• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

válvula da temperatura de água e Luzes do conta km

Brummble

UMM
Registo
28 Out 2008
A válvula da temperatura de água do meu cournil tinha dois pernos. presumo que um para o positivo e outro para a massa. Um dos pernos partiu e a valvula foi-se. Arranjei uma outra de uma peugeot 404 que é compativel mas que só tem um perno. Qual fio devo ligar? O positivo ou o negativo? E que faço ao fio sobrante? Alguem me pode informar? E que luz encarnada é aquela ao lado da luz dos piscas? (no Cournil)

Cumprimentos
P Farmer
Brummble

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Companheiro

Vou tentar esclarecer as tuas dúvidas:

A válvula original de temperatura tem dois terminais, sendo ambos de massa mas com funções diferentes, ou seja, um dos terminais fornece massa à medida que a temperatura sobe e desce para accionar o ponteiro de temperatura, o outro, também fornece massa (quando atinge temperatura elevada) para fazer ascender a luz vermelha que tens ao lado da luz de pisca.

Como a válvula nova tem apenas 1 terminal, deves ligar o fio que vem do ponteiro, ficando assim a luz vermelha de alerta de temperatura desligada.
É preciso saber se essa válvula mede temperatura (reostato interior) ou se serve apenas para sinalizar quando a temperatura atinge valores de alarme.
Se for o segundo caso, o ponteiro vai estar sempre à esquerda e só vai deslocar-se repentinamente para o máximo (direita) quando o motor estiver com temperaturas altas.
Tem cuidado com esta questão!

O ideal seria encontrar uma válvula com 2 terminais igual à original, mas tanto quanto sei, só se consegue na origem e com valores bastante elevados.

Podes também ligar a válvula nova à luz vermelha e comprar uma sonda de enconsto à cabeça (preço muito acessível) para ligar o ponteiro.
Esta solução não é a mais fidedigna em relação aos valores medidos mas é de longe melhor do que "andar às cegas".

A luz vermelha que falas serve para alerta de temperatura elevada.

Espero ter ajudado e não ter gerado mais confusão.
Qualquer coisa dispõe sempre!

Um abraço,

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

Brummble

UMM
Registo
28 Out 2008
Obrigado pela explicação. De facto prefiro ter o ponteiro da temperatura a funcionar do que a luz de alerta. Diz-me a experiência que quando essas luzes acendem, (oleo e temperatura) já está o dano feito! O problema, é que mesmo com estas novas válvulas,(experimentei duas iguais) o ponteiro não sobe. No entanto se tocar com o fio na massa, o ponteiro salta para o vermelho, o que significa que este está a funcionar. Se tocar com o segundo fio na massa, a luz vermelha tb acende. Vou tentar verificar o funcionamento da dita valvula metendo-a em água a ferver... a ver se o ponteiro mexe! Depois digo.

Cumprimentos
P Farmer
Brummble

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Essa valvula que arranjaste de só uma patilha é para ligar á lampada vermelha!Para o ponteiro se não queres gastar muito faz como disse o Marcelo,monta uma sonda de encosto,eu tenho isso no meu,pois os motores provenientes de Peugeots não têm valvula com 2 terminais,porque a ligação do ponteiro é feita junto da bomba de agua.
Teres o fio do ponteiro nessa valvula com 1 terminal não te ajuda nada,vai andar sempre em repouso e só "acorda" quando chegar á temperatura de sobreaquecimento que é a luz vermelha.

Brummble

UMM
Registo
28 Out 2008
Só que eu não sei o que é uma sonda de encosto, e como e onde se monta! Podes dar umas dicas?

Cumprimentos
P Farmer
Brummble

Registo
17 Nov 2007
Boas
Faz como diz o mário , muita gente desconhece que o motor indenor 2300 dos cornil/alterI/504 tambem era montado no ford.

Nuno Abreu

(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga

Registo
26 Out 2007
Olha

Setiveres enrascado ate te dou uma que tenho aqui montada numa cabeça velha sempre e melhor que uma que da so meia imformaçao

Pedro marques

Brummble

UMM
Registo
28 Out 2008
Eu moro aqui pertinho da Covilhã. Só conheço por aqui quatro ou cinco UMMs. As casa de peças, sejam a peugeot ou a concorrência não têm quase nada compativel. Um médico meu vizinho que é croata, tem um Alter e diz que tudo o que é bom deixam de fazer. Só se queixa de que os tipos da Peugeot lhe levam coiro e cabelo. Vou tentar se arranjo por aqui a da ford. Se não conseguir depois contacto. Entretanto, obrigado pela oferta.

Cumprimentos
P Farmer
Brummble

Brummble

UMM
Registo
28 Out 2008
Ainda não consegui arranjar. Estou á espera que o electricista auto venha aí fazer um fim de semana de biscate. No entanto verifiquei que alguns fornecedores da concorrência não fabricam para o ford.

«Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão.»
(Eça)

Cumprimentos
PFK
Brummble

Brummble

UMM
Registo
28 Out 2008
Alguem me pode informar se a sonda de encosto pode trabalhar com o ponteiro do quadrante ou é necessário aplicar um outro manómetro de temperatura? Entretanto vou procurando pela do ford...

«Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão.»
(Eça)

Cumprimentos
PFK
Brummble

Brummble

UMM
Registo
28 Out 2008
Obrigado amigo Pedro. Acho que vou aceitar e pagar um almoço. Pelo nick presumo que seja da área de Alcanena. Se for o caso e dado que a minha frau, que é muito dada ás artes, (e á informática) anda a ver se vamos a Mafra. Contamos ir após esta fase do carnaval. Nessa altura mando PM a ver se há disponibilidade. Pena o cournil não estar pronto... :(

(Eça)

Cumprimentos
PFK
Brummble

Top Inferior