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Zoada Diferencial Após Reparação

rcfernandes

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27 Mai 2008
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Boas,

Deixei o OE no mecânico para substituir todos os rolamentos retentores e verificar as anilhas do auto-bloqueio no diferencial traseiro.
No fim-de-semana passado fui levanta-lo, mas nos primeiros 500m apercebi-me de uma forte “Zoada” no diferencial quando se acelera em descidas (desenvolver mas sem fazer muita força) e vibração quando desenvolve.
Uma coisa que me chamou a atenção é que conseguia rodar um pouco o veio de transmissão sem as rodas se mexerem (verifiquei e não há problemas nas cruzetas ou apertos do veio).
Voltei a deixa-lo no mecânico, o problema é que me ligou hoje a dizer que já afinou e desafinou o pinhão e não consegue tirar a zoada.
Gostava que me dessem a vossa opinião sobre o que pode estar errado, quais as consequências Se andar assim com o UMM e quais as possíveis soluções.

Cumprimentos,
Ricardo Fernandes
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Rolamento mal colocado???

Isto não é para criticar ninguém, todos podem falhar. Mas um rolamento enjambrado não poderia causar iso?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
MUITO QUIDADO !!! tudo o que seja; zoada, vibração, estalos ou qualquer outro comportamento fora do normal e que possa vir de um diferencial é sempre mao prenúncio... algo não está bem!!
Se o teu diferencial foi para reparar e saiu de lá a fazer barulho!!! ( coisa que não fazia)...então das duas uma, ou foi mal reparado ou mal afinado, isto para não dizer outra coisa!!
Não sei o que possa ser até porque não ouvi a tal zoada, mas vê se por acaso o tal barulho que se ouve não vem de alguma coisa a roçar nas polis dos travões!!
Vamos ver se alguém aparece com mais alguma ideia , pode até ser algo muito simples!!!( Oxalá)
Cumprimentos


Alter 2 turbo
UH-26-51
 

rcfernandes

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27 Mai 2008
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Problemas na montagem dos rolamentos hera uma hipótese mas como já foi tudo verificado não é muito provável que tenham voltado a ficar mal montados.
O problema deve ter a ver com as afinações pois o mecânico disse-me, que alterando a afinação do pinhão a zoada aumentava. Resta saber é se o mecânico sabe como conseguir as afinação correcta.
Não sei se ajuda mas a zoada que me refiro é idêntica à que um carro faz, a andar de marcha a traz a grande velocidade (e só faz em aclaração sem ser em subidas).

- Alguém sabe se é normal haver “folga” á entrada do diferencial (conseguir oscilar o veio de transmissão que está solidário com o pinhão cerca de 2cm com as rodas travadas) ? ?
- Alguém sabe e consegue explicar como se deve afinar o diferencial numa intervenção desta ? ?

Cumprimentos
Ricardo Fernandes
 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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quando pegas numa transmiçao e rodas para a frente e para tras e normal ela ter um bucadinho de folga, mas pouco. (atençao tems d ter a sencebilidade de sentir quando estas a "topar" a folga entre pinhao e a roda de croa; e quando ja estas a "topar" a folga em conjunto com os satelites e planetarios etc(folga que nao interessa para o caso)

faz zuada quando o grupo conico esta muito justo ou muito folgado, logo tems de meter com a afinaçao certa. para tal e necesario teres a tal sencebilidade e tambem com a ajuda de tinta ,pintares os dentes e ver onde eles tocam. nao podem ficar a tocar muito dentro nem muito fora ums com os outros.

se tivessem trocado algum elemento do grupo conico(pinha ou roda de croa), podia-se dar o caso de serem de dois grupos conicos diferentes , e como estao acamados a outra peça, que nao aquela que estao agora a trabalhar, pode originar zuada, pois nao estao acamadas uma com a outra. por isso e que quando se troca um destes elementos e logo o "casal":cool:

se estiver tudo bem com o diferencial a zuada tambem pode ser do veio de transmiçao , com alguma cruzeta a pedir descanço...

outra ipoteose um bucadinho remota, caixa de velocidades?!...

Paulo Alves
 
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8 Jun 2006
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Amigo Fernandes(n)

O Mário disse quase tudo e com a ponderação que a idade me devia já ter dado:disappointed_relieved:.

Reparação de diferenciais não são para todos. Obriga a ferramenta própria (quem disser que não, que vá às couves, para ver se têm lagartas:D), quem as faz tem que ter peças de reposição (anilhas de afinação), obriga a muito tempo, obriga a fazer contas, obriga a ter experiência, e para ser um trabalho bem feito, é caro!:angry:. Isto já foi aqui falado uma série de vezes. Não foi certamente a caso, mas retirar e montar rolamentos de diferencial à martelada (muitas vezes sem saber o que é um martelo, nem o sítio onde se deve bater) é de sucateiro.

Quanto ao rodar a transmissão sem um resultado (movimento) directo e imediato nas rodas, isso é normal (dentro de certos limites), digamos que só ao fim de rodar a transmissão (numa direcção) cerca de 25/30º é que a/as roda/as se move/em.

Não sei quem foi que andou a mexer nesse diferencial, não conheço o dito (diferencial), e presumo não ter o prazer de o conhecer a si. Portanto estou a falar de borla. Para mais não ouvi a tal zoada, mas ali deve haver uma excesso de ajuste entre o pinhão e a coroa, estando a coroa a "galgar" o pinhão. Ou então…

Pode também ter havido má montagem das anilhas, ou elas terem sido danificadas aquando da sua montagem. Pode também, o próprio diferencial ter uma "argolada" interna, embora isso me pareça pouco possível devido à lógica da sua montagem (depois que vi um elefante a andar de bicicleta e a fumar cachimbo, já acredito em tudo). Um destes tristes casos é o frequente mau/deficiente aperto do pinhão devido a uma inserção demasiadamente dura da peça de ligação à transmissão.

Se sente, agora, uma vibração, ela pode vir de alguns dos problemas apontados anteriormente, ou de uma má montagem das transmissões (se foram desmontadas ao ponto de ter sido retirada a luva que fica do lado da caixa do resto do veio). Assim como, se foram montadas cruzetas novas, elas terem sido metidas às “três pancadas”, ou ter cruzetas velhas a precisar de reforma.

Não podem no entanto, serem descartadas outras hipóteses de avaria. Esse problema ter que ser visto urgentemente:astonished: não devendo o carro andar muito tempo assim(n).


UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

rcfernandes

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27 Mai 2008
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O problema á partida vem das afinações (ou falta delas), pois o mecânico não tem comparador e estava a fazer afinações a olho.
Amanha vai ser rebocado até a Citroen da Guarda, eles foram representantes UMM e dizem ter todo o material, conhecimentos e experiência necessários para fazer o trabalho.

Lá vou eu gastar mais umas coroas (mas se ficar 5 Estrelas fico contente).

Vou dando noticias.
Cumprimentos,
Ricardo Fernandes
 

toz

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31 Mar 2006
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Boas!
Pode ser o rolamento do pinhão muito apertado, algum rolamento danificado, folgas mal afinadas ou então desgaste anormal do grupo cónico que agora se nota quando está numa posição diferente.

Cumprimentos.
Tozé.

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Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...
 

rcfernandes

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27 Mai 2008
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Infelizmente não tenho boas noticias,
Após supostas 16Horas de trabalho no meu diferencial, por parte de supostos especialistas que supostamente sabem e tem ferramenta para reparar Dana 44 como supostamente ninguém (tirando os “supostos” o resto foi tudo dito pelo dono da oficina Citroen Guarda).
O meu diferencial continua a fazer o mesmo barulho que não fazia antes de ser desmontado, a diferença é que tenho mais uma factura de 700€ para pagar (preço já com todos os descontos ….).
Foi-me dito que as afinações estão agora todas perfeitas e que posso e devo andar com o diferencial assim mesmo fazendo zoada, e que a única maneira de tirar a zoada é trocar Pinhão e Roda de coroa.
O que eu acho estranho é que antes de desarmar o diferencial não fazia o mínimo barulho (a única coisa que não estava bem hera o auto-bloqueio devido aos grampos das aninhas estarem estalados).
Gostava de saber a vossa opinião, sobre mais este episódio (será isto normal).


Cumprimentos
Ricardo Fernandes.
 
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8 Jun 2006
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Amigo Fernandes

Não, não é normal, e digo-o sabendo que deveria estar calado:angry:. Algo se passou (desconheço de quem seja a culpa) durante a reparação, se realmente nada de anormal sentia anteriormente (que me desculpe, mas não sei qual é o seu verdadeiro conhecimento sobre a matéria;)).

Se as afinações estão :astonished:"AGORA":astonished: perfeitas, é porque :disappointed_relieved:"ANTERIORMENTE":disappointed_relieved:, ou "ENTRETANTO" não o estavam! Parece-me uma admissão de culpa por parte do/dos responsável dessa oficina, se a frase aplicada foi de facto essa.

Quanto ao valor a pagar, pouco ou nada lhe posso dizer:disappointed_relieved:. No entanto gostaria de saber porque raio foi meter o "charuto" logo na Citroen(n). Em termos da marca e da intervenção realizada (se tudo tivesse ficado bem) o preço é aceitável(y) se foram realmente montadas anilhas novas.

Penso/acho que terá diversos meios para exigir os seus direitos reclamatórios. Ou paga (para levantar a sua viatura) e reclama posteriormente, ou não vai buscar o carro e apresenta a reclamação dos seus direitos já (sempre com o apoio de um advogado amigo, ou conhecido de um amigo seu:), sendo ele quem deverá fazer todos os contactos).

Vá-nos mantendo informados dos próximos capítulos, penso que é um assunto real e que nos interessa especialmente, pois pode acontecer a todos:dizzy_face:.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Boas!
Quanto ao preço, se só trocaram anilhas, só se for por ter sido na Citroen.
Quanto à zoada, deviam ter pensado nisso antes de andar a meter material novo. Logicamente que não são as anilhas que causam a zoada. Ah! E é preciso ver se realmente está bem afinado.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
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rcfernandes

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27 Mai 2008
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Amigo João esta já é a oficina que está a tentar afinar o diferencial após a primeira dizer que não consegue e não tem comparador, o facto de ter colocado na Citroen Guarda é que foi-me dito por eles que foram representantes UMM e que tem todo o material e experiência para reparar o diferencial em causa (já para não falar do exagero de dizerem que são os melhores).
Mais uma coisa as anilhas do auto-bloqueio são as mesmas e estão de boa saúde apenas não funcionava devido aos grampos que as fixam estarem estalados.

O que eu acho estranho é que a coroa e o pinhão tenham tido tanto desgaste em cerca de 10 a 20 Km que o diferencial tenha feito desafinado.
Outra coisa para mim estranha é que afinado a olho (antes), e afinado por “supostos” profissionais com ferramenta especializado a meu ver continua a fazer exactamente o mesmo barulho.

Obrigado a todos
Ricardo Fernandes
 
Registo
1 Out 2008
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ola.rc fernandes,há uns anos atras ,o meu diferencial traseiro,depois de um duro, passeio tt,começou , a fazer ,logo de seguida uma zoada,notei logo a diferença ,através desse ruido estranho.levei o umm ao sr.silvino.ele fez umma revisão ao diferencial,e o problema, estava nos rolamentos,do mesmo levou novos ,e ficou a 100% ,de resto estava tudo bem ,pode ser que seja o teu caso, é uma hipotese,ja referida atras pelo *******.boa páscoa para ttodos.

jsilva
 
Registo
8 Jun 2006
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Amigo Ricardo

Desculpe, mas por não ter lido os seus post com a devida atenção:disappointed_relieved:, misturei a "coisa". Portanto na Citroen tentaram remediar o eventual mal feito na outra oficina.

A não ser que na 1ª oficina tenham feito uma GROSSA C@G@DA (mesmo muito grande:dizzy_face:), um diferencial não deverá sofrer avarias irreversíveis em tão curta quilometragem. A Existirem já esses danos deveriam ser visíveis (estar bem patentes) durante a 2ª reparação e os mecânicos deveriam ter se apercebido deles (pelo menos têm essa obrigação).

Agora, depois destas mexidas todas, importa-se de dizer/repetir o que continua a sentir, e em que circunstancias? Mesmo que possa não perceber de mecânica, tente por palavras suas descrever o que sente/ouve e em que circunstancias.

Já agora, de onde é que é?


UMM abraço
João

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filipeumm

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29 Mar 2006
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E com tanta afinação espero que não se tenham esquecido de deixar o veio de transmissão na posição correcta,alinhado!!
Eu acho estranho ter começado de um momento para o outro,por isso é que aposto no veio de transmissao.
Mesmo que a afinação não fosse a mais correcta acho que levava algum tempo até ele começar a fazer zoada pelo grupo conico.
Se a zoada for um som mais agudo normalmente é causado por rolamentos,quando é grupo conico costuma ser um som mais grave e causa ressonancia.Mas não é regra:blush:
Por mim isso houve ai peças que levaram alguma pancada menos meiga,para afinar os rolamentos eles têm de ser desmontados...
 
Registo
8 Jun 2006
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Amigo Filipe/Fernandes

quote:Se sente, agora, uma vibração, ela pode vir de alguns dos problemas apontados anteriormente, ou de uma má montagem das transmissões (se foram desmontadas ao ponto de ter sido retirada a luva que fica do lado da caixa do resto do veio). Assim como, se foram montadas cruzetas novas, elas terem sido metidas às “três pancadas”, ou ter cruzetas velhas a precisar de reforma.

Ou então:

quote:por mim isso houve ai peças que levaram alguma pancada menos meiga,para afinar os rolamentos eles têm de ser desmontados...

Ambas são fortes possibilidades:disappointed_relieved:

UMM abraço
João

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show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!


O veio so tem uma posiçao correcta, tem alguma afinaçao tirando o colocar com as suas direitas?
 
Registo
8 Jun 2006
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Amigo Show_time

Para além de terem que estar no mesmo plano, ou seja, o "U" no topo da transmissão (do lado da caixa) e o "U" do lado do dif. estarem sem serem cruzados, não tem mais nenhuma afinação.

Entende-se por "U" a forma que têm as peças nas duas extremidades do veio de transmissão e onde encaixam dois dos dados opostos das cruzetas. Haverão, por isso mais dois "Us" onde encaixam os outros dois dados de cada cruzeta; um que fica agarrado à caixa e outro ao diferencial. Espero me ter feito entender...:p.

UMM abraço
João

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Registo
8 Abr 2009
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o meu tambem anda a fazer uma zoada qualquer parece que tenho uma lata a arrastas debaixo do meu UMM, e mais quando desacelero e deixo-o ir, quando acelero deixa de fazer, tambem quando ligo a tracção aí sim passado pouco tempo faz-me uma zoada enorme, e tambem ainda nao sei o que é? só espero nao ter nada a ver com a caixa de velocidades. Mas cheira-me a transmissões. uma coisa é certa espreito espreito espreito e parece tudo no sitio
 
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