• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

É impressão minha?

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Ao ver que o último tópico deste separador, é a minha volta de Agosto 2019, fiquei intrigado!!!
Mas os vossos UMM's só saem para ir às oficinas, aos passeios importantes, anual do CLUBE UMM, FOGACEIRUMM, DESERTUMM, e mais alguns que agora não recordo, ou nunca ouvi falar......................, e ao ACAMPAMENTUMM?
Ninguem partilha por aqui nada?

Como pensam e planeiam as vossas viagens?
Como fazem a navegação no terreno?
Como procuram alternativas, quando o trilho foi "alcatroado", ou "lavrado e semeado"?
Onde encontram roadbooks, ou track's, que não sejam os "estafados" do costume?

Alguem quer conversar sobre este tema?
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Essa não deve ser para mim, no fim de semana passado estive em Évora no Sábado e no Domingo em Beja a apoiar a "nossa malta" e "tirei uns bonecos", e cheguei a casa à meia noite e com "prooblemas" nos travões, parecia um Cournil a travar.
A UMMáquina está estacionada na garagem à espera de "apetite" para me debruçar sobre a maleita... :alien:
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.232
Localização
Portugal
Passeios TT normalmente faço organizados. Passeios turísticos, normalmente são planificados por estrada e depois vamos às cegas em casos pontuais.
 

HUGO_NSS

UMM
Registo
28 Mar 2019
Mensagens
283
Localização
Braga
Ora, como devem imaginar eu ainda não fiz nada disso porque a máquina ainda está de molho, mas entretanto já andei a preparar terreno.

Não sei se já conhecem mas achei isto interessante. Um site onde se pode pesquisar por trilhos para TT e não só. Aqui fica a dica:

Obs: Dá para instalar nos smartphones :D


trilhas.JPG
 
Registo
2 Ago 2018
Mensagens
1.486
Localização
Abrantes/Albergaria-a-Velha
Ora, como devem imaginar eu ainda não fiz nada disso porque a máquina ainda está de molho, mas entretanto já andei a preparar terreno.

Não sei se já conhecem mas achei isto interessante. Um site onde se pode pesquisar por trilhos para TT e não só. Aqui fica a dica:

Obs: Dá para instalar nos smartphones :D


Visualizar anexo 2059
Mas necessita de pagamento este aplicativo !
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Bom dia a todos,

Começo pelo fim: Eu uso o Wikiloc, mas não pago! Não me tenho interessado por "construir" e carregar os meus caminhos!

Mas, depois de várias experiências, estou a começar a sentir vontade de olhar para as cartas, e traçar rotas pessoais. Porque, as difundidas na internet, e perto de cidades, estão totalmente "esventradas", e a população local, olha-nos de lado!

Por outro lado, quem desenha os percursos, tem a sua própria maneira de ver a "coisa", e por vezes para nós, não tem piada nenhuma!!! Imaginem "andar a fazer 8's", na leziria ribatejana, pelos caminhos dos tractores agricolas, em que o desafio é: Vencer as regueiras dos tractores e as poças de lama. A paisagem a curta distância, é duma monotonia tremenda....

Basicamente, o que aprecio no programa WIKILOC, é a circunstância de saber que são de utilização pública, os caminhos, das rotas propostas.

Alem das cartas militares, conhecem mais algumas com caminhos rurais?

Por outro lado, a parte social, e turistica, comer, beber, dormir, aprender, obviamente é muito importante, para não chegar ao fim do dia, com a sensação de que só fui gastar gasóleo...

Por último, ainda não percebi a legislação actual!!! 3 ou 4 carros, formam uma caravana?
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Eu quando saio vou sempre sem destino, as coisas vão acontecendo e tornam se mais interessantes.
Nada melhor que as cartas militares para orientação, mas para que fazem falta, eu tinha de as usar na tropa para me orientar pelas coordenadas que me davam para atingir um objectivo.
Hoje a vida corre sem stress o tempo " das cartas militares e das guerras acabou" só é bom para quem nunca as usou e dá pica, nada melhor que ir no espírito da aventura e da incerteza. :alien:
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Eu quando saio vou sempre sem destino, as coisas vão acontecendo e tornam se mais interessantes.
Nada melhor que as cartas militares para orientação, mas para que fazem falta, eu tinha de as usar na tropa para me orientar pelas coordenadas que me davam para atingir um objectivo.
Hoje a vida corre sem stress o tempo " das cartas militares e das guerras acabou" só é bom para quem nunca as usou e dá pica, nada melhor que ir no espírito da aventura e da incerteza. :alien:


Eduardo, acho que não estás a entender!

Mesmo, sem destino, acabas sempre por ter um destino!!! O que acontece até lá, é que podes planear, melhor ou pior...
Foste a Beja. a viagem até lá não contou, porque o objectivo estava traçado......................

Se me convenceres a mim, a ir contigo a algum lado, eu tenho de pensar nos meus tempos e na minha familia, e aì, vou pedir-te planeamento.., ou faço eu....... ;)

Imagina:
Pensaste em ir até Piodão.
Onde nos encontramos?
Por onde vais?
Em quanto tempo?
Onde dormes e comes?
Se fores em fora de estrada, como decides os caminhos?
Ou vais pela estrada, e lá, dás uma voltinha de reconhecimento ao local, como disse o Aldeia?
Tambem aprecio esse "deixa rolar", mas para "voltinhas de domingo" ou para ir até MUGE:sneaky:

Quanto às cartas militares ou outras, aceito que te "cheirem" a trabalho e passado, mas no meu caso, que aprendi a lê-las na tropa - fiz corrida de orientação, durante, e já como civil, ajudam-me a situar no terreno, a perceber o quanto estou perto ou longe, do que pode interessar!! Detesto chegar lá, e comentar com alguem a volta, e dizerem-me: Viste a lagoa, ou o casario abandonado, lá em cima? E eu, com cara de parvo, nem sei do que ele está a falar.......
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.192
Localização
Barcelos
Normalmente decido o destino (muitas vezes nem isso decido). O resto é conforme a vontade do momento. Viagens sempre por estrada e depois pequenas voltas de reconhecimento ao local.

Mas estou a pensar em dedicar-me ao geocaching um fim de semana por mês.
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Normalmente decido o destino (muitas vezes nem isso decido). O resto é conforme a vontade do momento. Viagens sempre por estrada e depois pequenas voltas de reconhecimento ao local.

Mas estou a pensar em dedicar-me ao geocaching um fim de semana por mês.


Olá Pedro,

O geocaching é muito engraçado, mas acabas sempre em trilhos "batidos" por muita gente.
Não sei como estão as coisas aí por cima, mas aqui à volta de Lisboa, é muito dificil andares sossegado, com a sensação de estares em sitios "especiais"! Está tudo "aberto", muito pisado e degradado.

Este fim de semana, assisti a umas "habilidades artisticas" que pensava já não ocorrerem com a malta do todo o terreno....
Rapaziada dos super "carrões TT" kitados, a largar enormes nuvens de fumo preto, e simplesmente a "derreterem" tudo por onde passavam!!!

Tu, que andas de mota, de certeza que tens visto, alguns "rapazinhos" (às vezes bem maduros), a passar por cima de toda a folha!! Nem fazem ideia do que pisam ou estragam... Depois admiram-se que apareçam uns rolos de arame farpado, ou umas tábuas cheias de pregos, à saida de certas curvas!!!

Respeito e aprecio a competição, e a velocidade, mas em condições adequadas, e minimizando o impacto, para os outros.
Porque andei perto de pedreiras, até me lembrei: Com condições de segurança garantidas, para quem faz e vê, organizavam-se belas provas de TT ou trial, naqueles locais!!!

Gosto imenso de fazer percursos mais ou menos longos, fora de estrada, ás vezes, só pela perspectiva diferente da paisagem! Quantas vezes, com a estrada de alcatrão à vista. Mas, isso implica planear, pois em muitos casos, o estradão acaba num portão!!! Ou num rail da estrada!!!! Ou na lixeira mais próxima... :sneaky:
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
2.906
Localização
Porto
Eu normalmente o que faço é abrir o Google Maps e tento traçar um trilho por onde quero ir. Normalmente não costumo aventurar-me a passar em sítios que não sei se vou passar, sozinho é sempre complicado. E só faço a volta de casa.

Ano passado em Março fui a Serra do Marão para ver se havia neve e quando fui a dar por mim já tinha subido a serra toda, estava carregada de neve. Lembro-me que liguei as 4x4 (pensava eu) mas não sabia que tinha um semi-eixo partido (afinal fui sempre em 4x2), lá fui devagar só com as redutoras mas foi uma aventura :cool:
 

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
Mensagens
901
Localização
-
Humm...Muita técnica pouca prática…Parece um Forum, não o ForUMM!!

Isto é como sabem... Quem tem um UMM, tem... pois não precisa de nada, excepto o UMM e o kit de mãos para andar por todo e digo…. todo o lado. Pelo menos é o meu caso e pela experiência. da maioria do pessoal cá do Forumm...Basta ver a criatividade quando o pessoal se reúne na Desorganização Excelente do Desertumm!!!

Desde que se tenha gasóleo e um mapa ( de papel) não tem bateria nem carregador, dá para ir a todo o lado. Além disso Há sempre um UMMista ou um amigo com outra marca que já lá passou e tem uma ideia.

Isto aliado ao facto de nem sempre os trilhos serem inamovíveis, pois aparecem cercas por causa do gado, vedam-se propriedades por causa do lixo e dos utilizadores TT que compraram o fumarento ontem e vendem amanhã!!---etc...

Quanto à caravana, façam como nós aqui no Vale, circulamos sempre sempre no máximo 4 juntos, a partir daí, perdem-se, furam, páram para beber muitas minis...etc

Abraço e força com os restauros!!
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Eu normalmente o que faço é abrir o Google Maps e tento traçar um trilho por onde quero ir. Normalmente não costumo aventurar-me a passar em sítios que não sei se vou passar, sozinho é sempre complicado. E só faço a volta de casa.

Ano passado em Março fui a Serra do Marão para ver se havia neve e quando fui a dar por mim já tinha subido a serra toda, estava carregada de neve. Lembro-me que liguei as 4x4 (pensava eu) mas não sabia que tinha um semi-eixo partido (afinal fui sempre em 4x2), lá fui devagar só com as redutoras mas foi uma aventura :cool:

Tiago,
pelos vistos, andas a arranjar maneira de pôr toda a gente a trabalhar em casa? Ou andas à caça/trancar portas, aos "artistas" dos resgates em bitcoin's?
Quando puderes, se quiseres, podias ensinar aqui, como usas o Google Maps;) Se calhar, aprendiamos algumas coisas novas..., mostradas e ensinadas por quem realmente sabe!
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
2.906
Localização
Porto
Tiago,
pelos vistos, andas a arranjar maneira de pôr toda a gente a trabalhar em casa? Ou andas à caça/trancar portas, aos "artistas" dos resgates em bitcoin's?
Quando puderes, se quiseres, podias ensinar aqui, como usas o Google Maps;) Se calhar, aprendiamos algumas coisas novas..., mostradas e ensinadas por quem realmente sabe!

Estou a trabalhar de casa mas é para uma vida humana melhor :)
Nada de especial, apenas ligo o Google Maps e vejo em tempo real os caminhos que aparecem. Vou arrastando com o dedo, é mesmo a descoberta.
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Estou a trabalhar de casa mas é para uma vida humana melhor :)
Nada de especial, apenas ligo o Google Maps e vejo em tempo real os caminhos que aparecem. Vou arrastando com o dedo, é mesmo a descoberta.

Ah! Ok. Levas o tablet ou no telemóvel, e vais seguindo o Google!
Pois...., o pior é quando a rede no meio da serra, deixa de te dar a localização:cool: É quase como o vento te levar a carta para o fundo de uma pedreira!! Sei do que estou a falar;)

Pensava que imaginavas um percurso em casa, e levavas o traçado, e ias seguindo o que tinhas estabelecido.
Ainda não percebi bem os passos de fixar um percurso no Google e transpô-lo para o gps.
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.192
Localização
Barcelos
Eu ando a explorar a Aplicação locusmaps e a oruxmaps. São aplicações de geolocalização. Parece que é o que a malta do TT usa. Dá para usar offline e online, assim a rede não é um problema.

https://www.locusmap.eu/


https://www.oruxmaps.com/cs/en/

os mapas estão aqui:

https://www.openandromaps.org/en

Ainda não explorei muito bem, mas espero começar em breve.

Tem aqui para windows:

https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Cruiser


Trajectos para descarregar:

https://pt.wikiloc.com/trilhas/off-road/portugal
 
Última edição:
Top Inferior