Boas Companheiro
Vou tentar esclarecer as tuas dúvidas:
A válvula original de temperatura tem dois terminais, sendo ambos de massa mas com funções diferentes, ou seja, um dos terminais fornece massa à medida que a temperatura sobe e desce para accionar o ponteiro de temperatura, o outro, também fornece massa (quando atinge temperatura elevada) para fazer ascender a luz vermelha que tens ao lado da luz de pisca.
Como a válvula nova tem apenas 1 terminal, deves ligar o fio que vem do ponteiro, ficando assim a luz vermelha de alerta de temperatura desligada.
É preciso saber se essa válvula mede temperatura (reostato interior) ou se serve apenas para sinalizar quando a temperatura atinge valores de alarme.
Se for o segundo caso, o ponteiro vai estar sempre à esquerda e só vai deslocar-se repentinamente para o máximo (direita) quando o motor estiver com temperaturas altas.
Tem cuidado com esta questão!
O ideal seria encontrar uma válvula com 2 terminais igual à original, mas tanto quanto sei, só se consegue na origem e com valores bastante elevados.
Podes também ligar a válvula nova à luz vermelha e comprar uma sonda de enconsto à cabeça (preço muito acessível) para ligar o ponteiro.
Esta solução não é a mais fidedigna em relação aos valores medidos mas é de longe melhor do que "andar às cegas".
A luz vermelha que falas serve para alerta de temperatura elevada.
Espero ter ajudado e não ter gerado mais confusão.
Qualquer coisa dispõe sempre!
Um abraço,
Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu