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Trocar de motor (e caixa?) por um mais actual

Palu

UMM
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19 Ago 2006
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Viva a todos.
Estava ontem numa amena conversa de café e surgiu uma questão à qual não faço a menor ideia a não ser meras conjecturas de leigo…
A questão é a seguinte:
Supondo que se dispõe de orçamento, mas não um orçamento tipo “euromilhões”…, estou a referir-me a algo racional…
Qual seria o melhor conjunto motor/caixa, para adaptar nos nossos UMM’s?
O raciocício é para ser realista. Não se pretende o motor 4.2 do Hdj 100…
Seria algo mais ao estilo do que já saiu no alter 2000, o HDI 2100, mas ainda mais actual e mais comedido nos consumos.

Há um motor que gosto muito que é o 3.0 da nissan, mas até esse para os parametros actuais já é um modor demasiado guloso.

E porque não algo parecido com um dci 2.0? Ou melhor ainda novo 1.8 que equipa os mitsubishi ASX? 150 cv e consumos fantásticos… Ou o dci 1.9 mais caixa que equipa as kangoo 4x4?

Sei que este tema é controverso entre os mais puristas, mas um forum serve mesmo para isto. Trocar opiniões com espaço para todos.
Sei também que o tema não é novo, mas normalmente a discussão é trocar o nosso bom motor 2.5 por um toyota 2.5, ou da navarra… Sim…, excelentes motores e caixas, mas muito gulosos e já ultrapassados face aos actuais diesel.

A intenção não é trocar eixos, nem caixa de transferencias. Apenas adaptar um motor e caixa aos nossos. O ideal seria apenas motor, mas deve ser ainda mais difícil arranjar um que sirva nas nossas caixas.
Acham que existe alguma viabilidade de uma coisa destas?

cUMMprimentos a todos.



Já fui contaminado!!!
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Palu, o 2.1 da Peugeot não é hdi...;)

Porquê essas escolhas? Muito se fala na troca de motores e nunca se pensou no International TGV 2.8 com caixa de velocidades e de transferências da Land Rover. Talvez seja uma muito boa opção. É um motor da velha guarda, num Discovery não faz mais do que 12lt aos 100km e acaba por ficar barato no preço e é comercializado em Portugal por varias empresas uma delas a Motormaquina.

 

canhoto

UMM
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6 Set 2010
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Questão interessante que não me importava nada de ver dissecada.. e a questão dos preços mesmo que sejam astronómicos é bom falar neles porque dessa forma tinha-se, pelo menos, a noção dos montantes envolvidos numa mudança dessas, porque geralmente diz-se que é dispendioso, mas é certo e sabido que cada caso é um caso e o que é caro para mim pode ser em conta para outrem..
Quanto mais não seja serve para desistir da ideia, ou fazer um esforço e seguir em frente.. Quanto aos motores.. deixo isso para
quem domina o assunto, a minha participação neste tópico limita-se à vontade de ver algumas opiniões expostas de forma clara e sem receios de valores.
 

Zeumm

UMM
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19 Out 2007
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Por falar nisso. E o motor que equipa as novas pick-ups di Isuzu D-Max. Seria possivel adaptar aos nossos? Serão bons motores?

Abraço



Deus um dia disse-me: “José estás a ir para um mau caminho” e eu respondi: “Senhor, não se aflija, estou de UMM!”

 

NicolaUMM

UMM
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4 Mar 2007
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eu o que ponha era um motor toyota 15BFT para mim.. do melhor :)

-----
Ter um UMM não é ter um carro.. é ter um objecto,um marco que ajudou a paginar a historia do mais belo pais do Mundo. Portugal
Ter UMM é ter orgulho em ser Português!

O maior Forum de Todo Terreno da Ilha da Madeira e arredores:

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Aldeia

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31 Jul 2006
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Já está feito. Tens o UMM com o motor do BMW 525 TDS do Pedro da Petertumble.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 
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30 Mar 2006
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Tuvalu
Eu ia para o que já foi descartado 4.2 da Toyota, não é preciso ser a versão da serie 100 mas se for a versão NA que ainda é montada nos serie 70 ou em veiculos comerciais para alguns mercados ainda tem potencia de sobra e uma fiabilidade e durabilidade à prova de bomba outra opção que penso ser porreira será um TD5 LR.
O motor BMW é um motor muito pontudo e dificil de conduzir num UMM por ter umas baixas muito fracas.

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!

Vou tentar ser o mais racionar que eu conseguir ser nesta questão.
Felizmente cá pelo Algarve tenho facilidade em arranjar material Toyota e em conversa com quem percebe de toyotas e alterações deixo aqui a minha Patada!

Em relação a todas as marcas e modelos o que posso concluir na minha grande ignorância é que os toyotas 3.0 d4d são as melhor escolha para quem quer potencia e consumos baixos e não se importa de ter algum trabalho em relação a electrónica.

O 3.0 turbo antecedor sem electrónica é bom mas mais guloso, o d4d faz médias no Land Cruiser de 8 em auto estrada e o sem electrónica faz de 11.

O d4d tem uma potência muito jeitosa, porta-se lindamente mas a água e as centralinas nunca fora amigas e as centralinas desses carros são dificilimas de reprogramar.

O outro gasta mais mas para mato e andar a mexer em bombas etc etc é muito melhor.

O 4.2 não se esqueçam que é de 6 cilindros.... e onde é que vamos meter tanto cilindro num UMM???

O gil tem a frente maior para levar com um bicho desses mas os Alter... uiui...

Quanto a meter motor e deixar a caixa de transferencias é um erro enorme pois ao colocar um motor dum jipe destes só compensa se levar motor e as caixas pois traz menos gastos e trabalho se for adaptado assim.

Ca em baixo corre um 2.5 d4d nas trialadas e aquilo é espectacular mas falta lhe ali 500cm cubicos.

Quem fizer uma alteração destas não se esqueça que para alem disto necessitam ainda da parte electrica alterada, refrigeraçao do motor e de pormenores com inclinaçoes de caixa e motor em relaçao ao carro original e conta kilometros.


Não é so chegar e ja ta... um jipe pra mato sem documentos tudo bem mas um carro para andar "legalmente" a conversa é outra.

critiquem a vontade a ver se aprendo alguma coisa nova ou se meti agua

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
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Palu

UMM
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19 Ago 2006
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Viva a todos.

A falar com um senhor engenheiro que conheço. Não..., não é esse...:clown:
Fiquei mais elucidado.
Os engenheiros conseguem ser muito pragmáticos e realmente focar a atenção no real problema. Neste caso nas vantagens.
E aqui a equação a ter em conta é a relação custo/benefício.

Cheguei à conclusão que para aquilo que eu quero, o original 2.5 turbo chega perfeitamente.

Quanto às alterações, tudo se pode fazer. Haja euros.
Se a alteração for muito profunda, mais vale a pena cortar e meter apenas a carroçaria do UMM em cima. Mas depois não é um UMM...

Sobre as alterações em si, ficam sempre caras, porque é preciso ver se a nova transmissão está alinhada com os nossos eixos. Só aqui ficam muito reduzidas as opções. Ou então era mudar motor, caixa e eixos.
E agora ficam aqui as grandes perguntas:
Pode-se fazer?
- Pode.
Mas vale a pena?
- (na minha opinião não...) muitos muitos euros.

O custo será altíssimo em relação ao benefício.
Muito mais se poderia escrever, mas o custo de poder ter um UMM com consumos de 7 litros/100, seriam tão altos, que aos quilometras que faço com o UMM nem aos 80 anos teria pago o investimento com a poupança na diferença do gasóleo.

Este assunto é sempre engraçado, mas por mim, perdi a "pica" de sequer pensar nisso pelo menos durante 10 anos se ainda andar por cá.

Agora..., se o meu pai fosse mecânico e tivesse uma oficina de automóveis...., hummm, aí faria alguma coisa de certeza.

Cumprimentos a todos.



Já fui contaminado!!!
 

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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tu andas la perto...
ate me admira o "inginheiro" ter-te dito isso...

para o ano arranca um UMM assim como falas...

Mas para ja deixa-me manter o topico vivo pois aqui pelas inglaterras os "camones" nao tem problema algum em mudar mecanica e ia mesmo pegar no que o PEDROUMM falou...o motor feito no brasil e americas do sul.

Eu ja posto umas fotos muito interessantes e ate a nao perder uma edicao da revista Land Rover monthly ou owner tenho que ver qual e'...mas deste mes!

ja faz +/- dois anos que esse motor anda por ca a fazer "cocegas" e vai tendo mais e mais expressao.
Os ingleses "em geral" nao sao esquisitos ao ponto de dizer "nao tem este motor" entao nao e' original...nesse aspecto nos em Portugal somos ainda mais conservadores que os "conservadores ingleses"....talvez cegos ate diria isso.

Mas eu ja posto fotos.
Abraco
CP


 

lintonito

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21 Mar 2010
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Boas,

uns motores interessantes para as nossas maquinas seriam o motor da cabstar ou então da atleon... claro que teria de levar caixa de transferencias da nissan...

1 abraçUMM

Rôto e descalço mas dono de 1 UMM...
 

Zeumm

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19 Out 2007
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E se for um motor e caixa de um jeep cherooke? Seria possivel?


Abraço



Deus um dia disse-me: “José estás a ir para um mau caminho” e eu respondi: “Senhor, não se aflija, estou de UMM!”

 

JoaoBaleiras

UMMzito
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24 Abr 2010
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E se fosse o 2.5 ou ate mesmo o 2.8 da Mitsubishi??

Na verdade nem um nem outro se encaixam nos motores modernos que o Palu falou, muito menos o 2.8 se encaixa em baixos consumos, mas são motores bons, fiáveis, a única coisa que iria preocupar ou se calhar não (basta procurar como deve ser) seria os eixos, mas isso como disse é procurar-se como deve ser... (leia-se procurar informação, material é fácil)...

Eu ainda ando com ideias do 2.5 do Pajero/L200, mas como não há €€'s nem sitio para se fazer a alteração, fica assim que está muito bom e o motor ainda nem 75mil KM tem...

_________________________
UMM Alter I ou II '87
Mitsubishi Pajero '94
Peugeot 206 Xad '00
Vespa PK 50XLS '87
 

Jagoz

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28 Mar 2006
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Boas

Vou mandar aqui a minha opinião...

Showtime, 6 cilindros cabem bem dentro do UMM! se cabe lá o motor do 524td, o 525tds e o PRV, cabem os 6 cil do hdj80!! Já vi um UMM com um motor do patrol 3.3 turbo...

mas isso é potencia a mais...

Para mim existem 3/4 motores que gostava de estudar melhor, sem falar dos motores do grupo psa, pois esses são mais simples de adaptar!

o TGV da International, que já aqui foi referido, é engraçado, e já li maravilhas sobre esse motor!

o 3.0 do toyota vx

e o 525 ou 524 da Bmw. um com menos electrónica que o outro, mas de resto são muito parecidos!

o 2.8 isuzu que montou o Frontera tb deve ser engraçado!!

e finalmente o 3.0 da Iveco, um motor jtd, que já tive oportunidade de experimentar no Iveco Massif... gostei muito, mas deve ter muita electrónica!!!

mas por enquanto o 2.5 de origem bem afinado (que não é caso do meu), faz muita coisa boa!!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

 

0rdep

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4 Jun 2010
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Não resisti a não comentar , não sou nenhum entendido na coisa nem tão pouco sou "conhecido" no forumm mas como isto é um forum vamos lá comentar porque até me apetece :D


É assim , eu ainda não tenho UMM (está para breve) por isso nem sei se serei apologista de troca de motorização mas pelo que entendi pretendia-se algo mais fiável e com os consumos baixos . Pesquisei , pesquisei e não encontrei nada de acordo com 7L/100 em jipes contudo fica assim as minhas opções de pesquisa :

Nissan terrano 1 / 2.7td Nissan 100Cv / fiavel , consumos jeitosos
Nissan terrano 2 / 2.7 td i(??) Nissan 125 / Continua fiavel tendo um pouco mais de electrónica / consumos equiparáveis ao anterior
Suzuki Grand Vitara 1 / 2.0TD Mazda 90cv/ fiavel / consumos baixos / um pouco molengão


Os restantes que encontrei já foram aqui mencionados , claro que ainda há motores de certos automoveis que daria para aplicar num UMM . Ja andei num cherokee com um motor VW 1.9 tdi 110CV e aquilo tinha alma em estrada , em terra não andei .


Como comecei por explicar , não sou entendido na coisa nem tenho UMM (por enquanto) nem sei se serei apologista de troca de motorização porque para mim vai me dar e sobrar a motorização de origem , claro que consumir menos era optimo mas citando o que aqui ja foi dito
"mas o custo de poder ter um UMM com consumos de 7 litros/100, seriam tão altos, que aos quilómetros que faço com o UMM nem aos 80 anos teria pago o investimento "
Por estas e também outras razões , muito provavelmente quando tiver o meu UMM não irei pensar em trocar o motor .

Peço desculpa se por acaso as minhas opções foram fora de contexto , espero que não , pelo menos tentei ;)

Aparte : Zeumm --> Cherokee teve o motor das renault trafic , 2.1td que é um molengão mas fiavel a com uns consumos porreiros . Depois posteriormente teve motorização 2.5 TD VM , que para TT aquilo tem uma alma espectacular mas uma fiabilidade de m&r#@ , cabeças estaladas juntas queimadas , problemas de aquecimento . Mas ja vi alguns jipes com estes motores com zero problemas , tenho um amigo com um frontera e os unicos problemas que ele tem , é que o muro vem sempre contra ele , motor zero !



cUMMprimenttos !
 

Jagoz

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28 Mar 2006
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Amigo 0rdep,

Os 2.5 VM são grandes motores... um pouco incompreendidos!!! Aquilo não é para andar a 180 nas AE... aquilo é motor de um barco... é para andar devagar!!!

Havia (e há) para os range rover um kit para modificar a refrigeração das cabeças, que no inicio estava um pouco mal construída!

Diz quem os tem... e que sabe o quem tem debaixo do capot, que não os troca por um 200tdi

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

 

0rdep

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Acredito que sim , como disse aquilo no mato é bastante bom , os RR com esse motor no mato é o que ha mais .

Como também disse , tenho um amigo que tem um motor desses num frontera e nunca mas nunca teve problemas de motor com ele mas em contrario tenho um tio que tem um grand cherokee e só diz que tem de comprar o 5.2 outra vez porque aquele motor é uma desgraça , um forno sempre no red da temperatura, lá está acredito que haja maneira de contornar este problema mas que eles em maioria dão problemas (de origem) la isso dão .Ah e este meu amigo do frontera talvez seja por ele nao ser pessoa de velocidades e como diz , não é motor para a andar a 180 .


Em relação a trocar um motor VM por um 200tdi , depende do uso certamente . Porque só é preciso ir a um site de classificados automoveis e comparar o preço de um RR com motor VM e um RR com o motor 200tdi , penso que diz tudo . Ah e olhar para a quilometragem que os 200tdi costumam ter ;)

Como se costuma dizer , há sempre a excepção à regra !



cUMMprimenttos !


 

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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Ali uns posts atras prometi umas fotos algo importantes e ate relacionadas com o post do PedroUMM.
Ja ca tinha a revista faz duas semanas e ainda nao tinha tido tempo para bater umas fotos e postar aqui com o pessoal.

Podendo apanhar este numero era porreiro.
Sempre ficam mais por dentro deste motor...que ate tem estado presente nas feiras em Billing 2008, 2008 e creio que o vi nesta feira em 2010.

A revista em questao e' a LRM - Land Rover Monthly de Outubro de 2010 - numero 147

Deixo o comentario: realmente vejam a diferenca entre comprar uma revista da nossa imprensa portuguesa virada para o nosso "meio" e vejam esta (de muitas publicacoes aqui em inglaterra viradas para o meio automovel) ...quem me dera que pudessemos ter algo proximo disto...mas nao vamos tirar fotos a mostrar o "tio de cascais" mais a "tia de almeirim" a passear no deserto com o seu jipe e a sorrir para a camara...ou entao o lancamento de um novo ASTON MARTIN (para que preciso saber eu disso)...andamos tao perdidos!

Va ai vao as fotos das paginas que a revista dedica a este "amigo" que resolveu documentar o "transplante da medula" e documentar na revista:






...se todos fizessemos assim...como diz nesta foto, ai que bom que era!







E foram assim 7 paginas dedicadas ao detalhe e partilha de como fazer a coisa infelizmente muito "zas tras pas" para Land Rovers por haverem semelhancas e compatibilidades entre motores...assim como o motor TGV de certa forma ate tem "raizes/descendencia" Land Rover quando esta esteve ligada ao grupo FORD....ler em pormenor o que se segue, sempre muito interessante ficar por dentro:


E quem nao esta para meias medidas como vai ser um dias destes o meu caso...e' espetar com 1000 ANIMAIS dentro da baia de motor de um UMM como demonstra outra publicacao (de taaaantas que "infelizmente" tenho acesso):





("para-quedas" e' extra opcional)


Nota Pessoal:

Em resumo TODOS ou muitos motores no meu ver sao "aplicaveis" ate mesmo motores JAGUAR cabem no UMM...e eu ja testei por acaso, quando o umm de Londres ainda ca estava.

Desde que devidamente preparados e "alterados" todos os motores sao canhoes...pois nao digam a ninguem que o Sebastien Loeb anda de CITROEN...pois de "citroen" aquilo nao tem nada...assim como os motores que andam por dakares e companhia, sao outros patamares que sao precisos bolsos bem fundos para la chegar....o que nao deixa de por o pessoal a sonhar!
eu sou um deles!...sim um dia VOU ESPETAR com um motor V8 num UMM!...tem e' que esperar pela sua vez!

Agora motores "correntes" e que andam no mercado em estilo "tira de um poe no outro"...ha muitos...e sem duvida os Toyota sao pau para todo o trabalho e aguentam os coices e pancada que lhes e' dado.
os proprios motores 3.1 Mercedes das Sprinter, um pouco trabalhados.
A Mecanica 3000cc BMW diesel que por acaso estive para montar num UMM (com outros eixos e transmissoes claro)
E se ja o pedro silva da PETERTUMBLE se sente feliz com o UMM 525tds, ele e outros chegaram a dizer o que seria com 3lts.
e' trabalho serio e que requer meios etc e tempo e te$$$mpo.

Portanto despachei por achar que dia apos dia certas mecanicas que temos em carteira se tornam obsoletas...pois de momento mais acessiveis andam as mecanicas TDV6 ou V8 Diesel onde tambem tenho aqui comigo uma revista que demonstra TODO o trabalho tido com o primeiro DEFENDER no mundo que tem exactamente uma mecanica TDV6...se ja os TD5 ...eram referencia (com as suas influencias BMW) agora com um motor TDV6 e "corrigidas e adaptadas" como devem de ser algumas coisas para este defender, esta como diz na revista Land ROVER OWNER International de Julho de 2010 parte do trabalho feito por www.bell-auto-services.co.uk

A ideia e' nao perder muito tempo se ha vontade para um projecto e' dedicar corpo e alma a melhor o que nos veio parar a mao.
Pois se vamos esperar ou procurar pela "melhor" mecanica estamos quase como quem quer comprar o "melhor PC" ...eles "na altura" estavam sempre a "evoluir"...tao rapido.

Tendo uma boa equipe de colaboradores e vontade tudo e' possivel.
Va vamos todos para a caminha sonhar com motorizacoes.

Boas compras
Carlos Pires

 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Acho que o Manolo também publicou uma reportagem na Off-Road acerca da troca que fez no seu Discovery, em que tinha o 2.5 serie 300 e passou a ter o TGV.
 
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