• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Velocimetro com tremeliques - Retirar quadrante

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Bom dia a todos,

Como tinha dito na apresentação da minha UMMaquina o meu velocímetro sofre de Parkinson. O ponteiro abana e quando maior a velocidade maior a amplitude dos abanões.

Comecei por (tentar) retirar o quadrante e verifiquei que o cabo que engata no velocímetro está partido na base do encaixe.

IMG_20210119_113624.jpg

Possível que seja daí que vem o problema?! de qualquer das formas tenho que arranjar outro.

A minha questão imediata é como se desencaixa este adaptador do quadrante? Já andei a rodar e mexer mas não percebo como é que aquilo sai para poder libertar o quadrante.

Vou fazer as minhas pesquisas para ver se encontro fornecedor de peças especificas ao UMM, como esta, aqui na França. Se por acaso alguém conhecer um, aceito a dica de bom grado.

Desde já obrigado,
Bruno

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Muito obrigado,

Vou tentar então... andei a rodar aquela treta mas não quis puxar com medo de arrancar o velocímetro fora ou partir mais alguma coisa...

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Não puxes só com força!
Puxa também com jeito porque quando se faz uso de força a mais acaba por acontecer o que estás a ver no teu cabo do quadrante!
Se a guia interior não estiver em mau estado com alguma sorte ainda consegues reparar esse cabo!
Boa sorte...

São Pedro

UMMzito
Registo
25 Dez 2019
O meu do Umm vermelho também andava assim.
Retirei desmontei tudo, voltei a montar e parece que ficou bom, penso que fosse a bicha mal encaixada.
Aquando da desmontagem lembrei de uma ideia maluca... Pintar os ponteiros com verniz das unhas...😁😁😁

Anexos

• received_371256787661805.jpeg
    received_371256787661805.jpeg
    87,3 KB · Visualizações: 129

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
O meu do Umm vermelho também andava assim.
Retirei desmontei tudo, voltei a montar e parece que ficou bom, penso que fosse a bicha mal encaixada.
Aquando da desmontagem lembrei de uma ideia maluca... Pintar os ponteiros com verniz das unhas...😁😁😁
Epá, se isso pega moda, vai baixar o nível de verniz em certas casas ...!!!:):alien:

São Pedro

UMMzito
Registo
25 Dez 2019
Dos chineses são os melhores para isso, já tinha feito o mesmo numa 4l que tive, e embora não pareça até se vê bem durante a noite, com a pouca luz do quadrante.

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Primeiro com jeito, depois com jeito e força e se não conseguires, só com força bruta. ;)

Para Peças fala com o @Passarinho que ele envia para França de certeza.

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Tive o mesmo problema, para a substituição tive de auxiliar com uma chave de fendas, e saiu logo.

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
bom dia

atenção que pode não resolver o problema dos tremeliques com a substituição do cabo.

isto porque pode o encaixe no odometro já estar com folga e o tremelique é gerado pela presença dessa folga entre o encaixe e o veio do cabo.

Registo
5 Mar 2021
No seguimento deste tópico, hoje estive a tentar tirar o quadrante, soltei as molas e ficou solto. Mas não saiu não forcei mas pareceu preso por fios curtos?
O meu ponteiro de velocímetro está partido a meio, sabem se da para substituir?
Obrigado.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
No seguimento deste tópico, hoje estive a tentar tirar o quadrante, soltei as molas e ficou solto. Mas não saiu não forcei mas pareceu preso por fios curtos?
O meu ponteiro de velocímetro está partido a meio, sabem se da para substituir?
Obrigado.
Ficou preso pela "bicha" do contas KMs...!!!:D:alien:

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Como é que é possível partir um ponteiro do velocímetro :LOL: é que se ele fizesse movimentos bruscos em acelerações fortes ou travagens violentas... mas não é propriamente o caso... deve ser à força de tremer :LOL:

Senão, na foto que meti em cima da para ver uma das fichas rectangulares que está ligada ao conta km, há uma de cada lado. No meio está ligada a bicha do conta km.

Se for a bicha que está a bloquear, é possível de dar um pouco de folga. Se levantar o capot da para ver a bicha que vem do habitáculo e segue caminho para o eixo. Tente empurrar a bicha para dentro do habitáculo, na medida do possível.

Aproveito para deixar a resolução do meu problema de tremeliques do velocímetro, que se resolveu com a substituição da dita bicha (y).

Última edição:

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Isso parece a bicha. Eu coloco a mão por baixo do tablier e consigo tirar a bicha. Mas não é fácil. Tente dar folga como disse o BJC

Registo
5 Mar 2021
Obrigado, vou tentar soltar a bicha ou dar folga a partir do motor, partiu e entortou com a aceleração :LOL:

Anexos

• 20210319_155636.jpg
    20210319_155636.jpg
    49 KB · Visualizações: 253
Top Inferior