• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Óleo para diferencial

jabolopes

UMMzito
Registo
10 Ago 2022
Mensagens
107
Olá a todos,

Gostava de perguntar se alguém poderia recomendar um óleo para diferencial para um Cournil de 84?

AbraçUMM,
José
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.939
Localização
Cortegaça
Por norma os diferenciais traseiros dos UMMs usam valvolina especialmente desenvolvida para diferenciais com sistema com controlo de deslizamento, conhecido como autoblocante.
No caso tem de se usar valvolina LS 80W90.
Se for para o diferencial dianteiro que não é autoblocante pode ser usada a valvolina convencional 80W90.

Nota:
Caso o autoblocante do diferencial traseiro já não esteja a funcionar devido a desgaste ou por já ter sido anulado podes usar a valvolina igual ao diferencial dianteiro.
 

jabolopes

UMMzito
Registo
10 Ago 2022
Mensagens
107
Obrigado pela informação @MarioMachado .

Eu se calhar vou tomar a opção mais segura e meter com autoblocante atrás e convencional à frente.

Mas só por curiosidade, como é que se vê se o autoblocante ainda está a funcionar ou já se desgastou?

AbraçUMM,
José
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.939
Localização
Cortegaça
Obrigado pela informação @MarioMachado .

Eu se calhar vou tomar a opção mais segura e meter com autoblocante atrás e convencional à frente.

Mas só por curiosidade, como é que se vê se o autoblocante ainda está a funcionar ou já se desgastou?

AbraçUMM,
José
Muito simples.
1° pões o carro em ponto morto.
2° levantas uma roda traseira com o macaco do jipe.
3° Tentas rodar a roda usando apenas força braçal.
Se a roda estiver presa como se o carro estivesse engatado significa que o autoblocante ainda tem algum efeito motriz.
Caso a roda rode sem oferecer resistência significa que já não há autoblocante.
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
3.229
Localização
Porto
José, pela conversa dá para ver que nunca tiraste a tampa do diferencial, aproveita o lanço e tira-a fora, analisa o interior (se tens dentes emeoçados, se tens limalhas etc) e por fim voltas a montar a tampa e colocas o oleo, assim ficas a saber o que tens.
 

jabolopes

UMMzito
Registo
10 Ago 2022
Mensagens
107
É boa ideia. Obrigado pela dica @StreetGT .

Faz sentido também substituir o óleo da caixa de velocidades e da caixa de transferência?

Estive a ver no manual e parece que o óleo da caixa de velocidades e da caixa de transferência é o mesmo óleo do diferencial dianteiro. Essa informação está correcta?
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.939
Localização
Cortegaça
As caixas de ferro nos UMMs usam valvolina 80W90 convencional.

As caixas de alumínio essas usam óleo 15w40, o mesmo do motor mas andam por aí muitas com valvolina e até com outros óleos lubrificantes....
 

jabolopes

UMMzito
Registo
10 Ago 2022
Mensagens
107
Alguém por acaso tem fotos da caixa de ferro e da caixa de alumínio, para eu ver o que é que o meu UMM tem?
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
3.229
Localização
Porto
Caixa de ferro ZF, depois existe a UGO, normalmente são vermelhas.
1732141607576.png

Depois há as de aluminio BA10/5 e a BA10/4 (nota que esta foto até tem a caixa de transferencias acoplada também)
1732141790977.png
 

jabolopes

UMMzito
Registo
10 Ago 2022
Mensagens
107
Obrigado pelas fotos. Vou ver o que é que o meu tem. Desconfio que seja a de ferro mas vou confirmar.
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.656
Localização
Portugal
Normalmente as tuas caixas serão de ferro, de origem ZF e pintadas a vermelho.

Qual é a posição da marcha-atrás?
 

jabolopes

UMMzito
Registo
10 Ago 2022
Mensagens
107
Está aí a minha. Parece que sim, que é a vermelha de ferro.

A marcha atrás é para a esquerda e para a frente.

1000008824.jpg
 

jabolopes

UMMzito
Registo
10 Ago 2022
Mensagens
107

jabolopes

UMMzito
Registo
10 Ago 2022
Mensagens
107
Olá a todos,

Em relação ao nível do óleo da caixa de transferência, óleo deve estar ao nível do parafuso do lado esquerdo (imagem seguinte)?
OleoNivel.jpg

Ou ao nível do parafuso do lado direito (imagem seguinte)?

OleoNivel2.jpg

AbraçUMM,
José
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.939
Localização
Cortegaça
Pelo que vejo nas fotos a mim faz mais sentido ser o parafuso que fica do lado esquerdo.
O outro do lado direito parece estar quase no topo da caixa!
Para ser esse o nível a caixa teria de estar quase cheia de valvolina!
Talvez pela quantidade de óleo que tens na caixa consigas ter uma ideia mais precisa de quanto tens de lá voltar a colocar!
 
Top Inferior