• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

viagem de Agosto

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Boa noite a todos,

Alguem quer sugerir um percurso "ligeirinho", para fazer, possivelmente a solo, com a minha mulher, na 2ª semana de Agosto, a partir de Lisboa e volta?

Será que a época de fogos, acarreta restrições de passagem?

Estamos numa de passear, e ir pernoitando em vilas e aldeias, por onde andarmos.

Tenho algumas hipóteses, mas lembrei-me de pedir opiniões a quem já tenha experiências e queira partilhar.

 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Bem.....

comecei pelo Wikiloc, mas tenho algum receio que sejam percursos muito "estafados".
À maneira da revista Todo o terreno, tudo o que é muito público, rapidamente vira "terra de indios".
Tipo Lisboa, invadida por tuk's e quejandos :) carregados de camones ...

Depois, como só vou ter 5/6 dias, não faz sentido ir para muito longe, para começar. O ideal é pertinho daqui, avançar dois ou três dias e 1/2 bolta.

Depois, Agosto, calor, pede um curso de água, para ir molhando os pés, que o ar condicionado do Cournil é fraquito:D

Para complicar, temos o tema cama e mesa para resolver, mas hoje em dia, sabendo para onde vamos, resolve-se bem.

Preciso de um percurso, que não acabe na lixeira da vila, ou no parque eólico, ou no portão da quinta dos Lilazes.....

E é isto, para já.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Ok, vamos falando, se me sobrar "graveto" depois de pagar o IRS, pois eu sou dos "desgraçados" que pagam, devem achar que ganho muito...!!!:clown::clown::clown:


 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Olá Eduardo,

a malta dos UMM's ainda sabe navegar com cartas topográficas e bússola, ou já está tudo muito moderno?
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Já está tudo muito á frente, até a tropa já tem GPS, mas venham de lá as cartas de 1/25000, que acho que ainda não lhe perdi o "jeito".
Ainda conservo a minha bússola Silva no meu UMMaquinão


 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Pois eu tambem já aderi ao gps há uns anos, mas volta não volta, ainda gosto de lhes mexer e perceber onde estou e o que pode haver por perto.

Ainda gostava de voltar a ver, um grupinho, sem gps (nem telemóveis!!), a picar cartões :D, às voltinhas num eucaliptal :D:D assim daqueles muito planos, sem referências visuais.
Havia de parecer o deserto...
 
Registo
2 Ago 2018
Mensagens
1.486
Localização
Abrantes/Albergaria-a-Velha
Cournil Lisboa se vier para esta zona de Abrantes diga e vamos beber umas cervejas ou dar uma volta por aqui pela zona TRizio , Vale Manso , Castelo do Bode , Alamal , Ponte de Sor ou assim !

Abraços UMM
Rui Vila verde
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Olá Rui,
obrigado.
É bem possivel, que dê uma volta por essas bandas, se não fôr em agosto, será noutra altura. Vamos contactando.

 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Em 5 ou 6 dias e nas calmas e ver tudo o que há para ver sugeria a zona em redor ao rio Zezere,fiz há pouco tempo,e nos dias de mais calor dá para evitar trilhos mais fechados.
Com ajuda do Wikiloc fui de Torres Vedras até Castelo de Bode no primeiro dia,no 2º dia fui para os lados de Vila de Rei(Penedo Furado, aldeia de xisto Agua Formosa,Centro Geodesico,Cardigos e fiz um trilho de Pontes Romanas da Ribeira do Isna) acabei em Ferreira do Zezere.No 3º dia voltei a Torres Vedras mas passei por Constancia e vim almoçar uma sopa da pedra a Almeirim:D,ponte Dona Amelia,Ota e Torres Vedras.Isto tudo maioritariamente fora de estrada.
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
quote:Originally posted by filipeumm

Em 5 ou 6 dias e nas calmas e ver tudo o que há para ver sugeria a zona em redor ao rio Zezere,fiz há pouco tempo,e nos dias de mais calor dá para evitar trilhos mais fechados.
Com ajuda do Wikiloc fui de Torres Vedras até Castelo de Bode no primeiro dia,no 2º dia fui para os lados de Vila de Rei(Penedo Furado, aldeia de xisto Agua Formosa,Centro Geodesico,Cardigos e fiz um trilho de Pontes Romanas da Ribeira do Isna) acabei em Ferreira do Zezere.No 3º dia voltei a Torres Vedras mas passei por Constancia e vim almoçar uma sopa da pedra a Almeirim:D,ponte Dona Amelia,Ota e Torres Vedras.Isto tudo maioritariamente fora de estrada.


Olá Filipe,

agradeço a sugestão. Possivelmente vou lá dar :) O problema é que, a minha familia é da Sertã, e a da minha mulher da Pampilhosa da Serra, e já conhecemos bem aquela região. Quanto aos fogos, preocupa-me ir para uma zona habitualmente "quente"! já tive alguns dissabores, com o locais, a questionarem a minha presença em estradas/caminhos, onde ninguem quer ir (cheias de pedras e mato....)!!! Estou a ponderar, porque não conheço tão bem, subir mais para a zona Torres Vedras/Peniche/Montejunto e ir assim atravessando o país por outros locais onde nunca andei. O meu Cournil é muito "teimoso", e quando ando em zonas conhecidas, tem tendência a ir sempre pelos mesmos trilhos :) O bichUmm é de hábitos feitos.

Mas, realmente, para quem não conhece, a sugestão é muito boa. Obrigado

 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Cournil Lisboa

quote:Originally posted by filipeumm

Em 5 ou 6 dias e nas calmas e ver tudo o que há para ver sugeria a zona em redor ao rio Zezere,fiz há pouco tempo,e nos dias de mais calor dá para evitar trilhos mais fechados.
Com ajuda do Wikiloc fui de Torres Vedras até Castelo de Bode no primeiro dia,no 2º dia fui para os lados de Vila de Rei(Penedo Furado, aldeia de xisto Agua Formosa,Centro Geodesico,Cardigos e fiz um trilho de Pontes Romanas da Ribeira do Isna) acabei em Ferreira do Zezere.No 3º dia voltei a Torres Vedras mas passei por Constancia e vim almoçar uma sopa da pedra a Almeirim:D,ponte Dona Amelia,Ota e Torres Vedras.Isto tudo maioritariamente fora de estrada.


Olá Filipe,

agradeço a sugestão. Possivelmente vou lá dar :) O problema é que, a minha familia é da Sertã, e a da minha mulher da Pampilhosa da Serra, e já conhecemos bem aquela região. Quanto aos fogos, preocupa-me ir para uma zona habitualmente "quente"! já tive alguns dissabores, com o locais, a questionarem a minha presença em estradas/caminhos, onde ninguem quer ir (cheias de pedras e mato....)!!! Estou a ponderar, porque não conheço tão bem, subir mais para a zona Torres Vedras/Peniche/Montejunto e ir assim atravessando o país por outros locais onde nunca andei. O meu Cournil é muito "teimoso", e quando ando em zonas conhecidas, tem tendência a ir sempre pelos mesmos trilhos :) O bichUmm é de hábitos feitos.

Mas, realmente, para quem não conhece, a sugestão é muito boa. Obrigado



Sim, na época de fogos é complicado,por exemplo no concelho de Mação está delineado os percursos que não se pode circular e aí torna-se mais fácil evitar as zonas críticas. Outra hipótese é ir mais para Oeste tem a zona de Porto de Mós onde se pode visitar a Fornea, Pia do Urso e já é uma zona com mato mais rasteiro, outra hipótese é a costa, desde a Ericeira até à Nazaré tem sítios bonitos de visitar e é sempre mais fresco. Nas épocas mais quentes em vez de seguir os trilhos do wikiloc vou só aos pontos de interesse por alcatrão. Normalmente tiro os trilhos do wikiloc e em casa faço o planeamento no google mymaps, depois uso o OruxMaps para seguir o trajecto que fiz no mymaps.
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Olá a todos,

a voltinha (aprox. 1400km's), aconteceu pela Beira Baixa.
Com o clima apropriado, sem frio, e sem muito calor, foram uns dias fantásticos à descoberta, ou em reencontros. Até os fogos, deram tréguas. Recomendo a experiência!

Abraço, Paulo Nunes










































 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
A da Estação de Belver também conheço pois fica perto da minha terra Mouriscas, mas aquela praia fluvial não estou a ver mas deve ser também muito perto.


 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Eduardo Filipe

A da Estação de Belver também conheço pois fica perto da minha terra Mouriscas, mas aquela praia fluvial não estou a ver mas deve ser também muito perto.









Se se está a referir à foto 8, é bué da longe de Mouriscas:), mesmo a andar em UMM Alter! É em Avô, perto de Oliveira do Hospital, já nas cercanias da Serra da Estrela.

Eu dou umas pistas, para as outras:

Começámos, de Lisboa, para Lousã, seguimos para Pero Viseu (Fundão/Covilhã), e terminámos em Monsanto. Depois, Castelo Branco....Mação, Abrantes, Entroncamento, Golegã, Lisboa. Obviamente, com "quinhentas" paragens e desvios, para terriolas, monumentos, museus, caminhos e estradões de terra consequentes, almoços e lanchinhos tambem eram obrigatórios :cool:.
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Um ano depois, voltei a imaginar uma volta de UMM, por PORTUGAL, para as férias grandes.

Não imaginei, conseguir concretizar uma viagem tão grande! É que, cheguei a colocar em causa a kilometragem realizada!! Totalizando, percursos de ligação e "voltinhas", em estrada e off-road, foram só 3.950km's...... :rolleyes:
Tinha duas linhas gerais (Alto Alentejo e Centro Norte interior até Gerês-Braga, depois a descer para Lisboa), e o resto foi acontecendo, à medida das ideias e descobertas do momento.

Quanto ao COURNIL, tudo impecável. 0 (zero) problemas e vários depósitos de gasóleo, foram os registos. Segue-se uma revisão corrente, e está pronto para outra.

No que diz respeito à tripulação (condutor, companhia, e cachopos ), apesar do "amachucar" do esqueleto, duma ameaça de tendinite no braço esquerdo (falta de hábito, na posição de condução) e na rota a sul, muito calor, e pó, tudo a gostar e a saborear o estilo nómada, dentro do nosso pais.

A velocidade reduzida, do COURNIL, a visão superior relativamente aos muros das propriedades, e as capacidades Off-road deram-nos outra perspectiva deste "cantinho"!

A pandemia COVID, empurrou-nos deliberadamente para o mais longe possivel de ajuntamentos e aglomerados, e por vezes brinquei com a expressão "Portugal meu!" em analogia ao titulo conhecido "África minha".

Cruzei-me, sem os procurar, com cerca de uma dúzia e meia de UMM, essencialmente ALTER, pois só registei em memória 3 COURNIL.

Gostei, gostámos muito.
Decidi partilhar convosco, para que mais, percebam que é possivel e muito agradável, viajar em Portugal, num carro "velho", sem os confortos modernaços de última geração;) Espero que gostem das imagens.



A caminho de Marvão

IMG_5477.JPG
IMG_5479.JPG
IMG_5480.JPG
IMG_5487.jpg

IMG_5490.jpg

IMG_5491.JPG
 
Top Inferior