• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

2 tipos de molas

minieUMM

UMMzito
Registo
10 Set 2007
Viva!
Um destes dias vi um cournil com uma suspensão que nunca tinha visto, molas de "carroça" e molas helicoídais no mesmo eixo, será que resulta?
Mais,tinha uns brincos tipo articulados e com 2 amortecedores por roda, sendo que um pela colocação deve servir para forçar o brimco a abrir após fechar num cruzamento de eixos.
Ficam as fotos possiveis, peço desculpa ao dono pela devassa mas achei curioso.

abraçUMM
minieUMM

Registo
8 Jun 2006
Amigo(a)? minieUMM

Provavelmente irei levar na carola, mas isso é uma cagad@:astonished: (que me desculpe:blush: o dono de tão complexo e intrincado mecanismo:dizzy_face:).

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mais peso ! Andamos todos a tirar peso e este acrescenta !
Humm! Não deve melhorar nada só se poupar no esforço dos amortecedores.
Aquela gaiola que parecem 2 brincos articulados o que é lá está a fazer ?

UMM abraço

Registo
30 Mar 2006
Eis o que nunca se deve fazer....
Isto porquê, porque as molas têem diferentes velocidades de expansão entre outras caractristicas contrárias, mas enfim já vi de tudo.
E tambem gostava de saber o que faz aquele amortecedor quase na ponta da mola!!!!!
Mas enfim deve haver alguma explicação.

cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Pelas fotos e tentando perceber a logica do sistema:blush:,a unica coisa que faz de mola nesse UMM é a elicoidal,pois para ter essa "articulação" de brincos e a quantidade de folhas de lamina no feixe a unica coisa que os feixes estão a fazer é segurar os eixos...se lá se pusesse umas barras de ferro em vez dos feixes de mola seria exactamente a mesma coisa.Até digo mais,o ideal nesta montagem seria pôr as molas elicoidais a substituir os brincos:blush:
Quem sabe se não estará aqui o futuro:D

Registo
8 Jun 2006
Amigo Filipe, meus amigos:

Certamente que isto é o futuro, o futuro das oficinas que terão que emendar as óbvias cagad@s:D.

Agora a sério(y), sempre me intrigaram as alterações nos nossos carros. Embora entenda o seu âmbito e aprecie o trabalho quando é feito com cabeça e por bons profissionais.

Será que de facto, e sem querer ser apaixonado, uma suspensão radicalmente alterada faz assim tanta:p, tanta:p diferença?

Uma coisa é pôr um UMM com um enorme cruzamento de eixos sobre uns palanques numa feira qualquer, outra é saber se aquele amontoado de solda e ferros das obras vai resistir, como resistiria no seu estado original ou apenas com ligeiras beneficiações. Eu sei que é polémico.

Ao alterar uma viatura tão radicalmente, não me venham com a converseta:angry: de que gostam muito do UMM, porque apenas lhes estão a reduzir o número, a tornar nulo o seu já reduzido valor e a comprometer seriamente a existência desse exemplar. Fim da prova, toma lá mais vinte quilos de solda...:dizzy_face: Ao fim de dois anos, sucata! Haverá excepções.

Os nossos carros ultrapassam muitos obstáculos, alguns dos quais verdadeiros muros para marcas de renome internacional, mas nunca ultrapassarão tudo.

Tenho dificuldade em entender quem diz que gosta de um UMM com eixos Unimog, jantes Vitara, suspenção Land-Rover, motor e caixa Patrol, direcção Mercedes. Respeito-o, mas certamente que daquilo que o seu dono gosta é de um sonho, de uma vontade, não é de um UMM.

(vá lá, a seguir batam:D, mas não batam muito;) que eu sou magricelas)

UMM abraço
João

minieUMM

UMMzito
Registo
10 Set 2007
Precisamente por não ver vantagens decidi partilhar estas fotos, não tive oportunidade de falar com o dono, sei que era um senhor com cerca de 60 e tal anos e reparei que o carro nem tinha mais alteraçãoes, enfim, algúem deve ter tido esta ideia e cá está...
Quanto ao segundo amortecedor só vejo utilidade para forçar o "brinco" a abrir, gostava de o ver em acção...

Abraço
minieUMM

Pedro Guedes

Wardog

UMM
Registo
19 Out 2006
Camarada João "Verdes Radios", estou contigo!

Rui Oliveira

UMM - Orgulho Nacional

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
vou discordar, nao me podem dizer que por ter UMM sem uma peça de origem que nao gosto de UMM, e falso e veijo isso uma ideia de utilizadores deste forum e custa me ver todos olharem pos protos como algo magnifico e que mostravam a imagem dos UMM ...TRETA, SE O MEU DIZEM QUE NAO UM UMM como podem dizer protos que corriam ser UMM quando nao tinham mts quase nada de origem??o dinheiro que eu o helder e mts mais ja gastamos nos UMM que dava pra comprar um super land rover....talvez seria melhor iriamos ao rates iriamos a provas e diziam que lindo land rover, epa o meu sonho e um land como esse, bem que fixe...meus amigos cada um tem o jipe preparado pras actualizaçoes...sabem porque tenho o meu UMM artilhado e nao outro?porque o a carroçaria do UMM foi bem concebida porque secalhar as suspençoes sao limitadas pra provas INTRENACIONAIS E NACIONAIS onde bj'40 e muitos historicos tem transformaçoes que metem o meu num canto, motor toyota diferenciais patrol...ok nao saiu de origem, e os prv's como diferenciais xpto e a vaca do tucha com helicoidais e nasceu cournil e ta alter...desculpem o testamento mas acho que nao deviamos ser contrarialistas, pois mais depressa secalhar deixo apodresser o meu cournil que tenho pra recuperar que o que artilhei pois a verba que investi saiu me mt do bolso....nao critico niguem mas sinto me agrdido neste topico....tou aberto a mostrar o meu jipe a toda gente e a meter.me defeitos.....bem espero que nao seija um testamento mas porfavor, nao seijam de olhar num sentido, pois acreditem a marca começa a perder o gosto ...tudo bem NAO a sucatice, mas nao digam nao as alteraçoes......abraço a todos e nao seijam mt a olhar pra frente...o mundo tem laterais bem inclinadas

Mais vale um UMM artilhado que um UMM no meio das silvas

Registo
8 Jun 2006
Amigo Markilhas

Ainda não tive oportunidade de o conhecer, nem a si, nem aos seus UMM. Nunca os vi, nem sei de que cores são, talvez um dia se proporcione, assim o espero(y).

Por esse motivo, não sei se têm mecânica X ou Y, nem isso seria importante para mim. O que para mim é significativo é que se sinta ofendido. Isto leva-me a pensar que desde que se tenha uma opinião diferente da sua, somos seus inimigos(n). Se eu pensasse da mesma maneira acharia que quem gosta de alterações radicais seria também pessoa a “abater”. Tal asseguro-lhe que não é o caso!

Se gastou muito, espero que tenha tirado proveito desse dispêndio, mas essas despesas não justificam, por si só que se altere (o carro), nem podem ser apontadas como comprovativo da sua boa execução, longe disso. Deixar-me-ia mais descansado se apontasse qual foi o engenheiro que aprovou o projecto, que cálculos foram executados:astonished:.

Vamos ser mais claros e um ir um pouco mais fundo. Quem tem um LR ou um JEEP, ou um TOYOTA e tiver também dinheiro:p, é questão de ir à loja e comprar o que quiser para lhe fazer um upgrade. Há de tudo, como na farmácia, feito com uma certa garantia de manufactura. Desde suspensões a casas de banho com jacusi:D, há de TUDO:blush:!

Para a UMM não existe nada:dizzy_face::devilish:, ou muitíssimo pouco:disappointed_relieved:, tudo o que se fizer é postiço e fundamentalmente artesanal, à excepção das intervenções de fábrica, e mesmo assim…:thinking:

Pelo que nos diz, apenas do que gosta nos UMM é das carroçarias. Se bem li, a única parte fiável no conjunto. Ora bolas, aquilo é engenharia de cagaço:astonished:, é um paralelepípedo de aço:D, uma bigorna muito pouco evoluída e inteligente. Enquanto (quase) todos os outros jipes o chassis é separado da carroçaria e ligado a esta por sistemas elásticos que lhes dão liberdade de flexão, no caso do UMM não. Isto aliado a uma suspensão de molas de carroça limita-o muito, contra isso pouco há a fazer dentro do razoável.

Volto á minha ideia fundamental, e com isso não quer dizer que encoste ao paredão quem advoga as alterações, mas isso faz-me lembrar quem casou com um estafermo feio(a):dizzy_face: como uma noite de trovoada:devilish: e que após 500 operações de estética ficou diferente. Ficou muito melhor sem que a sua essência sofresse alterações. Com os carros é diferente, um carro não tem uma alma, a sua essência está em cada peça, em cada parafuso e a totalidade de todo isso (inalterada), é a sua identidade, a sua personalidade(y).

Creia-me que não estou contra si, espero vê-lo da mesma maneira. E porque “o mundo tem laterais bem inclinadas “, espero sinceramente as soldaduras estejam muito bem feitas:cool:.

UMM abraço
João

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
longe de mim me chatear com alguem, so me chatearei quando chegar ao dia 21 e nao cair la o ordenado isso sim da pra me chatear:D
eu so usei este topico pra desabar, alguns pik's que vao me aparecendo, e claro usei estes topico , mas nao ter em causa fulano x ou y, mas sim porque tinha o ambiente perfeito pra desabafar...as minhas portas estao sempre abertas a receber quem quiser....e posso salientar se alguma coisa partir nao deve ser as soldas...
abraço

Mais vale um UMM artilhado que um UMM no meio das silvas

Registo
8 Jun 2006
Amigo Markilhas

Após os nossos "posts" anteriores “postas”, como diz o Filipe, e vendo, hoje, umas fotografias de um dos seus carros(?), reparei que se encontrava numa situação parecida com aquela que eu referi (demonstração de cruzamento de eixos).

Dou-lhe a minha palavra de honra que só agora é que vi a foto. Embora não desdiga nada do que disse anteriormente, peço que compreenda que nada tinha de pessoal a minha observação. Espero-me ter feito entender, sem sombra de dúvidas.

Nessa serie de fotografias, reparei em muita coisa, especialmente na aparente boa qualidade das soldaduras e no bom trabalho de corte e quinagem. Com respeito aos apoios frontais das molas, vê-se que ficam agarrados à longarina (chassis) por 4(?) parafusos (espero que na montagem final tenham levado anilhas de mola e/ou porcas auto blocantes:p), agora uma pequena observação, a longarina é oca, ao serem bem apertados, esses 4 parafusos, terão tendência a aproximar (esmagar) os dois lados da longarina. Após alguns kms esse apoio irá folgar. Terá previsto a colocação interna de tubos espaçadores soldados internamente (por onde passarão os ditos parafusos)?

Vejo também a utilização geral de parafusos zincados de rosca métrica, são classe 8 ou 8.8? Têm arreigada direita?

Markilhas, não me importo:dizzy_face: de ver um UMM transformado num avião, só quero é que no fim ele voe de facto:D.

UMM abraço
João

Top Inferior