• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

ventoínhas para radiador de agua

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
Mensagens
312
Localização
Portugal
como estou numa fase avançada:D do meu projecto, estava a pensar trocar o radiador de água do XR, para o que vinha nos turbos originais!!
(isto porque vou trocar o motor)

problema...caso consiga o radiador...em princípio vem sem o tunel que canaliza o ar até à ventoínha que está no motor....:anger:

e agora..solução?!

estou a pensar meter umas ventoínha eletricas com comando manual...e...com um sensor de temperatura, que as ligue automáticamente!

alguém pode aconselhar um veículo com umas boas venóínhas?
noutro dia reparei que as peugeot partner..acho eu..tem duas, e pareciam de boa dimensão...

opiniões....aceitam-se!!:D

Alter II de 92.... uma máquina toda da pinta!!!
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
Não sei se sabes mas para tirar o máximo partido de uma ventoinha esta tem que ser colocada do lado de dentro do radiador e aspirar ar :)fresco do exterior para o interior do compartimento do motor.
Agora digo-te que não é fácil colocar duas ventoinhas no radiador do turbo, visto que este fica muito próximo da caixa de direcção e ficas sem espaço.
Mas com uma boa ventoinha colocada ao mais ao lado resolves facilmente o problema.

Ou então tentas arranjar um túnel de vento, estás no sítio certo para o procurares!!:D !!
Cumprimentos

 

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
Mensagens
312
Localização
Portugal
ou da parte de fora do radiador de maneira a escoar o ar para o interior.....tudo depende das pás...e do sentido de rotação;)

andava era a pensar...se alguém já tinha feito isso, e com que ventoínha....ou ventoínhas!:D

quanto ao tunel, poddo vir a arranjar, mas...assim dum momento pro outro..não é facil..e como não conto meter o jipe na água..dava para desenrascar!!

Alter II de 92.... uma máquina toda da pinta!!!
 

Martins

UMM
Registo
12 Fev 2007
Mensagens
575
Localização
Portugal
Boas

Eu tanho uma ventoinha de grandes dimenssões dentro do tunel de vento do meu turbo
é muito fácil montar a ventoinha, e uma ventoinha boa é mais que suficiente. Para montares duas ai é pior
porque uma tem que ser mais pequena e fininha,dos ar condicionados, porque fica mesmo proximo da caixa de direcção.
conheço quem fez isso e não tem a ventoinha de origem o senão é que a temperatura oscila mais, sobe muito e depois baixa
mas o motor até fica com outro trabalhar.

cUMMprimentos
Rui Martins
 

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
Mensagens
312
Localização
Portugal
pois...tenho posto em causa essas opções...a ideia das duas ventoínhas vem pois as que eu vi, tinham uma es´pecie de caixa, e estavam ambas no radiador...
o meu peugeot 406 é assim, são duas.....agora na caixa de direção, ainda não vi esse problema...

depois a ventoínha posso ligar directa, sempre a bombar...com uma luz indicadora no painel a avisar caso esta desligue por qualquer motivo..
ou....a ligar aos 85...90 ºC...


Alter II de 92.... uma máquina toda da pinta!!!
 

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Mensagens
708
Localização
Portugal
Boas

No meu Troféu quando o comprei já vinha assim montado



As duas ventoinhas funcionam em dois modos, ora automáticas através do termostato sempre que a máquina quiser ar fresco ou manual com comando e led de funcionamento no interior.

Até hoje nunca tive qualquer problema de aquecimento.

Nunca as medi mas acho que são do mesmo tamanho, a sua proveniência eu não sei, mas pelo que me parece uma funciona em sentido oposto ao da outra, o que também não sei explicar o porquê.

Espero ter ajudado

Abraço
Bruno
 

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
Mensagens
312
Localização
Portugal
ora....era mesmo isto que precisava:cool:
amigo bruno 5*....

mas um reparo....na foto, as ventoínhas parecem de pás iguais...logo, para gerarem o efeito de sucção têm de girar ambas no mesmo sentido!

quanto ao sentido..para quem as vê do sítio da foto elas devem girar no sentido contrário aos ponteiros do relogio...

Alter II de 92.... uma máquina toda da pinta!!!
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
Já agora mostro como está o meu, com duas ventoinhas, a do lado da caixa de direcção é bem mais estreita, se não nem sequer lá cabia!
Esta está ligada a um interruptor manual .
Já a do lado direito, muito maior, está a accionar através de uma válvula de temperatura que está no local do bejon do radiador, liga aos 80 graus, no entanto esta também tem opção manual, não vá a válvula falhar!!









 

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
Mensagens
312
Localização
Portugal
parece-me muito bem!!
sabe de que carro são?!
é que se uma já é mais pequena que a outra...isso nem era preciso fazer nada!!:D

muito obrigado amigo mário!!

Alter II de 92.... uma máquina toda da pinta!!!
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
O carro a que pertenciam não sei, apenas suponho que sejam de algum FIAT, digo isto porque são da marca magneti mirelli.
 

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Boas

Essas ventoinhas parecem-me identicas às do Fiat Punto 1ª série.
Uma vez substituí uma no meu e era parecida com essas.

Cumps
VR
 

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
Mensagens
312
Localização
Portugal
não sei porque, mas estoua montar o meu radiador original do umm turbo, no meu carro que era atm e vai passar a turbo, mas o radiador fica mesmo colado a caixa de direção...é mesmo assim?!
é que se for..não vejo hipótese de colocar as ventoínhos iguais ao do amigo Mário Machado...:dizzy_face:

Alter II de 92....palavras para quê?
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
De facto não foi muito fácil aplicar as duas ventoinhas, mas no meu UMM já havia uma pequena folga entre o radiador e a caixa de direcção, cerca de 35 mm.
E também tive a sorte de encontrar um par de ventoinhas que até parece que tinham sido feitas para aquele sítio!!
Agora se o teu fica mesmo encostado isso já não dá para colocares as duas, mas com uma boa ventoinha já resolves bem o problema!
Só mais uma coisa, o meu UMM é um turbo de origem, não é um atmosférico, turbinado, talvez isso esteja a fazer a tal diferença de espaço entre o radiador e a caixa de direcção!!
Estuda bem isso!!
Cumprimentos


Alter 2 turbo
UH-26-51
 

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
Mensagens
312
Localização
Portugal
bem..penso que a a diferenção não esteja aí..mas sim na meneira como coloquei o radiador...os 35 mm parece-me algu que também tenho de diferença, pela foto é que pensei que fosse mais..
logo que possa coloco fotos das minhas!!:D

ah..agora vou ligar uma valvula sensora de temperatura, com a qual consigo duas posições, uma que liga aos 92 e outra aos 97..e ligo as duas ventoínhas separado!
para além disso estoua apensar colocar um comando manual para as mesmas, com uma luz a indicar se estão ou não a funcionar!

para o intercooler, penso que também já consegui uma porreira!!;)

Alter II de 92....palavras para quê?
 

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
Mensagens
312
Localização
Portugal
duas ventoínhas...sendo que uma teve de ser mais pequena para não bater nos tubos da água!!






Alter II de 92....palavras para quê?
 

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
Mensagens
312
Localização
Portugal
pois..pode não parecer grande ideia, mas a mim parece-me que vão passar de provisórias a definitivas:D
é que com a falta de tempo que tenho, é como tudo..faço, e quando o projecto está na parte provisória, é promovido!!:D

agora a sério, pode não parecer muito boa ideia...mas também não considero tão má assim, porque se repararmos a única coisa que estão a suportar é o peso das ventoínhas que são muito leves, sendo que quando começãm a trabalhar, o efeito é de sucção, logo empura-as na direção do radiador!

ainda devo trocar aquilo por outra estrutura, mas de momento não é o que mais me preocupa!

quanto à valvula, era uma que tinha por aqui, agora se era dum diesel, ou gasolina..não sei, mas hoje vou ver se encontro uma dum diesel para ver o que lá diz!!;)

Alter II de 92....palavras para quê?
 
Top Inferior