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óleo motor

JummP

UMM
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9 Jan 2007
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boas

qual o óleo mais indicado para os nossos motores turbo?

mineral
sintetico
semi-sintetico
 

Passarinho

UMMzão
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3 Fev 2007
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10w40, apesar de no meu meter 15w40

abraço

Cumprimentos,

Passarinho

(o primeiro "postador" do ano!)


 

JummP

UMM
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9 Jan 2007
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obrigado Passarinho

eu sei que é 15/40, mas não foi isso que perguntei;)
 

bruno-991

UMM
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31 Jan 2010
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Já li algures aqui neste forum a mesma questão, e o resultado se não estou em erro, que como o motor foi construído foi para levar óleo mineral.
era assim qualquer coisa.

É mole mas sobe.
 

mpf22

UMM
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14 Jun 2011
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Boas

O óleo adequado para os nossos motores turbo é o 10W40 semi-sintético,para os atmosféricos é que é o 15w40 mineral,por causa da lubrificação do turbo.( só quando os motores já tiverem uma certa folga é que se deve utilizar o 15w40 nos turbo).
A marca não é muito relevante,mas bp,mobil,elf,ou galp, são as mais indicadas.

Abraços

UMM ALTER II 2.5 TD 11/88 - - UMM ALTER II 2.5 D 01/93



M.Pedro
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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O oleo adequado/recomendado para o motor é o 15w40. Mas dado que o oleo semi-sintético custa o mesmo que um oleo mineral uma boa opção será um 10w40 com norma ACEA A3/B3 na condição que o motor tem de estar perfeito e sem qualquer tipo de folgas ou desgastes, caso contrário o oleo some-se como que por magia...

Na minha opinião não se justifica o semi-sintetico, o 15w40 é mais do que suficiente uma vez que as mudas de oleo têm de ocorrer imperativamente no máximo de ano a ano, num máximo de 5 mil km e sempre com muda de filtro. Este mesmo filtro tem de ser dos grandes nos motores turbo.



Free2UMM
 

Kawazaki

UMM
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14 Out 2011
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Se eu reparasse o meu motor, a fundo, colocava-lhe um oleo sintetico 5w40.

Umm Alter II 2.5D - 1989
Ford Escort MK1 GT-HC
Vespa PX 125 - 1992
 

Chamaeleo

UMM
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14 Ago 2007
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estou a pensar começar a utilizar óleo 10W40 Liqui Moly ou Valvoline , alguém tem experiência com estes óleo motor turbo ? qual possui o melhor desempenho ?

Paulo Gomes
Fernão Ferro
 

Delgado

UMM
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20 Out 2008
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Boas!

Respondendo ao Jorge e ao Paulo.

No meu Cournil com motor 2.3 TD, uso um bom semi-sintéctico 10W40!

Já usei inclusivé, o Liqui Moly já aditivado com MoS2 e é um grande óleo!;)
Protege muito mais os motores em frio (menos fricção) e menos consumo de óleo!
Pena os preços já não estarem tão apelativos em relação há uns tempos atrás...

Abraço,

Delgado
 
Registo
30 Mar 2006
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Segundo me informaram, existem 15W40 com A2 B2 estes com menos qualidade e mais baratos, mas suficientemente bons para os atmf, agora nos turbo há os 15W40 melhores mas tb mais caros que os anteriores, estes tem que ter normas A3 B3 e VW 505.000, desde que tenham esta especificação são perfeitos para os Indenor Turbo.
Agora 10W40 ele desapareçe lá de dentro num instante.
Eu tenho usado sempre nos 2.5TD BP visco 2000 15W40 A3B3, ou Castrol GTX 15W40 A3B3, são iguais;), mas existem mais marcas com esta especificação.


 

Chamaeleo

UMM
Registo
14 Ago 2007
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Eu tenho no meu alter 2.5 TD, castrol magnatec 10W40 e nunca baixou o nivel de oleo.

No entanto agora vou mudar para liqui moly ou Valvuline, penso que a qualidade é superior e o preço é melhor.

O que queria mesmo era um óleo nacional ... galp por exemplo, mas é difícil de encontrar quem venda e preços.

Paulo Gomes
Fernão Ferro
 
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