo
4 Jun 2014
Se calhar, para não sobrecarregar o tópico do Aldeia com esse tema, que a meu ver parece bastante interessante e pratico, seria criarmos outro tópico sobre esse tema. Parece que muitos de nós querem maior autonomia nas nossas máquinas.

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Se calhar, para não sobrecarregar o tópico do Aldeia com esse tema, que a meu ver parece bastante interessante e pratico, seria criarmos outro tópico sobre esse tema. Parece que muitos de nós querem maior autonomia nas nossas máquinas.

Feito. Julgo que maior parte de quem faz grande quilómetros em Overland ou usa Jerrycans ou tem um deposito extra de onde vai buscar combustível através de uma bomba. O abastecimento deve ser sempre feito nos 2 depósitos.

o sistema que o @NMoutinho referiu já tinha lido algures que era assim que alguns trofeus usavam.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Eu sempre usei jerrycans, hábito adquirido na Tropa...sempre sistema mais fácil e menos falível que invenções que podem dar para o torto dia menos dia...!!! :cool: :alien:

pcosta

UMM
Registo
4 Jun 2014
Eu sempre usei jerrycans, hábito adquirido na Tropa...sempre sistema mais fácil e menos falível que invenções que podem dar para o torto dia menos dia...!!! :cool: :alien:
Não descordo que seja o mais prático e simples, mas parece-me que é ilegal o transporte de combustível no interior da viatura e perigoso.
Digo isso porque, vivendo numa zona fronteiriça, comenta-se muito essa situação assim como ser um problema nas fiscalizações.
@Aldeia
Visualizar anexo 18666

Este é o esquema do Trofeu do Marco, o esquema também é dele, que assinatura não engana ;)
Moutinho, essa parece ser a mais “ conhecida “ entre os troféus mas talvez não muito prático na utilização de termos de abastecer 2 depósitos e cortar chapa para duas entrada.
O objetivo seria aumentar a autonomia sem grandes alterações exterior.
Falaram-me também, e como volto a dizer eu não percebo nada disso, de um sistema muito utilizado nos camiões em que se abastece apenas por um bocal e interligados entre si.

Última edição:
Top Inferior