• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Ventoinha INTERCOOLER

ToMiX

UMM
Registo
17 Mai 2008
Viva

Apesar de poder ser uma ideia ridicula, qual é a vossa opinião de adaptar um COOLER das fontes de alimentação dos PC's no tubo de entrada de ar para o INTERCOOLER?

Alguem tem ideia da quantidade minima/Máxima de ar em Metros Cubicos por unidade de tempo que passa por esse tubo para o INTERCOOLER?

Será que uma ventoinha de 8 pás e com 13 cm diametro, que roda a 1500 RPM's quando alimentada por 6 V poderá ser suficiente?

Claro que existe o "problema" das Baterias serem a 12V e poderem fornecer correntes até 90A, mas nada que um circuito controlador de tensão/corrente não resolva...

:clown: :blush:

vitorproa

UMM
Registo
10 Mai 2008
Viva Tomix.

Se te disser que à uns tempos atrás comprei uma ventoinha igual mas de 15cm para o dito efeito se calhar nem acreditavas :D;)...
Mas é verdade, só ainda não tive tempo de a por ao sitio...

Mas a tua duvida é válida, vamos ver o que os experts aqui do forumm dizem pois também é algo que quero fazer no meu e se resultar penso a sério na questão...

UMM Abraço

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
quote:Originally posted by ToMiX

Viva

Apesar de poder ser uma ideia ridicula, qual é a vossa opinião de adaptar um COOLER das fontes de alimentação dos PC's no tubo de entrada de ar para o INTERCOOLER?

Alguem tem ideia da quantidade minima/Máxima de ar em Metros Cubicos por unidade de tempo que passa por esse tubo para o INTERCOOLER?

Será que uma ventoinha de 8 pás e com 13 cm diametro, que roda a 1500 RPM's quando alimentada por 6 V poderá ser suficiente?

Claro que existe o "problema" das Baterias serem a 12V e poderem fornecer correntes até 90A, mas nada que um circuito controlador de tensão/corrente não resolva...

:clown: :blush:

Já não és o primeiro a ter essa ideia, penso que foi o Mário que em tempos também pensou fazer isso.

Sendo curto e grosso: Esquece isso.

As ventoinhas dos coolers de PC são frágeis. Se se estragam com o pó de casa, então imagina o que vai acontecer quando montadas num veículo de todo o terreno... E já viste a quantidade de ar que movem? É muito pouco para um intercooler.

Se quiseres montar/experimentar estás à vontade. Mas não vai dar resultado.

Arranja antes uma ventoínha de uma moto, aí sim já é serviço! ;)

UMM abraçUMM

j.aldeia

Registo
30 Mar 2006
Olha o meu ex UMM BX que está em Santarem tem isso, na realidade o que está lá montado não é uma ventoinha de comp***dor, mas sim de uma Moto4 Polaris, tem um caudal fabuloso, mas é óptima pode levar agua e é a 12v, isso existe por aí nas casas que vendem ventiladores universais para automóveis, eu comprei a minha no Bicho do Mato. É o ventilador mais pequeno que é fabricado, tem atenção ao sentido de rotação, existe para os dois lados.
Eu apliquei a minha por debaixo do radiador a puxar o ar, cabe lá na perfeição e ainda ajuda a arrefecer o Turbo.

os ventiladores dos comp***dores não podem apanhar agua e não têm o caudal necessário.

Olha o Patrol GR Y61 tem isso de origem com uma válvula de temperatura no intercooler, tem a dimensão dos intercooler's do UMM.

cUMMprimenTTos
MiguelGomes
CT1 FAR
www.ClubeUMM.pt
www.TURBO.pt

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

Se pensas que tens um "problema" de voltagem andas enganado.

Nos PC's apenas existem 2 voltagens:

- +12 V
- + 5V

Apesar da maioria das ventoinhas terem o fio a vermelho (+5V) e não amarelo (+12v), estas funcionam sempre a 12Volts, logo a aplicação é directa.

Em tempos na minha caravana apliquei 2 por detrás do frigorifico, para eliminar calor nos dias de verão.

Qaunto a resultados práticos no intercooler não sei, mas acho que não vão ser muitos.... penso eu de que.....

Liga lá a ventoinha direitinha aos 12V e testa por ti mesmo.

Abraço
Vitor Rato

ToMiX

UMM
Registo
17 Mai 2008
Bom, tive de exprimentar e:
1) Sem instrumentação adequada aparentemente não se sente diferença
2) As ventoinhas dos coolers encaixam na perfeição no tubo pvc
3) Á que procurar agora uma ventoinha mais potente, tal como o Miguel e o Aldeia disseram...

Top Inferior