• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

2º deposito de combustivel

vdpcunha

UMMzito
Registo
19 Out 2008
Mensagens
140
Localização
Portugal
O meu UMM tem de origem 2 depositos de combustivél, o antigo dono retirou os tubos do 2º deposito, agora gostava de colocar o mesmo a funcionar mas não faço a minima ideia com é que está ligado.

Será que me sabem explicar como se processa as ligações de ambos.

Se possivel um esquema por mais caseiro que seja, uma imagem vale mais que mil palavras.

Obrigado
 

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Mensagens
581
Localização
Portugal
Tem só os dois depositos, ou terá mais alguma particularidade que faça dele um trofeu?

Abraço,

Luis

UMM... o amigo de todas as horas!
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.157
Localização
Portugal
Boas!

O jipe deste homem é um trofeu, no restauro dele está lá isso heheheh


A ligaçao com uma pesquisa no forum encontras, senao me engano foi o Peter que a expôs
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
Olha eu tenho um UMM Alter de 1993 (versao turismo segundo algum pessoal) e este por acaso veio com esse pormenor.
Foi ordem pedida a fabrica tenho a certeza pois veio directamente para um individuo ca em Inglaterra que o devo de ter usado para expedicoes para Espanha e locais arqueologicos.

Para ja deixo-te todos por debaixo do jipe e alguns botoes no tablier poderas reconhecer um interruptor que faz a comutacao entre os depositos.
Mais pormenores so mesmo a quem me desmontou e vai montar novamente pois vai voltar a equipar os mesmos depositos (um de cada lado como na foto)

Assim que o UMM estiver pronto manda PM e terei todo o gosto em explicar, mas estou na ideia que alguem por aqui deve de saber como veio de fabrica.







Vai dizendo coisas,
Carlos Pires


 

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Mensagens
708
Localização
Portugal
Boas

Eu tenho 2 depósitos ligados no meu Troféu, através de um sistema de vácuo que por enquanto vai funcionando correctamente.
Se será a maneira como vinha ligado de fábrica sinceramente não sei, só te posso dizer que funciona e que não tenho motor de transfega entre os dois depósitos. Apenas o comutador do nível dos dois depositos, mas isso é mto fácil de montar, basta fazer chegar os sinais das duas boias a um comutador e daí apenas um para o quadrante.

Salvo o erro estão ligados assim:
De um modo simples, ligas o primeiro depósito (esquerdo)como manda a lei, pesca e retorno normal...junto ao bocal encontras uma outra ligação. Em carros com um só depósito deverá ter uma valvula aí ligada que deixa entrar o ar à medida que o gasoleo vai saindo.

Conectas essa ligação (junto ao bocal do depósito esquerdo) com a pesca do depósito do lado direito.
Tapas o retorno do depósito do lado direito.
Na ligação junto ao bocal do lado direito metes a valvula que estava no esquerdo, a tal que permite entrada de ar e não deixa sair o gasoleo.

Vantagens: Autonomia
Não precisas de ter gasoleo nos dois depósitos, apenas no esquerdo.

Desvantagem: Gasta indirectamente sempre o gasoleo do lado direito primeiro.


Qualquer dúvida, disponham.
Na altura postei uma fotos dos dois depósitos e pedi um esquema de montagem e apenas me foi sugerido o esquema com o motor de transfega, o qual o meu Troféu por ser de 90 não tem.
Se alguém conhecer um melhor que indique.


Abraço
Bruno
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
vdpcunha,

olha que o que o Bruno explica nao deve de estar muito longe do que vinha montado de origem....algumas pequenas diferencas mas deve de ser isso.

Estou na ideia da petertumble tb ter dado umas luzes de como isso vem montado nos Trofeus.
Mas procura no forum.

 
Registo
15 Fev 2009
Mensagens
784
Localização
Portugal
Bruno, obrigado pela partilha, ainda não conhecia esse sistema, mas está optimo!

Comprei já à muito tempo um deposito adicional que entretanto emprestei a um amigo, e me foi devolvido esta semana para tratar de o instalar, por isso esta dica não podia cair em melhor altura.

Estava a pensar acrescentar um terceiro deposito para agua, mas ainda não estudei onde o colocar nem sei que espaço vai sobrar depois de aplicar o segundo. Se por acaso alguém tiver andado às voltas com isso agradeço ideias.(vpdcunha, espero que não te importes de aproveitar a deixa)

É mesmo este espirito de comunidade e partilha que valorizo neste forum.

Cumps,

JC


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Participa no Manual de referencia http://pt.wikibooks.org/wiki/A_Biblia_UMM
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
 

vdpcunha

UMMzito
Registo
19 Out 2008
Mensagens
140
Localização
Portugal
No processo de vacuo se o segundo deposito ou seja o direito ficar vazio completamente e o sistema ganhar ar o vacuo fica sem efeito??'

Desculpem se estou a dizer uma grande asneira.

João carneiro não há qualquer tipo de problema em usar o meu tópico é um prazer ajudar e ser ajudado

Terceiro deposito para agua qual o objectivo desse deposito?

O meu UMM vai para Africa e água também me vai fazer falta.....

 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
866
Localização
Portugal
Já me lembrei de um depósito de àgua e já olhei várias vezes para o possivel local a coloca-lo...por cima do depósito de combustivel! O espaço é visivel quando abres a tampa para atestar, se for como o meu (que julgo que sim) terás o depósito 'lá em baixo', com a boca do mesmo a vir cá acima e um grande vazio nesse espaço...feito à medida, acho que ainda conseguias um deposito de 8L e de facil acesso (utilizando a tampa que dá acesso ao depósito).

Um outro local, que já obrigava a um pouco mais de trabalho para apoios, era na traseira...deixo uma foto a mostrar, é onde supostamente tenho a cabeça! Hehehe Tem tanto espaço que sem macacos conseguimos estar sentados debaixo do nosso UMM a repara-lo! :D



PS: esta resposta foi um bocado offtopic, mas serve para complementar a ideia do amigo João Carneiro

quote:Originally posted by joaocarneiro

...
Estava a pensar acrescentar um terceiro deposito para agua, mas ainda não estudei onde o colocar nem sei que espaço vai sobrar depois de aplicar o segundo. Se por acaso alguém tiver andado às voltas com isso agradeço ideias.(vpdcunha, espero que não te importes de aproveitar a deixa)
...

cUMMprimentos
Benjamim
 

vdpcunha

UMMzito
Registo
19 Out 2008
Mensagens
140
Localização
Portugal
Nada off topic, isto já passou a ser o topico dos depositos....:)

É uma boa ideia essa do deposito na parte de trás, não será muito dificil de segurar.

Será que tem espaço para um deposito de combustivel original?

Daria muito jeito e com peso no fundo o carro era mais facil de equilibrar do que com 2 ou 3 jerrycans no tejadilho.
 
Registo
15 Fev 2009
Mensagens
784
Localização
Portugal
@vpdcunha: se bem entendi, o efeito de vacuo existe apenas no deposito esquerdo, e para funcionar exige que a tampa do deposito esquerdo seja de facto estanque. Esse efeito mantem-se até o deposito direito estar vazio. Quando se encher novamente o deposito o efeito inicia-se novamente.
O deposito de agua evita que ande com o jerrican aos tombos no carro e posso esvaziar quando não precisar da agua para não andar a carregar mais peso morto. Também adiciona esse peso no sitio certo dado que leva-lo para o tejadilho destabiliza o carro.

@Benjamim: 2 boas ideias :)

Cumps,

JC


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Participa no Manual de referencia http://pt.wikibooks.org/wiki/A_Biblia_UMM
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
 

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Mensagens
708
Localização
Portugal
Boas

No caso de depósito do lado direito ficar vazio não existe qualquer problema.
Era como se não existisse. O depósito de lado esquerdo sugará ar, em vez de gasoleo, o qual irá ocupar o espaço deixado pelo gasoleo, que vai sendo gasto.

Quando voltar a ter gasoleo no depósito do lado direito volta a acontecer o efeito de vácuo novamente mesmo que tenha ar no tubo de ligação entre eles, como o amigo João Carneiro explicou e bem.


Abraço
Bruno
 

raminiUMM

UMM
Registo
15 Dez 2007
Mensagens
724
Localização
Portugal
Boas companheiros
Os trofeus traziam de origem os dois ligados à bomba e era necessário colocar a mesma quantidade de gasoleo nos dois depositos, caso contrario quando faltasse num entrava ar no tubo de admissão e o carro deixava de andar!
Portanto o sistema que o bruno colocou é uma hipotese boa, a outra pode ser montar uma bomba do direito para o esquerdo a fim de fazer a transfega como tenho montado no meu.
Simples e eficaz, com o comutador ligado às duas boias e depois ligado ao avisador do quadrante para se saber a quantidade de combustivel nos dois.
Mas falar de Trofeus, aliás, falar de UMM´s com muitas certezas é muito arriscado, porquê??!
Porque a UMM era uma marca de cliente, ou seja, podia ser feita qualquer alteração consoante a carteira do cliente, e nos carros especiais, como os trofeus, ainda pior, já que nem todos tinham as mesmas capacidades financeiras, e portanto os carros sairam da fábrica de acordo como aquilo que o comprador pagou para ter.
Estamos a falar de diferenças entre os 1500 contos e os 4000 contos.
No caso do meu carro já saiu da produção com motor de transfega entre depositos, bem como outros pormenores ´nunca vi noutros trofeus, já para não dizer que as marcas do material aplicado tambem diferem mesmo em trofeus que sairam seguidos.
Abraços fortes
RaminiUMM
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
Podes ligar os 2 tubos de pesca e retorno por meio de um "T".

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

lenhador

UMM
Registo
5 Fev 2011
Mensagens
151
Localização
Portugal
eu tinha no meu land rover defender, 2 tanques..bomba eléctrica..penso que era alfa romeu...simples e eficaz..

abraço

Nada como o cheiro da solda pela manha !
 
Top Inferior