Fante,
Usar a força produzida pelo motor para esta situação ou outras tem toda a lógica.
Agora onde ou em que ponto do veículo e suas transmissões mecânicas será o ideal?
Deva o pessoal perder um pouco de tempo a pensar e acima de tudo investigar os valores de torque ou resistência dos vários locais ou secções onde essas transmissões de "força" acontecem.
À saída do motor, supostamente entre a caixa e o motor poderia ser um local ideal.
Mas não se revela de pratico acesso devido à natureza da disposição das peças.
A seguir a caixa de velocidades ?... Sim temos já um conjunto de peças que todos os dias "reboca" o veículo, chama-se eixo posterior ou traseiro.
Agora vamos pensar um pouco, o eixo traseiro está em equilíbrio e "alinhado e calibrado" em relação ao veículo.
Quantos de vos querem apostar em que no nosso caso dos UMM poderíamos ver o eixo traseiro descolar ou deslocar da sua posição original ?
O eixo está desenhado para mover veículo e o seu peso bruto mais possível carga extra.
Exemplo prático:
O UMM "adornou" de barriga e está tecnicamente encalhado tem traccao as 4 rodas mas devido ao plano ligeiramente inclinado a dente e metade do jipe não mexe...
Ligamos este sistema ...e já ficou noite, e devagar tentamos e nada... Meio gás e nada...gas a fundo...e ouvimos um barulho nunca ouvido "catrafodasse" ...
Olhamos pelo espelho ou pomos a cabeça de fora da janela e reparamos que o eixo traseiro está fora do sítio...e o UMM perdeu altura.
Além de desalinharmos o eixo, corremos sempre este risco.
Certo que para resgates em condições menos intensas ou relevo do terrenos mais suave a coisa faz o serviço...e desenrasca.
Agora se a moda nunca pegou é pensar porque.
Não é pratico e recorrer a componentes do veículo que não foram desenhados inicialmente para estas funções.
Este vídeo já tens uns anitos...
Mas sempre bom por a pensar o pessoal ...pois em caso de inexistência de guincho é uma opção.