• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

velas de aquecimento

fernandomcm

Fernando Marques
Registo
23 Mai 2012
Bom dia , pergunta um bocado tola, mas aqui vai, pois parece estranho :unsure:

Quando ligo a chave só a primeira vela parece que aquece, pois nem lhe posso tocar, que toda aquela zona onde liga o fio esta quentissima, mas as outras 3 não se sente calor nenhum, se retirar as 4 velas e fazer um fio com massa e colocar o fio original com a fase todas as 4 aquecem, por isso parecem estar boas.

Se voltar a colocar no motor e ligar a chave , só sente calor vindo da primeira vela, que diabo, isto não pode ser assim?!?!, que raio que se passa? ou sou eu que estou a pensar errado?

A fase chega a todas as quatro velas, pois ja testei, e a massa de certeza que também:)

Será que elas estão a aquecer e não dá para perceber pelo toque?

Última edição:

fernandomcm

Fernando Marques
Registo
23 Mai 2012
Tira as velas e testa uma a uma na bateria. ;) :alien:
Bom dia Eduardo, ja fiz isso, e todas ficam incandescentes, até cá foras todas ligadas ao mesmo tempo, com o fio da instalação , parecem funcionar, montadas e que não sinto calor nenhum na 2°, 3° e 4°, a 1°queima os dedos

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Então o problema não está nas velas...,mas sim no circuito..., tenta ver onde está o problema...,podes ter uma falha em qualquer sítio...,ou o temporizador foi cos ciganos...!!! ;) :alien:

Última edição:

Jmpp25

UMM
Registo
4 Abr 2021
Parece estranho, mas se só no local é que não funcionam, parece que a rosca das velas está isolada e não faz massa😁 por mais impossível que até a mim me pareça...

fernandomcm

Fernando Marques
Registo
23 Mai 2012
Depois de todos os testes sugeridos terem sido realizados, se as velas funcionam cá fora utilizando a própria instalação do carro, é porque também funciona no local.
Mas o gajo continua a não querer pegar, deve ser outro motivo.

Mas continuo a achar estranho não sentir um pouco calor no corpo das velas que ficam fora do bloco, excepto a primeira, mas aí acho que é por causa do cabo que trás a corrente que aquece , haverá por aí alguém que possa verificar nos vossos motores, se quando ligam a chave para o aquecimento e aguardando até ao click do relé, se esse corpo da vela também não altera a temperatura? Ou aquece um pouco?

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
As velas têm de ficar ao rubro...,senão esquece...!!!
Essas velas são as indicadas para o carro...!!!
Compra umas novas e testa...,não é por aí que vais ficar mais pobre...!!! ;) :alien:

Registo
17 Mar 2017
Depois de todos os testes sugeridos terem sido realizados, se as velas funcionam cá fora utilizando a própria instalação do carro, é porque também funciona no local.
Mas o gajo continua a não querer pegar, deve ser outro motivo.

Mas continuo a achar estranho não sentir um pouco calor no corpo das velas que ficam fora do bloco, excepto a primeira, mas aí acho que é por causa do cabo que trás a corrente que aquece , haverá por aí alguém que possa verificar nos vossos motores, se quando ligam a chave para o aquecimento e aguardando até ao click do relé, se esse corpo da vela também não altera a temperatura? Ou aquece um pouco?

é normal!

então se tem a alimentação de positivo na ponta de um circuito em paralelo, é normal que ponto de ligação, neste caso a primeira vela aqueça, pois está a passar lá uma intensidade de corrente do caraças para essa vela e para as restante 3...
se ligares o ponto de chegada de corrente a uma das velas do meio, já vai aquecer menos, pois a corrente divide.se logo ali em 3 direções e não só em 2 como ligar numa extremidade do circuito.

Top Inferior