• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Valor sentimental do UMM.

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
A todos vocês aficionados do UMM deixo aqui umas perguntas, o porque destas questões estão explicadas na minha apresentação.
Link: https://for-umm.pt/oldthreads/14683

Pretendo recolher informações sobre os seguintes aspectos:

- Motivo ou motivos para se ser proprietário de um UMM?

- O que vos faz reunir como um grupo de entusiastas da marca?

- Histórias ou momentos marcantes durante o uso/compra ect, dos jipes UMM?

- E já agora é verdade que o jipe UMM era o único veiculo que na altura se podia lançar de um avião com um pára-quedas para uma zona de guerra sem que isso causa-se qualquer dano ao carro?
 
L

LTmaverick

Guest
quote:Originally posted by gonca

A todos vocês aficionados do UMM deixo aqui umas perguntas, o porque destas questões estão explicadas na minha apresentação.
Link: https://for-umm.pt/oldthreads/14683

Pretendo recolher informações sobre os seguintes aspectos:

- Motivo ou motivos para se ser proprietário de um UMM?
Penso que isso dependerá de cada um, para muitos é uma paixão para outros apenas um mero 4X4, para mim? simplesmente gosto do carro,tem uma mecanica porreira e dá para matar o bichinho :D
- O que vos faz reunir como um grupo de entusiastas da marca?
é sempre bom o convivio, ainda para mais quando todos partilhamos o mesmo "UMM"
- Histórias ou momentos marcantes durante o uso/compra ect, dos jipes UMM?
todos nos temos momentos marcantes, seja alegria, seja falta de bateria ou até mesmo que saia uma roda fora, ter um UMM é uma Aventura
- E já agora é verdade que o jipe UMM era o único veiculo que na altura se podia lançar de um avião com um pára-quedas para uma zona de guerra sem que isso causa-se qualquer dano ao carro?
essa pergunta não te sei responder mas alguem ha-de o fazer :)

I commend your courage, but I will show you no mercy!
 

JoaoBaleiras

UMMzito
Registo
24 Abr 2010
Mensagens
102
Localização
Portugal
quote:Originally posted by gonca

A todos vocês aficionados do UMM deixo aqui umas perguntas, o porque destas questões estão explicadas na minha apresentação.
Link: https://for-umm.pt/oldthreads/14683

Pretendo recolher informações sobre os seguintes aspectos:

- Motivo ou motivos para se ser proprietário de um UMM?
Isso depende de pessoa para pessoa, pessoalmente é um grande gosto pela máquina, simples mas com um objectivo muito concreto, uma grande máquina em competições, deu que fazer a muitos 4x4 mais recentes, e ter orgulho de ser um veiculo português.

- O que vos faz reunir como um grupo de entusiastas da marca?
Sinceramente não posso opinar sobre tal coisa, mas creio que seja pelo gosto pela máquina, seja por mero uso em TT, seja para dia-a-dia, seja para colecção.

- Histórias ou momentos marcantes durante o uso/compra ect, dos jipes UMM?
Histórias há muitas de cada um de nós, mas pessoas ideais para te contarem excelentes histórias de UMM's, são os mais entendidos aqui no fórum e ex-mecânicos, pilotos e tudo mais da UMM.

- E já agora é verdade que o jipe UMM era o único veiculo que na altura se podia lançar de um avião com um pára-quedas para uma zona de guerra sem que isso causa-se qualquer dano ao carro?
Sei que era possivel atira-lo de um C-130 e ele chegar cá abaixo inteiro e com poucas montagens pronto a servir o pelotão.


_________________________
UMM Alter I ou II '87
Mitsubishi Pajero '94
Peugeot 206 Xad '00
Vespa PK 50XLS '87
 
Registo
10 Jul 2009
Mensagens
292
Localização
Portugal
quote:Originally posted by gonca

A todos vocês aficionados do UMM deixo aqui umas perguntas, o porque destas questões estão explicadas na minha apresentação.
Link: https://for-umm.pt/oldthreads/14683

Pretendo recolher informações sobre os seguintes aspectos:

- Motivo ou motivos para se ser proprietário de um UMM?

Ora bem os motivos, os motivos, já na tropa adorava conduzir o UMM que la tinhamos, e depois quando casei e vim morar aqui pra Gouveia, um amigo (o TomeUmm) tambem tinha o dele e pronto gostava mesmo do jeep e olha um dia por sugestão da minha mulher comprei o meu 1º Umm um Cournil Amarelo muita lindo ate que o vendi e ate não era pra ter comprado ja outro mas depois apareceu e agora ja estou no meu 2º o Alter 2 e é impossvel deixar de ter um Umm é um ViciUMM


- O que vos faz reunir como um grupo de entusiastas da marca?

Olha axo que o que nos faz reunir é um sentimento de amizade mesmo por pessoas que nunca vimos e um sentimento de entajuda que sempre que temos um problema ou uma duvida há sempre alguem disposto sempre a ajudar.


- Histórias ou momentos marcantes durante o uso/compra ect, dos jipes UMM?

Épa um momento marcante foi quando comprei o meu Cournil quando fomos dar a 1ª volta fomos por uns caminhos que era so pedra e os pneus ja estavam bastante carecas e ao chegar ao cimo da subida rasgamos um pneu, azar dos azares n tinha macaco e nem xave de rodas, e pra piorar a situação o pneu suplente tava vazio. fomos andado devagar ate a aldeia mais proxima mas pra aumentar o azar n vimos viva alma e tivemos de continuar de jeep quase ate a nacional onde estava uma oficina ate que apareceu um carro, pra concluir a seguir a arranjarmos maneira de levar o pneu a oficina passaram montes de carros e o mecanico levou.me 25€ pra por uma valvula nova,


- E já agora é verdade que o jipe UMM era o único veiculo que na altura se podia lançar de um avião com um pára-quedas para uma zona de guerra sem que isso causa-se qualquer dano ao carro?

Epá supostamente sim

"Save The Planet, Save The Umm"

Umm Abraço

Paulo Cairrão & XJ
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Boas Gonçalo

Antes de mais, espero que o teu projecto seja bem sucedido. Não hesites fazer perguntas por cá, há sempre quem queira dar resposta, mesmo quando dizes que são 3 perguntas e depois apresentas 4:D just joking...

Motivos para se ser proprietário de um UMM há muitos e penso que variam de pessoa para pessoa. 70% ou mais do pessoal de cá te dirá que é paixão de longos anos pelas linhas, mecânica simples e directa ou o feeling de conduzir estas máquinas. Muitos apaixonaram-se quando tiveram contacto com os UMMs na tropa. Outros provavelmente será por precisarem de um veículo "puro e duro" profissionalmente ou gostarem de todo terreno e o UMM cumpre estas tarefas sem ser demasiado dispendioso.

Quem não gosta de conviver? Quem não gosta de se juntar com outras pessoas com gosto em comum? Falar das suas aventuras, problemas, trocar ideias para possíveis origens do problema, soluções, possíveis alterações e up-grades...

Histórias todos temos muitas... Eu "namorei" o meu Cournil durante 3 anos, até que consegui que ele baixasse para um preço que eu o pudesse comprar (estupidamente barato...) e depois começar a restaura-lo. Pessoalmente, foi a partir do momento em que comecei a desmonta-lo que que o víciUMM pegou fundo. A aventura de sem saber quase nada de mecânica (sabia para que lado se aperta e desaperta um parafuso), ler o forUMM, perguntar ao forUMM, pesquisar na net, pedir ajuda ao mecânico amigo, levar bocas do mecânico patrão, até ao dia em que "aquele monte de sucata que iria avariar antes de sair da garagem" vai a inspecção e passa a primeira... Ou ser gozado pelos amigos antes da primeira saída em TT, e sem experiência nenhuma passar nas calmas onde os outros esgravatavam... Experiências que elevam uma máquina muito acima do padrão normal de "máquina" e passa a ser parte de nós.

Sobre UMM paraquedistas anda por aí um tópico sobre isso.

Eu não te consigo explicar o porquê da paixão que nutro pelo o meu UMM, mas após passar uma semana longe dele, tenho que ir até junto dele, olhar para ele, ver o nível do óleo... nem que não seja para andar, apenas olhar... E só não tenho outro UMM de outro modelo porque não tenho dinheiro, mas há-de chegar o dia!

Talvez se apareceres a um encontrUMM ou passeiUMM consigas perceber o que estou a tentar escrever...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Mensagens
450
Localização
-
quote:Originally posted by gonca

A todos vocês aficionados do UMM deixo aqui umas perguntas, o porque destas questões estão explicadas na minha apresentação.
Link: https://for-umm.pt/oldthreads/14683

Pretendo recolher informações sobre os seguintes aspectos:

- Motivo ou motivos para se ser proprietário de um UMM?
Foi amor à primeira vista, naquele ano de 1979 andava eu no 2º ano da faculdade, numa exposição das Forças Armadas na antiga FIL em que vi um exemplar dos paraquedistas e decidi ali mesmo, hei-de ter um carro destes!

- O que vos faz reunir como um grupo de entusiastas da marca?
O interesse comum, que só há poucos anos descobri um pouco por acaso, e o espirito de entreajuda demonstrado na conservação, restauro e partilha de História(s) desta marca carismática.

- Histórias ou momentos marcantes durante o uso/compra ect, dos jipes UMM?
As primeiras férias com o UMM em 1985, pelo Gerês e Minho, o acidente que tive em Tavira em 1987 em que se não fosse o UMM estaria a beber Volutto com o Malkovich, aquele momento em 1997 na A1 quase na saída de Santarém em que se acende a luz vermelha do óleo, sai um fuminho branco e ouço um estouro, e lá foi uma biela pro maneta, o carter explodiu e eu andei mais de três meses a penantes, que naquele tempo não havia Forumm nem se arranjava facilmente quem percebesse de UMM's e por fim a travessia do deserto até 2004 quando conheci a oficina do Silvino e me ressuscitou a máquina!

- E já agora é verdade que o jipe UMM era o único veiculo que na altura se podia lançar de um avião com um pára-quedas para uma zona de guerra sem que isso causa-se qualquer dano ao carro?
É claro que não, isso já se fazia com outras viaturas noutras guerras, simplesmente em Portugal juntou-se a coincidência de termos UMM nos paraquedistas, C-130 para os carregar e lançar tudo ao mesmo tempo.


cUMMprimentos e boa sorte no trabalho!



 

Patrick

UMM
Registo
16 Ago 2009
Mensagens
1.137
Localização
Portugal
quote:Originally posted by gonca

A todos vocês aficionados do UMM deixo aqui umas perguntas, o porque destas questões estão explicadas na minha apresentação.
Link: https://for-umm.pt/oldthreads/14683

Pretendo recolher informações sobre os seguintes aspectos:

- Motivo ou motivos para se ser proprietário de um UMM?
Porque é Português e me leva a todo o lado inclusive serve de autocaravana.

- O que vos faz reunir como um grupo de entusiastas da marca?
Porque se encontra a nata da sociedade portuguesa da entreajuda, do convívio saudável.

- Histórias ou momentos marcantes durante o uso/compra ect, dos jipes UMM?
Passear turistas e amigos a verem a beleza de portugal a locais inacessiveis.

- E já agora é verdade que o jipe UMM era o único veiculo que na altura se podia lançar de um avião com um pára-quedas para uma zona de guerra sem que isso causa-se qualquer dano ao carro?


Alter II 91 Longo verde Lona- Rio Lizandro
 

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Mensagens
696
Localização
Portugal
quote:Originally posted by gonca

A todos vocês aficionados do UMM deixo aqui umas perguntas, o porque destas questões estão explicadas na minha apresentação.
Link: https://for-umm.pt/oldthreads/14683

Pretendo recolher informações sobre os seguintes aspectos:

- Motivo ou motivos para se ser proprietário de um UMM?
O motivo surgiu do nada, foi realizada a compra, e depois, foi apaixonar-me pela viatura.

- O que vos faz reunir como um grupo de entusiastas da marca?
Descobri o ForUMM algum tempo depois de adquirir o UMM, e posso afirmar que é o melhor Forum que conheço.
Também é excelente o companheirismo e entre ajuda que se tem em volta dos UMM's. Algo que a sociedade está a perder cada vez mais.


- Histórias ou momentos marcantes durante o uso/compra ect, dos jipes UMM?
Para quem não tem muitos conhecimentos de mecânica, é muito bom ter sempre pessoas dispostas a ajudar.
Uma das vezes, foi depois de uma noite de borga, levantar às 6 da manhã para montar o motor de arranque afim de fazer um passeio, mas o motor de arranque não trabalhou.


- E já agora é verdade que o jipe UMM era o único veiculo que na altura se podia lançar de um avião com um pára-quedas para uma zona de guerra sem que isso causa-se qualquer dano ao carro?


Paulo Pinhao
FJ-59-26

 

ToMiX

UMM
Registo
17 Mai 2008
Mensagens
1.065
Localização
Portugal
Viva!

- Motivo ou motivos para se ser proprietário de um UMM?
Ser proprietário de um UMM é sentir que somos donos de um jipe em vias de extinsão.

- O que vos faz reunir como um grupo de entusiastas da marca?
Sinto-me bem porque descubro que á malucos piores do que eu!! (E eu a pensar que era caso isolado!)

- Histórias ou momentos marcantes durante o uso/compra ect, dos jipes UMM?
Fiquei com 1 UMM aquando de um Leilão, que por sinal o UMM nem era o que mais queria. Consultei o FORUMM e rapidamente cheguei á conclusão que o jipe estava melhor do que eu pensava. Comecei a ganhar amor ao jipe e a reunir-me com outros UMMistas em Passeios e cafés. Decidi restaura-lo. Como o dinheiro não era abundante, prescindi das férias e arranjei um 2º trabalho para melhorar aspetos que precisavam de alguma atenção. Fiquei sem o UMM por razões BUROCRÁTICAS.
Compro o meu 2º UMM. Manteve-se o 2º trabalho, renova-se a paixão UMMista, a disposição para sacrificios tambem. Em alta a vontade de trabalhar e dar tudo-por-tudo para manter o meu "AZEITEIRO" apto para as passeatas, sózinho no alcatrão ou acompanhado por outros (de preferencia irmãos) fora-da-estrada, mas sempre como o AMOR de um pai pelo seu recém-nascido :D

- E já agora é verdade que o jipe UMM era o único veiculo que na altura se podia lançar de um avião com um pára-quedas para uma zona de guerra sem que isso causa-se qualquer dano ao carro?
Mesmo não sendo verdade, eu acredito que era o Único com coragem para se amandar de um C130 de PÁRA-QUEDAS PARA A FRENTE DE GUERRA para representar bem os seus fabricantes e defender os interesses nacionais! As nódoas negras não apareciam porque estavam pintados de VERDE-TROPA :D


 
Registo
23 Jul 2010
Mensagens
977
Localização
Portugal
- Motivo ou motivos para se ser proprietário de um UMM?

Existem pessoas que gostam do carro, outras que são mais patriotas, outras que gostam de conduzir em cima e dentro da história de Portugal e outros, que para além disso tudo, como eu, tiveram uma infância com bastante contacto com um jipe destes. Mal a oportunidade chegou adquiri um.

- O que vos faz reunir como um grupo de entusiastas da marca?

Convívio, falar do jipe, conhecer gente que partilha o mesmo gosto. A pergunta é, gostas de falar de design com quem gosta de falar de pesca? pois, o pessoal da pesca fala com quem pesca e tu vais procurar alguém do design para falarem das mesmas dificuldades, formas de superar, sugestões, conselhos, etc.

- Histórias ou momentos marcantes durante o uso/compra ect, dos jipes UMM?

Posso-te dizer, ainda a propósito da paixão e introduzindo a esta pergunta digo-te que recentemente o meu UMM andou duas vezes de reboque em 10 dias. Se tiveres que levar o teu filho (imagina se não tens) ao médico hoje e depois daqui a 10 dias de novo, perderes tardes com ele e pagares uns euros valentes para ele ficar bom o que fazes? Pois, nós sentimos o mesmo com os nossos meninos...assim chamados por muitos aqui no forumm.
Posso-te dizer que sinto saudades dele quando não o conduzo por mais de 4 ou 5 dias.

Em relação a mecânica posso-te dizer que o meu jipe já andou de cabo de acelerador improvisado com uma corda a ser puxada à mão em auto-estrada e já andou de óleo fula. Não foi comigo...mas contaram-me...e cá está de boa saúde!

- E já agora é verdade que o jipe UMM era o único veiculo que na altura se podia lançar de um avião com um pára-quedas para uma zona de guerra sem que isso causa-se qualquer dano ao carro?

Que eram lançados isso eram sem dúvida há aqui fotos a comprovar, mas penso que havia outros. Certamente que pelo menos havia uns susuzi...os primeiros 4x4 susuki de 2 cilindros que também era atirados de para-quedas. pesava entre 500 e 600kg apenas.

abraços


Alter II Atmosférico 12-1987



 

I AM UMM

UMM
Registo
27 Jan 2009
Mensagens
1.571
Localização
-
quote:Originally posted by gonca

A todos vocês aficionados do UMM deixo aqui umas perguntas, o porque destas questões estão explicadas na minha apresentação.
Link: https://for-umm.pt/oldthreads/14683

Pretendo recolher informações sobre os seguintes aspectos:

- Motivo ou motivos para se ser proprietário de um UMM?
Os motivos devem ser os mais diversos, pelo que será mais fácil falar no que me motivou :). No ano 2008 e em virtude de ter sido cancelado o Dakar acompanhei uma equipa portuguesa que mesmo assim rumou para o deserto marroquino...esta viagem determinou o desejo de compra de um 4x4. Indecisa entre 2 marcas...fui alvo de múltiplas influências de amigos para optar por uma ou outra...no entanto, apaixonei-me pelo AM (o meu meninUMM) ainda antes de o ver quando um amigo me falou nele, sentimento que me assolou completamente quando vi as primeiras fotografias e o desejo de o trazer para casa ditou a decisão de compra...ainda assim tive que provar ao seu antigo proprietário que era a pessoa certa para o adquirir :p. Ainda actualmente de quando em vez me liga para saber como está o AM :). A toda esta situação não estará alheio o facto de que nos meus 17/18 anos ter tido como grande companheiro de aventuras nas férias pela costa alentejana um UMM :)

- O que vos faz reunir como um grupo de entusiastas da marca?
Boa pergunta...já me questionei imensas vezes sobre isso...é sem dúvida a aficion a este emblemático todo-o-terreno e depois disso a identificação com outros aspectos comuns - de personalidade, geracionais, de outros hobbies etc

- Histórias ou momentos marcantes durante o uso/compra ect, dos jipes UMM?
Uiiii :) é dificílimo enumerar...mas ter a oportunidade de poder partilhar e viver a paixão pelos UMM's diariamente e ver a família de UMM's a aumentar no bUMMker (garagem) tem sido um momento marcante em continuo :D

- E já agora é verdade que o jipe UMM era o único veiculo que na altura se podia lançar de um avião com um pára-quedas para uma zona de guerra sem que isso causa-se qualquer dano ao carro?

Segundo sei outros veículos de outras marcas foram lançados com o objectivo de se aferir quais os mais resistentes no terreno de operações...mas sem sombra de dúvidas que a prestação do UMM era ímpar (y)

 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
866
Localização
Portugal
quote:Originally posted by gonca

A todos vocês aficionados do UMM deixo aqui umas perguntas, o porque destas questões estão explicadas na minha apresentação.
Link: https://for-umm.pt/oldthreads/14683

Pretendo recolher informações sobre os seguintes aspectos:

- Motivo ou motivos para se ser proprietário de um UMM?
Uma paixão pelo veiculo em si desde muito novo! Como aventureiro e desportista sempre gostei de veiculos chamados de puro e duros e o UMM é sem duvida um puro e duro, actualmente, entre muito poucos!
As suas obvias e particulares linhas estéticas também são um apelo ao gosto pelo mesmo e acima de tudo a sua versatilidade...no inverno anda-se de capota de chapa...na primavera ou outono de lona e no verão sem capota, respeitando sempre a legalidade! =D
- O que vos faz reunir como um grupo de entusiastas da marca?
O espirito de camaradagem e ajuda ao próximo essencialmente! Além disso, o gosto por algo que já não se produz e aqueles que existem são mantidos com muito custo financeiro, de tempo e dedicação! Algo que só quem gosta o faz realmente!
- Histórias ou momentos marcantes durante o uso/compra ect, dos jipes UMM?
Quem tem um UMM tem certamente muitas histórias para contar! Desde avarias, aventuras pelo campo até situações caricatas! Uma aventura na compra do meu foi a meio caminho de o trazer para casa, este avariar! Foi marcante, principalmente para quem cumpria um sonho desde há muito e ali estava com o seu primeiro UMM...hoje está a circular e sem problemas, portanto a avaria foi mais um incentivo que um desanimo!
- E já agora é verdade que o jipe UMM era o único veiculo que na altura se podia lançar de um avião com um pára-quedas para uma zona de guerra sem que isso causa-se qualquer dano ao carro?
Penso que não. Os Willys são muito amis antigos que os UMM e creio terem sido também lançados de avião. Mesmo que não tenham sido os Willys, certamente que os USA ou Russia já o faziam muito antes sequer de existir UMM! :p

cUMMprimentos
Benjamim
 

jrjunior

UMM
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
176
Localização
Portugal
- Motivo ou motivos para se ser proprietário de um UMM?

Os motivos como é obvio variam de pessoa para pessoa. No meu caso foi o patriotismo de ter uma máquina feita em Portugal que veio ao de cima! Na minha infância sempre andei em UMM's e sempre os admirei. Agora como é obvio os carros são utilizados com objectivos diferentes. Eu apesar de o ter há relativamente pouco tempo, uso no meu dia-a-dia, nas minhas incursões no surf e para andar com o meu atrelado.

- O que vos faz reunir como um grupo de entusiastas da marca?

É reconfortante partilhares experiências e histórias com pessoas com os mesmos interesses! Mas no caso do UMM é fundamental a partilha e cooperação entre pessoas que tem os UMM's e o "know-how", pois há dificuldades acrescidas por causa da marca já não estar a ser produzida (peças, manutenção, you name it).

- Histórias ou momentos marcantes durante o uso/compra ect, dos jipes UMM?

Já tenho algumas interessantes, mas a mais engraçada é talvez o reconhecimento das pessoas que conheço sobre uma maquina que sempre foi de certa forma mal vista, pois os Portugueses tem sempre o sindroma que o que é nosso é mau... Pois agora de repente tenho uma série de amigos que gostam dos UMM's e os vêem de outra forma. A minha namorada e a minha mãe são verdadeiras fãs, creio que o número de UMM's na familia deverão ser aumentados brevemente!

- E já agora é verdade que o jipe UMM era o único veiculo que na altura se podia lançar de um avião com um pára-quedas para uma zona de guerra sem que isso causa-se qualquer dano ao carro?

De certeza que não era o único a ser lançado de avião, agora talvez dos mais resistentes isso talvez. Caso faças uma pesquisa sobre o UMM, descobres que existem inúmeras utilizações para o veiculo. Era muito utilizado pelo exercito, pela policia, GNR, Bombeiros e por inúmeras empresas. Havia imensas configurações!

Bom estudos e espero ter ajudado!

Saudações

http://gloriasdeoutrostempos.blogspot.com/
 
Top Inferior