• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

235/75 R15, 205R16 ou 215/85 R15

JoaUMM

UMM
Registo
18 Jul 2007
Boas
De origem no UMM Turbo tenho uns 235/75 R15, mas tenho la umas jantes de 16 tb do UMM
Das seguintes medidas:
205R16 ou 215/85 R15, quais me poderao garantir um melhor consumo e uma subida do UMM sem comprometer o material?

Cumps

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Ora bem, as medidas 235/75 R15 e 205R16 (ou 205/80R16) são as de origem, assim serão as de melhor compromisso ao nivel de consumo (sobretudo a 205R16.

Pelas minhas contas, os 205R16 e os 235/75 R15 fazem uma roda com um diametro de 73.4 cm (sensivelmente) ao passo que os 215/85R15 terá um diametro de 74.7cm. Assim com os 215 o teu jipe vai subir de 6 a 7 milimetros de altura (a roda fica maior 1,3 cm no diametro) e aumentar 1 cm a largura. Ao nivel do desgaste de material penso que seja completamente irrelevante, ao nivel de consumos (se o teu UMM estiver afinadinho e sem kit´s de potencia ou outros upgrades) deve subir ligeiramente (entre um quarto e meio litro aos 100 no máximo - valor estimativo).

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

JoaUMM

UMM
Registo
18 Jul 2007
Gracias Aldeia

Eu gostaria mesmo era de uns 205 ou 215/85 R16, mas disseram me que eram penus mt raros, eu como ainda estou no começo destas andanças com o UMM nao sei o que escolher...

Na tua opiniao se quizesses subir um UMM sem riscos de estragar o material, que pneu escolherias?

Joaumm

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Se o teu problema é o risco de estragar material, podes estar descansado. Existem por aí muitos UMM's com 235 85R16, 7,5 R16 e também com pneus 33', sem problemas de esforço (alguns com diferencial soldado).

Convinha saber por onde costumas andar e quais são os teus objectivos para a malta te poder ajudar um pouco mais. Mas para começar as implicações que vais ter com o aumento do diametro das rodas são os consumos e a IPO (e eventualmente a policia se te aparecer um criterioso/implicativo.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

JoaUMM

UMM
Registo
18 Jul 2007
Geralmente faço uns caminhos simples sem muita exigencia, mas tambem gosto de sair de estrada por montes e vales. Geralmente em lama, areia e tb algum barro.
O que pretendia mesmo era subir o UMM atraves dos pneus, sem correr riscos de maior com material...

snipers

UMM
Registo
5 Jan 2007
Ja agora e depois de ler tudo isto, que pneus deverei usar no meu II atmosferico, sendo que me quero manter legal, e deverei fazer 80% em monte... no livrete tenho 205/R16 e outra qualquer em jante 15, mas como nao tenho jantes 15 ;)

Poderei usar mais largos? ficando na mesma na tal tolerancia? e que pneus?!

Obrigado

Registo
30 Mar 2006
È verdade fiz 10L/100 certinhos em 350km / 35l de gasoleo Com o passeio incluido e a medida dos meus Federal A/T é 235.85.16 ,se bem que de A/T nao tem nada, tem mais aspecto de pneu de estrada. mas nesse dia cumpriram muito bem a sua missão.(sem lama claro!!!).
P.Gomes

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
quote:Originally posted by Paulo Gomes

È verdade fiz 10L/100 certinhos em 350km / 35l de gasoleo Com o passeio incluido e a medida dos meus Federal A/T é 235.85.16 ,se bem que de A/T nao tem nada, tem mais aspecto de pneu de estrada. mas nesse dia cumpriram muito bem a sua missão.(sem lama claro!!!).
P.Gomes

Dos pneus né??
Viatura powered by BARRACUMMmotorsports

:D:D:D:D:D

Filipe Pinheiro

JoaUMM

UMM
Registo
18 Jul 2007
Caros Ummistas e sobretudo ao Aldeia e P. Gomes

Digam la de vossa justiça entao:
Das 2 hipoteses possiveis, 235/75 R15 (nas jantes com tringulos de origem), e 235/85 R16 (se possivel tb nas jantes com tringulos de origem (???) o que me dizem?
Prestações, Desgaste do material (diferenciais) e consumos?

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Para montares os 235/85 R16 e teres os consumos do Paulo Gomes e não veres a prestação diminuída, tens de ter a relação do diferencial atmosférico aplicada no teu turbo. Para isso tens de trocar os diferenciais ou só a roda de coroa e pinhão que tens, pelo de um UMM atmosférico Em ambos os diferenciais, naturalmente).

Com os diferenciais que tens (supondo que nunca foram trocados) os 235/85 R16 vão tornar o UMM pastelão e gastador (mais 2 a 3litros aos 100).

Ao nivel da fatiga de material, penso que não será nada de mais.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Do I feel lucky?
Well do ya punk?

Registo
30 Mar 2006
Boas, então vou-me confessar....tenho os dif. do atomosférico...no meu Turbo, quanto à fadiga de material sempre usei esta medida de pneus e nunca tive problemas , tambem usei esta medida no meu ex. atomosférico e digo tb que o que perdi em perfomance não foi nada de significativo , claro que estou a falar em alcatrao porque no mato não notei nenhuma perda de potencia devido aos pneus serem grandes.
Agora o que eu acho é que quando querem colocar estas medidas grandes no UMM, nunca optem por pneus reconstruidos (são mt mais pesados)è preferível dar o mesmo dinheiro por uns (novos)usados em bom estado e existe muita coisa à venda .
PG

JoaUMM

UMM
Registo
18 Jul 2007
Pois...
Eu tenho um Turbo de 92 e tb um atmosferico de 93 (este em recuperaçao pois foram me roubadas algumas peças, precisa de pneus e nao tem capota...)
Como os euros nao abundam a coisa vai se fazendo lentamente, a minha ideia era por agora usar as jantes de 16" e comprar uns pneus 235/85 R16 no Turbo. E dps repo-las no atnosferico qd este estiver OK.

A duvida é esta. será que compensa comprar os 235/85 R16 (com tudo o bom e mau q dai advém) ou o mais sensato será ir para os tradicionais 205/ R15.205/80 R16...

A dúvida é k me irrita...ehehheheheh

Cumps
Joaumm

Top Inferior