• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

40 anos Paris Dakar

Clube UMM

UMM
Clube UMM
Registo
14 Fev 2010
Mensagens
894
Localização
Portugal
Numa altura em que estamos prestes a comemorar os 40 anos do Raly Paris Dakar, não podiamos deixar de recordar a participação UMM numa das maiores e melhoras provas internacionais de todo o terreno. Não podemos também deixar de relembrar o almoço convivio realizado em 2012 com vários dos pilotos, co-pilotos, mecânicos e jornalistas da época que participaram de UMM nesta prova e que aceitaram o nosso convite para virem contar-nos algumas das histórias e aventuras vividas naquela época.

1611437367474.png


Obrigado aos participantes pelas historias e aventuras partilhadas com a nossa comunidade naquele almoço: Carlos Barbosa (Tucha), Silvino Alves, Pedro Vilas Boas, Diogo Amado, Joaquim Miranda, Manuel Romão, Vitor Paula Cardoso, Jorge Mira Amaral, Jorge Lopes, Luís Lourenço, José Oliveira Monteiro, Francisco Sande e Castro, Cristóvão Leitão, José Nogueira e Alexandre Sanfins.

1611437371774.png


Alguns Testemunhos dos pilotos:
Silvino Alves - Em 1983 o Sr. Pedro Cortez convidou-me para ajudar a preparar os carros e fez-me o convite para participar e dar assistência em prova. E assim começou a minha primeira aventura no rali Paris Dakar de 83.

1611437381744.png


Carlos Barbosa - O meu envolvimento nesta aventura começa quando comecei a trabalhar na UMM e um dia fui chamado pelo José Manuel Caiado e Diogo Amado para me envolver na preparação dos UMMs que iriam participar nesta aventura.

1611437387029.png


Vitor Paula Cardoso - Num Dakar todos os dias há histórias, cenas, sustos, desalentos, fadiga, insegurança, enfim uma quantidade de emoções indescritíveis que no dia seguinte (por vezes é o prolongamento do dia anterior) volta tudo ao princípio até à bandeirada de xadrez.

1611437392267.png


Pedro Cortês - Sobre a introdução do feito da Marca, recordo o grande desconhecido facto de a UMM ter sido, na altura, a primeira Marca a conseguir ter à chegada do Rally o mesmo número de carros que fez alinhar à Partida. Para melhor, este facto repetiu-se em três anos consecutivos.

1611437398246.png


João Francisco Tojal - O envolvimento da UMM no Paris Dakar, deve-se ao Manuel Mello Breyner, pois foi quem apresentou e defendeu o projeto aos manos Baptista da Silva, que por seu lado tiveram a coragem de o pôr em prática e donde resultou o conhecimento desta marca de todo o terreno, feita em Portugal.

1611437403159.png


Jorge Mira Amaral - Depois de vários rallys em Portugal e Espanha o desafio para participar no Paris Dakar apresentava, como se confirmou, uma das maiores aventuras da minha vida, vivendo em 3 semanas experiências que relembro para toda a vida, revivida depois quando fui, juntamente com o Mêqêpê, o primeiro português a fazer, de mota, um rally em África, o Atlas.


Manuel Romão - Agora já não há bússolas para indicar a caminho e tudo é muito mais sofisticado, a começar pela facilidade de dormir em hotéis quase todos os dias como acontece com estes Dakar realizados na América do Sul.
Outros tempos dirão os saudosistas! Melhores tempos, digo eu, apesar das dificuldades e das limitações da época. Resta a lembrança, felizmente bem viva e pena é que o José Megre não esteja cá para nos fazer companhia. Mas lá em cima ele vai estar a ver e até acaba por beber um copo connosco.
Uma exceção, mas um dia não são dias.

Joaquim Miranda - O meu envolvimento na prova veio pela mão do José Megre, que era na altura o meu chefe no Entreposto e como eu tinha jeito para a mecânica acabei por aceitar o seu convite para ser co-piloto do Pedro Cortez. Meti uns dias de férias e assim começou a minha aventura no Dakar.

Luís Lourenço - O sonho de participar no Dakar começou em 1978 com o 1º Abidjan / Nice organizado pelo Claude Bertrand e se tornou realidade.
A nossa participação foi amadora, resultado da boa vontade dos manos Baptistas (UMM) e da Tabaqueira, promovidas pelo José Megre, Pedro Vilas Boas e José Oliveira Monteiro.

José Oliveira Monteiro - Uma viagem inesquecível, com uma forte vontade de aprender com os melhores. Um pequeno contributo para uma aventura solidária e para uma grande marca nacional a UMM.

Cristóvão Leitão - Tudo começou rapidamente.
Vi uma revista com a apresentação do Paris-Peking-Lisboa-Peking.
Tenho que participar!
Divorciei- me. Vendi a casa. Inscrevi-me.
Perestroika, Glassnost, Gorbachov.
Paris-Peking cancelado em Setembro.
No worries . Bora para o Dakar.
Paris-Sirte-Cidade do Cabo em 1993
E assim foi. Ganhei o bichinho do Dakar

Francisco Sande e Castro - A meio do percurso, uma das vilas resolveu fazer uma festa, um pódio acolheu os concorrentes enquanto um repórter local não parava de falar numa transmissão por altifalantes espalhados por toda a vila, UMMMM, Ça cest quoi comme voiture??? Cest celle qui va gagner, respondemos-lhes confiantes. Ha, ha, Bonne change.


1611437410806.png


cUMMprimenTTos


A Direcção do Clube UMM
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Como o tempo passa depressa sem a gente dar por isso...!!!

Nessa altura era menino e moço e já mexia cá dentro o bicho, e um dia hei de ter um UMM...!!!


 

Clube UMM

UMM
Clube UMM
Registo
14 Fev 2010
Mensagens
894
Localização
Portugal
Dando continuidade a este tópico deixamos o alerta para o programa da RTP1 da próxima 5ª feira, onde para além da referência aos 40 anos do Dakar iremos puder assistir aos UMM's no programa Linha da Frente, logo a seguir ao Telejornal da noite.

Não percam esta edição na RTP 1.



cUMMprimenTTos


A Direcção do Clube UMM
 

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
Mensagens
1.426
Localização
Portugal
nem sei como ainda não tinha visto isto ...

espetáculo ...

mas a melhor de todas é a do Sr Cristovão Leitão ... "Divorciei- me. Vendi a casa. Inscrevi-me."

hahahha muito bom :D:D:D:D

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

 

ummfly

UMM
Clube UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.474
Localização
Portugal
A não perder logo á noite.

UMMs no programa Linha da Frente, na RTP1.

 
Última edição por um moderador:

Clube UMM

UMM
Clube UMM
Registo
14 Fev 2010
Mensagens
894
Localização
Portugal
A grande aventura do Dakar começou á 40 anos.

Estão preparados para a partida.....

A não perder logo á noite na RTP 1 o programa Linha da Frente com destaque aos pioneiros UMM.

1611437509116.png




cUMMprimenTTos


A Direcção do Clube UMM
 

Clube UMM

UMM
Clube UMM
Registo
14 Fev 2010
Mensagens
894
Localização
Portugal
1611437522405.png


A Linha da Frente é um dos canais mais premiados e mais vistos da televisão portuguesa que apresenta todas as semanas uma realidade diferente. E esta semana não foi exceção com um programa dedicado a uma das nossas maiores paixões denominado "As Aventuras dos UMM 4x4".

Neste sentido temos que agradecer a estes profissionais, como o grande jornalista José Ramos e Ramos, aos repórteres de imagem João Junça, Hugo Antunes, Paulo Jorge e ainda ao Paulo Antunes pela magnifica edição desta magnifica reportagem que hoje tivemos o prazer de visualizar na RTP 1.

1611437528423.png


Numa altura que se festejam os 40 anos de uma das maiores e mais duras provas de todo o terreno, o Raly Dakar e ainda os 40 anos da marca UMM e conjugar tudo isto com o passado e o presente UMM, juntando numa edição históricos aventureiros desta marca com comunidade actual só poderia ter este resultado, uma reportagem que demonstra bem o nosso passado e a continuidade do futuro UMM.

1611437533172.png


Como devem calcular não é fácil compilarem mais de 20h de filmagens num programa único de 30min e fazer a ligação de tudo isso, muitas pessoas falaram, muito foi dito, muitas histórias e referências indicadas, muitos intervenientes foram filmados, mas depois nem sempre conseguem captar e usar tudo o que filmaram, mas na minha modesta opinião ficou uma reportagem bem elaborada que acima de tudo sublinha bem o espirito desta nossa comunidade, e o nosso passado que nunca deve ser esquecido. Com certeza o saudoso José Megre, deve estar orgulhoso em saber lá em cima que o que ele começou no TT em Portugal, e o espirito que incutiu com as suas aventuras está bem patente nesta comunidade.

1611437541136.png


É um enorme orgulho e privilégio ver o contributo diário de cada um de vós, do vosso trabalho fundamental na preservação desta marca mítica como o são os nossos queridos UMM. Este é o fruto do trabalho de toda esta comunidade espalhada por este Portugal e Mundo fora.

O espírito UMM está cada vez mais forte, e a avenTTura continua.......

1611437548083.png

1611437554694.png

1611437560531.png

1611437573089.png



cUMMprimenTTos
A Direcção do Clube UMM
 
Top Inferior