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válvula da temperatura de água e Luzes do conta km

Brummble

UMM
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28 Out 2008
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A válvula da temperatura de água do meu cournil tinha dois pernos. presumo que um para o positivo e outro para a massa. Um dos pernos partiu e a valvula foi-se. Arranjei uma outra de uma peugeot 404 que é compativel mas que só tem um perno. Qual fio devo ligar? O positivo ou o negativo? E que faço ao fio sobrante? Alguem me pode informar? E que luz encarnada é aquela ao lado da luz dos piscas? (no Cournil)

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P Farmer
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mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
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7 Set 2007
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Boas Companheiro

Vou tentar esclarecer as tuas dúvidas:

A válvula original de temperatura tem dois terminais, sendo ambos de massa mas com funções diferentes, ou seja, um dos terminais fornece massa à medida que a temperatura sobe e desce para accionar o ponteiro de temperatura, o outro, também fornece massa (quando atinge temperatura elevada) para fazer ascender a luz vermelha que tens ao lado da luz de pisca.

Como a válvula nova tem apenas 1 terminal, deves ligar o fio que vem do ponteiro, ficando assim a luz vermelha de alerta de temperatura desligada.
É preciso saber se essa válvula mede temperatura (reostato interior) ou se serve apenas para sinalizar quando a temperatura atinge valores de alarme.
Se for o segundo caso, o ponteiro vai estar sempre à esquerda e só vai deslocar-se repentinamente para o máximo (direita) quando o motor estiver com temperaturas altas.
Tem cuidado com esta questão!

O ideal seria encontrar uma válvula com 2 terminais igual à original, mas tanto quanto sei, só se consegue na origem e com valores bastante elevados.

Podes também ligar a válvula nova à luz vermelha e comprar uma sonda de enconsto à cabeça (preço muito acessível) para ligar o ponteiro.
Esta solução não é a mais fidedigna em relação aos valores medidos mas é de longe melhor do que "andar às cegas".

A luz vermelha que falas serve para alerta de temperatura elevada.

Espero ter ajudado e não ter gerado mais confusão.
Qualquer coisa dispõe sempre!

Um abraço,

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 

Brummble

UMM
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28 Out 2008
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Obrigado pela explicação. De facto prefiro ter o ponteiro da temperatura a funcionar do que a luz de alerta. Diz-me a experiência que quando essas luzes acendem, (oleo e temperatura) já está o dano feito! O problema, é que mesmo com estas novas válvulas,(experimentei duas iguais) o ponteiro não sobe. No entanto se tocar com o fio na massa, o ponteiro salta para o vermelho, o que significa que este está a funcionar. Se tocar com o segundo fio na massa, a luz vermelha tb acende. Vou tentar verificar o funcionamento da dita valvula metendo-a em água a ferver... a ver se o ponteiro mexe! Depois digo.

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P Farmer
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filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Essa valvula que arranjaste de só uma patilha é para ligar á lampada vermelha!Para o ponteiro se não queres gastar muito faz como disse o Marcelo,monta uma sonda de encosto,eu tenho isso no meu,pois os motores provenientes de Peugeots não têm valvula com 2 terminais,porque a ligação do ponteiro é feita junto da bomba de agua.
Teres o fio do ponteiro nessa valvula com 1 terminal não te ajuda nada,vai andar sempre em repouso e só "acorda" quando chegar á temperatura de sobreaquecimento que é a luz vermelha.
 

Brummble

UMM
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28 Out 2008
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Só que eu não sei o que é uma sonda de encosto, e como e onde se monta! Podes dar umas dicas?

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P Farmer
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17 Nov 2007
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Boas
Faz como diz o mário , muita gente desconhece que o motor indenor 2300 dos cornil/alterI/504 tambem era montado no ford.


Nuno Abreu


(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga
 
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26 Out 2007
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-
Olha

Setiveres enrascado ate te dou uma que tenho aqui montada numa cabeça velha sempre e melhor que uma que da so meia imformaçao

Pedro marques
 

Brummble

UMM
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28 Out 2008
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Eu moro aqui pertinho da Covilhã. Só conheço por aqui quatro ou cinco UMMs. As casa de peças, sejam a peugeot ou a concorrência não têm quase nada compativel. Um médico meu vizinho que é croata, tem um Alter e diz que tudo o que é bom deixam de fazer. Só se queixa de que os tipos da Peugeot lhe levam coiro e cabelo. Vou tentar se arranjo por aqui a da ford. Se não conseguir depois contacto. Entretanto, obrigado pela oferta.

Cumprimentos
P Farmer
Brummble
 

Brummble

UMM
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28 Out 2008
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Ainda não consegui arranjar. Estou á espera que o electricista auto venha aí fazer um fim de semana de biscate. No entanto verifiquei que alguns fornecedores da concorrência não fabricam para o ford.

«Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão.»
(Eça)

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PFK
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Brummble

UMM
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28 Out 2008
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Alguem me pode informar se a sonda de encosto pode trabalhar com o ponteiro do quadrante ou é necessário aplicar um outro manómetro de temperatura? Entretanto vou procurando pela do ford...

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PFK
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Brummble

UMM
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28 Out 2008
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Obrigado amigo Pedro. Acho que vou aceitar e pagar um almoço. Pelo nick presumo que seja da área de Alcanena. Se for o caso e dado que a minha frau, que é muito dada ás artes, (e á informática) anda a ver se vamos a Mafra. Contamos ir após esta fase do carnaval. Nessa altura mando PM a ver se há disponibilidade. Pena o cournil não estar pronto... :(

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PFK
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