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Restauro UMM Alter II (do cavalo)

NMoutinho

UMM
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23 Ago 2016
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Viva Pessoal,

Sou um ressuscitado no Forumm, tenho registo já há bastante tempo, mas depois deixei de conseguir aceder, entretanto com ajuda do João Carlos, consegui reactivar a conta.
E cá estou para iniciar o tópico de restauro do meu UMM.
Bom na verdade ainda não foi iniciado, mas será para breve, pois este pertence oficialmente ao meu pai, mas foi-me oferecido no compromisso de o restaurar.
Neste momento encontra-se parado desde 2011, tem o motor com passagem de água para o escape, tenciono refazer o motor todo e coloca-lo em funcionamento com vistoria e seguro, depois mais adiante talvez pense no restauro de chapa e pintura.

Este UMM tem uma particularidade, tem uma cabeça de cavalo na frente do capot, coisas do antigo dono, ainda do século passado, este veio do Alentejo e deveria pertencer a alguma coisa relacionado com cavalaria ou uma herdade, veio para as nossas mãos e nunca tivemos interesse em retirar tal apre-teixo, e assim ficou até hoje o UMM do Cavalo.


Ficam as fotos...

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NMoutinho

UMM
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23 Ago 2016
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Em outros tempos foi um belo companheiro de trabalho...

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picture upload

Espero em breve, talvez ainda antes do fim do ano iniciar o merecido restauro, com poucas alterações e bastante dentro do original.
 

volino

UMM
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13 Jul 2009
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bem vindo e força aí no restauro ;)

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

 

Patrick

UMM
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16 Ago 2009
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mas que bom regresso, as vindimas estão a chegar sim!

Alter II 91 Longo verde Lona- Rio Lizandro=Mafra/Ericeira
 

NMoutinho

UMM
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23 Ago 2016
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Viva companheiros,

O Meu UMM ainda está no estaleiro, e enquanto não preparo garagem para começar a coisa propriamente dita, tenho me limitado a recolher informação, como tabelas de apertos, manuais, etc etc

Tenho lido por aqui vários comentários, com o pessoal como eu que pondera meter turbo nos motores atmosféricos, trocar o atmosférico por um turbinado, ou simplesmente manter o motor atmosférico.

Pelo que tenho lido, o pessoal maioritariamente desaconselha meter um turbo num motor originalmente atmosférico, a mim também me parece lógico, as adaptações são indeterminadas, e também não acredito no resultado final.

Tendo eu o atmosférico, oiço muito o comentário de quem até tem alguma experiencia na viatura em si, e em conhecimentos mecânicos, que o motor atmosférico não é nada inferior a um turbinado, em baixas tem um bom comportamento, as temperaturas são mais fáceis de controlar, e na verdade não queremos um UMM para dar muito mais de 110 km/h, por outro há quem me tente meter o bicho do motor turbinado, mas sendo apenas obra para tirar um e meter outro.

Estou a contar que o motor tenha apenas a junta queimada, pois passa água para o escape, a minha intenção, e abrir o motor de A a Z, o orçamento é simples: é tudo feito em casa com ajuda de um grande amigo mecânico, que me auxilia nas questão mais "delicadas" e põe ao dispor contactos profissionais privilegiados que permitem descontos de peças e facilidades em torneiro. O que é uma ajuda excelente, e tendo em conta que a minha mão-de-obra é a bom preço, vou simplesmente esmerar-me, e tornar este trabalho na menina dos meus olhos, pois será o meu primeiro trabalho mecânico de maior "envergadura" (até então apenas desmontei motores de motas, e fiz trabalhos de restauros restauros, e manutenções).

As minhas duvidas põe-se no seguinte:

- Questões legais e vistorias, não há onde pegar pois não?? Se mantiver os 2.500 cc de 4 cilindros da Peugeot?

- O motor turbo cabe bem no chassi no atmosférico, tenho ideia da zona dos pés do pendura aquilo ficar apertado ou a bater, pelo menos vi um ao vivo que batia, mas era um atmosférico adaptado com turbo.

- Questões de apoios, periféricos, suportes de radiadores, filtro bateria, depósitos, etc etc, é preciso inventar muito? Tenho alguma habilidade em serralharia, não me mete medo criar alguns apoios e cortar alguma chapa e refazer, mas também não invenções em demasia, é muito diferente o cofre do motor.

Tenho noção que deve haver aqui vários comentários sobre estes assuntos, alguns apanho pontas, mas não se consigo apanhar nada que solidifique as minhas duvidas.

Aceito que não queiram estar a escrever conversas repetidas, quem souber de links que conseguem responder a uma boa parte destas duvidas fico bastante agradecido.

Aceito também comentários para estar quietinho e deixar-me de tretas, restauro o motor atmosférico, mantenho alguma originalidade e não deixo de ter uma excelente viatura.

Um AbraçUMM.
 

eunema

UMM
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22 Mai 2008
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Olá Nuno

O teu UMM é um alter 2 atmosférico.
para veres isso, basta veres o número que está gravado no bloco do motor.

vê o link aqui
https://for-umm.pt/oldthreads/7630


Se meteres um motor turbo com um turbo original, cabe tudo sem problemas se sem cortar nada nos pés do pendura.
precisas sim de arranjar uns colectores e um turbo.
Se meteres um turbo maior, podes ter que fazer alguma alteração, mas isso o melhor mesmo é veres o espaço que tens livre antes de desmontar o teu motor.

Problemas com IPO, claro que não passa.....


Se vais fazer tudo em casa, ainda bem.
Ficas com um motor novo e sabes o que tens.
Se compensa meter um motor um motor turbo, isso só tu sabes e só tu podes decidir. não precisas de fazer grandes alterações mas ainda gastas um pouco, por isso tens que ponderar o uso que vais dar.

apoios de motor é tudo igual.
caixa tudo igual
volante de motor e prensa de embraiagem tens que trocar
deverias arranjar um radiador maior (pois o teu irá ter pouca capacidade) e arranjar um radiador de óleo.
caixa de filtro, cabe em qualquer lado...
intercooler, se quiseres meter podes sempre adaptar.
no entanto ainda vais gastar um bocadito.


Se precisares de alguma coisa diz.
se precisares de um turbo para tirar umas medidas e ver apoios é uma questão de se combinar.

Força nesse restauro.
 

Aldeia

Administrator
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31 Jul 2006
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Olá Nuno, sê re-benvindo.

Tecnicamente montar um motor turbo é simples, depende sobretudo do tamanho da tua carteira.

Pelo que tenho visto, a principal diferença entre turbos e atmosféricos, reside na força. Os turbos trepam melhor, andam sempre uma velocidade acima dos atmosféricos. Também tem a vantagem de poder ser vitaminados mais facilmente.

Mas depois à o reverso da medalha.

Apesar dos motores partilharem alguns componentes, os não compartilhados são mais caros. por exemplo um jogo de pistões custa o triplo. Além disso, pela sua natureza costumam vir mais "queimadinhos".

Além disso é muuuuuuito raro arranjares um motor turbo usado que não necessite de uma boa revisão.

Isto é tudo muito bonito, mas são muitos euros a sair da carteira. É algum que deves ponderar bem. Pela minha experiência só te posso dizer que vais gastar mais dinheiro do que estás a contar.

O motor atmosférico é muito mais barato de reparar e vais na mesma a todo o lado. Eu tenho 2 turbos, andam bem e têm muita força, mas sei bem o que já gastei neles. Andei á tempos num atmosférico saudável e fiquei bem impressionado. Tudo bem que meti uma 3ª onde normalmente ando em 4ª com os meus, mas será que isso é assim tão mau? Cabe a ti decidir.;)


Quanto ao resto, boa sorte. Vai com calma, desfruta do restauro.
 

NMoutinho

UMM
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23 Ago 2016
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Caros Obrigado pelos comentários.

A hipótese de colocar um motor turbo é apenas remota, talvez o fizesse se encontra-se um negócio interessante, o que até ver não encontrei nada.
A ideia não será meter o motor turbo na substituição do atmosférico avariado. A ideia é sempre reconstruir um motor de A a Z, se fosse reconstruir o motor turbo e aproveitar o velho para peças ou venda e ter algum retorno (€€€).
Inicialmente vou colocar a viatura com mecânica ponto 0, vou fazer o que nunca foi feito desde 1999, um motor aberto e refeito por mim, uma boa inspecção nas caixas e diferenciais (talvez esteja a precisar de uns retentores e óleo), espartar um bocadinho as lamelas das molas, ponderar uma jantes 16 (de preferência do Grand vitara), um restauro na capota principalmente plásticos da janelas e fechos, e umas pequenas maquilhagens.

Como pondero realizar um gosto pessoal, vou aproveitar a retirada do motor, e dar um tratamento ao cofre do mesmo, talvez com flitcoat em spray e um banho simples de pintura em preto fosco, para no futuro dar-lhe um belo de um manto vermelho ferrari por cima. E assim não ponho em causa o destoar de cores. (Fico perdido com um UMM vermelho e capota de lona castanha) .

A ideia do turbo é mais a cisma do "se fosse um Turbo é que era", "a fazer por fazer era logo com um motor Turbo". Mas reconheço que não vou ganhar muito. A utilização que pretendo é todo o terreno simples, estradões, passeios com a família, atrelar motas, e uma a duas vezes por ano fazer uns "Raids" e claro que de certeza uns encontrUMMs. Nada de trialeiras ou corta-fogos, para todo o terreno puro prefiro motas.

A minha consciência diz que devo manter o mesmo atmosférico com manutenção à prova de bala, o coração diz que se não meter o turbo vou andar toda a vida a suspirar por ele.

À uns anos andava indeciso para comprar entre um megane 1.5 dci e um laguna 2.0 dci 150 cv, o megane é muito económico, anda bem, é confortável na mesma, bla bla bla. Aprendi com um amigo que todos os motivos racionais valem 49% os emocionais vale 51%, o sócio maioritário manda mais!! É claro fiquei com o Laguna e até hoje ainda não suspiro de desejo pelos motivos racionais de compra por um megane. Este é o meu dilema!!



 

Pirussas

UMM
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3 Jul 2013
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Diria que se tens essa vontade, e dado que o teu já está nas lonas e tens de o abrir, porque não aproveitar e comprar um motor turbo também nas lonas para ires arranjando? Desde que não estejas a contar os trocos para comer... Como disseste e bem, metendo o turbo nunca mais pensas nisso, se arranjares o atmosférico vais ficar para sempre a pensar como seria o turbo. Eu além do meu turbo tenho uma Hilux 2.4D. A Hilux é melhor em tudo de longe, mas a verdade é que o UMM me sobe locais em 3º a puxar onde com a Hilux tenho de por uma 2ª. Um motor turbinado é sempre outra coisa, ainda mais nas relações de diferenciais do atmosférico. Isto é como um gajo apaixonar-se pelas tipas mais problemáticas, já sabemos que vai dar m**** mas não há nada a fazer ;)

The things you own end up owning you
 

NMoutinho

UMM
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23 Ago 2016
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Pirussas!! (tens o nickname que o meu pai deu de nome a uma SADO 550) lololol

Bom, como eu me senti compreendido!!!
Restaurar o atmosférico seria um gosto pessoal, e usufruir bastante do jipe mesmo antes dele começar a funcionar. Só fico reticente em estar a restaurar um motor quando estou a desejar outro. É como casar com uma mulher e mas desejar outra. lolol
Se o fizer vou sempre chorar pelo turbo, só não me atiro de cabeça porque estou com receio da carga de trabalhos que me vou meter. Nunca é só chegar meter e já está!
Vou tentar sempre procurar um motor turbo o mais completo possível, para não entrar uma bola de neve, o radiador tem que ser maior o filtro do ar não sei que mais, depois tem peças de uma coisa, peças de outra, etc etc.
O motor atmosférico seria a segurança que tenho "tudo direito" e sem invenções.

Depois a questão das vistorias é outra dor de cabeça, eles não implicam não faz diferença, até um dia. O livrete do meu diz "Alter 4x4 B11D01L) se fosse um Turbo de origem o que deveria constar?

A consciência diz-me que devo manter o atmosférico, a brincadeira sai mais barata e tenho jipe na mesma. O Turbo seria aventura em que estaria disposto a entrar, mas tudo vai depender do negócio que encontre.

Vou continuar a tentar informa-me de motores turbo, das necessidades em concreto, das questões legais, e das diferenças de caixas e diferenciais. Essa é outra questão que não encontro resposta clara, para além do motor quais as diferenças que existem mais entre o Alter II atmosférico e turbo?
 

eunema

UMM
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22 Mai 2008
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Olá

Vai vendo as coisas com calma.
Um motor turbo é sempre um investimento maior.
terias que arranjar algumas peças pois as de atmosférico nao dá.
tenta pelo menos arranjar o volante de motor....

caixa de filtro nao te preocupes com isso. a tua serve mt bem.

vê se arranjas um motor em bom estado.
dá um salto à vizinha espanha......pode ser que encontres lá.
a mudança nao é o fim do mundo nem nada de especial, apenas fica um pouco carito.

Qq coisa apita.
um dia que esteja por vila real vamos tomar um cafe e falamos um pouquito sobre essa mudança


Cups


Esboço um orgulhoso sorriso por cada imperfeição do restauro do eunema.

Cumprimentos
Hernani
 

NMoutinho

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23 Ago 2016
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@eunema,

Já por duas vezes que te vejo comentar sobre o volante do motor, mas porque arranjar o volante antes mesmo de ter o motor!
Teria que ter o motor turbo primeiro e depois ver as necessidades!

O que me estás a tentar alertar que não estou a perceber?

Quando estiveres por VReal terei todo o gosto em criar amizades principal com quem se partilha o mesmo gosto.
 

NMoutinho

UMM
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23 Ago 2016
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@eunema,

Já por duas vezes que te vejo comentar sobre o volante do motor, mas porque arranjar o volante antes mesmo de ter o motor!
Teria que ter o motor turbo primeiro e depois ver as necessidades!

O que me estás a tentar alertar que não estou a perceber?

Quando estiveres por VReal terei todo o gosto em criar amizades principal com quem se partilha o mesmo gosto.
 

eunema

UMM
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22 Mai 2008
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Olá

Vou deixar o meu tlm por pm.
Se tudo correr bem este fim de semana devo estar por lá.
 

NMoutinho

UMM
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23 Ago 2016
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Fico aguardar PM.
No fim de semana já vai haver vindima mas arranja-se sempre tempo para um café ou uma mini!!
 

valedoumm

UMM
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26 Fev 2008
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Olá, bem vindo de novo ao mundo UMM!!

Grande herança!!! merece o restauro...tens uma garagem que parece a minha, genuinamente Portuguesa( 1 UMM e um Sado 550 ao lado!!!)

Quanto ao motor, se fôr o bloco mais vale arranjares um motor turbo e reparar esse, se fôr só a cabeça repara o motor original!!

Para ficares com o umm como um turbo original, ainda tens de mudar o radiador, aplicar radiador oleo, intercooler e no fim a relação de diferencial é curta!!!Terias de trocar a relação...

Vai dando novidades...

Umm abraço

 

NMoutinho

UMM
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23 Ago 2016
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Trocar a relação do diferencial!!!
Agora fui apanhado de surpresa!! As relações dos diferenciais são diferentes?
Como consigo distinguir tal coisa?
O meu pai à uns anos trocou de diferencial, o anterior estava a fazer muita zueira tinhas rolamentos gripados e algumas limalhas, não quis repara porque arranjou um diferencial usado de um UMM qualquer (talvez de um ex-GNR), como consigo saber o que realmente tenho?

Quanto ao motor turbo, ou arranjo um alter bastante cansado que sirva de base e faço transplante de peças, e ficou com a coisa minimamente "decente" ou se é para inventar com mistura de peças e adaptações, prefiro restaurar o motor atmosférico todo e utilizar alguns créditos que sobre para o restauro de chapa.

Não sou muito de inventar, até porque sou mariscas com as inspecções, e ainda não estou convencido que no futuro não seja coisa que essa alteração não me traga chatices.

A ver vamos.

AbraçUMM.
 
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